willm20 Postado 11 de Outubro Denunciar Share Postado 11 de Outubro Coloquei meu pacote de café no congelador assim que o mesmo chegou a fim de melhorar a durabilidade dos grãos. Porém, depois que vi sobre o risco da condensação, como não armazenei em pequenos saquinhos para uso diário, e congelei toda a embalagem, haverá condensação e perda de qualidade se toda vez que eu precisar pegar alguns grãos tiver que tirar do congelador, abrir o pacote e depois colocar lá dnv? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roger W. Rocha Postado 11 de Outubro Denunciar Share Postado 11 de Outubro Tenta fazer sem enrolar muito. Tira do congelador, pesa a dose que vai usar e já devolve. Só fecha bem a embalagem, ou coloca dentro de outra pra não pegar aquele mix de geladeira! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 11 de Outubro Denunciar Share Postado 11 de Outubro Aqui comprei saquinhos que cabem até umas 120g, embora não esteja pesado exatamente cada, tem uns com 100g e outros 123g... Comprei em uma loja de vendem embalagens, 35 saquinhos saiu uns R$ 7,00 e são zip lock, recomendo para a próxima vez. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 12 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 12 de Outubro 8 horas atrás, Pedro7 disse: Aqui comprei saquinhos que cabem até umas 120g, embora não esteja pesado exatamente cada, tem uns com 100g e outros 123g... Comprei em uma loja de vendem embalagens, 35 saquinhos saiu uns R$ 7,00 e são zip lock, recomendo para a próxima vez. Eles são a vácuo? Estou pensando em comprar desses Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Faelo Postado 13 de Outubro Denunciar Share Postado 13 de Outubro Em 11/10/2024 at 02:07, willm20 disse: Coloquei meu pacote de café no congelador assim que o mesmo chegou a fim de melhorar a durabilidade dos grãos. Porém, depois que vi sobre o risco da condensação, como não armazenei em pequenos saquinhos para uso diário, e congelei toda a embalagem, haverá condensação e perda de qualidade se toda vez que eu precisar pegar alguns grãos tiver que tirar do congelador, abrir o pacote e depois colocar lá dnv? Eu comprava pacote de 1kg da Unique recém torrado, e demora um pouco até consumir 1kg de café sozinho. Eu fazia isso, congelava o pacote todo e ia tirando do congelador mais ou menos de 100g em 100g pra um pote vedado, e café no espresso sempre parecendo novo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 14 de Outubro Denunciar Share Postado 14 de Outubro Em 12/10/2024 at 00:31, willm20 disse: Eles são a vácuo? Estou pensando em comprar desses Para fica a vácuo precisa ter um máquina de embalar a vácuo. Ou pode fazer no modo gambiarrra, pega um canudo e fecha o pacote deixando só o canudo dentro, depois suga o ar e tira o canudo rapidamente e fecha. Se fechar bem fechado e a embalagem for boa, fica quase a vácuo. Se for dividir 150g por pacote é legal fazer isso do canudo, se for colocar tudo em um pacote só vai ser uma dor de cabeça ter que "fazer vácuo" toda vez que abrir. O pacote que estou usando apenas aperto bem para tira o ar e guardo novamente, os demais podem ficam a vácuo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 16 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 16 de Outubro Em 14/10/2024 at 09:19, Pedro7 disse: Para fica a vácuo precisa ter um máquina de embalar a vácuo. Ou pode fazer no modo gambiarrra, pega um canudo e fecha o pacote deixando só o canudo dentro, depois suga o ar e tira o canudo rapidamente e fecha. Se fechar bem fechado e a embalagem for boa, fica quase a vácuo. Se for dividir 150g por pacote é legal fazer isso do canudo, se for colocar tudo em um pacote só vai ser uma dor de cabeça ter que "fazer vácuo" toda vez que abrir. O pacote que estou usando apenas aperto bem para tira o ar e guardo novamente, os demais podem ficam a vácuo. Eu guardei o pacote todo na embalagem que já vem a vácuo. Porém vou ver se compro a máquina para deixar a vácuo os saquinhos. Assim vale bem mais a pena e o café não perde sabor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 16 de Outubro Denunciar Share Postado 16 de Outubro Em 11/10/2024 at 02:07, willm20 disse: Coloquei meu pacote de café no congelador assim que o mesmo chegou a fim de melhorar a durabilidade dos grãos. Porém, depois que vi sobre o risco da condensação, como não armazenei em pequenos saquinhos para uso diário, e congelei toda a embalagem, haverá condensação e perda de qualidade se toda vez que eu precisar pegar alguns