Ir para conteúdo

VFA Express - Italian Coffee


noisevoisbr

Postagens recomendadas

Salve.

Na verdade PID não é algo físico e sim programação (software). Como disse o Márcio, é o algorítimo.

Claro que precisa de hardware para executar o processamento.

Seria mais apropriado, penso eu, descrever como controle eletrônico de temperatura, como diz o Bill Crossland.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Hoje limpei minha máquina por dentro, por fora, backflush,..... Enfim, cheguei a conclusão que não preciso da Elite, embora seja uma tentação, mas tentação esta cheio por aí de tudo que é tipo, e resisto.

 

Gilberto, boa noite!!
 
Ainda tenho muitas dúvidas relativas à minha Italian Coffee - VFA, como comprei usada, não veio nenhum manual de instruções. Acho que já vi em um tópico que vc comprou a sua nova, nao foi mesmo?? Por acaso ela veio com algum manual?  
 
Por acaso o bico do seu vaporizador é original? O que está na minha é de 4 furos. Existe alguma customização que vale a pena?
Quero comprar um porta filtro naked, vc sabe me dizer se qualquer PF para grupo E61 serviria nela? Posso fazer o backflush  padrão para qualquer máquina?
 
Um abraco e parabéns pela La Pavoni..  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noisevoisbr,

 

Boa noite, eu comprei a minha usada, quem comprou ela zero km foi o R.Lima, mas mesmo ele não recebeu manual e não foi por esquecimento, a Italian Coffee não fornece manual mesmo.

 

Vamos lá, a minha esta toda original, o bico tem 3 furos. Backflush pode fazer normalmente.

Não fiz nenhuma alteração, também não senti necessidade em faze-lo, a única coisa que fiz foi alterar a pressão da caldeira.

Mesmo o PF sendo para E61 convem conferir as medidas das garrinhas laterais, altura e comprimento da mesma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal,

Vou descrever aqui os procedimentos de descalcificação que fiz na minha VFA, segui os passos...

 

Utilizei o descalcificador da SAECO, eu játinha em casa desde da época da minha super automática... 

 

 

1) Diluí 250 ml em 2l. 

 

2) Desativar o sensor de nível alto do boiler, com o objetivo de atingir todas as superfícies dentro do Boiler e as tubulações. Importante abrir completamente os registro de água quente e vapor para a saída da água. 

 

 

3) Depois de iniciar o preenchimento do boiler (com todos os registros abertos) aguardar até a solução começar a sair pela braco de vapor e pela saída de água quente. Desligar a máquina por completo. .deixar reagir por 30 min. (com todos os registros abertos) 

 

4) Reativar o nível alto do boiler, ligar a máquina novamente (com todos os registros abertos), e começar a extrair o solução.. vai demorar um pouco até a máquina aquecer..

 

 

5) Repetir o processo 2/3/4 até acabar a solução, depois que acabar a solução repita com água limpa até a água ficar sem sabor ácido (a melhor maneira é molhar o dedo na água que sai da maquina e colocar na língua).

 

É importante ressaltar que fiz este procedimento pois não conhecia muito bem o passado da minha VFA e não estava muito satisfeito com a extração e vaporização, saiu muita sujeira.. tive de desconectar o registro de vapor para esgotar as partículas maiores... Depois desse procedimento, como uma mágica, a extração melhorou muito e a vaporização de leite ficou perfeita... não fiz mais nenhum ajuste.. acredito que a estabilidade térmica está melhor, pois a deposição de cálcio não estava permitindo uma boa condutividade térmica.    

 

 

 

Basicamente segui este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=iuODdWm7oJQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Rodrigo, não é necessariamente mente de gordo, mas mente de pessoa mais jovem. Eu sempre comi muito, até muito mais do que hoje, mas antigamente queimei tudo. Metabolismo alto, sei lá. Só isso mudou e hoje com 40 anos tenho um metabolismo diferente e comendo menos já tenho "reservas". O segredo é mudar a dieta com a idade e o metabolismo, mas não é facil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Poxa o problema da VFA é que você quase não encontra informações sobre elas. Vi uma usada para vender essa semana. Mas o vendedor não conhece o equipamento direito e diz que o uso é só ligado em rede elétrica (Uma VFA torino eletrônica). Pelo que vi de todos os usuários do forum as VFA torinos são de tanque não? Será que a dele foi adaptada? 

 

A VFA torino tem preinfusão? andei lendo que da para ligar as máquinas com bomba rotatória em tanque. A dificuldade é só nas máquinas que possuem preinfusão e utilizam a pressão da rede hídrica (até 3 bar) para realizar a mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Comprei uma VFA Torino também. Máquina usada mas praticamente nova, segundo a vendedora foi usada por 6 meses em uma lanchonete com pouco movimento (dentro de um estabelecimento da prefeitura onde ofereciam café de garrafa térmica de graça, então pouca gente tomava espresso) e depois ficou bastante tempo parada.

 

Já postei lá no "Mostre seu cantinho", mas só pra registrar, vai uma foto do jeito que ela chegou, ainda antes da limpeza:

 

16355967014_82f436d1b7_b.jpg

 

 
Quando fui buscar a máquina liguei ela na tomada pra testar se estava esquentando e esquentou. A bomba funcionou mas não saia água pelo grupo, depois de insistir um pouco a água começou a sair mas com um fluxo bem reduzido. Imaginei que seria devido à sujeira impregnada no chuveiro e levei pra casa mesmo assim. De forma geral a máquina estava bastante limpa, mas o chuveiro estava bem sujo. Acho que, apesar do pouco uso, nunca fizeram um backflush na coitada. Desmontei  tudo, deixei de molho no Cafisa com água fervente, depois escovinha em tudo e ficou zero. 

 

Não sei se é normal, mas tenho a impressão que a gaxeta é espessa demais, pois os PF entram e giram bem pouco pra travar. Não me incomodo com isso porque está vedando bem, mas o cabo não chega nem perto dos 90° quando apertado. Inclusive um dos PF teve as abas desbastadas (imagino que por conta disso), mas funciona e veda normal, o outro parece que saiu da loja ontem e nunca foi usado.

 

Aqueci a máquina pra começar os procedimentos de limpeza internos e tive uma surpresa: depois de soltar um bom tanto de vapor e de água quente, o nível da caldeira baixou e a máquina ligou a bomba junto com a luz indicadora de nível da caldeira. Até aí normal, o problema é que a bomba ficou quase 2 minutos ligada e nada de parar. Desliguei, chequei os conectores do sensor de nível, esperei um pouco e liguei de novo, a mesma coisa. Tentei de tudo e nada, sempre que ligava a chave geral da máquina ela acionava a luz de nível da caldeira, ligava a bomba e nada de desligar. Resolvi tirar a bomba (uma Ulka EAX 4) e testar ela fora da máquina, não deu outra, a bomba estava travada.

 

Lembri que já tinha lido por aqui sobre desmontar essas bombas e, jogando no Google, achei esse site com algumas fotos da bomba desmontada e dicas pra abri-la. Abri a bomba e descobri o problema: na ponta dela há uma válvula de retenção bem similar à válvula corta-pingo que há no grupo das máquinas de espresso domésticas, mas em escala mais reduzida. Como a máquina ficou muito tempo parada, o "cogulemo" de borracha "colou" na base onde ele assenta e, talvez por estar trabalhando seca (percebi que ela estava esquentando mais do que o normal antes de abrir), ela não tinha força pra empurrar e liberar a válvula. Consegui soltar com uma chavinha de fenda, limpei bem todas as peças com uma solução de água e vinagre (conforme sugestão no site), um pano e cotonetes pra limpar bem as partes internas. Remontei tudo e funcionou perfeitamente. :D

 

Infelizmente não tirei fotos da bomba desmontada mas é idêntica à essa aqui, a ponta de borracha da pecinha número 4 na imagem que ficou grudada dentro desse tubo de latão:

 

pump_parts.jpg

 

 

Voltei ela pra máquina e tudo funcionou perfeitamente.

