Thiago RJ Postado 19 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2025 Comprei uma EOS 3 em 1 e estou tentando tirar um café bebivel na máquina, como minha experiência com espresso é zero estou na tentativa e erro e buscando informações por vídeos no YouTube. No momento uso um moedor icoffe m3 pro e a intenção é ir melhorando se for me habituando com o espresso, se alguém tiver essa máquina e o moedor e puder me dar uma luz no preparo já seria de grande ajuda. Hoje consegui o melhor preparo (é o terceiro dia q tento), utilizei a moagem no 13 e no 11, com 14 gramas de café e tirando cerca de 30ml. O tempo da saída do café contando a partir do primeiro pingo foi entre 14/15seg nas duas moagens (acredito q foi muito rápido), a moagem no 11 ficou mais amarga, não sei se tenho q reduzir a moagem talvez para o 9 ou se apertar mais o pó no filtro, como nunca tinha feito espresso posso estar prensando pouco e consequentemente saindo rápido o liquido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 19 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2025 55 minutos atrás, Thiago RJ disse: Comprei uma EOS 3 em 1 e estou tentando tirar um café bebivel na máquina, como minha experiência com espresso é zero estou na tentativa e erro e buscando informações por vídeos no YouTube. No momento uso um moedor icoffe m3 pro e a intenção é ir melhorando se for me habituando com o espresso, se alguém tiver essa máquina e o moedor e puder me dar uma luz no preparo já seria de grande ajuda. Hoje consegui o melhor preparo (é o terceiro dia q tento), utilizei a moagem no 13 e no 11, com 14 gramas de café e tirando cerca de 30ml. O tempo da saída do café contando a partir do primeiro pingo foi entre 14/15seg nas duas moagens (acredito q foi muito rápido), a moagem no 11 ficou mais amarga, não sei se tenho q reduzir a moagem talvez para o 9 ou se apertar mais o pó no filtro, como nunca tinha feito espresso posso estar prensando pouco e consequentemente saindo rápido o liquido. Então pelo seu relato vc está usando o filtro pressurizado que vem na máquina, nesse caso, nao seria um espresso e sim um café com uma falsa crema, então meio que não tem muito o que ajustar ele fica um café mais diluído mesmo e a extração dele é mais rápida mesmo! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago RJ Postado 19 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 19 Setembro 2025 Então basicamente a máquina só tem capacidade de fazer café ruim de fábrica kkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kbssadnb Postado 19 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2025 Toda máquina com filtro pressurizado é assim, esse tipo de filtro foi feito pra qualquer pessoa conseguir usar, até com café moído de supermercado, quem compra máquina de espresso nessa faixa de preço normalmente nem tem moedor. Se você quer um café melhor, o primeiro passo é trocar o filtro por um não pressurizado. Porém é possível tirar um café bebível na máquina original, só não vai ser um espresso de verdade como o outro colega explicou, pode ser que o seu grão que seja "ruim" ou velho, você não mencionou qual café está usando e a data da torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago RJ Postado 19 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 19 Setembro 2025 Se sair algo bebivel já seria um animo para eu comprar o filtro específico que falaram, mas até agora não foi o caso. Estou usando um café de supermercado pois como disse nunca tinha feito espresso e a intenção era minimamente tirar uma xícara bebivel, o café é um Orfeu clássico em grão, a torra é de 28/08. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 19 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2025 7 horas atrás, Thiago RJ disse: Se sair algo bebivel já seria um animo para eu comprar o filtro específico que falaram, mas até agora não foi o caso. Estou usando um café de supermercado pois como disse nunca tinha feito espresso e a intenção era minimamente tirar uma xícara bebivel, o café é um Orfeu clássico em grão, a torra é de 28/08. Então antes de comprar qualquer coisa tenha certeza que vc gosta de espresso, vá em uma boa cafeteria experimente e se vc gostar pergunte ao barista o café utilizado, no meu inicio meus cafés não eram bebíveis também porque eu nem sabia o que era um espresso e comprei uma máquina igual vc fez, com muito tempo aprendi o que é um bom café e treinei meu paladar para isso! Se precisar me chame no Instagram cafedopapaioficial! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 20 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2025 21 horas atrás, Thiago RJ disse: café é um Orfeu clássico em grão, a torra é de 28/08. Esse café aí tem lotes bem ruins, pode contribuir para o café ruim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago RJ Postado 20 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 20 Setembro 2025 16 horas atrás, Pedro7 disse: Esse café aí tem lotes bem ruins, pode contribuir para o café ruim. Pode ser tb, mas acho q é mais minha falta de conhecimento. Hoje já consegui pelo menos um ajuste melhor para o café, vou testando mais para ver se chego em um nível ok. Antes tava uma água suja e amarga, hoje já saiu concentrado em excesso (ao meu ver melhor) porém o gosto não é tão amargo como o anterior. Vou usar essa base e tentar ajustar em cima dela, acho q vai dar para pelo menos tomar um café de manhã. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago RJ Postado 21 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 21 Setembro 2025 Agradeço pelas dicas do pessoal, acho q já me entendi melhor com a máquina e já identifiquei alguns ajustes básicos e necessidades. Vou deixar algumas observações se alguém tiver a mesma duvida q tive e tiver com o mesmo equipamento inicial, o ponto de moagem q me pareceu mais satisfatória considerando o café q estou utilizando e meu equipamento (moedor, máquina e filtro) foi no nível 12 do moedor, no nível 13 é ok TB mas fica menos intenso, no 11 fica super extraído e concentrado, abaixo do 10 basicamente não funciona (entope ou sai praticamente nada). Eu utilizei para os testes 14 gramas de café, e tirei 30ml. Agora q já tenho um norte vou seguir a dica dos amigos e providenciar um filtro despressurizado para dar o passo seguinte e melhorar ainda mais a qualidade do café extraído, além disso vou pesquisar opções melhores de grãos diferentes dos vendidos no mercado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago RJ Postado 21 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 21 Setembro 2025 Em 18/09/2025 at 23:07, charbel123 disse: Então pelo seu relato vc está usando o filtro pressurizado que vem na máquina, nesse caso, nao seria um espresso e sim um café com uma falsa crema, então meio que não tem muito o que ajustar ele fica um café mais diluído mesmo e a extração dele é mais rápida mesmo! Consegui ajustar para um café ok, obrigado! Com relação ao filtro despressurizado eu posso comprar somente o filtro e usar o porta filtro q vem com a minha máquina? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 22 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2025 16 horas atrás, Thiago RJ disse: Consegui ajustar para um café ok, obrigado! Com relação ao filtro despressurizado eu posso comprar somente o filtro e usar o porta filtro q vem com a minha máquina? Pode sim irmão funciona perfeitamente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro_M Postado 24 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2025 Brother, depois de alguns anos no V60 decidi, em janeiro, comprar uma Oster Touch para ver se ia curtir. Comprei um filtro despressurizado primeiro, depois um tamper, porta filtro naked e depois coloquei um PID na máquina. Fui testando e aprendendo aos poucos. Uma coisa que muda COMPLETAMENTE a qualidade e amargor do espresso é aquecer bastante o porta filtro. Faz um teste com ele frio e depois põe ele na água fervendo e vê se faz diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas