Ir para conteúdo

Bravo Café


gcg79

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

O que acham do café torrado e moído de 500g da Bravo Café? 100% Arabica, variações Catuaí e Mundo Novo, com parte proveniente do Retiro Cachoeira e Santa Rita. Já havia provado espressos da Bravo e nunca achei nada demais, mas encontrei nos supermercados Pão de Açúcar o pacote do café e, em uma primeira prova em um filtro comum Melitta 102, coador, o resultado foi bastante animador (sou um entusiasta do coador). Em breve tentarei no coador egoísta que adquiri aqui pela loja do Clube. Deixo aqui o site da empresa com seus produtos: http://www.bravocafe...br/produtos.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há um bom tempo atrás, logo que adquiri o meu primeiro moedor (Krups), eu cheguei a comprar umas 2 ou 3 vezes esse café em grãos (moído nunca experimentei). Na época eu achei o café até que bom, mas a minha referência eram os cafés já moídos de supermercado, onde o auge era o Aralto da Café do Ponto (na época achava esse café o máximo). Depois que parti pros cafés especiais, nunca mais experimentei esse Bravo e tenho certeza acredito que hoje eu acharia uma porcaria.

 

Acho que tudo depende da referência, comparado com os "Mellita" da vida provavelmente esse café será bom, apesar da torra provavelmente ser antiga e dificilmente estar marcada na embalagem (tem que ver, mas normalmente eles colocam só a "validade" que não indica absolutamente nada em relação à data de torra). Certamente não dá pra comparar esse Bravo com cafés de primeira linha com torra recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gabriel, legal você ser fã dos coados, tomara que curta o café no nosso egoísta.

 

Achei legal eles explicitarem as variedades no pacote, coisa rara (Catuaí, Novo Mundo), mas como disse bem o Mortari, boas chances da torra ser antiga, portanto você tem uma perda considerável nisto. Se conseguisse uma torra mais fresca, você veria que é OUTRO café.

 

A data da fabricação é normalmente a data da torra, e como esta pode ter validade de vários meses, esta informação não ajuda muito.

 

É raro, mas às vezes você encontra no supermercado algum café gourmet com uma torra mais nova. Tenta ficar atento a pelo menos isto.

 

E depois nos conta como ficou seu coado egoísta.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Pessoal!

 

Já provei do Bravo na casa de amigos, comprado moído e preparado no "melitão" 102 padrão. Ficou bom, pra um café comprado "de pacote" já moído no supermercado. Não se compara com um café gourmet, muito menos com um grão fresco e moído na hora.

 

E acho que a Anita foi generosa até demais... A data de fabricação dos cafés moídos costuma ser a do empacotamento, raramente a da torra. E o dia do empacotamento costuma ser o mesmo ou o seguinte ao dia da moagem... mas, parece que entre a torra e a moagem costumam passar-se pelo menos alguns dias, ao menos na maioria das (senão em todas) grandes torrefações que moem e empacotam em escala industrial.

 

Segundo um produtor com quem conversei, a moagem do grão frio e já "atritato" (rolado por esteiras peneirantes de baixa abrasão) é mais produtiva, rentável, estável e gera menos custos de manutenção. Logo, se fui informado corretamente, dados os volumes e processos de armazenagem após a torra, é comum o café torrado ficar esfriando por dias antes da moagem e, em certos casos, até mesmo semanas. Fiquei chocado ao ouvir isso, mas faz sentido e bate com a baixa qualidade dos cafés que compramos aqui em nossa pátria-mãe-gentil. Perde-se sabor mas ganha-se mais dinheiro. Tsc-tsc...

 

Espero que nossos sempre presentes mestres do café me corrijam caso isso seja uma grande besteira, ou ao menos comentem melhor essa perturbadora informação.

 

Abraços ressurgentes e Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, sempre tive dúvidas sobre o que seria a tal data de fabricação do café, pois o processo envolve várias etapas: torra, moagem, embalagem.

 

Conversei com um pequeno produtor que me informou que a data da fabricação é a da torra (aparentemente, no caso deles). Por isto coloquei esta informação.

 

Ou seja, não sabemos se há um padrão e a tal data da fabricação pode ser qualquer uma destas acima. A validade, então, nem se fala, pois eles só informam quando vence, mas sem saber quando foi fabricado (seja em que etapa for), o café pode estar na embalagem há 1, 2, 3, 6, 9, 12 meses... vai saber.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

As indústrias torrefadoras que conheço, em geral, moem após o resfriamento e empacotam em seguida. Todas adotam o erroneamente chamado "vácuo puro". A data de fabricação é sempre a do empacotamento.

Na torrefação em que trabalhei, décadas atrás, o café era torrado, resfriado e moído. Era então deixado em silo por ao menos 18 horas para descanso e desgaseificação. Por fim empacotado sob o sistema de vácuo compensado em embalagens tipo "almofada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá, pessoal

Comprei esse café em sachê ( também no Pão de Acucar) pois tenho a máquina da Mondial e ela teoricamente dá pra utilizar sachês..

Entretanto, não sei se posso dar uma opinião fiel porque esta máquina não parece trabalhar com sachês, o café sai sem crema alguma e ela parece "se esforçar"pra trabalhar, definitivamente não sei nem se vou tentar outra marca de sachê..

Agora mesmo quando saiu com um pouco de crema não achei muito bom não, sei lá, um pouco sem graça talvez, mas pode ser meu paladar ou simplesmente porque estou começando a conhecer cafés, então.. :)) ABS a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Desculpa ressuscitar esse tópico, mas ontem comprei no Pão de Açucar um saco de café desse bravo, torrado e moido.

