Leandro Marco Postado 27 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 27 Outubro 2013 Pessoal. Tenho uma Gaggia Baby Twin desde Janeiro e hoje resolvi retirar a ducha para uma limpeza. Eu sempre limpei com a escova e dando flush após o uso. Nunca fiz Backflush. Não consigo de forma alguma soltar o parafuso da ducha. Ele está desgastado. Segue uma foto. Já tentei deixar dezcal por 10 min no grupo com a máquina virada de ponta cabeça e nada. Não entendo como o parafuso ficou assim em tão pouco tempo. Parece que quanto mais eu tento com a chave Philips, mais piora. Alguém tem alguma recomendação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romano Postado 27 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 27 Outubro 2013 Ola Leandro: Peque uma chave Philips de aste curta, que caiba embaixo do chuveiro, e de umas pancadas com um pequeno martelo e ao mesmo tempo vá tentando girar para que o parafuso se solte. Depois é bom trocar o parafuso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 27 Outubro 2013 Leandro , em primeiro lugar seja lá o que acontecer vc vai precisar de um parafuso novo , como vc esta em Campinas sede do importador , Imeltron vc não terá dificuldade de conseguir. O Part number do parafuso é esse : DI7987-5X8I traduzindo ele é um parafuso philips de inox , milimetrado M5x8 , onde o diâmetro do parafuso tem 5mm e o comprimento todo 8mm , chanfrado. Vc vai precisar como o Romano falou de uma chave Philips "cotoco" : O mais importante com a ponta Nº 2 , que é a ponta correta para um parafuso M5 . Eu uso minha Twin desde Setembro e quando retirei o parafuso pela primeira vez , reparei que ele estava bem apertado, como vc esta usando desde Janeiro e deve ter usado uma chave de ponta e tamanho incorreta , aconteceu isso. Dezcal é basicamente acido critico , mas , o seu problema não é incrustação no parafuso. Minha sugestão , pingue no parafuso 1 ou 2 gotas de um óleo para reduzir o atrito , atrito é o que impede ele de sair , pode ser WD40 , mas , repito , só algumas gotas. Deixe o óleo agir por alguns minutos. Com a maquina na posição normal ligue e deixe aquecer (30min) o coeficiente térmico de expansão do parafuso , chuveiro e suporte são bem diferentes , vai ajudar. Tente retirar agora usando a chave cotoco numero 2. Se não der certo , leva a maquina para uma autorizada , porque outras soluções que vc pode achar aos montes na internet , como usar um saca parafuso ou chave de impacto (pior solução, evite) , podem causar um estrago bem pior. Com um pouco de sorte , ele sai e vc não vai precisar levar ela para uma autorizada. Boa sorte C. Eduardo 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Marco Postado 28 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Outubro 2013 Muito obrigado pelas dicas! Vou providenciar a chave certa e ligar na Imeltron para saber sobre o parafuso. Quando tentar, posto aqui! Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 28 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2013 Mas isso ocorre normalmente por uso de chave de diâmetro inadequado. Se a chave se encaixar perfeitamente no parafuso e e girar com firmeza não acontece isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Marco Postado 29 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 29 Outubro 2013 Consegui tirar o parafuso! Não precisou nem esquentar ou colocar óleo. Apenas utilizar a ferramenta correta. Peguei emprestada uma parafusadeira elétrica, mas nem precisei ligá-la. Mesmo na mão oparafusosaiu. Depois eu fui checar aqui e constatei que eu tinha 3 opções de Philips. 0, 1 e 3. Justo o 2 não tinha hehehe. Acho que ferrei o parafuso com a 1. Agora é só comprar o parafuso novo e pronto! Achei bem difícil retirar a borracha do grupo. Depois de meia hora tentando, ela saiu. Mais uma vez, obrigado pelas dicas :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2013 Mas , .........vc já esta precisando trocar a borracha de vedação do grupo com menos de um ano de uso . Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 29 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2013 Acontece o mesmo comigo. Hoje pela manhã fiz todo o procedimento recomendado pelo colega Carlos Eduardo, mas não consegui retirar o maldito parafuso. O pior é que mesmo usando a chave de fenda philips n.º 02, o parafuso apresentou desgaste. Frustração total. Parece até que a minha Gaggia foi montada pelo Conan, dado o aperto do parafuso. E como não existe assistência técnica na cidade em que moro, estou quase desistindo de retirar o chuveiro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 29 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2013 As vezes é falta de prática de utilizar ferramentas, tenta levar num mecânico de automóvel ou num técnico eletricicista, que deve tirar o parafuso sem maior dificuldade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 30 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 Acontece o mesmo comigo. Hoje pela manhã fiz todo o procedimento recomendado pelo colega Carlos Eduardo, mas não consegui retirar o maldito parafuso. O pior é que mesmo usando a chave de fenda philips n.º 02, o parafuso apresentou desgaste. Frustração total. Parece até que a minha Gaggia foi montada pelo Conan, dado o aperto do parafuso. E como não existe assistência técnica na cidade em que moro, estou quase desistindo de retirar o chuveiro O conselho do Bernardo é o mais sensato possível , sem assistência técnica complica , mas , vc pode fazer algumas coisas para reduzir o risco para a sua Twin. Em primeiro lugar imprima esse diagrama da cafeteira : http://www.partsguru...006%20Rev00.pdf Para vc e quem for mexer na maquina entender o problema. Depois entre em contato com a Imeltron e veja como vc pode receber as seguintes peças : 46 - NG01/001 49 - DM0704 50 - DI7987-5X8I Mais adiante vc vai entender porque. Se vc olhar para cafeteira vai perceber que o grande problema é acesso ao parafuso , a distancia entre a bandeja e o chuveiro e pequeno. Vc precisa retirar a bandeja para começar a simplificar o problema , é bem simples veja nesse diagrama: Com ela deitada basta retirar os 4 parafusos numero 10 , indicados pelas setas pretas , é um parafuso philips 4,2x16 , vc vai precisar de uma chave philips nª 1. Se o parafuso problemático estiver muito espanado e não sair , vc vai precisar "extrair" , nesse caso , se vc usar um técnico , precisa explicar para ele que , usar calor (fogo) ou marteladas (chave de impacto) esta fora de cogitações , essas opções vão avariar sua cafeteira. Nesse diagrama vc vai entender o problema : O parafuso que vc quer retirar é o 50 , ele esta logo embaixo da caldeira , que esta marcada em vermelho. Se ele não sair com jeito , óleo , força , sobrou extrair , nesse caso , vai ser necessário um extrator de parafuso , furadeira e broca de aço rápido 2 ou 3mm. Vai ser feito um furo no parafuso e inserido o extrator com rosca no sentido contrario do parafuso , agora vc vai entender porque comprar as 3 peças. No processo o parafuso 50 vai ser destruído , provavelmente se o técnico não tiver mãos de neurocirurgião o chuveiro 49 vai ficar imprestável. Trocando o parafuso e o chuveiro , acabou o problema , mas , já que chegou ate esse ponto , pega uma chave allen nª 5 retira os dois parafusos 48 , limpa o suporte do chuveiro 47 e troca a borracha (gasket) numero 46 , vai ficar tudo novo. Se o parafuso não estivesse espanado seria tudo bem simples e rápido , na internet esta cheio de videos ensinando a trocar a junta da Twin. Boa Sorte C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Marco Postado 30 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 Mas , .........vc já esta precisando trocar a borracha de vedação do grupo com menos de um ano de uso . Não não. Tirei pra limpar melhor. Acho que nem era necessário. Depois percebi que tinha visto um vídeo de troca da borracha e outro de limpeza. Devo ter ficado com o procedimento de retirar a borracha na cabeça Consegui o parafuso e a máquina já está montada. :-) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 30 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 Caro Carlos Eduardo, eu já havia feito a tentativa sem a bandeja. De fato o acesso ao parafuso fica livre e é possível ter melhor apoio e espaço para tentar girá-lo. Entretanto nada resolveu o problema. Acredito que somente com a extração do parafuso conseguiria retirar o chuveiro. Como se trata de um procedimento mais complexo e arriscado, e, ainda, dada a ausência de assistência técnica em Maceió, praticamente desisti - pelo menos por ora - de retirar a peça em questão. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e explicações técnicas. Aproveito para perguntar aos colegas se é possível realizar o backflush mesmo sem ter conseguido retirar o chuveiro antes. Recentemente comprei um filtro "cego" para tal procedimento, mas ainda não o utilizei. Nunca fiz o backflush antes e minha Gaggia já tem cerca de 1 ano e 7 meses de uso. Valeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 31 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 31 Outubro 2013 Para a realização do Backflush não há necessidade da retirada do chuveiro, na verdade, além de não ser necessário, como se faz normalmente com a maquina quente ninguém tira o chuveiro para o procedimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 31 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 31 Outubro 2013 Obrigado, Bruno Goulart. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Denis Robert Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Muito bom as dicas Se alguém ainda tiver duvida em soltar o parafuso tem um vídeo mostrando como fazer Espero ter ajudado http://assistenciacoffee.blogspot.com.br/2014/05/baby-twin-como-soltar-parafuso-espanado.html 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Interessante o blog.. É seu? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Denis Robert Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 É sim criei a pouco tempo com o intuito de ajudar as pessoas a fazer manutenção Trabalho em uma assistência técnica 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Muito bom.. Mantenha-nos informados com suas atualizações. Este tipo de informação é muito útil e constantemente buscada sem muito sucesso por aqui. Inclusive, volta em um assunto que foi discutido semanas atrás sobre a falta deste tipo de material em português.. Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Muito bom mesmo o video! E fazendo o backflush o chuveiro fica muuuito mais limpo. Acabei de tirar o meu para limpar (há tempos venho adiando, porque sempre lembro depois de aquecer a máquina) e estava bastante limpo, muito diferente do vídeo (e de como costumava ficar o meu antes do filtro cego!). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Bacana mesmo! Na hora que pegou o martelo eu fechei o olho ....mas depois vi que não poderia ser melhor. Parabéns! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Muito bom mesmo, agora não é uma baby class a maquina? Bem, tudo igual pra retirar o chuveiro... Bem vindo ao clube, é sempre bom ter novas pessoas compartilhando experiências por aqui, ainda mais nesse ramo das manutenções. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Denis Robert Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Obrigado Muito bom mesmo, agora não é uma baby class a maquina? Bem, tudo igual pra retirar o chuveiro... Bem vindo ao clube, é sempre bom ter novas pessoas compartilhando experiências por aqui, ainda mais nesse ramo das manutenções. Realmente fiz confusão a maquina do vídeo é uma Baby Class, esta também com uma Twin na bancada e cabei confundindo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Denis Robert Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 é bom poder trocar experiencia gostei muito do clube do cafe tirei algumas duvidas aqui Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Bem-vindo, Denis. Sinta-se em casa. Completa o resto do seu perfil: cidade/estado e equipamentos, facilita para trocar informações. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas