Ir para conteúdo

Novo aumento no preço dos cafés

Dartagnan

Postagens recomendadas

Levou mais um tempo, mas mesmo assim tomei um novo susto ao ver os últimos aumentos. Tanto os ordinários de mercado (que acho que aumentaram proporcionalmente mais) quanto os especiais (o do Curto pelo menos aumentou, porque já deve trabalhar com uma margem baixa). R$ 26,00 o pacote de 250g e 82 pontos. E R$ 29,00 o de 84 pontos. Isso me levou a um novo hábito, que até então eu só tinha em viagens - usar o coador para um único café. Aquele pequeno que a gente bota direto na xícara. Pelo menos pros cafés especiais, tenho feito isso, já que muitas vezes estou sozinho em casa, mas mesmo assim fazia café pra 3 ou 4 pessoas (e eu desperdiçava alguma coisa mesmo).

Parte da explicação está questão climática, como já foi noticiado. Outra parte é que a inflação, em especial a dos alimentos, também vem subindo. Todo mundo que presta atenção no mercado tem reparado isso. Fora a questão do dólar....R$ 6,18 no momento em que escrevo. E sem horizonte próximo pra voltar aos níveis 'normais'.

Outro costume que venho adotando é reforçar compras mensais de certos produtos. 

Vocês estão tendo essa mesma percepção? E mudaram algo na rotina?

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Fuzz aqui do RJ aumentou cerca de 3 reais, mas foi avisado com antecedência etc. Minhas compras recorrentes são na Fuzz, Five Roasters, Garagem do café e no Alex do Torra Fresca Cafés. Como o meu consumo é individual em casa e não muito alto (aproximadamente 2kg), vou continuar consumindo deles mesmo se aumentar...

No mercado sim, os cafés horrendos aumentaram absurdamente.

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá.

"Nos pegue-e-pague do mundo" eu nem sei, pois não olho mais para esse tipo de café já faz muito tempo. Nas microtorrefações eu posso fazer coro: realmente aumentou bastante. Mas, como essa questão do desperdício de alimentos sempre me incomodou, não mudei nenhum hábito. Somente as importações é que estão fora de cogitação, seja pelo câmbio desfavorável, seja pela alta tributação.

Saudações!

Link para o comentário

• 1 month later...

Uma pequena atualização nesse assunto. 

Da minha parte, como a esmagadora maioria da população brasileira, que é pobre/classe média baixa (um mero eufemismo para 'pobre', olhando com atenção a medida do IBGE), já estou cortando ou diminuindo alguns itens no mercado. E venho usando mais o café convencional do mercado mesmo, por mais que me doa. Há uma opção menos pior, que já citei por aqui em outro tópico, que é o café 'Melitta especial'. Custa R$ 32,00 a caixa de 500g, em comparação com R$ 28,00 o Melitta tradicional (o mais comum). Nesse caso, a diferença é pequena, então ainda posso manter algum nível e não descer tanto....mas não vou mentir, cada hora no mercado é uma surpresa diferente, e como meus rendimentos raramente mudam, café do Curto ou qualquer outro gourmet, já está mais raro aqui em casa.  É sempre triste ter que baixar algo do seu padrão de vida, mas é do jogo...uma hora acontece, assim como acontece a melhoria também. 

Sei que o café tem um componente climático e de safra, mas todos os alimentos estão sofrendo mesmo sem isso. Ou seja, mesmo que não fosse por isso somente, ainda haveria aumento no preço.

Na minha faculdade (estou terminado o curso de Economia), quem já trabalha diretamente com essas questões, já tem como dado novos aumentos (combustíveis em fevereiro agora), e as medidas do governo não estão inspirando confiança, pois vão ter que apelar pra tudo por causa da proximidade das eleições. Isso empobrece a todos, mesmo que não abram mão do café melhor. Naturalmente, quanto mais dinheiro se tem, menos se sente esse efeito, mas como disse, sou como a maioria da população. Espero que as coisas melhorem....mas não vejo isso em pelo menos um ano ou dois....

Link para o comentário

Opa!

Não compro café em supermercados já faz alguns meses.  Exceto grãos no verde mar. Aqui em BH ainda compensa pelo preço.

Uma coisa que faço desde que comprei minha cafeteira é comprar café na shopee rsrs

Confesso que está sendo um bom negócio.  O kg está saindo na faixa dos 70,00 ( já com frete).

Deixo de sugestão...

Uma outra forma seríamos entrar em contato com algum produtor da shopee e tentar add cupons para membros do fórum como forma de parceria. 

Link para o comentário

O governo através dos seus asseclas mandou dizer ao povo que se tá achando laranja cara compre outra fruta . So Não disse qual, pois todas estão caras. 

No nosso caso acho que é pra usar terra preta. Kkkkk

Link para o comentário

5 horas atrás, Henrique Vieira disse:

Opa!

Não compro café em supermercados já faz alguns meses.  Exceto grãos no verde mar. Aqui em BH ainda compensa pelo preço.

Uma coisa que faço desde que comprei minha cafeteira é comprar café na shopee rsrs

Confesso que está sendo um bom negócio.  O kg está saindo na faixa dos 70,00 ( já com frete).

Deixo de sugestão...

Uma outra forma seríamos entrar em contato com algum produtor da shopee e tentar add cupons para membros do fórum como forma de parceria. 

Esse já é o preço que eu pago mais ou menos no 1kg de café do Curto. Na verdade, R$ 83,00. Como sou cliente antigo lá, ainda peguei aquela fase do "pague o quanto puder", com outro dono e tudo. Mas dentro do possível, o atual ainda mantém essa relação de confiança, que se tornou uma das marcas registradas do nome. Conversando lá, posso pagar um pouco menos, mas não gosto de depender disso. O Rafael, que agora está com o Bora Café, mesma coisa. Aqui no RJ, por essa qualidade, o preço é imbatível (comprando no local, sem contar compra no site e com o frete devido). Mas o fato é que a diferença ainda pesa pra mim, o suficiente pra maneirar nesse consumo. No site, o preço do kg está R$ 89,90.

Por um lado, tento ser Poliana, e ver o lado 'positivo' disso, que é de fato ter a percepção de que o café que tomamos é o bom mesmo. Quando só se bebe dele, pode-ser perder essa noção, já que ele vira o seu 'normal'.

Link para o comentário

Eu ia perguntar isso, se o café do Curto continua bom. Já comprei muito lá (especialmente nessa fase aí de pagar o quanto puder), mas lembro que na última vez que comprei o café com eles, notei uma diferença de sabor pra pior. Mas depois deixei de ir ao Centro e acabei não voltando mais lá.

Link para o comentário