Comprei enquanto não chega meu moinho.

Tive uma grata surpresa.

O café saiu muito bom, uma crema caramelo e um sabor mto gostoso. Testei ele na maquina de expresso e no coador.

Nos dois ficaram ótimo.

 

Tive um "problema", tinha testado outros cafés e quase não saia crema, esse formou até de mais, isso seria problema???

Chegou ao ponto de eu ter que desligar a máquina para nao derramar kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa verificar quantos mls está extraindo em quanto tempo.

 

Se você precisou desligar a máquina antes de derramar, significa que você não está medindo nada né? :P

 

Estes cafés de supermercado poderão (ou não) te atender enquanto você estiver com os filtros pressurizados. Se usar filtro comercial já era. Aí só moendo na hora para ajustar para a moagem correta.

 

E o moinho? Falta muito para chegar? Qual moinho comprou?

 

E outro Viva! para os moinhos elétricos!!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao Muyamoto, é muito rápido, eu tenho um daqueles copinhos de shot (Acho que uns 60 mL).

Mas quando falo que é rápido, é rápido mesmo, tipo uns 10 segundos no máximo, a crema é gigantesca e sobre o moinho eu pedi um que meu primo não está usando mais um Krups GVX208, sei que não é o melhor mas é só provisório rs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você está usando filtro pressurizado, o Krups vai te atender bem. ^_^

 

Se está saindo os 60ml em 10 segundos, significa que está saindo muito rápido mesmo... O ideal seria os 60ml (contando a crema) em 30 segundos. A moagem está muito grossa. Precisaria afinar isto aí. Mas como já comprou moído não tem jeito.. :mellow:

 

Em teoria o café deveria estar saindo muito ácido. A menos que a torra seja muito escura, o que acabaria "balanceando" a extração.. :wacko:

 

E o sabor? Como está? Afinal de contas o que importa é o sabor.. Se está te agradando não mexa em nada.. Mesmo fazendo do "jeito" errado.. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, no coador saiu muito saboro, testei ele aqui no serviço e pedi pra algumas pessoas tomarem sem açucar sem nada, nossa, é outra coisa... kkk por mais que não seja um café especial e ainda ser comprado em mercado, ELE É BEEEEEEEEEEEM MELHOR do que esses melitas da vida.

Um sabor maravilhoso (comparado aos melitas, pelé, pilao, cabloco kkkkkkkk)

 

No expresso ficou gostoso, não ficou tão ácido que nem eu esperaria...

 

Vou contar um segredo kk, acho que nunca tomei um café de verdade, se com esse Bravo eu estou maravilhado, imagine nesses que o pessoal tanto fala.

Preciso visitar uma boa cafeteria =\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mas olhando algumas fotos de um pessoal antigo aqui no forum eu notei que a aparencia do meu não está feia não.

 

Quando chegar em casa eu vou fazer um café e postar a foto da crema dele, aposto que muitos vao ficar com inveja. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somos dois então.

 

Nunca fui a uma boa cafeteria que saiba extrair um espresso de verdade.

 

Meus espressos tirados em casa são milhares de vezes melhor que os baldes de chafé que estamos acostumados a ver em cafeteiras ruins.

 

Só que eu acho que meu espresso ainda está longe de ser um bom espresso. Aí fico num dilema danado.. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. Se o café está saindo rápido assim.. Não está ácido... E ainda está dando bastante crema.. Então confirma minha suspeita.. A torra é escura.. Pode até ser recente. Mas deve ser escura.

 

Com isto a acidez equilibraria com o amargor.. E ainda daria bastante crema, típica de torras mais escuras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKK

 

Usei pq não tirei foto ontem, mas vou tirar e posto uma original. quando eu ví aquela crema incrível eu achei perfeito..

Mas ai parei e falei comigo mesmo.. Mas que diabo de café que saiu rápido é esse kkkkkk

 

Mas eu gostei.. rs, melhor do que qualquer um desse populares que todos acham maravilhoso.

E que desgraça foi chegar no serviço e tomar um café pelé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somos dois então.

 

Nunca fui a uma boa cafeteria que saiba extrair um espresso de verdade.

 

Meus espressos tirados em casa são milhares de vezes melhor que os baldes de chafé que estamos acostumados a ver em cafeteiras ruins.

 

Só que eu acho que meu espresso ainda está longe de ser um bom espresso. Aí fico num dilema danado.. :wacko:

 

Isso não é dilema. Chama-se autocrítica. ;)

Faz bem tê-la.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

Para testar eu deixei por uns 30 minutos e ela ficou intacta.

Oi Fabio, bem-vindo ao Clube (se já te acolheram, desculpe, minhas leituras estão meio atrasadas... ).

 

Sua crema durou 30 MINUTOS? Não seriam 30 segundos?

 

No pacote do Bravo tem a data de fabricação? (para algumas empresas, esta é mais ou menos a data da torra, talvez uns poucos dias a mais incluindo-se o embale - existe esta palavra?). Procure datas de fabricação mais recentes, de preferência com menos de um mês. Briga de foice achar isto na maioria dos mercados.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Anita, já me acolheram muito bem, há tempos vinha namorando o forum, mas como não tinha cafeteira eu ficava só lendo lendo e lendo.. rs

 

E sim, são 30 segundos... (erro de digitação)

 

Mas não vou precisar mais desses cafés de mercado (graças a Deus), meu moedor deve chegar essa semana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...