Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Vou lançar um desafio pro Mestre e extensivo ao demais pupilos...

 

Vamos lá..

 

Meu forno é elétrico. Resistência em cima e embaixo, podendo alterar conforme desejado.

 

Problemas:

 

O forno só atinge a temperatura acima de 200°C se ambas resistências estiverem ligadas. Mas mesmo assim, elas desarmam constantemente, tendo variações bruscas de temperatura ao longo do tempo.

 

Se eu aciono apenas a resistência de baixo, não atinjo a temperatura ideal e consequentemente o pão não assa como deve. E se ligo a resistência superior ele rapidamente doura o pão e não assa por dentro.

 

Se o pão estiver dentro da panela tampada o tempo todo, o pão demora mais a dourar.

 

Outra opção seria colocar a assadeira com outra assadeira por cima apenas para impedir a radiação direta sobre o pão.

 

Dúvidas:

 

O que devo fazer para assar bem o pão? Uso pedra de refratário? Vasilha com água no fundo? Deixo as duas resistências ligadas? Panela invertida? Panela normal tampada? Assadeira com outra assadeira por cima?!

 

Me ajuuuuuuuuuuuuuudeeeeeeeeeeeeeeeem!!!  :(  :(

 

Por favor, claro!  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo.. Fora a variação de temperatura... É normal um forno elétrico só atingir altas temperatura do termostato com as duas resistências?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou tentando iniciar minha cultura de fermento natural, mas está meio difícil.

 

A primeira que tentei, com uva passa dentro de um filtro de chimarrão, e farinha branca, não vingou.

 

A segunda tentei com farinha integral e casca de abacaxi. Chegou a crescer um pouco a massa inicial, mas depois que parti p/ alimentação não foi p/ frente

 

A terceira prometia. Misturei 50g de farinha integral, água até dar a consistência de massa e uvas passas soltas mesmo

12 h depois tinha crescido e estava cheia de bolhas. Tirei as passas e fiz a 1a alimentacao com farinha integral e agua.

Mais 12h depois e dobrou de tamanho. Separei 80g e fiz a 2a alimentacao com 80g de farinha integral e água até a consistência desejada.

Novas 12h, e dessa vez nao tinha dobrado de tamanho ainda, mas tinha chegado perto. Alimentei novamente do mesmo jeito que antes, mas desta vez com farinha branca.

Aí ele não cresceu mais. Só foi aumentando a acidez, e a massa foi ficando mais fluida. Ficou com um cheiro acético também. Tentei colocar um tempo em estufa, mas nada.

 

A temperatura por aqui tá por volta de 20 graus.

 

Será que ao passar direto da farinha integral p/ branca eu matei os bichinhos ? É necessária uma transição gradual ?

 

Outra dúvida: Tem problema em usar as mãos na hora de alimentar? Pensei que poderia estar contaminando o fermento ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, a nossa para levain fizemos com abacaxi, ou pegar a receita e postar, mas o que aprendi com esta história de fermento é que não podemos ficar encanados com o tempo, 24 hs podem ser 12 hs ou 48 hs, o negócio é esperar o resultado pretendido mesmo que demore mais, outra coisa é que as vezes o resultado não é visivel, você não ve bem as bolhinhas, quando el ficar bom depois de 1 mês ai sim sempre tera as bolhinhas mas no inicio +-.

 

Estou com 2 fermentos ativos, um para pão frances a base de farinha integral e um com farinha branca com calda de cana para pão italiano, o do pão italiano misturei farinha e calda de cana e iria alimentar só depois de 5 dias, parecia que estava morto, não parecia ter atividade nenhuma, no entanto virou um super fermento,.

 

Amanhã posto as recitas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Lucas, vou te contar da minha (lembrando que só vingou na quarta tentativa):

 

50 g farinha integral

60 ml suco abacaxi (fruta batida e coada, sem água)

 

2 dias depois:

30 g farinha integral 20 ml suco

 

1 dia depois:

50 g farinha

30 ml água

 

2 dias depois:

veja se está ativo. Descarte metade.

75 g farinha

30 ml água

 

4 a 8 horas depois:

descarte uma parte.

100 g fermento ativo e estabilizado

300 g farinha

240 ml água

 

4 a 8 horas depois:

100 g fermento

240 ml água

300 g farinha

Pronto para ir para a geladeira.

