Ir para conteúdo

Manual de modificacões em máquinas de espresso dentre outras mods (Dimmer, Manometro, PID, Gaggiuino...)

Postagens recomendadas

Pessoal,

Eu estou organizando as informações sobre as mods e centralizando tudo em um site (www.espressohackers.com) e em um canal no Youtube (https://www.youtube.com/@EspressoHackers).

Ainda é uma versão beta. A ideia surgiu, pois sempre recebo perguntas em posts, no privado, em grupos de whatsapp, sobre qual componente comprar, se tal especificação funciona, ou qual o diametro de uma conexão ou mangueira, se tenho o link... Estava ficando confuso pra mim também, pois nunca lembrava onde tinha respondido algo e ficava caçando as respostas.

Então, resolvi organizar em formato de blog, onde consigo atualizar somente em um lugar, inclusive links que expiram, ou corrigir informações, adicionar algum outro detalhe etc.

Como estou morando na Holanda, agora recebo perguntas dos meus amigos daqui também, então, já criei o conteúdo em inglês, pois a tradução de inglês para outros idiomas funciona melhor que a partir de Português. Mas isso significa também que algumas coisa são provisórias: o site tem um plugin do Google Tradutor e a tradução pra português, às vezes, fica macarrônica. Quando tiver uma versão mais estável do site, usarei um outro recurso que duplica as páginas e eu posso revisar a versão em português.

Já no YouTube, existe um recurso de gravar áudios em outro idioma e fica como um voice over, mas o YouTube não libera pra todo mundo e não sei qual o requisito ou quando vão liberar pra mim. Então, por enquanto tem legenda em Português que eu revisei de leve, e quando liberarem o recurso, eu gravo o áudio em Português e adiciono lá.

Eu tinha me proposto a fazer posts detalhados apenas sobre Dimmer, Manômetro e PID, que são as principais demandas. Queria fazer algo bem completo para qualquer um conseguir fazer essas mods em qualquer máquina, por isso, os primeiros serão muito detalhados. Mas, depois, devo colocar alguns mais curtos, direto ao ponto para máquinas específicas que eu tiver acesso.

E como tem pouco material disponível, também devo fazer um sobre instalação de Gaggiuino. Mas, como não sou criador de conteúdo, vai aos poucos, tenham paciência, mas vai sair.

Informação importante: os links de compra em sua maioria serão de afiliados, para pagar o custo de manutenção do site, e porque estou estudando o modelo de negócios, que é parte de minha curiosidade nerd.

Fiquem a vontade para testar e dar sugestões de melhoria. Espero que ajude a todos.

Abs e boas mods!

• Curtir 12
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa! No futuro, após a versão beta, acho que seria uma boa possibilitar que externos contribuam com alguns artigos (sob sua curadoria/revisão, claro). Assim, ficaria mais fácil de enriquecer a quantidade/qualidade de material sem te sobrecarregar tanto!

• Curtir 1
Link para o comentário

Uma pergunta pra vocês: alem de dimmer, manômetro, PID e Gaggiuino, tem alguma modificação que vocês acham que falta documentação ou que voces ficam muito perdidos pra fazer, mesmo com o material que ja tem aqui no fórum e nos outros canais do Youtube, Reddit, etc?

Link para o comentário

1 hora atrás, regisassao disse:

tem alguma modificação que vocês acham que falta documentação ou que voces ficam muito perdidos pra fazer, mesmo com o material que ja tem aqui no fórum e nos outros canais do Youtube, Reddit, etc?

Troca de OPV talvez. Tinha visto um cara no Youtube que trocou o OPV da Philco por um de 9.

Link para o comentário

5 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Troca de OPV talvez. Tinha visto um cara no Youtube que trocou o OPV da Philco por um de 9.

Vou ver o que consigo fazer a distância. Como não tenho uma Philco aqui, fica um pouco limitado fazer algo mais específico, mas tbm posso ver as similaridades com máquinas com OPV de plástico. Acredito que sejam praticamente iguais.

• Curtir 1
Link para o comentário

• 1 month later...

Bom dia!

Estou querendo colocar o manômetro e o OPV

Achei os vídeos no YouTube.
Estava procurando os insumos no AliExpress, mas pelo preço das taxas acho q vale a pena pegar no Brasil.

Alguém tem indicação de :
Manômetro glicerinado 

E como procurar :
Mangueira
Opv
Conector em T

Eu tento achar no mercado livre esses 3 últimos mas acho q não estou sabendo que termos usar na pesquisa.

Link para o comentário

8 hours ago, Scot said:

Bom dia!

Estava procurando os insumos no AliExpress, mas pelo preço das taxas acho q vale a pena pegar no Brasil.

Manômetro glicerinado 

E como procurar :
Mangueira
Opv
Conector em T

Eu tento achar no mercado livre esses 3 últimos mas acho q não estou sabendo que termos usar na pesquisa.

Não sei hoje, mas há uns 10 anos atrás quando precisei mexer com conector e mangueira acabou sendo mais fácil ir no centro da cidade comprar, tem loja especializada em mangueiras e conexões, ou se for uma área mais industrial tem as lojas voltadas a ferragem e instrumentação industrial que daí tu consegue até o manômetro tbm e em qualquer caso os atendentes dessas lojas geralmente tem algum conhecimento e podem te ajudar a selecionar os produtos se você especificar no que vai ser usado...

Fora isso se quiser continuar na busca online, sem saber o seu caso em específico umas dicas gerais pra compra desse tipo de coisa seriam: dependendo da mangueira na sua máquina tu vai querer um T (tee) de espigão ou de engate rápido (preferencialmente de inox com vedação de teflon devido a temperatura, mas se for outro material desde que especificado que suporta serviço na temperatura tá joia tbm)... Pra mangueira eu não tenho muita dica, é mangueira + material da mangueira (provavelmente silicone ou Teflon) + diâmetro compatível com o restante da instalação, aí tem que checar no anúncio se a mangueira suporta a pressão e temperatura.

E não esquece que tu precisa de um adaptador que seja numa ponta algo compatível com a mangueira que você está usando e na outra a rosca fêmea compatível com o manômetro que você comprar (rosca geralmente é especificado como NPT ou BSP e um dado diâmetro, então sua busca vai ser algo como adaptador espigão rosca bsp 1/4").

Link para o comentário

21 horas atrás, Scot disse:

Bom dia!

Manômetro glicerinado 

E como procurar :
Mangueira
Opv
Conector em T

Mangueira, o mais fácil é comprar de PTFE, mas observe a pressão máxima que suporta, muitas foram feitas para impressoras 3D nao passam de 10 bar, o que acho limitado.

Eu comprei recentemente pra Silvia, os diametros sao diferentes, mas você pode se basear nos modelos:

https://a.aliexpress.com/_mLxpfAC

https://s.click.aliexpress.com/e/_mr75fU4

https://s.click.aliexpress.com/e/_mPq74jQ

https://s.click.aliexpress.com/e/_mq8ro4o

https://s.click.aliexpress.com/e/_m0SVnvm

Link para o comentário

• 4 weeks later...
Em 13/09/2024 at 02:33, JhonT disse:

Eu não tenho conhecimento técnico para fazer as modificações. Vocês tem indicação de alguém que faça esse tipo de serviço? 

O histórico diz que é muito pouco dinheiro pra alguém fazer por você ou muito dinheiro pra vc se dispor a pagar. Mas qualquer técnico deveria conseguir instalar tudo baseando-se nos videos disponíveis na Internet. Eu tbm estou criando manuais mais detalhados, você pode perguntar a algum técnico se ele faria:

Https://www.espressohackers.com

Link para o comentário