Genovese Postado 14 Junho 2016 Denunciar Share Postado 14 Junho 2016 Tenho dúvidas sobre a permanência de vapor na caldeira após o resfriamento. Isto porque a mesma agua que vira vapor acima de 100 volta a ser agua abaixo de 100. Ou seja, uma vez resfriada a caldeira, tudo voltaria a ser água novamente. Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 14 Junho 2016 Denunciar Share Postado 14 Junho 2016 Tudo volta, mas quando vc utiliza o vapor vc está diminuindo o tanto de agua dentro da caldeira, por isso sobra um espaço que posteriomente vc tem q completar utilizando o botão de agua. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Genovese Postado 14 Junho 2016 Denunciar Share Postado 14 Junho 2016 Faz sentido. Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 15 Junho 2016 Denunciar Share Postado 15 Junho 2016 Quando faço vapor na Silvia, eu deixo a caldeira chegar a uns 142º antes de começar a vaporizar o leite. quando termino a vaporização, o PID está marcando 120º. Porém, para fazer um novo shot, mesmo que o PID volte a 105º, tenho antes de encher a caldeira de novo. Nunca fiz o teste, mas a vaporização na Silvia é constante ? Se deixar ligado por um perído de dois a três minutos, o vapor vai sair ou chega a um determinado ponto que ele para por não ter mais água na caldeira ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 15 Junho 2016 Denunciar Share Postado 15 Junho 2016 Exato? Vai chegar a um ponto q a agua acaba e não terá mais vapor. Nunca deixe isso acontecer, a resistencia ficara descoberta e trabalhará a seco podendo queimar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Junho 2016 Denunciar Share Postado 15 Junho 2016 Aposto que leva bem mais que 3 min pra isso acontecer na Sílvia. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 15 Junho 2016 Denunciar Share Postado 15 Junho 2016 Parece-me que uma das preocupações do Bernando é o acúmulo de pressão se tornar perigoso. @Bernardo, quando você aciona o botão de vapor, a caldeira sobre pra esses 140~150'C mencionados, a água tenta evaporar e a pressão mantém parte dela em estado líquido. Nessa situação, se não me engano, a tendência é a pressão na caldeira ficar entre 1,2 BAR e 1,5 BAR, dependendo de diversos fatores. É necessário ter a noção de que os sistemas com fornecimento controlado e limitado de energia alcançam um equilíbrio, e é por isso que usamos termostatos e pressostados nas caldeiras, para impor tal limite. Salvo mal-funcionamento, a pressão da caldeira não irá ultrapassar muito os 1,5 bar, mesmo em modo de "vaporização". Uma comparação interessante para dirimir sua "sensação de perigo" é com a pressão de pneus de carros de passeio, que gira em torno de 2 BAR (ou 30 PSI). Concorda que em geral a parede metálica (alumínio, cobre, aço, bronze etc.) de uma caldeira é muito mais resistente que a parede de um pneu? A pressão da caldeira em modo vapor não chegaria sequer a dar conta de manter a borracha do pneu inflada o suficiente para o mesmo ser utilizado em um carro... Muitos fabricantes de máquina de espresso se vangloriam de utilizar bombas de 15 ou 16 BAR. A pressão do vapor é significativa, sim, mas nem tanto, não passa de 7 a 10Kg por polegada quadrada, enquando a bomba d'água consegue gerar mais de 100Kg/pol2. Em outra comparação, um adulto mediano, em geral, exerce em torno de 3Kg/pol2 sobre a sola do pé ao caminhar, no momento em que apenas 1 dos pés sustena o peso do corpo. Durante uma corrida "suave", a pressão exercida sobre algumas partes do pé passa normalmente de 10Kg/pol2, mais do que a pressão do interior da caldeira em modo "vapor", e a mesma é feita de um metal espesso e projetada para suportar no mínimo 10x mais que isso. Quando a bomba é acionada a coisa fica bem mais forte, mas nada fora do previsto pelos projetistas. Como a bomba d'água costuma ficar antes da caldeira e esta fica antes do grupo, tudo se sujeita à mesma pressão. Como há válvulas que limitam a pressão da bomba, em geral em 11 BAR ou menos, consideremos que esses 11 BAR representam aproximadamente 160 PSI, ou aproximadamente 72Kg/pol2. Mesmo assim