Sergio Minasil Postado 5 de Junho Denunciar Share Postado 5 de Junho Olá pessoal! Como estão? Estou estudando a viabilidade de abrir uma cafeteria na RMSP e preciso ter uma ideia de custo com a mão de obra de um profissional barista. Alguém poderia me passar uma referencia neste sentido? Obrigado e forte abraço! Sergio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Eduardo Postado 6 de Junho Denunciar Share Postado 6 de Junho Eu não sei a referência na sua região de salário, mas vai depender muito do nível dele de importância na cafeteria. Hoje tem baristas com gastronomia que tem decisão no cardápio da cafeteria, como aqueles baristas que somente atendem. Concorda que os dois são baristas, mas pelo nível de responsabilidade e de interferência no resultado da cafeteria, faz sentido pagar um salário maior para um do que para o outro? Eu te entendo, é algo difícil, mas sugiro você fazer uma pesquisa na sua região e filtrar as informações. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 6 de Junho Denunciar Share Postado 6 de Junho Olá. @Sergio Minasil, fiz uma pesquisa rápida no Google a respeito de vagas de barista em São Paulo e região e encontrei várias oportunidades pagando em torno de R$ 2.000,00 e algumas pagando um pouco mais do que isso. Off topic: sei que para quem vai contratar é um custo bem alto, até porque além do salário há todas as demais verbas trabalhistas, tributárias e previdenciárias, mas chega a ser um acinte uma remuneração tão baixa para um profissional qualificado, ainda mais considerando o custo de vida em Sampa e cidades vizinhas. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 6 de Junho Denunciar Share Postado 6 de Junho Barista é mal remunerado mesmo, por isso a rotatividade é muito alta. Tem cafeterias especiais que pagam mais pra diminuir essa rotatividade que sai mais caro no final. E realmente tem que definir se vai ser uma pessoa que só prepara ou se é o cara que vai regular o espresso todo dia. São dois níveis de conhecimento bem diferentes e de salário tbm. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sergio Minasil Postado 6 de Junho Autor Denunciar Share Postado 6 de Junho 3 horas atrás, valacomum disse: Olá. @Sergio Minasil, fiz uma pesquisa rápida no Google a respeito de vagas de barista em São Paulo e região e encontrei várias oportunidades pagando em torno de R$ 2.000,00 e algumas pagando um pouco mais do que isso. Off topic: sei que para quem vai contratar é um custo bem alto, até porque além do salário há todas as demais verbas trabalhistas, tributárias e previdenciárias, mas chega a ser um acinte uma remuneração tão baixa para um profissional qualificado, ainda mais considerando o custo de vida em Sampa e cidades vizinhas. Saudações! Estou plenamente de acordo que o profissional deve ser valorizado e bem remunerado. Entendo que o melhor seria poder direcionar 100% do pagamento ao profissional ao invés de dar 40% pro "sócio" dele... mas faz parte do jogo. Além do mais, vejo que o fato de ser mal remunerado não vem da vontade da cafeteria, mas da realidade dos custos. A operação tem que ser rentável e viável. Não tem como pagar R$ 500,00 por dia se o barista vendeu 50 cafés de R$ 10,00 cada (a teoria da mais valia só funciona no mundo de faz de contas). Uma possibilidade seria o profissional receber de forma comissionada. Mas a legislação, para "proteger" o trabalhador, proibe a livre negociação entre as partes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 6 de Junho Denunciar Share Postado 6 de Junho De fato, @Sergio Minasil, é uma "promoção invertida": contrate um, pague por dois. Uma pena, pois empreendedores e suas respectivas equipes muitas vezes deixam de poder voar mais alto por conta disso. Sucesso no seu empreendimento! E não se esqueça de divulgar por aqui, se vier a concretizar a ideia. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas