Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Último OT. Falei que ponho extrato de baunilha no iogurte.

 

Comprei umas favas no "atacado", coloquei umas 6 em garrafa de ice e completei com vodka. Daí é esperar uns 2 meses. Ainda tenho extrato feito a 2 anos atrás.

 

Como tem que esperar acho que não serviria pro Cal que beberia a garrafa no dia seguinte ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O meu deste tem um ano já. E este ano fiz o de amêndoas. No ponto de uso também já. E dá para ir repondo a vodca (obviamente deve haver um limite ou você terá um chafé ao invés de extrato).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mãe colocava açúcar e uma ou duas favas de baunilha num frasco grande de vidro, com boa tampa.

E só adoçar com este açúcar que fica com a medida certa de sabor de baunilha. Ideal para bolos.

Precisa repor o açúcar de tanto em tanto, e trocar a fava quando perceber que o aroma começa a esmaecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha feito uma pergunta mas ACHO que não me responderam... :P

 

Meus pães têm ficado com uma casquinha dura, seca e queimada na parte de baixo.. Alguém teria uma solução? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gui, eu não respondi por não saber a resposta.

 

Imagino que você tenha que ficar de olho. O seu forno é todo confuso (não sabemos a quem ele puxou), mas os pães, de uma forma geral, tem um tempo médio para assarem. Por exemplo: o meu, da receita que postei ontem, tem cerca de 1 kg e 200 g, leva no forno em torno de 45' para assar. Se divido em 2, cerca de 40'.

 

O seu, não sei. Tem mesmo que ficar de olho. Mas mesmo assim podem acontecer imprevistos. O último que mandei para o Victor grudou na panela (#prontofalei) e queimou o fundo. Tirei na faca. Mas o pão estava bom. Sobrou pouco gosto de queimado.

 

ENFARINHE bastante a assadeira na qual colocá-lo para assar. E fique de olho. De repente considere um tempo menor dele assando (desde que esteja pronto, obviamente) e faça a parte de dourar ligando a resistência de cima.

 

Pode tentar também um silpat por baixo do pão, sobre a forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

levanta a assadeira pra nao encostar no fundo do forno pois este é mais quente por estar irradiando o calor todo do forno, a nao ser que esteja esquentando por cima mas como voce falou usa por baixo.

 

pelo menos uns 4 ou 5cm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, então esta perfeito, esta como os nossos, rsrsrsrsr.

 

A casca fica seca pois deixamos mais tempo do que deveríamos, mas temos que deixar pois o forno é fraco.

Para não queimar embaixo teria que subir o máximo possível a grade, ou coloca-lo em uma pedra refratária ao inves de uma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil.. Eu coloquei a grade no meio.. Está bem alta em relação à resistência inferior...

 

Como o forno é fraco, o tempo que terminar de assar é o mesmo que doura... Se eu ligar a resistência superior, ele irá queimar e talvez não asse bem por dentro...  :blink:

 

Se vocês têm cortado o fundilho, então estou no mesmo caminho!  :lol:

 

A casquinha de cima fica fininha, bem gostosa. A de baixo dura igual goiabada cascão... :P

 

Dá uma dica aí de onde comprar as pedras... Nem sei onde achar isto!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Provavelmente no mesmo lugar da panela de ferro.

 

Eu tiro em raras ocasiões. Só quando a panela pisa na bola, como na última vez.

 

Veja se mantendo um pouco menos para assar e só acionando a resistência superior no último momento ele fica cru. 

 

Há pedras e tijolos refratários. A pedra pode ser aquela de pizza, de pedra sabão redonda, ou a pedra refratária mesmo. Há quem use inclusive um retalho de mármore daqueles de marmoraria que os caras usam de amostra, sabe? Sobrou um retalho, vendedor ia jogar fora, você vai lá e arremata por um precinho bom.

 

A pedra refratária que encontrei por aqui é grande, vem num formato quadrado e não cabe no meu forno. Suponho que teria que mandar cortar numa marmoraria.

 

Ah, veja o peso de tudo isto e se seu forno aguentará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana.. O problema do peso a gente resolve fácil.. Dá para colocar uns pezinhos apoiando a grade... :)

 

Como você faz para colocar o pão na pedra na técnica da panela invertida?!

 

Usa alguma pá ou algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi..

 

Será que eu poderia tipo.... Colocar a pedra + panela invertida e ainda usar as resistências inferior/superior?

 

Daria certo?

 

Gostaria de fazer os levain mas só consigo temperatura acima de 200°C com ambas resistências ligadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A pedra é esta mesma, Gui. Talvez eles cortem no tamanho do seu forno. A longo prazo eu acho que as canaletas do meu não vão mais aguentar tanto peso, então comprei 2 tijolos refratários, para fazer pezinhos como você propõe. Ainda não cheguei a usar.

 

Eu também tenho a pá de pizza, mas achei um trambolho de usar. A minha não é muito prática.

 

Se a massa estiver muito mole, é interessante usar a panela para dar o formato de pão. SÓ QUE cuidado que ela estará aquecida. Virar a tigela direto lá dentro (a massa) é meio loucura, mais interessante usar a pá. Se usar a pedra, eu tenho usado-a fria (Fernando provavelmente vai dizer que ela precisa aquecer antes), mas eu aqueço a panela, para quando colocá-la virada sobre a pedra, já forma uma estufa bem quentinha. E a pedra vai aquecendo aos poucos durante o assar, sem queimar o fundo do pão.

 

Coisas importantes: luvas de padeiro. Estas são FUNDAMENTAIS. Vão até os cotovelos e parecem uma luva de raspa, é uma coisa bem rústica. Só assim para você não sei queimar e manipular este monte de coisa pelando. Custam R$ 25,00/par.

 

Minha pedra é igual de Gil, redonda de pedra-sabão, para pizza. Comprei em Minas. :)

 

Gui, não sei seu forno. O meu tem dourador, mas só posso ligar por pouco tempo. O seu aguenta ligado por tanto tempo? Uma sugestão: aqueça o forno com a panela lá dentro na temperatura que for possível (mesmo que não mantenha as duas resistências ligadas todo o tempo, mas aquela POR MAIS TEMPO do que os 30' usuais). Daí modele/vire o pão sobre a pedra (supondo que ele não esteja muito líquido), com as luvas vire a panela quente sobre a pedra e mande ao forno. Borrife bastante vapor antes de encapsular o pão. E após 15', levante um cantinho da panela e injete água com uma seringa (Fernando explicou isto há vários tópicos).

 

Após um tempo regulamentar (que você vai ter que descobrir empiricamente neste seu forno), retire a panela e ligue as resistências para dourar. Neste momento você pode ainda abrir o forno uma ou duas vezes e dar uma borrifada de água no interior e sobre o pão.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, você acha a lajota refratária em loja que vende churrasqueiras, é barato.

 

Comprei algumas nesse final de semana, foi R$2,00 cada (tem uns 12 x 24 x 2cm), couberam exatamente 6 delas sobre a grade do meu forno (é um Brastemp de 4 bocas), parece que foi feito sob medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

No caso, as lajotas das quais fala Mortari substituiriam a pedra refratária de pizza ou a grande. Fernando faz com estas também, veja o post dele na página 10 (acho). Foi quando conseguimos trazê-lo para cá.  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana.. Captei...

 

A minha idéia era usar a pá, já com a massa virada e a panela invertida e empurrar todo mundo lá para dentro...

 

E meu forno fica bastante tempo com a resistência superior funcionando sim.. Só que ambas armam/desarmam o tempo todo para manter a temperatura do termostato... :(

 

Mortari... Vou procurar uma loja destas aqui em BH.. Valeu a dica... :)

 

Ps.: Ana, me explica como borrifar vapor?!  :ph34r:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Esses são TIJOLOS (o que mencionei acima para fazer suporte dentro do forno).

 

Lajotas devem ter cerca de 2 cm de altura. LEIA o que consta no anúncio.  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce conhecer algum lugar de coisas pra ceramica por perto eles tem prateleiras refratarias de forno de ceramica ou vidro super legais, bem fortes e resistentes de +-1cm de espessura e aguentam ate 1300°c

eu uso as do meu forno de vidro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...