bodosko Postado 1 de Agosto Denunciar Share Postado 1 de Agosto Bom dia. Tenho uma Philco 20bar e frequentemente o espresso demora demais pra começar a sair, os primeiros 20-30s depois de ativar a máquina saem apenas algumas gotas desprezíveis. Mas depois que um fluxo contínuo, sem gotejamento, realmente começa, ai o espresso sai por volta de uns 20-30s. Devo considerar isso é normal? E contar o tempo de extração apenas quando o espresso realmente começar a sair sem gotejar? Estou usando uma Philco 20bar com filtro duplo, WDT, tamper com controle de pressão/nivelamento, puck screen e café torra nova de 2 semanas. E normalmente faço 17g-20g de café para 50g de espresso. Obrigado pessoal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 1 de Agosto Denunciar Share Postado 1 de Agosto 14 minutos atrás, bodosko disse: os primeiros 20-30s depois de ativar a máquina saem apenas algumas gotas desprezíveis Definitivamente não é normal. Dá uma lida nesse tópico abaixo, tenta "sangrar o ar" que talvez esteja no meio do caminho: Só para confirmar, essa demora para sair a água também ocorre sem o porta-filtro encaixado, certo? Se só ocorrer quando o porta-filtro com o café estiver encaixado, ai pode ser moagem fina demais etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 1 de Agosto Denunciar Share Postado 1 de Agosto Mas o café está ruim, ao beber? Está azedo e amargo? É costume contar o tempo total a partir da primeira gota, porém mais importante que isso é padronizar (sempre contar do mesmo modo). Além do que o colega citou, uma alternativa é diminuir a dose também, pois o puckscreen também diminui a margem de quantidade usada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bodosko Postado 1 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 1 de Agosto 2 horas atrás, raphaelanjos1 disse: Só para confirmar, essa demora para sair a água também ocorre sem o porta-filtro encaixado, certo? Se só ocorrer quando o porta-filtro com o café estiver encaixado, ai pode ser moagem fina demais etc. Só quando o porta-filtro está encaixado. Quando ativo a máquina sem porta-filtro a água sai instantaneamente, mas agora que reparei que os primeiros 5 segundos ela sai fervendo e com bastante vapor. Não é bem que a água demora para começar a sair, vou descrever exatamente o que acontece quando faço um espresso com porta-filtro naked para tentar ser mais didático: Assim que eu ativo a máquina, a bomba começa a fazer o barulho clássico e logo em seguida aquele barulho da bomba sendo forçada devido a pressão, e instantaneamente já aparecem as primeiras gotas embaixo do filtro, mas até uns 20s elas quase nem caem. De 20-30s começam a cair várias gotas um pouco mais rápido. De 30s pra frente começa a cair um fluxo de gotas decente e logo em seguida uns 5s depois já vira um fluxo contínuo e uniforme até o final da extração. Colocando numa tabela seria algo assim: Tempo desde a ativação Peso na balança 0s 0g 10s 1g 20s 3g 30s 5g 40s 15g 50s 30g 60s 50g Eu vejo os vídeos do pessoal fazendo espresso, e em todos logo em seguida que cai a primeira gota já começa um fluxo contínuo e uniforme porém devagar e que vai até o fim da extração por volta de 25-30s. 2 horas atrás, raphaelanjos1 disse: Se só ocorrer quando o porta-filtro com o café estiver encaixado, ai pode ser moagem fina demais etc. Se eu engrossar a moagem o mesmo padrão acontece, no começo sai bem pouco e no final sai muito. Pode-se dizer que 90% de todo o café está sendo extraído nos segundos finais, e a primeira metade do tempo só algumas gotas. 2 horas atrás, Octávio disse: Mas o café está ruim, ao beber? Está azedo e amargo? Não, o café não está ruim. É só o tempo de extração estranho mesmo, isso dificulta a contagem do tempo de extração e minhas anotações, deixa tudo muito impreciso, inconsistente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 1 de Agosto Denunciar Share Postado 1 de Agosto 26 minutos atrás, bodosko disse: Se eu engrossar a moagem o mesmo padrão acontece, no começo sai bem pouco e no final sai muito. Pode-se dizer que 90% de todo o café está sendo extraído nos segundos finais, e a primeira metade do tempo só algumas gotas. Qual seu moedor e qual click está utilizando nele? Como o colega citou, pode ser que esteja utilizando café demais, faz um teste com 16g. Geralmente na minha Philco, utilizo de 16-18g dependendo do café para um duplo. Faz o teste da moeda para saber a quantidade ideal de acordo com o café. Prepara seu puck normalmente, após utilizar o tamper, adiciona uma moeda de 25 centavos e o puck screen. Encaixe o porta filtro e retire. Se fez uma marca muito funda rachando o puck, tem café demais. Se fez uma marca leve, está no ideal. Se não marcou, tem pouco café. Geralmente o padrão é levar de 5-8 segundos para surgirem os primeiros pontos/gotas e então começar a fluir normalmente. 