as máquinas de espresso não costumam "explodir" quando você aciona a bomba, não é? Justamente porque foram feitas pra suportar muito mais "carga" do que isso, por segurança. Se todos sistemas de segurança falharem, ainda assim é mais provável que o calor e a pressão crescentes façam romper uma vedação de borracha e haja alívio de pressão muito antes de o metal da caldeira se romper. Vazaria numa junta, talvez com alta pressão e até com um momento de pulso de descompressão, mas não explodiria. A junta mais comum de ceder é justamente a "gaxeta de grupo", que é o anel de vedação da cabeça de grupo que sela o conjunto filtro/porta-filtro para extração. Daria pra comentar sobre os limites de capacidade do elemento aquecedor também impedirem que a temperatura passe de certo ponto (queima da resistência) e outras coisas, mas acho que isso já basta pra "sossegar" sua preocupação. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Genovese Postado 30 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2016 Olá amigos. Mais uma vez estou me pondo a mexer na Gaggia Classic (minha mulher já tá achando que to ficando louco kkkkkk).O desafio agora é envolver a caldeira com tubo de cobre para fazer o preheat, a fim de evitar a queda da temperatura durante a extração. Costumo fazer dois doppios (ou quase isso).Alguém aqui já fez essa mod e pode dar umas dicas??? As dúvidas são: Diâmetro do tubo de cobre (acho que é 1/4). Conexões com a tubulação da máquina (Acho que são de 1/8) Perda de eficiência da bomba. É significativa? (já que terá que bombear água por uma tubulação significativamente maior) Tipo de conexão com o tubo de cobre (estou pensando nesse modelo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772524017-conexo-rosca-18-npt-para-tubo-cobre-14-lato-_JM Ajuda e dicas sempre são bem vindas. Valeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensp Postado 30 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2016 Genovese voce já deve ter achado, mas vai que né: http://www.gaggiausersgroup.com/index.php/topic,338.0.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Genovese Postado 31 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2016 Genovese voce já deve ter achado, mas vai que né: http://www.gaggiausersgroup.com/index.php/topic,338.0.html Fala Rubens, como você está? De fato eu já havia passado por ali kkk. Coloquei o manômetro na saída do vapor e o dimmer como eu havia conversado com vc. Ficou bom, mas ai descobri que durante a extração o PID entra em ação ligando a caldeira e variando a tensão da bomba. Resultado... queda de pressão. Kkk Ai resolvi fazer o preheat para evitar que o PID seja acionado durante a extração. Sujeito normal né!!! Obrigado. Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Genovese Postado 4 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2016 Boa tarde senhores. Fiz o mod preheat nesse final de semana, acrescentando 60ml de água quente ao sistema. Deu um trabalho do cão para fazer a serpentina, mais especialmente a dobra da parte final. Infelizmente ao que parece o acréscimo da tubulação realmente impactou no desempenho da bomba, aumentando significativamente o barulho. Também notei que foi necessária uma moagem mais fina para conseguir os 9 bar de pressão. Tendo em vista o barulho, resolvi desfazer o mod e voltar à configuração anterior. Prefiro lidar com a temperatura do que suportar o barulho durante a extração. Quanto às dúvidas anteriores a situação é a seguinte: As dúvidas eramm: Diâmetro do tubo de cobre (acho que é 1/4). - Confere Conexões com a tubulação da máquina (Acho que são de 1/8) - Confere Perda de eficiência da bomba. É significativa? (já que terá que bombear água por uma tubulação significativamente maior) - Sim, há impacto tanto na pressão quanto no nível de ruido. Tipo de conexão com o tubo de cobre - Usei um flangeador ao invés da conexão por compressão. Enfim, é isso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 Por acaso é possível programar o PID para ele ligar a uma temperatura mínima ? No meu caso, eu programo ele a 105ºC para a água sair a 92ºC. Porém, algumas vezes o PID só liga quando a temperatura chega a 86ºC. Eu queria que ele ligasse automaticamente quando a temperatura chegasse a 92ºC. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 O PID, se bem regulado, praticamente sempre fica "ligado". Quando perto do setpoint, você tem a impressão que ele está desligado mas na verdade a potência para a resistência é baixinha. (basicamente é a mesma potência que é dissipada pelo sistema). Então é uma questão de regular os parâmetros para ficar do jeito que vc quer. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 Sergio, mas pelo que sei só é possível regular a temperatura normal dele quando a áquina fica parada. no meu caso em seto em 105ºC. Por acaso é possível setar uma outra temperatura mais abaixo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 O setpoint de 105 C vc não precisa mudar já que assim a temperatura de saída da água é nos 92 C, o desejado pelo jeito. Parece que vc quer resposta mais rápida. Isso se faz ajustando os parâmetros, P, I e D. Imagino que alterar o P já melhore. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 Bernardo, para uma resposta mais rápida do sistema, tenta alterar o valor do P. Cuidado para o sistema não oscilar muito, precisando alterar outros parâmetros. Vc pode, se preferir, alterar o valor do I e reduzir seu overshoot, neste caso, tenta diminuir o valor do I. Com a alteração do I, caso o sistema passe a se comportar inconstante, altere o valor do D. Resumindo, tentaria aumentar o P, melhor opção. Alterar o valor do I, diminuir, é a segunda opção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Genovese Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 Bernardo... tenta o autotuning primeiro. Se não melhorar, acredito que voce tenha que aumentar a frequência de acionamemto da caldeira. Uma frequência maior de acionamento fará com que a temperatura não chegue a baixar tanto, ja que a caldeira será acionada antes que baixe mto. Não lembro muito bem quando estudei isso, mas acho que vc aumenta a frequência diminuindo o valor de "I". Isso provavelmente vai fazer estourar o teto da temperatura. Se isso acontecer vc deverá ir baixando gradativamente o "P". Isto porque "P" corresponde a quanto tempo a caldeira fica ligada a cada ciclo "I". Em resumo, ciclos mais longos precisam de P maiores enquanto que ciclos menores preciam de P menores. Eu "acho" que seria isso. Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 O que não quero é deixar a temperatura ficar abaixo de 92ºC. Tem tiradas que a temperatura chega a 86ºC. Isso varia muito de acordo com o tipo de café e granulometria dele. No manual do PID só lembro de instrução para setar o setpoint dele em 105º. Vocês sabem regular as demais temperaturas ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Genovese Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 Kkkk... Queda de temperatura durante a extração???? Se resolver me avise...tbm tenho esse problema. Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 Queda sempre vai haver, mas quero que ela se mantenha nos 92ºC. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Genovese Postado 15 Março 2017 Denunciar Share Postado 15 Março 2017 Queda sempre vai haver, mas quero que ela se mantenha nos 92ºC.Um "interruptor pulsador" instalado direto pra caldeira deve resolver. Quando vc perceber que a temperarura vai começar a cair, basta dar um pulso. Durante o pulso a caldeira vai ligar e a temperatura ficará mais proxima do ideal. Faço isso aqui em casa. Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 9 Fevereiro 2022 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2022 Em 14/06/2016 at 11:40, lipe_oa disse: E vc está pensando erroneamente, o PID setado em 105°C e saindo a 92°C é pq a água está em 92°C, o que acontece é que há uma diferença entre a leitura do PID e a temperatura real da água, isso ocorre pq o sensor não está inserido diretamente na aguá, gerando assim uma diferença entre o que se lê e o que se mede Acabei de entender porque a minha Poemia setada em 90 entrega água a 70-71 pelo chuveiro… Vou ter que refazer alguns experimentos… 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gabrieltravassos Postado 9 Fevereiro 2022 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2022 @regisassao, tem uma maneira experimental de aferir este diferença de temperatura, acho que pode te ajudar: 1- liga a máquina e a deixa aquecer / estabilizar em uma temperatura baixa, que não gere vapor (algo entre 20-30 min); 2- Abra a válvula do bico de vapor (verifique que não sai vapor na temperatura de set point do PID); 3- vai aumentando o set point do PID de grau em grau, deixando aproximadamente 5 min em cada grau, até que você verifique que começa a ser gerado vapor (saindo pelo bico de vapor). Neste momento, da geração de vapor, você sabe que a água está a aproximadamente 100°C (se estiver em uma elevação próxima ao nível do mar) e sabe qual temperatura seu termopar está medindo. Portando você obtêm este delta de temperatura aproximado. Talvez nas configurações do teu microprocessador possa incluir o delta e informar diretamente a temperatura da água (algo próximo de 95°C, a depender do gosto / tipo de torra), mas se não tiver teria que setar o valor já considerando o delta (algo como 105°C, se fosse uma delta de 10°C). Essa foi a metodologia mais simples que eu encontrei, visto que não precisa de uma segunda medição da temperatura da água (que é sempre mais complexa de ser obtida ou com maior incerteza, quando se mede a água já extraída). Nos testes que eu já vi, pra caldeira da Gaggia Classic, com ponto de termopar na parte inferior, é esperado um delta de 8°C entre a carcaça da caldeira e a água. Mas dependendo do ponto de instalação do termopar (se for mais acima ou se não for instalado em um poço roscado, como dos termostatos) esse valor pode ser ainda maior. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 9 Fevereiro 2022 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2022 Boa dica! Vou tentar dessa forma também. E depois de conhecido o ponto de ebulição, vou medir no termômetro pra ver se tem diferença e de quanto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 9 Fevereiro 2022 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2022 Fervi água e medi com o termômetro espeto: 98.5 graus. Fiz o teste conforme acima e gera vapor com temperatura entre 97-98 graus, aproximadamente. Difícil ser exato pois começa a gerar vapor e não dá pra saber exatamente se a água está Em ebulição na caldeira. Mas em 97-98 graus, sai um vapor constante. Então, considero que o sensor está medindo a temperatura num bom ponto, que a água e caldeira estão conseguindo uma boa estabilidade térmica, acho que não tem muito o que ajustar de offset. Mais provável que o erro esteja no método e equipamentos de medição. Medir a temperatura da água no chuveiro é complicado, teria que ser um termômetro de resposta rápida. Mas considerando que o caminho da água até o bolo é muito curto, não daria para ter muita perda térmica. O pessoal que tem a Silvia relata uma diferença na faixa de 10 graus. O que eu consegui observar na Poemia foi um mínimo de 70-71 graus na saída do chuveiro, com o termômetro estabilizado e tendo extraído uns 100 ml de água, o que me indica que a máquina deve conseguir manter a temperatura de extração na faixa dos 95 (ou seja lá qual for a temperatura de partida ajustada) no início, caindo até uns 70 no final da extração, por limitação do tamanho da caldeira e potência da resistência. Eu vi uns vídeos de extração em Silvias e Gaggias Classic com variações muito pequenas de temperatura (na faixa de 2 graus). Não faz muito sentido pra mim entrar 60 ml de água numa cadeira de 80 ml (Gaggia Classic) ou 250 ml (Silvia) e ter uma variação de apenas 2 graus. Mesmo com uma resistência podendo chegar a 1400 W dependendo do modelo da Gaggia (contra 1000 W da Poemia e sua caldeira na faixa dos 120 ml). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gabrieltravassos Postado 9 Fevereiro 2022 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2022 Quanto ao offset, agora parei pra observar, a caldeira da tua máquina tem resistência interna, correto? Nesse caso, você tem uma eficiência melhor de troca térmica (Água diretamente em contato com resistência térmica) então o offset ficaria bem reduzido mesmo (ainda mais se for uma caldeira de parede fina). Quanto a queda de temperatura da Classic não acredito muito em uma queda de apenas 2°C durante uma extração, ainda mais sendo uma resistência externa (menos eficiente). Mas o lado favorável a isto, se houver uma longa estabilização térmica, é a grande massa de metal da caldeira (é bem pesada e de parede grossa) que daria uma inércia térmica maior ao sistema. Só vou poder te falar sobre essa variação na Gaggia quando tiver o PID instalado, poderia até verificar sem o PID e com estabilização térmica longa, mas deu pau na bomba da minha ontem (uma ARS laranja das antigas) e agora vou ter que esperar chegar uma nova (Ulka). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 9 Fevereiro 2022 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2022 Bom ponto. Sim, a resistência é interna, as paredes são finas, de alumínio, e de fato a temperatura deve se equilibrar mais rapidamente. Ontem, depois de postar aqui, vi uns vídeos da SCG sobre Silvias com PID e a queda durante a extração é de aproximadamente 15 graus, o que faz muito mais sentido. Com PID ajustado para 98 graus, o café sai na xícara a 68 graus sem pre-aquecer a xícara e a 74.5 graus quando a xícara é pre-aquecida a aproximadamente 61.5 graus. Ao final da extração, o PID marca uns 85 graus. Vou deixar um dos vídeos aqui, caso queira dar uma olhada: Outro detalhe é que o PID da Aubers instalado na Silvia faz uma pré-infusão, são uns 2 segundos apenas, mas isso também dá algum tempo a mais para o PID pegar uma queda de temperatura e acionar a resistência. Acredito que os vídeos onde a queda de temperatura foi pequena tenham muito a ver com a localização do sensor, uso de pasta térmica, e outros detalhes de instalação. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jean1 Postado 7 Março 2022 Denunciar Share Postado 7 Março 2022 Pessoal, estou interessado em instalar o PID na minha máquina Olhei os kits mais vendidos no aliexpress e todos acabam vindo com um termopar Estou com dúvida quanto ao posicionamento desse sensor. Eu não conheço essa ponta e parece que não deve encaixar em nenhuma parte do boiler. Alguém sabe dizer se daria certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 8 Março 2022 Denunciar Share Postado 8 Março 2022 @jean1 qual sua maquina? Eu comprei um sensor a parte, em forma de anel, para facilitar o encaixe: https://a.aliexpress.com/_mLdJDLw Na minha máquina, tem uma presilha que segura o termorresistor e coloquei o sensor embaixo, com um pouco de pasta térmica, fica num ponto bom da caldeira: Em algumas máquinas, você solta o parafuso do termostato e encaixa esse padrão do termopar, mas tem que ver se o diâmetro do sensor bate com o da sua maquina. Já vi pessoas instalando esse sensor tipo parafuso com um pedaço de chapa adaptado só pra dar contato, mas não sei se fica bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jean1 Postado 8 Março 2022 Denunciar Share Postado 8 Março 2022 12 horas atrás, regisassao disse: @jean1 qual sua maquina? Eu comprei um sensor a parte, em forma de anel, para facilitar o encaixe: https://a.aliexpress.com/_mLdJDLw Na minha máquina, tem uma presilha que segura o termorresistor e coloquei o sensor embaixo, com um pouco de pasta térmica, fica num ponto bom da caldeira: Em algumas máquinas, você solta o parafuso do termostato e encaixa esse padrão do termopar, mas tem que ver se o diâmetro do sensor bate com o da sua maquina. Já vi pessoas instalando esse sensor tipo parafuso com um pedaço de chapa adaptado só pra dar contato, mas não sei se fica bom. Obrigado pelas dicas! A minha máquina é a philco 15 bar. Abrindo ela aqui, eu vi que o sensor original é fixado por uma chapa com dois parafusos, direto no boiler. Acho que se eu colocar o termopar que você me indicou embaixo dessa chapa daria certo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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