Ir para conteúdo

Tamper ESPRO


RogerioD

Postagens recomendadas

Pessoal como sempre fico na dúvida em relação a pressão do calcamento do pó, sei que o correto é por volta de 13kg (30lbs) e como não vou ficar usando uma balança para acostumar a ter essa precisão toda acabei comprando este tamper que já vem pré calibrado em 30lbs, achei meio caro porém é uma variável a menos para nos preocuparmos, reviews sobre ele são favoráveis, alguém aqui usa algum tamper já pré calibrado? Sei que com o tempo se acostuma e não há mais nem necessidade disso, mas a maior vantagem é de você sempre poder usar os exatos 13kg na pressão do pó e se preocupar com uma variável a menos.

 

espro_calibrated.tamper_2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse que comprei é 58mm flat, para ser utilizado na ECM, tenho um que uso na Breville feito pelo João Crispim (JC Tampers), será que é muito difícil construir esses tampers calibrados? Poderia ser uma boa o JC produzir e ficar com um valor mais acessível, creio que é uma boa ajuda aos iniciantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Roger, bom dia!

 

Na prática você vai ver que não chegamos nestes 13 kg (quase o mesmo tanto de força quanto levantar minha cafeteira), você vai ver Alex e Márcio explicando em alguns momentos que é comum os baristas pros usarem o calcador do moinho mesmo para preparar o filtro. Na escola italiana mais tradicional, com muita robusta, eles tampam que nem o nariz.

 

Veja abaixo os meus tampers. O carretel de plástico, que parece de brinquedo, é o tamper original da Silvia...

 

Você podia ter pego um tamper lindo do Clube do Café e gasto o troco em outros gadgets pro seu brinquedo novo!

 

Se o seu do João for de 58 mm, pode usar ele mesmo.

 

beijo

 

meus_tampers_zps7124d7f3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Próxima vez que eu for aos EUA irei trazer uns desses com certeza...

 

Nas escolas onde usam o calcador, sem muita pressão é porque moem mais fino, tem muita robusta e a torra é muito escura; não necessitando de muita pressão;

 

Eu prefiro uma moagem mais grossa com a pressão tradicional e aquela viradinha de cabeça pra baixo no final pra ver se não cai :D

 

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Rafa, eu nunca viro o meu, nunca fiz o teste, mas se virar não deve cair. E com certeza eu não coloco 13 kg de força para calcar aquilo...

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu virei uma vez, e caiu, rsrsrs. Nunca mais virei. O tamper dinanométrico tem um que o aro superior é maior que os 58 mm, enconstando este na parte superior do filtro e promovendo o perfeito alinhamento do bolo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Anita eu comprei este pq queria precisão mesmo sem se preocupar com uma variável a mais, deixar as preocupações para a moagem e a temperatura da extração rss

Rafa tem um video no site da Espro se não me engano, um campeonato de baristas que usam este tamper, eu comprei nos EUA, paguei 90 US e mais 14 US de frete mas foi frete para os EUA mesmo para a casa de uma amiga e uma outra amiga está vindo pra cá e trazendo pra mim, se for comprar fora, pagar frete + imposto o valor fica bem absurdo para um tamper, aí acho que não vale a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto eu também já virei uma vez e o bolo caiu... deu uma dó hehehehe, agora eu viro pra sair algum pó que fica perdido porém viro com mais "suavidade"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anita esse tamper é de um design bealtiful kkkkk o cdc n tem desses? Affff kkkk

Isto por que vocês não viram que existe um VERMELHO !!! Este sim é sexy :P

 

Anita ,

 

Agora estou digitando do iphone então não consigo postar fotos , mas dá uma olhada no google , você vai adorar :) iria ficar lindo ao lado da sua Miss Silvia Ruiva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li o Márcio comentando em outro tópico se não me engano para não se preocupar tanto com a compactação, mas a vantagem desse se quiser compactar menos tem como e se quiser passar as 30lbs também tem como, então comprei para testar mesmo e ter sempre um padrão da compactação, vou tentar usar sempre esses 13kg e controlar mais na moagem de acordo com o grão, achei útil o tamper pelo o que ele propõe ainda mais para iniciantes e até mesmo para avançados pois em qualquer caso você saberá que estará usando sempre 13kg de pressão da compactação :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio off-topic mas se foram fazer o teste de virar o porta-filtro, façam na pia. Com sérios riscos de ficar um dia todo limpando o chão da cozinha...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre viro o porta filtro e o pó nunca caiu !!! Foi só vocês ficarem comentado sobre isto e hoje quando fui preparar o meu primeiro espresso do dia , adivinha o que aconteceu :D ....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio off-topic mas se foram fazer o teste de virar o porta-filtro, façam na pia. Com sérios riscos de ficar um dia todo limpando o chão da cozinha...

 

Pra que serve esse teste? Efeito circense, né? Já me dei mal algumas vezes, e parei com essa bobagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Rodrigo, é quase circense mesmo.

Cansei de girar pfs montados, atirando-os para o alto em movimentos de técnicas de "flair" usadas por bartenders. Impressiona e não faz mal, se não der cáca né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas talvez agora com os vst's que comprei , eu pare de virar o pf após a compactação devido ao seu alto polimento ( obs: a bolo caiu do portafiltro usando uma cesta rancilio )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi em um vídeo esses dias e fiz em casa e realmente não caiu, porém acho que não é uma coisa que se tenha a necessidade de fazer é algo mais extravagante, ou um ritual de Baristas mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O meu? Tenho um maciço, mas não é de bronze. Creio ser inox, pelo peso. Veio de presente com a cafeteira.

 

Mas me parece que João está fazendo uns maciços, com o kit de funil para o filtro single.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu? Tenho um maciço, mas não é de bronze. Creio ser inox, pelo peso. Veio de presente com a cafeteira.

 

Mas me parece que João está fazendo uns maciços, com o kit de funil para o filtro single.

 

Um abraço

 

Em breve em vou precisar de um deixa só as coisas melhorarem… .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o fato de virar e cair...

 

No meu filtro "Ridgeless" eu nem tento porque cai mesmo...

 

Nos outros não cai não...é meio circense sim, mas ajuda a ver que o bolo foi compactado.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o fato de virar e cair...

 

No meu filtro "Ridgeless" eu nem tento porque cai mesmo...

 

Nos outros não cai não...é meio circense sim, mas ajuda a ver que o bolo foi compactado.

 

Valeu

 

Tem razão ajuda mesmo a saber se o bolo esta bem "calcado"....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que você descobre que está mal calcado da pior maneira possível, né? :lol:

 

Pela Lei de Murphy, a única que sempre se aplica, o bolo não vai cair quando você virar o porta-filtro exatamente em cima da pia, mas vai se espatifar no tapetinho recém lavado da cozinha e adjacências, quando a esposa estiver passando ao lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que você descobre que está mal calcado da pior maneira possível, né? :lol:

 

Pela Lei de Murphy, a única que sempre se aplica, o bolo não vai cair quando você virar o porta-filtro exatamente em cima da pia, mas vai se espatifar no tapetinho recém lavado da cozinha e adjacências, quando a esposa estiver passando ao lado.

 

kkkkkkkkkkkk..... Verdade, eu e minha esposa rimos demais a lei de Murphy realmente é implacável com o tapete da cozinha ou aquele paninho branco que elas insistem em colocar debaixo da cafeteira...kkkkkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...