grãos tiver que tirar do congelador, abrir o pacote e depois colocar lá dnv? Eu faço isso, mas antes de abrir a embalagem eu deixo o café descongelar para não ter essa condensação. OBS- depois de aberto eu não retorno o pacote para o congelador, deixo ele fora mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 17 de Outubro Denunciar Share Postado 17 de Outubro Um dos melhores investimentos que fiz foi a compra de uma seladora à vácuo. Comprei usada na OLX, acho que foi R$ 500 na época. A minha usa aqueles sacos lisos que já vem cortado como um pacotinho. Esses dias comprei 1000 pacotes de 10x15cm por R$ 88,00. Agora compro pacotes de 1kg e embalo pequenas porções (20g a 32g). O que economizei nos cafés já deve ter pago a máquina e os pacotes. O pacotinhos não perdem o vácuo e o café fica muito preservado. É impressionante. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 17 de Outubro Denunciar Share Postado 17 de Outubro Seladora a Vácuo Automática Comercial RG-300L (registron.com.br) A minha é essa aqui. Encontrei num preço muito bom na OLX e muito conservada. Se encontrarem algo parecido, comprem sem medo. Vai revolucionar o armazenamento de vcs. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 18 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 18 de Outubro Em 16/10/2024 at 18:01, matsuura disse: Eu faço isso, mas antes de abrir a embalagem eu deixo o café descongelar para não ter essa condensação. OBS- depois de aberto eu não retorno o pacote para o congelador, deixo ele fora mesmo. Eu queria descongelar uma pequena quantidade para uma dose, tipo 15g, pra deixar descongelando ao ar livre não é boa ideia né? Como faria? Colocaria congelado direto no moedor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 18 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 18 de Outubro Em 16/10/2024 at 21:46, Neemias Silva disse: Seladora a Vácuo Automática Comercial RG-300L (registron.com.br) A minha é essa aqui. Encontrei num preço muito bom na OLX e muito conservada. Se encontrarem algo parecido, comprem sem medo. Vai revolucionar o armazenamento de vcs. É uma ótima aquisição e com ctz vai ajudar muito. Vou salvar esse link pra quando for pegar uma, no momento tá um pouco fora do meu orçamento, apesar de ser muito necessário pra armazenar os grãos 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 18 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 18 de Outubro Em 14/10/2024 at 09:19, Pedro7 disse: Para fica a vácuo precisa ter um máquina de embalar a vácuo. Ou pode fazer no modo gambiarrra, pega um canudo e fecha o pacote deixando só o canudo dentro, depois suga o ar e tira o canudo rapidamente e fecha. Se fechar bem fechado e a embalagem for boa, fica quase a vácuo. Se for dividir 150g por pacote é legal fazer isso do canudo, se for colocar tudo em um pacote só vai ser uma dor de cabeça ter que "fazer vácuo" toda vez que abrir. O pacote que estou usando apenas aperto bem para tira o ar e guardo novamente, os demais podem ficam a vácuo. Será que esse da shopee com bombinha da certo? https://br.shp.ee/yS36kTL Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 18 de Outubro Denunciar Share Postado 18 de Outubro Certo deve dar, o problema é que precisa usar esse saquinho específico. Um canudo de metal/inox é bem barato e dá certo, só precisa que o saquinho seja bom e o zip lock funcione bem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 18 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 18 de Outubro 3 horas atrás, Pedro7 disse: Certo deve dar, o problema é que precisa usar esse saquinho específico. Um canudo de metal/inox é bem barato e dá certo, só precisa que o saquinho seja bom e o zip lock funcione bem. O ruim é que não quero ficar sugando o ar com a boca do canudinho, vou tentar umas gambiarra com aspirador de pó Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 18 de Outubro Denunciar Share Postado 18 de Outubro Mas se você vai comprar um kilo e separar em 5x de 200g, só vai fazer isso em 4 pacotes e não leva mais que 1 minuto. O que está aberto em uso não tem como ficar fazendo vácuo, mesmo com uma máquina**. **Até onde sei nenhuma a vácuo barata vai fazer vácuo com zip lock, então cada vez que for tirar o grão vai ter que trocar de embalagem ou pegar alguma bem grande e ir cortando (diminuindo o tamanho), que vai ser mais trabalhoso que usar um canudo cada vez que comprar um café novo. Para a embalagem aberta em uso, basta apertar o pacote e tirar o ar rapidamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 21 de Outubro Denunciar Share Postado 21 de Outubro Em 17/10/2024 at 22:17, willm20 disse: Eu queria descongelar uma pequena quantidade para uma dose, tipo 15g, pra deixar descongelando ao ar livre não é boa ideia né? Como faria? Colocaria congelado direto no moedor? No geral eu faço 2 metodos: esse que estou testando ainda, de congelar o café com a embalagem original e depois retirar do congelador. Eu sempre espero o café descongelar totalmente para abrir e evitar condensação (estou dando uma pesquisada ainda sobre essa forma de congelar, lembrando que para esse metodo é crucial que o pacote tenha aquelas válvulas para retirar todo o oxigenio do pacotinho) E outro metodo eu uso para os espressos (esse da 100% certo). de congelar já em porções e depois que for usar já tira do congelador e moe ele "congelado". eu não espero descongelar desse jeito, pois entra em contato com o ar. (no canal do "faz um café" ele fala justamente sobre isso) OBS: se você congelou o café com o pacote aberto já, eu recomendo voce sempre tirar uma porção da receita e já guardar o pacote no congelador. justamente para não entrar em contato com o ar e condensar particula no grão, formando umidade. No geral são mais fontes de experiencia minha, videos que eu vi e os topicos aqui do forum de café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 21 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 21 de Outubro 3 horas atrás, matsuura disse: No geral eu faço 2 metodos: esse que estou testando ainda, de congelar o café com a embalagem original e depois retirar do congelador. Eu sempre espero o café descongelar totalmente para abrir e evitar condensação (estou dando uma pesquisada ainda sobre essa forma de congelar, lembrando que para esse metodo é crucial que o pacote tenha aquelas válvulas para retirar todo o oxigenio do pacotinho) E outro metodo eu uso para os espressos (esse da 100% certo). de congelar já em porções e depois que for usar já tira do congelador e moe ele "congelado". eu não espero descongelar desse jeito, pois entra em contato com o ar. (no canal do "faz um café" ele fala justamente sobre isso) OBS: se você congelou o café com o pacote aberto já, eu recomendo voce sempre tirar uma porção da receita e já guardar o pacote no congelador. justamente para não entrar em contato com o ar e condensar particula no grão, formando umidade. No geral são mais fontes de experiencia minha, videos que eu vi e os topicos aqui do forum de café. Sobre esse primeiro método. Retirando o pacote todo e esperando descongelar não vai criar água sobre o grão e acabar estragando o restante do café no pacote, ficar congelando e descongelando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 23 de Outubro Denunciar Share Postado 23 de Outubro Em 21/10/2024 at 14:28, willm20 disse: Sobre esse primeiro método. Retirando o pacote todo e esperando descongelar não vai criar água sobre o grão e acabar estragando o restante do café no pacote, ficar congelando e descongelando? na teoria se tirar todo o ar do pacote não aconteceria isso, por isso espero descongelar totalmente para abrir o pacote. (na teoria a valvula não deixa o ar de fora entrar em contato com o grão, mas sempre vai ter um pouco de oxigenio dentro do pacote, isso é inevitável) Porem hoje, depois de quase uma semana com o pacote aberto, eu estou sentindo que ele esta com uma destringencia. o grao esta me parecendo mais amargo que de costume. (o café em questão foi o "pasaiso tropical do Artefato Café") pode ser que não seja tao aconselhavel assim kkk Só para concluir: Mês passado eu fiz o teste com o bourbom da torrefação artefato café, e analisando o café que ficou fora do congelador e o que eu armazenei congelado, percebi que as notas ficaram muito mais conservadas. porem nesse mes, com o paraiso tropical, a experiencia não foi muito boa, senti bastante adistringencia na extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 23 de Outubro Denunciar Share Postado 23 de Outubro Em 21/10/2024 at 14:28, willm20 disse: Retirando o pacote todo e esperando descongelar não vai criar água sobre o grão e acabar estragando o restante do café no pacote, ficar congelando e descongelando? Acredito que ficar congelando e descongelando vai prejudicar a conservação. Eu coloco para moer congelado mesmo, e já guardo novamente. Mas dependendo do seu consumo, se conseguir utilizar 1kg por mês, talvez nem precise congelar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas