Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Muito triste as notícias que estão circulando nos jornais, o Paraná esta semana sofreu com baixíssimas temperatura que há muito tempo não se via, se não me engano desde 1975, muitas cidades nevaram e agora que o norte pioneiro do Paraná esta produzindo cafés de alta qualidade inclusive a região de Londrina, Mandaguari que tempos atras tinham parado de plantar devido as percas constantes em função das percas.

Hoje sai a noticia no Jornal da Globo local dizendo que houve os 3 tipos de geada: a geada branca, a geada com vento e a geada negra, o repórter andava pelos cafezais estava tudo queimado e dizia que tinha até um cheiro forte característico da queima ou seja comprometeu demais a próxima safra, espero que em Minas e na região produtora de SP não estejam sofrendo como estão os agricultores aqui.

Muito triste isso, café é muito sensível ao frio, infelizmente entre uma safra e outra é demorado, não são como hortaliças que o plantio e a colheira é rápido e assim amenizam as percas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembro muito bem desta geada de 75, era bem pequeno mas nunca mais vi nada igual depois daquilo.

O gelo chagava a brotar da terra feito estalagmites.

Dizimou praticamente todo o cafezal do Paraná, e teve impacto irreversível na economia do Paraná e do Brasil.

 

Depois disso a produção de café por aqui nunca mai foi a mesma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Paulo, você é de Arapongas, estamos próximos, você viu que agora essa região ai de Mandaguari começou a produzir cafés novamente e tendo bons resultados ganhando até alguns prêmios e acontece essa geada novamente... uma pena viu, fico com dó dos agricultores e acho que os cafés que sobrarem irão cair o nível de qualidade na próxima safra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Geada, pelo menos por aqui, não chegou a ser assim tão forte. Nem comparação coma geada negra.

E pelo que tenho lido foi assim em toda região.

Vai afetar sim a produtividade na próxima safra, mas aparentemente não chegou a matar os cafezais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É apesar do frio todo dessa vez parece que não chegou a matar os cafezais... pelo menos espero que não, a geada negra que acabou com os cafezais aqui no PR foi dia 15 de setembro de 1975

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a pior foi bem antes, lá pelos fim dos anos 50 ou 60; na de 75 os agricultores já estavam mais preparados e tinham tecnologia.

Os plantios eram adensados, evitavam as baixadas e outros lugares de maior incidência de geada, sabiam da poda radical e tinham pneus para queimar no cafezal.

Mas de fato, acabou com o Paraná como maior Estado produtor de café no Brasil, o título voltou para SP e logo mais passou para Minas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, não sei sobre esta dos anos 50 -60, mas a de 75 não poderia ser pior do que foi.

 

Pelo que li, o Paraná produzia cerca de 48% do café do Brasil e no ano seguinte caiu para 0,1%.

Os cafezais tiveram que ser todos replantados pois as plantas simplesmente morreram.

 

Se estavam mais preparados, não deve ter adiantado de nada.

Foi um acontecimento histórico, que provocou êxodo rural, migração entre outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa que comentei da cidade de Mandaguari agora por estes dias queimou os pés completamente, o jornalista andando no meio do cafezal disse que era um cheiro bem forte de queimado mesmo e como citei foram os 3 tipos de geadas que afetou, creio que não foi pior que a de 75 mas com certeza irá afetar a produção do café nessa região do PR. Só espero que a temperatura amenize e que não volte a esfriar tanta assim, imagine só, guarapuava nevou muito, curitiba nevou, campo largo, ponta grossa entre outras, fazia muito tempo que não sentia um frio assim, aqui em Umuarama mesmo eu não lembro em alguma outra época do termômetro ter marcado 0 graus C a noite que deu por estes dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, a geada pode ter dois efeitos diferentes: pode afetar a parte aérea perdendo a safra ou pode matar a planta perdendo o cafezal.

Evidentemente que uma geada forte vai acabar com a safra, mas em 75 já se conheciam as técnicas para salvar boa parte das plantas.

Já se tinha experimentado e se sabia que a poda drástica - praticamente cortando toda a parte aérea - era a melhor alternativa para que cafezal rebrotasse, e aproveitando o sistema radicular existente, conseguisse recomeçar a produzir em dois ou três anos.

Nas ocasiões anteriores, sem tecnologia, praticamente todo o cafezal teve de ser replantado, levando quatro a cinco anos para começar a produção.

Como vês, é relativo, evidentemente quem estava menos preparado e insuficientemente capitalizado, não conseguiu agüentar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem estiver interessado. Uma reportagem sobre a geada de 75, e a primeira parte de um documentário. ( o documentário completo talvez só em DVD)

 

Da pra ter uma ideia do impacto que teve aquela geada.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=zhayGdvkzsI

 

 

Vou contar um pouco de história pessoal, mas que contém algumas curiosidades sobre café que

talvez possa interessar.

 

Minha família migrou de Minas e Bahia para o Norte do Paraná.

Segundo contava meu pai, diziam que por aqui se juntava dinheiro de rastelo.

 

De fato, algumas famílias, com um pouco de sorte, conseguiam até comprar algumas terras

com o dinheiro ganho na formação de café.

 

Segundo meu pai contava, a formação de uma lavoura de café demora uns 5 anos até a primeira safra.

Os trabalhadores costumavam arrendar uma área para formar café, plantavam e cuidavam durante os 5 anos.

Neste tempo podiam plantar, entre os cafezais ou em alguma outra área, lavouras de subsistência.

O pagamento principal era a primeira safra do café, que ficava toda para o formador da lavoura.

 

Minha família trabalhou neste sistema, mas a produção da primeira safra ficou comprometida com

uma geada e colheram muito pouco. ( isso no final dos anos 60).

Acabaram migrando pra periferia da cidade já no inicio dos anos 70.

Me lembro de , quando ainda bem pequeno, trabalhar em viveiros de mudas ( já na cidade), enchendo saquinhos de

terra que serviriam para o plantio de mudas de café.

 

Ou seja, em 75 a produção cafeeira já estava em declínio, apesar de ainda significativa, e o governo já começava a incentivar outras culturas.

Esta geada foi a gota d'água para a mudança do perfil agrícola do Estado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Que lástima! Justo eu que amo o frio, entristeço ao sabê-lo responsável por danos a um amor ainda maior, o Café! :{{{

 

Eu trabalhei num viveiro de mudas nativas, na Região Serrana do RJ e, o proprietário do viveiro era paranaense (agora não me lembro de qual cidade) e plantava café. Veio pro RJ depois dessa geada de 75, que arrasou com a produção deles! Eu adorava bater papos sobre café com a mãe dele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar.

Durante o Pedal de sábado (hoje) pela zona rual de MTB, todos os cafezais que vi estavam com as folhas pretas, queimadas.

Principalmente na parte superior.

Aparentemente não chegou a afetar os troncos e galhos, mas provavelmente terá impacto na próxima safra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Paulo,

Espero que só tenham sofrido poucas plantas. Mas sempre representa um prejuízo ...

Aconselhe seu sogro para perguntar na Emater local os procedimentos recomendados.

Se agir logo pode ter uma recuperação mais rápida.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal também sou do Paraná

Em 1975 o governo financiava a erradicação de cafezais

havia uma oferta muito grande no mercado externo

isso, pelo que me lembro de memória de uma palestra do Ênio Verri na época da faculdade

a geada realmente foi a gota d´água

juntou-se a fome com a vontade de comer

muita gente foi embora do norte do Paraná

e muita gente redirecionou suas atividades

no norte novíssimo do Paraná muita gente ainda ganhou dinheiro com café depois de 1975

era a época dos meus avós

agora o norte pioneiro vem dando grandes passos na produção de cafés especiais

espero que os cafezais se recuperem logo da geada desse ano

att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Esse livro da Ed. Folha deve ser adquirido por todos que se interessam por café. É importante documento visual do passado do café e das pessoas evolvidas na cultura cefeeira.

Indiquei-o em maio de 2012 neste post aqui do CdC, e reforço a indicação.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/20-livros-recomendados-e-como-comprar/page__view__findpost__p__3693

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...