Ir para conteúdo

Catarina Coffee & Love - Café velho e torra completamente inconsistente

Thebit

Postagens recomendadas

Venho, novamente, compartilhar uma experiência negativa que tive com uma dessas torrefações caras e muito chiques de São Paulo. Faço isso no intuito de agregar informações a respeito dos produtos e práticas comerciais oferecidos por torrefações de café especial no Brasil, já que as opções são poucas e faltam relatos aqui no fórum pra gente se orientar na hora de experimentar algo novo.

No dia 03/07 fiz uma compra de 3 cafés na Catarina Coffee & Love, dois que passam por uma infusão em bebida alcoólica antes da torra (cachacinha e metamorfose) e um de fermentação aeróbica (flávio e augusto). 600g de café (3 pacotes de 200g), valor total: R$186,48. Caro, né?

Os cafés chegaram dia 09/07, 6 dias após a compra (moro em Belo Horizonte, esse prazo de entrega é completamente razoável). Datas de torra: cachacinha - 02/07 (ótimo), metamorfose - 25/06 (uai?), flávio e augusto - 18/06 (sim, enviaram um café que já havia sido torrado 2 semanas antes do pedido). Isso porque é uma torrefação que promete torra fresca. As embalagens usadas pela torrefação são horríveis, de baixíssima qualidade, bem vagabundas mesmo. Até café commodity é vendido em pacotes melhores na zona da mata mineira.

Antes que alguém aqui no grupo venha na defesa de tomar café velho, dizendo que o importante é o resultado na xícara etc etc primeira coisa que fiz foi, obviamente, provar cada café. 

O café velho tinha, pra surpresa de ninguém, gosto de café velho. Fiz de tudo pra tentar mexer na extração e ver se tirava alguma complexidade dele (do coado com pouca agitação até o espresso) e nada. Já nos cafés que passaram por infusão a surpresa foi outra: torra completamente inconsistente. Grãos carbonizados, verdes, torra média e torra clara no mesmo pacote. E não era um grão ou outro, era um defeito geral de torra mesmo. 

Mandei mensagem pra torrefação e me sugeriram congelar o café velho pra "manter o frescor" (que frescor?) e enviar uma mensagem a eles antes de comprar para saber quais são os cafés com torra da semana. O atendimento foi gentil e eficiente.

É isso, agora que a coffee & joy subiu muito o preço da assinatura, tô novamente procurando uma torrefação que me agrade pra fazer as compras mensais de café. Tive experiências positivas com a Astral e com a Hyuga, que me enviaram cafés de alta qualidade, perfil sensorial complexo e torra fresca. Curiosamente, as minhas compras de café mais cara (Crio Café e Catarina Coffee & Love) foram as que entregaram os piores cafés aqui em casa. Vai entender. 

Fica o aviso aí pra quem tinha curiosidade de experimentar os cafés da Catarina.

Anexa vai uma foto das inconsistências na torra, só pra dar pra ver bem do que estou falando quando me refiro a uma inconsistência geral.

IMG_0439.jpg

• Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No atendimento não foi citada a questão da torra inconsistente? 

39 minutos atrás, Thebit disse:

É isso, agora que a coffee & joy subiu muito o preço da assinatura, tô novamente procurando uma torrefação que me agrade pra fazer as compras mensais de café. Tive experiências positivas com a Astral e com a Hyuga, que me enviaram cafés de alta qualidade, perfil sensorial complexo e torra fresca. Curiosamente, as minhas compras de café mais cara (Crio Café e Catarina Coffee & Love) foram as que entregaram os piores cafés aqui em casa. Vai entender.

Pois é, nem sempre o preço e a grife são um valor traduzido no café... das torrefações gosto de pedir Tocaya, Garagem do Café e o Tequila. Sempre veio muito fresco e consistente.

• Curtir 3
Link para o comentário

1 hour ago, Octávio said:

No atendimento não foi citada a questão da torra inconsistente? 

Pois é, nem sempre o preço e a grife são um valor traduzido no café... das torrefações gosto de pedir Tocaya, Garagem do Café e o Tequila. Sempre veio muito fresco e consistente.