 

Achei estranho os filtros que vieram com a máquina, são meio esquisitos, eles têm tem umas saliências no fundo e uma área de furação reduzida, mesmo no duplo. 

 

Outra coisa que achei estranho é que tirando a telinha do chuveiro, entre a telinha e o grupo há um anel de inox como se fosse uma arruela grande, que encaixa certinho dentro da telinha e me parece que tem a função de reduzir a área furada da telinha. Na de vocês também tem isso?

 

Depois tiro fotos dos filtros e desse "anel redutor" e posto aqui.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já matei a charada, o filtro dela é exatamente esse aqui, descrito no site como sendo pra sachês.

Isso explica o "anel redutor" antes da telinha, que restringe o fluxo pra uma área similar à área perfurada do filtro.

 

Agora fico imaginando os caras na lanchonete usando a máquina com café moído nesse filtro, não é a toa que ninguém tomava espresso lá.  :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você desmontou a telinha do PF Mortari ?

Esta telinha é preza pela gaxeta onde o PF encosta, se quiser tira-la teria que colocar uma chave de fenda de cada lado da telinha e tentar puxar para baixo, vai sair a gaxeta junto, ou tirar a gaxeta e ai esta telinha ficará solta.

O PF não passa de 90º mesmo, só com muita força ou quando velho.

 

A minha quando desmontei ficou com a bomba virando sem parar e acabei chamando um técnico, mas era ar no sistema.

 

De fato sua máquina parece zero mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei sim Gil e ela saiu relativamente fácil, já conhecia o procedimento porque na SGL é igual (e antigamente eu achava que não dava pra tirar). Tirei ela e aquela parafuso dispersor de latão pra limpar.

 

Então, fiquei pensando se deveria tentar desmontar pra drenar a caldeira, mas acho que não vou fazer isso já. Troquei bem a água dela (como a bomba não funcionou, quando eu abri a água quente praticamente drenou toda a caldeira) e estou pensando em fazer descalcificação com ácido cítrico, mas ainda não sei se vou fazer porque imagino que depois daria trabalho pra tirar totalmente o ácido da caldeira de vapor sem desmontar, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Honestamente, não vale a pena, com certeza está limpa. A Fiamma desmontei inteira, no caso dela como era antiga até foi bom pois tinha prisioneiros e tubulações quebrando, mas a caldeira em si estava ok, não precisava de limpeza, e era uma máquina com 12 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei o tal "anel redutor" que tinha entre a tela do chuveiro e o grupo e estou usando o filtro duplo da SGL. Pode ser placebo, mas tenho achado os cafés da VFA sensivelmente melhores do que os que tirava na Ascaso e na SGL.

 

Acho que vou baixar um pouco a pressão da caldeira, ela está estabilizando em torno de 1,1bar e estou tendo que dar flushes relativamente longos pra baixar a temperatura antes de extrair (não cronometrei, mas acho que tá levando quase 10s). Penso em baixar a pressão da caldeira pra 1 bar e ver como fica.

 

Agora esse vapor violento com bico de 4 furos é f* hein, completamente diferente das outras 2 máquinas. Tudo bem que foi o primeiro teste, já não sou nenhum mestre da vaporização, usei a leiteira menor e acho que estava com menos leite do que deveria, mas tentei vaporizar um pouco de leite pra dar pro meu filho antes de dormir agora pouco e o resultado foi um desastre completo. Não consegui texturizar absolutamente nada e, quando percebi, em poucos segundos o leite já estava quase fervendo. Ficou parecendo que coloquei no microondas. Fiquei tão indignado que joguei uma água na pitcher, enchi com água gelada, uma gota de detergente e tentei de novo pra ver o que fiz de errado: o resultado foi tão ruim quanto. Já vi que terei de treinar bastante e, como faço poucos lattes, talvez daqui a uns 15 anos eu consiga pegar a mão desse vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nada, oega a mão rápido, se nu conseguir vou ai e te ensino em meia hora, mas é facil resolver, tem que ter meio pitcher de leite, com menos não rola, 5 s com a valvula pouco aberta e depois abri tudo e afunda o bico 1 cm para girar o leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...