Bernardo B Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 A resistência da caldeira de vapor de 2lts da S1 220V é de 1250W, a da caldeira de extração de 0,450lts é de 800W. Muitas informações sobre a S1 em: http://s1cafe.com/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 A resistência da caldeira de vapor de 2lts da S1 220V é de 1250W, a da caldeira de extração de 0,450lts é de 800W. Muitas informações sobre a S1 em: http://s1cafe.com/ uauuu, que maravilha Bernardo,,obrigado por este grande presente,,me sinto lisonjeado,, obrigado. Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Oi David, não conheço tua maquina, mas dei uma lida e vejo que é uma HX de 10lts com aquecedor de 3400W. O que tem de diferente é que em vez de utilizar a água da caldeira, para fazer a extração, utiliza o vapor. Explicam que este método daria uma estabilidade térmica melhor que com água ... Para medir a temperatura de extração é utilizado um PF com termômetro Scace, bastante caro (mais de us$500), especialmente para um particular que o utilizará eventualmente, somente para calibrar a temperatura. Um folheto da maquina em: http://up.picr.de/2515365.pdf 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Vídeo mostrando o funcionamento do HX de vapor da La Spazialle : http://www.laspaziale.it/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=338〈=en 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Para estimar a temperatura de saída, use um copo descartável de isopor bem encostado no grupo, e com o termômetro varando o copo. Ou se for um fio, só passar ele por cima do copo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Pessoal fiz um vídeo fazendo uma extração do espresso , se tiverem algum comentário , dúvida , sugestão ou crítica fiquem a vontade ! Estamos aqui para aprender ! Abs David Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 David O vídeo está como privado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 David O vídeo está como privado Acho que agora está ok ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 David Excelente extração. Perceba que saiu café primeiro na xícara da direita.. acredito que precisa melhorar o nivelamento do pó... Nas minhas extrações limpo o porta filtro com a mão, percebo que usa o pincel..cada um com seu ritual. Pena não ter condições de vaporizar o leite e fazer um latte art para vermos... Agora me sinto na obrigação de postar um vídeo da minha extração,,rsrs No mais, linda máquina, ótima extração, crema elástica.. parabéns. Alexandre 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 David Antes que eu esqueça,, Percebi que encaixou o porta filtro e demorou um certo tempo para iniciar a extração,,, lembre-se de que a cabeça do grupo está numa temperatura alta, bem alta,, a demora do início da extração após o encaixe do porta filtro pode iniciar a queima do pó,, por isso lhe aconselho começar a extração logo após encaixar o porta filtro,, assim garante um café de melhor qualidade. É somente a visão de um iniciante como eu.. Alexandre 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Interessante que a Spaziale usa um sistema proprietário de trocador de calor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 O nivelamento pra mim estava perfeito. O fato de algumas gotas terem caído primeiro na xícara da direita não quer dizer muito. Bela extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Obrigado Rodrigo,, sempre pensei que era um dos motivos... Desculpe David... gostei muito da sua extração...tive uma impressão errada, o Rodrigo está certo. Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Tudo parece Ok, porém ... : A. Não esta claro se usas o moedor como dossador normal ou para doses individuais Se usas como dossador, deve ter uma quantidade de café moído que cubra as partições de porções do dossador, se assim for: 1. O Dossador esta calibrado ? Quero dizer, tens regulado com o parafuso do dosador e utilizandou ma balança para saber quanto de pó sai a cada "clac" ? Normalmente da para regular entre 5 e 8gr. Como você deu três clacs digamos a 6gr cada um, seriam 18gr ou 9gr para cada single tirado. Se esta para moído individual, (clac, clac, clac, clac) não consegui identificar como fizeste para medir a dose, imagino que foi volumétrica desde que não utilizaste balança ... B. O Flush. Tampouco sei se teu modelo de LS precisa de Flush (tem modelos comerciais, muito estáveis que não precisam), se fizeste para esfriar o grupo ou para esquenta-lo, o tempo pareceu bastante longo, tens algum problema com a temperatura ? Dizem que as LS são de "nariz frio" isto é, quando permanecem um tempo sem utilizar precisam um Flush para esquentar. Era isso que estavas fazendo com o Flush longo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Acho que ele está medindo a dose por volume. Quanto ao flush, fiquei interessado em saber o objetivo também. O fluxo de água é alto. Na Elektra, embora seja uma máquina muito distinta dessa LS comercial, tenho que fazer flushs bem longos, pois os restritores de fluxo instalados pelo Márcio fazem a vazão ficar mais lenta. Por outro lado, posso sintonizar bem a temperatura de extração, com uma queda de temperatura na faixa de 0,5C/s depois de cessar a fervura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Tudo parece Ok, porém ... : A. Não esta claro se usas o moedor como dossador normal ou para doses individuais Se usas como dossador, deve ter uma quantidade de café moído que cubra as partições de porções do dossador, se assim for: 1. O Dossador esta calibrado ? Quero dizer, tens regulado com o parafuso do dosador e utilizandou ma balança para saber quanto de pó sai a cada "clac" ? Normalmente da para regular entre 5 e 8gr. Como você deu três clacs digamos a 6gr cada um, seriam 18gr ou 9gr para cada single tirado. Se esta para moído individual, (clac, clac, clac, clac) não consegui identificar como fizeste para medir a dose, imagino que foi volumétrica desde que não utilizaste balança ... B. O Flush. Tampouco sei se teu modelo de LS precisa de Flush (tem modelos comerciais, muito estáveis que não precisam), se fizeste para esfriar o grupo ou para esquenta-lo, o tempo pareceu bastante longo, tens algum problema com a temperatura ? Dizem que as LS são de "nariz frio" isto é, quando permanecem um tempo sem utilizar precisam um Flush para esquentar. Era isso que estavas fazendo com o Flush longo ? Oi Bernardo Este dosador do moinho trabalha bem para grandes volumes de café , mas para mim faço a moagem somente para o uso imediato , fiz a pesagem do café e deterninei que o porta filtro cheio tem aproximadamente 16 gramas de café , consigo isto com 9 segundos de moagem , uso o equipamento desta maneira . No futuro pretendo usar um moedor com a saída direta do café sem passar pelo dosador , para evitar esta manipulação ! Sim esta máquina exige um tempo longo de flush , pelo que aprendi aqui no forum ela é um modelo HX que exige um flush mais demorado , se não uso este tempo o café "queima" Ela não tem o "nariz frio" não o "nariz dela é quente " ! Obrigado pelas observações ! Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Obrigado Rodrigo,, sempre pensei que era um dos motivos... Desculpe David... gostei muito da sua extração...tive uma impressão errada, o Rodrigo está certo. Alexandre Tranquilo Alexandre , Na verdade são os detalhes que fazem a diferença ! Obrigado pela opinião ! Abs David Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Acho que ele está medindo a dose por volume. Quanto ao flush, fiquei interessado em saber o objetivo também. O fluxo de água é alto. Na Elektra, embora seja uma máquina muito distinta dessa LS comercial, tenho que fazer flushs bem longos, pois os restritores de fluxo instalados pelo Márcio fazem a vazão ficar mais lenta. Por outro lado, posso sintonizar bem a temperatura de extração, com uma queda de temperatura na faixa de 0,5C/s depois de cessar a fervura. Rodrigo Usei o flush para baixar a temperatura , na verdade é bom questionamento , pois não consegui medir a temperatura de saída , mas vendo a água borbulhar imagino que ela está acima do ideal ! Preciso fazer mais testes , e principalmente pensar , tem coisas que a gente faz no modo " automático " Já tive problemas com a temperatura alta e acho que associei o tempo de flush ! Obrigado David Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Tudo parece Ok, porém ... : A. Não esta claro se usas o moedor como dossador normal ou para doses individuais Se usas como dossador, deve ter uma quantidade de café moído que cubra as partições de porções do dossador, se assim for: 1. O Dossador esta calibrado ? Quero dizer, tens regulado com o parafuso do dosador e utilizandou ma balança para saber quanto de pó sai a cada "clac" ? Normalmente da para regular entre 5 e 8gr. Como você deu três clacs digamos a 6gr cada um, seriam 18gr ou 9gr para cada single tirado. Se esta para moído individual, (clac, clac, clac, clac) não consegui identificar como fizeste para medir a dose, imagino que foi volumétrica desde que não utilizaste balança ... B. O Flush. Tampouco sei se teu modelo de LS precisa de Flush (tem modelos comerciais, muito estáveis que não precisam), se fizeste para esfriar o grupo ou para esquenta-lo, o tempo pareceu bastante longo, tens algum problema com a temperatura ? Dizem que as LS são de "nariz frio" isto é, quando permanecem um tempo sem utilizar precisam um Flush para esquentar. Era isso que estavas fazendo com o Flush longo ? Bernardo Como respondi para o Rodrigo , esta dúvida no tempo do flush é pertinente ( agora eu fiquei com dúvida ) Preciso fazer testes e tentar medir a temperatura de saída da água para ter uma resposta final ! Abs David Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Estes nossos brinquedinhos sempre nos surpreendendo,, a cada dia precisamos aprender mais sobre eles,, conhece-los e refletir sobre o que acontece em cada extração,,, é coisa de maluco,,rsrsrs Vou tentar fazer um vídeo e postar ainda hoje,, não prometo.. mas tentarei Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Estes nossos brinquedinhos sempre nos surpreendendo,, a cada dia precisamos aprender mais sobre eles,, conhece-los e refletir sobre o que acontece em cada extração,,, é coisa de maluco,,rsrsrs Vou tentar fazer um vídeo e postar ainda hoje,, não prometo.. mas tentarei Alexandre É verdade Alexandre ! A gente acha que sabe , mas depois fica na dúvida ! Por isso que é um assunto tão legal ! Tenta por seu video , vou tentar filmar a vaporização do leite e postá-lo também ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Não sabia que tinha timer, é um bom método, em alguns moedores funciona com bastante precisão. Se tem nariz quente e o shot sai bem (nem ácido nem amargo) deve estar OK, possivelmente as extrações seguintes nem precisem ou no máximo somente um Flush curto. É claro que se ficar uns minutos sem uso deve esquentar novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Estou carregando um vídeo,, já posto no fórum.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Pessoal Inspirado no David, segue um vídeo de uma extração. Não ficou mil maravilhas mas ficou gostoso. Esqueci de regular o moinho antes da filmagem, agora vai. Um abraço Alexandre 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Salve xará. Bem mandado. Grande evolução. Fico feliz. Só por precaução, afaste o Vario da haste de vapor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Salve xará. Bem mandado. Grande evolução. Fico feliz. Só por precaução, afaste o Vario da haste de vapor. Grande Alexandre. Obrigado mestre fico feliz com suas considerações,, sim Alexandre,, o vario está próximo da máquina somente para a filmagem.. obrigado pela dica,,, Alexandre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Salvador Junior Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Alexandre , Parabéns sua máquina é um show ! Preciso pegar umas aulas art latte com você ! Assim não tem como competir ! Você ja é profissional !! Abs David Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Legal Alexandre, o barulho na vaporização no final é este mesmo. Bernardo, se um hora qualquer você encontrar o manual da minha ficarei imensamente grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 18s. Quantos ml de leite? Parece ok a vaporização. Você tá ficando bem treinado, hein? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 3 Novembro 2013 Rodrigão Vaporizei de 175 ml de leite Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas