Ir para conteúdo

Concurso de torra do CDC.


Victor D.

  

24 votos

  1. 1. Qual tipo de perfil você preferiria para o concurso de torra?



Postagens recomendadas

Parabéns Victor , esses grãos que vc tem na loja são só crús ou vc pretende vender eles torrados futuramente.

 

Abs

C. Eduardo

Sim, na verdade a loja é de cafés torrados, tive a ideia do premio ser em cafés crus para que a pessoa pudesse torrar da maneira que achasse melhor, claro que, como conheço bem os cafés, poderia dar as dicas de torra.

Parabéns!

Muito bem montada a lojinha. Fiquei com vontade de experimentar o campeão de Pinhal, terra do meu sogro. Vai vender crú tb?

Por enquanto não, tenho muito pouco disponível e não sei se conseguiria mais. Sei que se disponibilizasse crú eles acabariam em uns 15 minutos :P. Talvez o Alexandre tenha alguma coisa, manda uma MP para ele.

Parabéns Victor! Excelente premiação. Não tem opção de ganhar os cafés já torrados? rsrsrs

 

Ao medo de fazer besteira com café bom!

Pode ser mas aí seriam 250 devido à perda da torra.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela força!

Vocês sabem da minha paixão pela torrefação de café e quão importante isso é para mim.

Minha ideia não é fazer simplesmente um lojinha de café mas vender apenas cafés excelentes, não farei concessões para garantir que o que tiver à venda lá será memorável. Quero uma loja onde a pessoa saiba que qualquer coisa que escolher será uma boa escolha e esses cafés que estão lá são excelentes, inclusive o Gilberto já provou alguns :).

Inicialmente estou limitando à 5 unidades de cada café por semana até eu pegar o ritmo do negócio, as torras são feitas no final de semana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ok, o meu Caconde chegou hoje.

 

Bem, quantos gramas temos que enviar dele torrado e para qual endereço?

 

Imagino que a data a ser divulgada vai ser a do início do cupping e cada um de nós que se vire pra garantir que o café chegará aí no ponto ótimo de torrado. Já temos uma data?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torras diferentes podem atingir o pico em dias diferentes e a escolha de que tipo de torra fazer é estratégica.

Me parece razoável marcar a data em que vão ser provados. Cada um torra quando quiser e manda como quiser ou puder (PAC, SEDEX, pessoalmente...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, não parece muito crível esse argumento em termos práticos, até porque concursos semelhantes do HB eles congelam as torras de datas diferentes para equalizar o estágio de desenvolvimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se chegar tudo no mesmo dia, congelar não muda o meu argumento: cada um se programou para chegar na data marcada com o tempo que quis.

O concurso do HB foi aberto ao mundo todo (fora uns pontos fora da curva, como Arábia Saudita e acho que Pindorama também, devido a problemas pra enviar o café crú). Isso deve ter gerado dificuldade para todos chegarem mais ou menos no mesmo dia. Mas como você diz, eles parecem ter seguido minha sugestão de deixar a data da torra livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, é um tanto inviável exigir que todos consigam torrar no mesmo dia. Mas você acha que com o nosso correio chegarão todas no mesmo dia? Enfim, acho que a comissão do concurso deve estipular isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De novo, aí fica cada um com a chance de se adequar. Quem mora em SP pode ir até pessoalmente deixar, aqui no Rio precisei espear 5 dias por PAC pro café crú chegar. Se for via SEDEX no dia seguinte chega...

A ideia de congelar ao chegar me parece boa.

Fazendo emenda à minha sugestão: data de cupping fixa e ao chegar, amostras são congeladas (estou contando com espaço suficiente no freezer dos organizadores).

Que tal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que todos receberem eu marco o dia, vocês é que devem se programar para ter certeza de que o café chegará em tempo. Como os cafés geralmente precisam de pelo menos uns 5 dias para ficarem bons no espresso não acredito que haverá  problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, você podia fotografar o evento, não? Seria bem legal fazer uma divulgação. Já que não posso ir, ficaria feliz em ver umas fotos legais. Acho que outros gostariam também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom sobre torra é o seguinte, um café que torrei de um dia para outro senti uma grande diferença, é incrível como alguns determinados cafés mudam, não sei como será o concurso pois não lí o tópico todo,  mas acho que o Victor poderia marcar um dia para todos impreterivelmente fazer a torra e enviar no dia seguinte e tal dia por ex. depois de 15 dias  ocorrer a degustação, penso que seria o mais correto pois nenhuma levaria vantagem ou desvantagem em relação a data e daria tempo de sobra para todos que enviarem chegar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já falamos sobre isso aqui.

 

O dia que você acha que seu café atinge o pico me parece uma variável importante. Fixar o dia da torra tira o seu controle sobre isso de forma drástica.

Se você acha que o pico é 6 dias pós-torra e via PAC demora 5 dias e via SEDEX 2, torre 1 ou 4 dias antes de enviar que sua amostra estará chegando bem próxima do pico.

Se a data da torra for fixa, não há o que fazer, só rezar para calhar de seu café ser feito próximo ao pico, de forma quase aleatória.

Sem falar que 15 dias é muito tempo. Sugeri até que se congelem as amostras no destino, justamente para não prejudicar o cálculo do ótimo. Isso foi feito no concurso do home-barista, por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...