Ir para conteúdo

Ajuda com problema para desmontar o Chuveiro da Gaggia Baby Twin


Leandro Marco

Postagens recomendadas

Pessoal.

 

Tenho uma Gaggia Baby Twin desde Janeiro e hoje resolvi retirar a ducha para uma limpeza. Eu sempre limpei com a escova e dando flush após o uso. Nunca fiz Backflush.

 

Não consigo de forma alguma soltar o parafuso da ducha. Ele está desgastado. Segue uma foto.

 

Já tentei deixar dezcal por 10 min no grupo com a máquina virada de ponta cabeça e nada.

 

Não entendo como o parafuso ficou assim em tão pouco tempo. Parece que quanto mais eu tento com a chave Philips, mais piora.

 

Alguém tem alguma recomendação.

post-1200-0-19137200-1382902705_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Leandro:

 

Peque uma chave Philips de aste curta, que caiba embaixo do chuveiro, e de umas pancadas com um pequeno martelo e ao mesmo tempo vá tentando girar para que o parafuso se solte. Depois é bom trocar o parafuso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro , em primeiro lugar seja lá o que acontecer vc vai precisar de um parafuso novo , como vc esta em Campinas sede do importador , Imeltron vc não terá dificuldade de conseguir.

 

O Part number do parafuso é esse : DI7987-5X8I traduzindo ele é um parafuso philips de inox , milimetrado M5x8 , onde o diâmetro do parafuso tem 5mm e o comprimento todo 8mm , chanfrado.

 

Vc vai precisar como o Romano falou de uma chave Philips "cotoco" :

 

post-2113-0-06055500-1382910926_thumb.jpg

 

O mais importante com a ponta Nº 2 , que é a ponta correta para um parafuso M5 .

 

Eu uso minha Twin desde Setembro e quando retirei o parafuso pela primeira vez , reparei que ele estava bem apertado, como vc esta usando desde Janeiro e deve ter usado uma chave de ponta e tamanho incorreta , aconteceu isso.

Dezcal é basicamente acido critico , mas , o seu problema não é incrustação no parafuso.

Minha sugestão , pingue no parafuso 1 ou 2 gotas de um óleo para reduzir o atrito , atrito é o que impede ele de sair , pode ser WD40 , mas , repito , só algumas gotas.

Deixe o óleo agir por alguns minutos.

Com a maquina na posição normal ligue e deixe aquecer (30min) o coeficiente térmico de expansão do parafuso , chuveiro e suporte são bem diferentes , vai ajudar.

Tente retirar agora usando a chave cotoco numero 2.

Se não der certo , leva a maquina para uma autorizada , porque outras soluções que vc pode achar aos montes na internet , como usar um saca parafuso ou chave de impacto (pior solução, evite) , podem causar um estrago bem pior.

Com um pouco de sorte , ele sai e vc não vai precisar levar ela para uma autorizada.

 

 

Boa sorte

 

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui tirar o parafuso!

 

Não precisou nem esquentar ou colocar óleo. Apenas utilizar a ferramenta correta.

 

Peguei emprestada uma parafusadeira elétrica, mas nem precisei ligá-la. Mesmo na mão oparafusosaiu.

 

Depois eu fui checar aqui e constatei que eu tinha 3 opções de Philips. 0, 1 e 3. Justo o 2 não tinha hehehe. Acho que ferrei o parafuso com a 1.

 

Agora é só comprar o parafuso novo e pronto!

 

Achei bem difícil retirar a borracha do grupo. Depois de meia hora tentando, ela saiu.

 

Mais uma vez, obrigado pelas dicas :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece o mesmo comigo. Hoje pela manhã fiz todo o procedimento recomendado pelo colega Carlos Eduardo, mas não consegui retirar o maldito parafuso. O pior é que mesmo usando a chave de fenda philips n.º 02, o parafuso apresentou desgaste. Frustração total. Parece até que a minha Gaggia foi montada pelo Conan, dado o aperto do parafuso. E como não existe assistência técnica na cidade em que moro, estou quase desistindo de retirar o chuveiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece o mesmo comigo. Hoje pela manhã fiz todo o procedimento recomendado pelo colega Carlos Eduardo, mas não consegui retirar o maldito parafuso. O pior é que mesmo usando a chave de fenda philips n.º 02, o parafuso apresentou desgaste. Frustração total. Parece até que a minha Gaggia foi montada pelo Conan, dado o aperto do parafuso. E como não existe assistência técnica na cidade em que moro, estou quase desistindo de retirar o chuveiro

 

O conselho do Bernardo é o mais sensato possível , sem assistência técnica complica , mas , vc pode fazer algumas coisas para reduzir o risco para a sua Twin.

 

Em primeiro lugar imprima esse diagrama da cafeteira : http://www.partsguru...006%20Rev00.pdf

Para vc e quem for mexer na maquina entender o problema.

 

Depois entre em contato com a Imeltron e veja como vc pode receber as seguintes peças :

 

46 - NG01/001

49 - DM0704

50 - DI7987-5X8I

 

Mais adiante vc vai entender porque.

 

Se vc olhar para cafeteira vai perceber que o grande problema é acesso ao parafuso , a distancia entre a bandeja e o chuveiro e pequeno.

Vc precisa retirar a bandeja para começar a simplificar o problema , é bem simples veja nesse diagrama:

 

post-2113-0-17201700-1383086205_thumb.jpg

 

Com ela deitada basta retirar os 4 parafusos numero 10 , indicados pelas setas pretas , é um parafuso philips 4,2x16 , vc vai precisar de uma chave philips nª 1.

 

Se o parafuso problemático estiver muito espanado e não sair , vc vai precisar "extrair" , nesse caso , se vc usar um técnico , precisa explicar para ele que , usar calor (fogo) ou marteladas (chave de impacto) esta fora de cogitações , essas opções vão avariar sua cafeteira.

Nesse diagrama vc vai entender o problema :

 

post-2113-0-11494500-1383088592_thumb.jpg

 

O parafuso que vc quer retirar é o 50 , ele esta logo embaixo da caldeira , que esta marcada em vermelho.

Se ele não sair com jeito , óleo , força , sobrou extrair , nesse caso , vai ser necessário um extrator de parafuso , furadeira e broca de aço rápido 2 ou 3mm.

 

Vai ser feito um furo no parafuso e inserido o extrator com rosca no sentido contrario do parafuso , agora vc vai entender porque comprar as 3 peças.

No processo o parafuso 50 vai ser destruído , provavelmente se o técnico não tiver mãos de neurocirurgião o chuveiro 49 vai ficar imprestável.

Trocando o parafuso e o chuveiro , acabou o problema , mas , já que chegou ate esse ponto , pega uma chave allen nª 5 retira os dois parafusos 48 , limpa o suporte do chuveiro 47 e troca a borracha (gasket) numero 46 , vai ficar tudo novo.

Se o parafuso não estivesse espanado seria tudo bem simples e rápido , na internet esta cheio de videos ensinando a trocar a junta da Twin.

 

Boa Sorte

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas , .........vc já esta precisando trocar a borracha de vedação do grupo com menos de um ano de uso :o .

 

 

Não não. Tirei pra limpar melhor.

 

Acho que nem era necessário. Depois percebi que tinha visto um vídeo de troca da borracha e outro de limpeza. Devo ter ficado com o procedimento de retirar a borracha na cabeça

 

Consegui o parafuso e a máquina já está montada. :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Carlos Eduardo, eu já havia feito a tentativa sem a bandeja. De fato o acesso ao parafuso fica livre e é possível ter melhor apoio e espaço para tentar girá-lo. Entretanto nada resolveu o problema. Acredito que somente com a extração do parafuso conseguiria retirar o chuveiro. Como se trata de um procedimento mais complexo e arriscado, e, ainda, dada a ausência de assistência técnica em Maceió, praticamente desisti - pelo menos por ora - de retirar a peça em questão. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e explicações técnicas.

Aproveito para perguntar aos colegas se é possível realizar o backflush mesmo sem ter conseguido retirar o chuveiro antes. Recentemente comprei um filtro "cego" para tal procedimento, mas ainda não o utilizei. Nunca fiz o backflush antes e minha Gaggia já tem cerca de 1 ano e 7 meses de uso.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a realização do Backflush não há necessidade da retirada do chuveiro, na verdade, além de não ser necessário, como se faz normalmente com a maquina quente ninguém tira o chuveiro para o procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Muito bom.. Mantenha-nos informados com suas atualizações. Este tipo de informação é muito útil e constantemente buscada sem muito sucesso por aqui. Inclusive, volta em um assunto que foi discutido semanas atrás sobre a falta deste tipo de material em português..

 

Parabéns!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo o video!

 

E fazendo o backflush o chuveiro fica muuuito mais limpo. Acabei de tirar o meu para limpar (há tempos venho adiando, porque sempre lembro depois de aquecer a máquina) e estava bastante limpo, muito diferente do vídeo (e de como costumava ficar o meu antes do filtro cego!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo, agora não é uma baby class a maquina? Bem, tudo igual pra retirar o chuveiro... 

 

Bem vindo ao clube, é sempre bom ter novas pessoas compartilhando experiências por aqui, ainda mais nesse ramo das manutenções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado 

 

Muito bom mesmo, agora não é uma baby class a maquina? Bem, tudo igual pra retirar o chuveiro... 

 

Bem vindo ao clube, é sempre bom ter novas pessoas compartilhando experiências por aqui, ainda mais nesse ramo das manutenções.

 

Realmente fiz confusão a maquina do vídeo é uma Baby Class, esta também com uma Twin na bancada e cabei confundindo    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bem-vindo, Denis. Sinta-se em casa.

 

Completa o resto do seu perfil: cidade/estado e equipamentos, facilita para trocar informações.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...