Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Salve

Ontem às 22:30 h concebi meu pequeno monstro à base de farinha branca, água e mel.

A gestação prevista para os próximos 7~10 dias será acompanhada com cuidado e ansiedade.

 

Pergunta: ao efetivar a 1ª divisão, poder-se-á aproveitar para um segundo monstrinho o tanto que seria descartado?

Alexandre,

 

Respondendo: Pode sim !

 

Detalhe: O fermento com mel fica muito bom ... Se depois de 10 dias ficar com "cheiro muito forte", passe a alimentar duas vezes por dia (de manhã e no período da noite). O ponto ideal é quando o fermento adquire aroma de espumante, além de ficar com coloração branca (menos amarelado).

 

Aqui segue um link bacana que já havia postado  https://www.youtube.com/watch?v=M1rMU7gQU18

Boa sorte  !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

Minha ideia é criar 2 distintos à partir da primeira divisão. Em seguida, penso em manter um com farinha branca e outro com farinha integral.

Só não sei quando será mais apropriado para trocar para a farinha integral. Se desde já ou se após maturado. Creio que o certo seria fazê-lo posteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

Minha ideia é criar 2 distintos à partir da primeira divisão. Em seguida, penso em manter um com farinha branca e outro com farinha integral.

Só não sei quando será mais apropriado para trocar para a farinha integral. Se desde já ou se após maturado. Creio que o certo seria fazê-lo posteriormente.

Acredito que tanto faz !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Pra ser sincero, dificilmente peso os ingredientes, pois estou sempre fazendo meio " pro rumo " no caso dos pães italianos. Este pão deve ter em torno de 1,2 Kg... Ontem cheguei do serviço de madrugada(02:00h) e já alimentei o fermento. Em torno de 11:00h da manhã, coloquei um pouco de farinha e água na máquina de pão, misturei por uns 4 min (deixei descansar por 1h). Neste ponto, agreguei a pasta madre,mais um pouco de farinha e uma colher de extrato de malte dissolvido em água ( não ativei a pasta madre com o malte, pois não queria acelerar a fermentação, já que, tinha compromisso no almoço com a patroa. Depois coloquei para assar às 16:00h

 

A fermentação durou cerca de 4 horas

 

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Não vejo problema, só não use vasilha de metal devido a produção de ácido por parte do fermento 

 

Eu uso uma vasilha de vidro tampada com filme plástico. Isto evita explodir o pote  !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O meu é de vidro com tampa que fecha com presilha.

 

Alex, pela foto não dá para saber direito. Ele tem que estar ativo, borbulhando. É o caso?

 

E quando dividir, alimentar os gêmeos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Até hoje eu só respondia. Agora estou cheio de dúvidas e perguntas. Estou adorando a novidade!

 

Vou tentar um pote plástico com tampa. Vou colocar nele o tanto que seria para descarte e alimentá-lo com farinha branca. O que continuará no pote de vidro será alimentado com a integral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e fiz um algo parecido com australiano, com branca e integral, levain e melaço e cacau...

 

primeira tentativa no retorno...

 

até que deu certo, assei em duas partes, a primeira que tirei a foto, ficou um pouco humida e acho que nao assou totalmente.

Como da pra ver? com o palitinho funciona?, ele saiu limpo... mas acho que faltou a segunda esta esfriando pra ver se melhorou.

 

14429523413_3bda01f6e2_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Divisão feita. Antes gêmeos siameses e univitelinos, mas agora bivitelinos.

 

Japoronga, proponho permuta de queijos do Mercado Municipal por cafés. Que tal??? Mas terás que se coçar....

 

VMJKnPl.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Boniteza, meu caro Lisca, para o primeiro.

 

Os meus são sempre úmidos. No começo eu tinha a mesma dúvida. Mas dei uma folheada num dos livros do Senac sobre pães e vi que os de levain são úmidos mesmo. Vão ressecando com o passar dos dias.

 

Bata embaixo dele com o nó dos dedos. Fará som de oco se pronto.

 

Não esquece de alimentar o levain um pouco antes de devolvê-lo geladeira.

 

Lisca, deixe esfriar sobre uma grade (pode ser do fogão). Ar tem que circular ou ele pode ficar úmido embaixo.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...