Não conheço nenhuma das três, com certeza experimentarei nos próximos meses! Obrigado pelas indicações.

Link para o comentário

2 horas atrás, Thebit disse:

Mandei mensagem pra torrefação e me sugeriram congelar o café velho pra "manter o frescor" (que frescor?)

Isso só pode ser brincadeira...

Quem trata assim seus consumidores, nem no mercado deveria estar....

Link para o comentário

Eu não gosto de cafés com infusão em bebidas alcóolicas, porque justamente a experiência que eu tive foi esse tipo de inconsistência na torra, alguns grãos ficaram muito escuros e outros nem tanto.
Não sei se a infusão destaca, por exemplo, a diferença de maturação dos grãos e mostra diferentes gruas de absorção da infusão, mas em todo caso, uma boa prática seria realizar uma catação pós torra pra tentar deixar mais homogêneo. Mas isso deve dar muito trabalho em grande escala e deixaria o valor do café mais alto ainda...

Link para o comentário

Gostei muito do seu relato. Só não concordo que café torrado há 2 semanas atrás é "velho", apesar de entender que a torrefação deveria ter sido mais clara com o senhor. De resto, agradeço por compartilhar sua experiência! Com certeza ajudará muitos aqui, como eu! 

Ps: grupos de compra coletiva de café podem ser uma boa opção para quem busca comprar café fresco num preço legal e não quer se inscrever numa assinatura. Entrei num grupo recentemente ("DDUCL" indicado pelo "Pirados por Café") e estou achando interessante. Recentemente teve promoção na KOA e adquiri 2 cafés deles para experimentar e estavam com uma baita desconto. Estou aguardando chegar. 

Espero ter contribuído em algo.

Um grande abraço! 

• Curtir 1
Link para o comentário

• 1 month later...

Poxa @Thebit dá para sentir o seu grau de frutação. Realmente quando a gente compra algo esperamos que eles corresponda as expectativas.

Coincidentemente ou não, na minha última compra de cafés na Catarina Coffe & Love eu também tive certo grau de frustração, porém eu acabei culpando as minhas inabilidades.

Gosto muito do Espresso 101, Cachaçinha já foi um dos favoritos e realmente fácil de reproduzir o sensorial em diferentes métodos.

Mas outros mais "delicados" como o Luiza ("parecem que jogaram um mamão na sua cara") , Idimar e outros eu não tive tanto sucesso.

Acabei me convencendo que sou ruim para ajustar cafés de torra clara.

Porém vale a pena ouvir o outro lado, eu não conheço muito da história dos sócios mas seu que eles começaram como uma torrefação "de fundo de quintal" e  "site tosco" em época de plena pandemia ....

Foram batalhando e viraram uma cafeteria de"porta de garagem" e com um site "confuso",  com grande variedade ...

Agora faz tempo que não passo lá mas a cafeteria está bem ajeitada e o site está muito, mas muito melhor do que já foi  (pena que reduziram as variedades).

Quem já foi ou é empresário no Brasil sabe que é uma batalha Hercúlea!!!  Todo empreendedor brasileiro merece uma medalha, difícil pra KCT , vc tem que tentar controlar muitas variáveis e sempre tem problemas em cima de problemas.  Chega certo ponto onde o empreendedor deixa um pouco de lado o principal, que é o produto.

Eu sempre sou pró empreendedor, ainda mais nos tempos atuais. Então vou melhorar um pouco mais minhas habilidades, testar outros cafés (de torra mais escura que permitem mais "erros") e quem sabe no futuro tento comprar na Catarina novamente ( antigamente comprava 3 a 4 variedades, agora só uma!).

Então cafeterias "raizes" como as citadas:  Hyuga, Tocaya, Garagem do Café entre outras  merecem nosso incentivo. 

Principalmente pelo café, mas também pelos empreendedorismo e as vezes pelo bom papo.

Disclaimer: Não tenho nenhuma relação com as cafeterias aqui citadas, sou apenas um empreendedor nato e sofrido :D.

Grande abraço e bons cafés;

MAX

Link para o comentário