Gustavo Luiz Souza Dionizo Postado 6 de Março Denunciar Share Postado 6 de Março Bom dia pessoal, Sou novato aqui no grupo, dei uma pesquisada nos tópicos e grupos dos clubes das máquinas, mas não consegui encontrar um direcionamento mais adequado para o que venho pensando. Tenho me interessado por cafés há aproximadamente 2 anos, iniciei minha jornada comprando moedor Timemore C2, depois instalei o silver clix, comecei a comprar cafés de torrefações como a Fuzz, Café no Chalé, Catarina Coffee and love, entre outras, mas sempre para fazer na V60/Prensa/Moka. Consegui juntar uma graninha (~5-6k) e quero investir na minha primeira máquina de espresso, mas tenho um perfil que prefere, mesmo sendo iniciante, gastar um pouquinho mais para pegar algo melhor e mais longevo do ponto de vista de qualidade e necessidade de upgrade. E ai cheguei a seguinte situação e dúvida após muitos vídeos do youtube: Gastar mais na máquina e pegar uma Miicoffee Apex V2, mas não ter um "BOM" moedor para expresso (Pegaria um Jaffee J1 Pro, que não é direcionado mas permite o espresso) Gastar menos na máquina, pegar uma Gaggia Classic Evo Pro, mas comprar um moedor elétrico Miicoffee D40+ ou até o DF54 O que fariam? O que me recomendariam? Ou até deem outras sugestões, por favor! Muito obrigado 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 6 de Março Denunciar Share Postado 6 de Março Sobre o moedor, para sua decisão eu acho que compensa considerar que moer café para espresso na mão é mais desgastante que moer para coado. Dependendo da sua disposição e da quantidade de doses que vai moer, vale a pena investir num moedor elétrico. Eu fiquei moendo café para espresso na mão por mais de dez anos. Um dos motivos que funcionou para mim foi porque eu faço um espresso por dia apenas... Quando eu errava a regulagem com um café novo, se a bebida não tivesse intragável, eu tomava mesmo assim e ajustava a regulagem para o dia seguinte. Hoje com moedor elétrico, eu não tenho mais essa "limitação". É muito mais prático. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cicero lima Postado 6 de Março Denunciar Share Postado 6 de Março O ideal seria comprar um bom moedor e depois pensar na máquina. Se achar um R3, Kingrinder k4 - duro pra moer mas excelente para espressos - ou J-ultra - num bom preço, seria muito bom pra fazer par com a Apex 2. O JULTRA é mais macio desses, mas o mais caro. O melhor seria juntar mais e pegar a APEX 2 e o DF54. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Rocha Pires Postado 7 de Março Denunciar Share Postado 7 de Março Dentro das opções que tu deu, Gaggia classic e DF54. Aí tu já teria um setup excelente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Faelo Postado Sexta às 15:52 Denunciar Share Postado Sexta às 15:52 Te mandei uma Mensagem Olha lá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gustavo Luiz Souza Dionizo Postado Sexta às 16:00 Autor Denunciar Share Postado Sexta às 16:00 Obrigado pelas respostas pessoal, vou dar mais uma pensada e pesquisada pra tomar a melhor decisão com calma. Uma coisa que eu já fui atrás é que o DF54 está esgotado e só retornaria para venda na Amazon em Abril. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado Sexta às 16:57 Denunciar Share Postado Sexta às 16:57 Em 06/03/2025 at 14:45, Gustavo Luiz Souza Dionizo disse: Bom dia pessoal, Sou novato aqui no grupo, dei uma pesquisada nos tópicos e grupos dos clubes das máquinas, mas não consegui encontrar um direcionamento mais adequado para o que venho pensando. Tenho me interessado por cafés há aproximadamente 2 anos, iniciei minha jornada comprando moedor Timemore C2, depois instalei o silver clix, comecei a comprar cafés de torrefações como a Fuzz, Café no Chalé, Catarina Coffee and love, entre outras, mas sempre para fazer na V60/Prensa/Moka. Consegui juntar uma graninha (~5-6k) e quero investir na minha primeira máquina de espresso, mas tenho um perfil que prefere, mesmo sendo iniciante, gastar um pouquinho mais para pegar algo melhor e mais longevo do ponto de vista de qualidade e necessidade de upgrade. E ai cheguei a seguinte situação e dúvida após muitos vídeos do youtube: Gastar mais na máquina e pegar uma Miicoffee Apex V2, mas não ter um "BOM" moedor para expresso (Pegaria um Jaffee J1 Pro, que não é direcionado mas permite o espresso) Gastar menos na máquina, pegar uma Gaggia Classic Evo Pro, mas comprar um moedor elétrico Miicoffee D40+ ou até o DF54 O que fariam? O que me recomendariam? Ou até deem outras sugestões, por favor! Muito obrigado Vc teria facilidade de instalar um PID, por exemplo? Hoje, uma opção mais conservadora pra quem quer durabilidade seria aguardar a Gaggia E24. Pra mim, o boiler de latão faz toda a diferença em durabilidade principalmente. Um PID, Dimmer e Manômetro na Gaggia deixa ela equivalente a Apex em termos de performance e funcionalidade. A Apex parece otima, mas falta o histórico que comprove durabilidade e peças de reposição. Aquela placa, por exemplo, quando queimar, não sei se vai ter pra comprar com facilidade. Ja a Gaggia é um Fusca. E a Silvia um Uno Mille. Porém, é muito cômodo uma máquina com PID, manômetro, OPV e controle de fluxo de fábrica. Eu, particularmente, iria de E24, DF54 e instalaria PID, Dimmer e Manômetro. Ou Gaggiuino, mas esse ultimo sei que é para poucos. Esse setup, porém, vai custar uns 7k, uns 2400 do DF54 e uns 4500 da E24 quando chegar ao Brasil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gustavo Luiz Souza Dionizo Postado Sábado às 15:52 Autor Denunciar Share Postado Sábado às 15:52 22 horas atrás, regisassao disse: Vc teria facilidade de instalar um PID, por exemplo? Hoje, uma opção mais conservadora pra quem quer durabilidade seria aguardar a Gaggia E24. Pra mim, o boiler de latão faz toda a diferença em durabilidade principalmente. Um PID, Dimmer e Manômetro na Gaggia deixa ela equivalente a Apex em termos de performance e funcionalidade. A Apex parece otima, mas falta o histórico que comprove durabilidade e peças de reposição. Aquela placa, por exemplo, quando queimar, não sei se vai ter pra comprar com facilidade. Ja a Gaggia é um Fusca. E a Silvia um Uno Mille. Porém, é muito cômodo uma máquina com PID, manômetro, OPV e controle de fluxo de fábrica. Eu, particularmente, iria de E24, DF54 e instalaria PID, Dimmer e Manômetro. Ou Gaggiuino, mas esse ultimo sei que é para poucos. Esse setup, porém, vai custar uns 7k, uns 2400 do DF54 e uns 4500 da E24 quando chegar ao Brasil. Eu pensei nessa possibilidade da E24, ou até mesmo comprar a GCEP mesmo fazer essas instalações de PID primeiro por ser mais simples, e depois aos poucos ir trocando outras coisas se sentir necessidade, e até mesmo o upgrade do boiler, que já mencionaram que vão trazer também para quem quiser fazer a troca. Mas vou ser sincero em dizer que a Gaggia, apesar de entender e ter certeza que é um fusca, como vc disse, ela stock me incomoda bastante por ter todo um ritual para fazer algumas coisas, como pré-infusão por exemplo, ela tem um boiler "pequeno", Em termos de valores, hoje a Evo Pro já está na faixa dos 4500, vi algumas rápidas oportunidades de pegar ali entre 4100-4200, mas hoje por exemplo não tem nenhuma opção. E além disso, não sei se vão conseguir manter a E24 nesses mesmos preços. O Gaggiuino me pareceu bastante interessante do ponto de vista do upgrade que traz na máquina e suas funcionalidades, até vendo vídeos de review, são unanimes em dizer que Gaggia+Gaggiuino é o melhor custo benefício das "máquinas de entrada", mas sinceramente não sei se seria pra mim, apesar de ter já uma boa quantidade de recursos online, vídeos e tal, eu acho que não me sentiria confortável de fazer. Tudo isso para dizer que, para máquina, não estou nem um pouco decidido Sobre o moedor, esse eu já defini que vou pegar o DF54, está esgotado, mas esperarei até abril para pegar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas