Ir para conteúdo

T64 - uma alternativa ao DF64V

MarcioMO

Postagens recomendadas

Olá pessoal,

Depois da minha experiência frustada* de comprar um DF64V na Miicoffee pela Amazon Brasil, decidi pesquisar algum moedor próximo da faixa de preço dele e com o controle de RPM.
*Comprei, chegou super rápido (5 dias), mas veio com defeito e não funcionava. Entrei em contato com a Miicoffee e foram super solícitos tentando me ajudar a checar algumas partes na esperança de consertar. Infelizmente, não deu certo e tive que devolver e recebi o reembolso.

Voltando ao substituto do DF64V, encontrei o T64 (ou GT64 ou IT65 dependendo de quem esta vendendo) e comprei numa promoção do Aliexpress pagando menos de 4mil reais considerando os descontos de moedas e Cash back. Adquiri a versão com controle de RPM em led (parecido com o DF) que veio com mós genéricas revestidas de material amarelo e muito semelhantes às SSP HU, Voltagem 110v e potência 300W. Detalhe é que nas figuras do anúncio estava dizendo que vinha com as mós da Italmill e o controle era analógico, mas tudo bem.
Primeira coisa que verifiquei assim que recebi foi se era compatível com as mós da SSP, pois alguns usuários relataram casos em que não serviam e precisaram pedir os suportes das mós a parte. Felizmente, as minhas SSP HU serviram e todas as demais de 64mm: SSP MP e LS, Fellow gen2, Gorilla, DLC, Italmill e Lebrew sweet.
As mós padrão que vieram produziram um espresso bem parecido com as SSP HU, mas com vantagens operacionais que fizeram o moedor não travar durante a moagem de torras médias-claras e claras. Embora com as SSP HU o moedor apresentava algumas travadas durante a moagem, foi possível moer para espresso, mas o mais garantido foi colocar os grãos aos poucos. Para torras médias e médias-escuras, consegui moer tudo de uma vez sem problemas. Desconfio (só achismo mesmo) que pelo diâmetro um pouco menor e talvez geometria ligeiramente diferente das mós padrões sobre mais espaço do que as SSP.  As mós SSP MP também apresentaram o mesmo comportamento das HU, mas com as demais mós, não aconteceu.

Pontos que gostei:

• A construção dele é muito bem feita com aço e alumínio com peças de encaixes bem precisos
  • Acesso simples às mós apenas desrosqueando o suporte da mó superior que também é um single hopper e seletor de granulometria.
  • Controle de RPM variando de 900 a 1900
  • Bico da saída do café moído é destacável e preso com imãs super fortes (note pelas fotos que colocaram parafusos nos ímãs para eles não saírem com o tempo
  • Mais silencioso que o DF64

Pontos que não gostei:

• Precisa usar a sanfona (bellows) para diminuir a retenção e precisa fazer rdt para diminuir a estática
  • Controle de RPM digital, pois eu prefiro o analógico (Frescura minha)
  • Moagem um pouco demorada para espresso (50s para 20g), pois o pó vai saindo aos poucos
  • Declumper é ruim, mas dá para cortar algumas partes e melhorar
  • Esta versão 1 não tem marcação para calibrar o zero quando se usa diferentes mós

Usei por 1 semana somente e até agora estou gostando bastante dele.

Segue o link de onde comprei: 

https://pt.aliexpress.com/item/1005008783389105.html?gatewayAdapt=glo2bra

E alguns vídeos sobre essa versão 1:

Se alguém já o tiver ou decidir comprar, posta a experiência.

Abraço e bons cafés!

20250710_163444.jpg

20250710_165107.jpg

20250710_205700.jpg

20250712_162126.jpg

20250711_195003.jpg

20250710_165502.jpg

20250710_165130.jpg

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante esse moedor @MarcioMO, a construção parece bem robusta. 

Obs: eu também prefiro analógico. Quanto mais eletrônica, mais coisa pra quebrar e mais difícil de consertar. É um dos pontos negativos que vejo no Shardor, no caso pior ainda pois é pra moagem por tempo. No caso do T64, ajustar a velocidade é muito mais relevante.

Link para o comentário

27 minutos atrás, regisassao disse:

Bem interessante esse moedor @MarcioMO, a construção parece bem robusta. 

Obs: eu também prefiro analógico. Quanto mais eletrônica, mais coisa pra quebrar e mais difícil de consertar. É um dos pontos negativos que vejo no Shardor, no caso pior ainda pois é pra moagem por tempo. No caso do T64, ajustar a velocidade é muito mais relevante.

É do mesmo nível de qualidade e precisão do Df64V. A câmara é menor e encaixe das mós é mais preciso do que o do Mazzer Super Jolly (sei que voce não vai muito com a cara dele, mas eu gosto bastante ainda mais com o mod que fiz para ficar single. Ahaha). A questão do analógico tem esse ponto também de depender muito da parte eletrônica. 

Estou me acostumando ainda com esse ajuste de RPM... Embora tenha testado um pouco no Sculptor 078s... Aliás, tinha sculptor 064s por 5k no Aliexpress na mesma época que comprei o T64. Só nao comprei porque minhas mós da SSP são do modelo "antigo" que tem 1mm a mais de diâmetro que as versões atuais e por isso não servem no 064s...Como te falei já...Virei fã dos Sculptors! 

Link para o comentário