Ir para conteúdo

Agua no final da extracao melitta

vitorrodrigues

Postagens recomendadas

Pessoal,

Ja tentei diferentes moagens, diferentes cafes, mas sempre em torno de 20 a 30ml no melitta, do total de 300ml que extraio acaba ficando no fundo do porta filtro demorando muito tempo para ser extraído. Saindo apenas algumas gotas...

Estou usando 300ml de agua para 20g. Alguem tem alguma ideia do que posso estar errando ? Pois se eu for esperar toda a agua secar, minha extracão leverá mais de 6min.

Isto ocorre mesmo ate para torras muito grossas, tipo para prensa francesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi corretamente, o seu único erro está em esperar. Considere a extração concluída assim que a cama do café ficar exposta, com o nível da água abaixo dela. A quantidade final de café deve ficar 30-50ml a menos daquilo que foi despejado. 

Uma boa extração gira entre 2min30 e 3min30. Pode variar, mas boa parte cai dentro dessa faixa de tempo. 

Link para o comentário

Olá, Vitor. Complementando o que disse o Elder -- também acho uma boa considerar o final da extração quando, olhando de cima, aparece toda a superfície do café no porta filtro, depois de a água não estar mais sobre o topo do café e mesmo se ainda estiver pingando --, então, complementando, o Melitta é muito sensível à turbulência, mesmo em moagens mais grossas. Como você faz os despejos de água?  Tentaria alguma coisa para atenuar a agitação da água na interação com o café, como diminuir a altura do despejo, por exemplo, ou mesmo estabelecer menor número de despejos, na parte final sobretudo, com maior atenção para não agitar muito com o fluxo da água. Aqui noto que, se erro a mão na agitação, acaba ocorrendo este empoçamento ao final da extração. 

Tem o filtro usado também, aqui tendo a preferir o da 3 corações para o Melitta. 

Vale a pena dar uma olhada neste vídeo aqui, no qual é abordada tal questão, de maneira geral. 

• Curtir 2
Link para o comentário

Octavio,

Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e o video.

Tomei algumas medidas aqui para o cafe de hoje de manha.

1) em vez de fazer 20g para 300ml fiz 15g para 225ml.

2) esquentei um pouco mais a agua, em torno de 98 graus.

3) fiz despejos mais lentos e com pouca altura.

O resultado foi uma extraçao de 4min. Agora nao sei se foi pela menor quantidade, mas o resultado foi bom. Café bem equilibrado em doçura, corpo e acidez.

Com base no conteúdo do vídeo, acho que também que por eu estar utilizando um café bem denso e de alta altitude também está influenciando isto... No fim nao é viável engrossar a moagem, pois acabo perdendo no sabor.

Agora com mais conhecimento estou menos preocupado e sei que o problema nao está no meu moedor.

Obrigado novamente e excelentes extracões pra você !

• Curtir 1
Link para o comentário