 

O meu AMA farinha integral. Parece o Pacman com ela (já que esta foi a semana de desenterrar as múmias).

 

Esta última medida será sempre a de ativação ao tirar da geladeira.

 

O meu há cerca de 2 meses peguei parte do descarte e comecei a fazer a transição para a farinha branca. Sobreviveu uns 15 dias.

 

O original de integral tem já 5 meses. E você viu as fotos dos meus pães.

 

Dica: ele gosta de calor para se alimentar e crescer. Costumo alimentar em um pote meio grande, cobrir com um pano de prato e colocar sobre a geladeira, grudado na parede. O pano comprido ajuda a agrupar o calor que sobe sobre o fermento. Ele se diverte.

 

O meu hoje está neste momento ali. Antes de dormir misturo parte dele com a farinha integral do pão de amanhã e volta pro calorzinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

E como falou Gil: o cronograma acima ajuda. Mas fique de olho nas reações no pote.É mais feeling que ciência exata.

 

Outra coisa, conversei sexta com uma amiga de Indaiatuba que faz pães de levain para vender:

 

o fermento ou cultura se habitua à farinha, temperatura, prazos de alimentação etc.

 

Se dremora muitos dias para alimentar, já sobe o cheiro meio de cerveja. Se muda a marca ou tipo de farinha, ele estranha. Por isto esta transição é meio delicada. Veja como Fernando explicou antes de mudar o tipo de farinha, vai alimentando aos poucos.

 

Fique de olho nas reações no pote.

 

E lembrando que Sampa tá mais frio que aí. Cerca de 17 graus neste momento. E o meu tá lá borbulhando. Cola no fundo da geladeira.

 

Boa sorte.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lançar um desafio pro Mestre e extensivo ao demais pupilos...

 

Vamos lá..

 

Meu forno é elétrico. Resistência em cima e embaixo, podendo alterar conforme desejado.

 

Problemas:

 

O forno só atinge a temperatura acima de 200°C se ambas resistências estiverem ligadas. Mas mesmo assim, elas desarmam constantemente, tendo variações bruscas de temperatura ao longo do tempo.

 

Se eu aciono apenas a resistência de baixo, não atinjo a temperatura ideal e consequentemente o pão não assa como deve. E se ligo a resistência superior ele rapidamente doura o pão e não assa por dentro.

 

Se o pão estiver dentro da panela tampada o tempo todo, o pão demora mais a dourar.

 

Outra opção seria colocar a assadeira com outra assadeira por cima apenas para impedir a radiação direta sobre o pão.

 

Dúvidas:

 

O que devo fazer para assar bem o pão? Uso pedra de refratário? Vasilha com água no fundo? Deixo as duas resistências ligadas? Panela invertida? Panela normal tampada? Assadeira com outra assadeira por cima?!

 

Me ajuuuuuuuuuuuuuudeeeeeeeeeeeeeeeem!!!  :(  :(

 

Por favor, claro!  :rolleyes:

200°C é pouco para assar um pão italiano e qualquer outro de fermentação natural, mas para assar um pão de leite 190°C é suficiente. Asse dentro de uma panela de ferro para equilibrar a temperatura e, não queimar a superfície do pão por causa do acionamento da resistência superior . O correto seria arrumar o forno !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou tentando iniciar minha cultura de fermento natural, mas está meio difícil.

 

A primeira que tentei, com uva passa dentro de um filtro de chimarrão, e farinha branca, não vingou.

 

A segunda tentei com farinha integral e casca de abacaxi. Chegou a crescer um pouco a massa inicial, mas depois que parti p/ alimentação não foi p/ frente

 

A terceira prometia. Misturei 50g de farinha integral, água até dar a consistência de massa e uvas passas soltas mesmo

12 h depois tinha crescido e estava cheia de bolhas. Tirei as passas e fiz a 1a alimentacao com farinha integral e agua.

Mais 12h depois e dobrou de tamanho. Separei 80g e fiz a 2a alimentacao com 80g de farinha integral e água até a consistência desejada.

Novas 12h, e dessa vez nao tinha dobrado de tamanho ainda, mas tinha chegado perto. Alimentei novamente do mesmo jeito que antes, mas desta vez com farinha branca.

Aí ele não cresceu mais. Só foi aumentando a acidez, e a massa foi ficando mais fluida. Ficou com um cheiro acético também. Tentei colocar um tempo em estufa, mas nada.

 

A temperatura por aqui tá por volta de 20 graus.

 

Será que ao passar direto da farinha integral p/ branca eu matei os bichinhos ? É necessária uma transição gradual ?

 

Outra dúvida: Tem problema em usar as mãos na hora de alimentar? Pensei que poderia estar contaminando o fermento ...

 

Lucas,

 

Eu tentaria novamente alimentando até a maturação (15 dias de alimentação fora da geladeira) Usaria apenas uva passa. Se estiver muito frio, alimente com um pouco menos de farinha. Você seguiu o procedimento do video que postei http://vivalafocaccia.com/tutto-sul-lievito-naturale-ricetta-casa/  

Detalhe : Água na temperatura ambiente e sem cloro ... Não aqueça a água, pois consiste um risco que não vale a pena.

É normal o fermento possuir odor forte no início, se depois de 15 dias continuar, a gente da uma "lavada nele", depois te explico se for o caso. 

Comece com farinha branca, e só desista se criar fungo verde, fungo preto, veludo branco  e ou verde.

 

OBS: Se quiser, pode fazer a receita do Gil ou da Ana ( não está errado, mas vai gerar um fermento com outro tipo de aroma ) Estou fazendo testes com um fermento de garapa e até agora não troco pelo meu.

;)

Boa sorte !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. E preciso ter paciência com os bichinhos. Não é porque um dia ele não subiu que tudo está perdido ...

Lucas,

 

Eu tentaria novamente alimentando até a maturação (15 dias de alimentação fora da geladeira) Usaria apenas uva passa. Se estiver muito frio, alimente com um pouco menos de farinha. Você seguiu o procedimento do video que postei http://vivalafocaccia.com/tutto-sul-lievito-naturale-ricetta-casa/

Detalhe : Água na temperatura ambiente e sem cloro ... Não aqueça a água, pois consiste um risco que não vale a pena.

É normal o fermento possuir odor forte no início, se depois de 15 dias continuar, a gente da uma "lavada nele", depois te explico se for o caso. 

Comece com farinha branca, e só desista se criar fungo verde, fungo preto, veludo branco  e ou verde.

 

OBS: Se quiser, pode fazer a receita do Gil ou da Ana ( não está errado, mas vai gerar um fermento com outro tipo de aroma ) Estou fazendo testes com um fermento de garapa e até agora não troco pelo meu.

;)

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Agora até o pão anda obsceno... #afe

 

Bom, primeira fermentação do meu de hoje: done

 

Vejamos o aspecto e nova sova/fermentação.

 

Gil, o meu está com 1.200 g. 5 kg pra sovar na mão?? #afe2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

 

Caberá na cozinha?

Pergunto porque certa vez o Danio Braga pediu-me para trazer uma dos EUA. Confesso que foi um trambolho que carreguei com muito descontentamento, só superado após um jantar que ele me ofereceu em gratidão pela "roubada" que me pedira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Caber, não caberá, Alex. A cozinha e seus acessórios (o @cafenacozinha) está começando a dominar o território. Só não dominam tudo porque tem que dividir espaço na casa com meu escritório.

 

Mas quanto a isto damos um jeito. Depois.  :ph34r:

 

Carregar é o de menos. Já carreguei uma outra maior e mais pesada. O problema realmente é acomodar aqui.  :blink:

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

A Mara, já falecida, fundadora da Maria Bonita, nutria a paixão por gastronomia. Quando comprou um apartamento de frente para a Lagoa, fez reforma de modo que a "cozinha" foi instalada onde antes era a sala principal, e com a vista maravilhosa, ela passava seu tempo de lazer cozinhando. #apenasumaideia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

#desagradável

 

Ontem fiquei estudando minha sala e vendo se caberia um cantinho de leitura. Derrubar de uma vez a parede que divide a cozinha, integrar ambientes, uma mesa menor e o resto poltronas confortáveis para ler e comer com um prato no colo apoiado em uma bandeja.

 

#apenasumaideia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...