20-30s para iniciar é muito demorado. Estranho pois geralmente esse tipo de caso é problema de moagem mesmo. Você tem feito o wdt certinho para remover os bolos que se formam? Utiliza o tamper corretamente? Acho que acertando a relação entre a quantidade de café x moagem deve resolver... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 1 de Agosto Denunciar Share Postado 1 de Agosto 1 hora atrás, bodosko disse: Assim que eu ativo a máquina, a bomba começa a fazer o barulho clássico e logo em seguida aquele barulho da bomba sendo forçada devido a pressão, e instantaneamente já aparecem as primeiras gotas embaixo do filtro, mas até uns 20s elas quase nem caem. De 20-30s começam a cair várias gotas um pouco mais rápido. De 30s pra frente começa a cair um fluxo de gotas decente e logo em seguida uns 5s depois já vira um fluxo contínuo e uniforme até o final da extração. Colocando numa tabela seria algo ass Teoricamente, esta moendo fino demais. Se estiver amargando, sugiro engrossar a moagem, mas se esta bom pra vc, tudo certo. Tenho amigos que extraem em 60 s e outros mais pra 20 s. Eu estou na ponta dos 20-30. Quem extrai em 60, é mais ou menos isso que descreveu mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bodosko Postado 2 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 2 de Agosto 7 horas atrás, raphaelanjos1 disse: Qual seu moedor e qual click está utilizando nele? Como o colega citou, pode ser que esteja utilizando café demais, faz um teste com 16g. Geralmente na minha Philco, utilizo de 16-18g dependendo do café para um duplo. Faz o teste da moeda para saber a quantidade ideal de acordo com o café. Prepara seu puck normalmente, após utilizar o tamper, adiciona uma moeda de 25 centavos e o puck screen. Encaixe o porta filtro e retire. Se fez uma marca muito funda rachando o puck, tem café demais. Se fez uma marca leve, está no ideal. Se não marcou, tem pouco café. To usando um Timemore S3, nessa extração que dei de exemplo foi no click 0.8. Interessante esse teste da moeda, eu fiz ele aqui e passou com as 18g que normalmente uso, fez uma marca bem de leve. Com 16g nem marcou, com 19g marcou um pouco mais, com 20g já marcou demais. Eu acho que não me expressei bem, esse problema de demorar pra sair o começo da extração não acontece sempre. Posso usar a mesma receita e as vezes acontece, outras não, Hoje a tarde mesmo, fiz a mesma receita com mesmo café, tugo igual, e a água começou a sair "de verdade" já uns 5 segundos depois de ativar a bomba. E a extração total foi em 30s para 50g. E sim, sempre utilizo wdt certinho, e o tamper também, que inclusive tem controle pressão de 30lbs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 2 de Agosto Denunciar Share Postado 2 de Agosto Será que não está variando de acordo com a moagem do café? Por exemplo: se você usou a moagem X com o café em 7-10 dias de torra, ele geralmente vai demorar mais a passar do que esse mesmo café na moagem X já mais envelhecido, com uns 20-30 dias. As vezes eu preciso ajustar a moagem até de 2 em 2, 3 em 3 dias. E essas maquinas mais simples como as nossas são bem temperamentais pelo que percebo. Minha mudança de vida foi o dimmer + manômetro + moedor com um ajuste de microns bem pequeno, tipo o J-Ultra com 8 microns por click. Com ele as vezes dá pra regular até segundo por segundo de tão preciso. Mas o preço é absurdo. Percebo muito isso com meus coados, as vezes faço uma moagem X com o café em 14 dias de torra, passa no tempo que quero. A mesma moagem com o café em 30-40 dias de torra, passa mais rápido e fica mais fraco. Menos mal que a sua máquina funciona normalmente sem o puck encaixado, poderia ser um problema pior. 15 horas atrás, bodosko disse: eu fiz ele aqui e passou com as 18g que normalmente uso, fez uma marca bem de leve. Com 16g nem marcou, com 19g marcou um pouco mais É bem por aí mesmo. Quer dizer que vc pode variar de ali entre 17.5-19g com esse café. Se estiver demorando demais com 18g, tenta engrossar e/ou reduzir a dose e assim por diante. Se essas adaptações com a moagem/café não resolverem, já não sei mais o que pode ser rs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas