Ir para conteúdo

Comprei um moedor e ele se desmontou completamente. E agora, como faço para remontar?

Anocarc

Postagens recomendadas

Muito provavelmente não vá precisar de técnico (muito mesmo), já que moedores manuais costumam ser bem fácil de montar novamente, até pq é necessário desmontá-lo para higienização.

Manda foto de como ele ta, pq geralmente tem arruela e mola em uma ordem específica.

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo vídeo. Consegui montar de novo.

E aproveitando o tópico: ele desmontou por eu ter girado demais no sentido anti-horário?

O manual de instruções recomenda de 6 a 12 clicks para espresso e 24 clicks ou mais para café feito à mão. Para o café coado no coador de pano ou no filtro de papel então é a partir de 24 clicks?

Link para o comentário

Isso mesmo. Ao girar no sentido anti horário vc vai reduzindo os clicks até o ponto em que você o desmonta pela falta de contato.
E sim, então à partir de 24 clicks seria o recomendado pelo manual dele para coados. Ao se distanciar muito disso, você pode chegar numa moagem para prensa francesa (mais grossa), então pelo range que ele descreveu de espresso, diria para testar entre o 24 e o 30 para coados.

Não sei se essa informação consta no manual dele, mas para contar os 24 clicks, vc gira no sentido horário até sentir uma resistência que o impeça de girar mais (aqui você chegou no chamado click 0). Daí, à partir disso, você conta os clicks até chegar no 24 ;)

Link para o comentário

Gira todo ele até travar e depois vai contando os cliques até ele soltar. Ele diz ter 12 cliques por volta, suponho que deve desmontar lá pelo 36. 

O Timemore C3 é entre 7-8 para expresso e 13-16 para coado (segundo manual).

12 horas atrás, Anocarc disse:

Para o café coado no coador de pano ou no filtro de papel então é a partir de 24 clicks?

O seu deve ser entre 18-24 segundo manual. Eu tentaria lá pelo 22 para começar.

16 horas atrás, Anocarc disse:

Ele chegou hoje, comecei a girar ele e ele acabou se desmontando. Fui tentar arrumar e desmontou ainda mais, completamente.

E agora, o que eu faço?

Tem algum técnico que monte de novo?

Se acostuma, de tempo em tempo é legal desmontar e dar uma limpada nele. Pode usar o próprio pincel e um guardanapo de papel para tirar os óleos do café.

Link para o comentário

Em 10/04/2025 at 09:46, Pedro7 disse:

Ele diz ter 12 cliques por volta, suponho que deve desmontar lá pelo 36. 

Ele desmonta no 71.

Em 10/04/2025 at 09:46, Pedro7 disse:

O seu deve ser entre 18-24 segundo manual. Eu tentaria lá pelo 22 para começar.

Em 09/04/2025 at 21:08, ManuelPadua disse:

E sim, então à partir de 24 clicks seria o recomendado pelo manual dele para coados. Ao se distanciar muito disso, você pode chegar numa moagem para prensa francesa (mais grossa), então pelo range que ele descreveu de espresso, diria para testar entre o 24 e o 30 para coados.

Ontem testei no 22 para o coador de pano. Acho que ficou muito fino. Ainda ficou um pouco de pó seco no coador após a primeira infusão (depois de tomar o primeiro copo, eu sempre despejo mais água quente no pó de café já molhado para tomar um segundo copo).

Depois testei no 25 no filtro de papel. Demorou demais para passar. Chegou uma hora que ficou só gotejando (tendo bastante água ainda no filtro). Mas acho que o gosto ficou melhor do que no coador de pano. Fui passar pela segunda vez e desisti, pois já de cara ficou gotejando bem lentamente. 

Link para o comentário

Vai testando, esses cliques são apenas uma referência.

O tamanho da moagem muda de grão para grão e depende de quantas gramas vai usar.

Em 17/04/2025 at 20:09, Anocarc disse:

Ele desmonta no 71.

Ele tem bastante clique então, dá para tentar moer uma lá pelo 35 e ver como fica.

Link para o comentário

On 4/17/2025 at 8:09 PM, Anocarc said:

Chegou uma hora que ficou só gotejando (tendo bastante água ainda no filtro).

O que acontece é que esses moedores mais custo benefício não moem com tanta uniformidade. Em todo moedor há Boulders (partículas maiores do que a moagem definida), fines (partículas menores do que a moagem definida) e a moagem definida por vc. Mas nós moedores mais básicos, isso é mais evidente. Os fines são muito importantes (contribuem com corpo e doçura, por exemplo), mas em excesso podem entupir o filtro e causar esse empoçamento que vc testemunhou.

A solução mais acessível é ajustar a moagem e ter cuidado com a forma como vc despeja a água. Tem que ter agitação pra extrair, mas em excesso pode levar a empoçamento. De qualquer forma, de vez em quando vai entupir. Persevere que dá certo! :D

Link para o comentário