MarcioMO Postado 9 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2025 Olá pessoal! Começando este tópico sobre o Kingrinder K7 comentando um pouco a 1ª experiência e testes com este aprimorado moinho. Basicamente, ele tem a mesma construção dos outros kingrinders K4 e K6, com algumas melhorias interessantes: · Todo o intervalo de moagem, cobrindo turco até prensa francesa, é de apenas 100 clicks com precisão de 15 microns. Embora a Kingrinder divulgue que o máximo é 100 clicks, na prática consegue-se ajustar até 110 clicks. Para fins de comparação, o K6 tinha 240 clicks divididos em 4 voltas e precisão de 16 microns. Ou seja, fica muito mais fácil migrar de um método para outro, assim como no 1zpresso k pro (atual k ultra). · O clipe em forma de U, que prendia o eixo no K6, foi substituído por uma arruela que prende o eixo apenas com uma pequena girada para um dos lados. Ideia similar ao ajuste do 1zpresso X pro. · Pela limitação de 1 volta definindo o mínimo e máximo, e a forma de travar o eixo pela nova arruela, o K7 agora fica calibrado exatamente no número Zero, não perdendo a calibração ao ser desmontado. · O copo coletor é preso por 4 pequenos encaixes e travado por imãs. Isso torna muito prático o encaixe e desencaixe precisando fazer um giro menor que ¼ da volta. O melhor ajuste que conheço é do Millab M01 e esse do K7 parece ter a mesma ideia. · A banda de silicone foi remodelada e agora está mais aderente às mãos · Novo conjunto de mós (interna e externa) que lembram os traços de design do ZP6, embora a mo interna do K7 possuir 1 ponta (lamina) a mais. A mó interna é destacável do eixo (vide fotos) e a externa, não. A foto mostra que a mó externa é presa e alinhada por 4 parafusos laterais e o anel cilíndrico que a suporta é inserida por pressão no restante do corpo. Pelo reddit, outros fóruns e no f.a.q. da própria Kingrinder li que não é possível mesmo retirar a mó externa. Mas, obviamente, eu tentei. Ahahah. Eu tirei os parafusos e tentei desencaixar as partes, girando e puxando, mas não obtive sucesso. Pela similaridade das mós do K7 e ZP6, resolvi começar o teste com eles no V60, da mesma forma que fiz com o K4 x kinu e K6 x K pro. Moi amostras em ambos os moedores e tentei deixar numa granulometria similar por inspeção visual. Ajustei o K7 em 88 clicks, o ZP6 em 60 clicks e medi o tempo de extração e os TDS. Tive que ajustar o ZP6 para 56 clicks para chegar no mesmo TDS e cheguei em tempos de extração com diferença de 7segundos. Novamente, comparei as granulometrias visualmente e desta vez utilizei o Difluid Omni para fazer uma série de análises de distribuição das partículas moídas. O que apresentei na imagem é o que ficou mais perto da média dos tamanhos médios e desvios médios dos vários ensaios que fiz. Observa-se que o ZP6 apresenta uma considerável concentração entre 600 e 1180 microns maior do que o K7, mas também apresenta mais fines (<300 microns). Talvez possa se dizer que pelo ZP6 apresentar mais partículas na região de coados, o que sugere mais claridade nas bebidas. Em contraste, a maior quantidade de fines sugere que um maior corpo, doçura e menos claridade. Mas, só com dados quantitativos é bem difícil de prever como serão as características finais... Então, fiz 3 testes no V60 utilizando o método do Kasuya 4:6 que pressupõe uma moagem média-grossa usando o café Catuaí do Eduardo da Roast que apresenta notas de manjericão, tangerina/raspas de limão, lavanda, mel e melaço. O 1º teste foi normal e o outro foi às cegas para ver se conseguia acertar. No dia seguinte, fiz o 3º teste às cegas e também consegui identifica-los. Ambos estão mais para o lado da alta clareza, acidez com menor corpo e doçura dentre os moedores que já testei. Contudo, é possível distinguir características que para esse teste, método e café utilizados definem bem o moedor usado. O K7apresentou notas mais fracas (suaves) de manjericão e acidez mais puxada para laranja. A doçura do mel e do melaço ficaram bem ressaltadas e não consegui identificar o floral da lavanda. No ZP6, claramente deu para identificar a lavanda e uma acidez mais “cortante” tipo limão. Realizei também um único comparativo com o K Max (K ultra) e o resultado foi que o K7 tem mais claridade, mas não mais corpo que o K Max. Nos espressos, como não consigo moer fino suficiente no ZP6 para extrair um espresso ratio 1:2, fiz só com o K7. A propósito, ele é bem rápido na moagem (20g em 40s), mas precisa de uma forcinha extra assim como o K4. O K7 nos espressos de filtro VST 58mm (35 clicks) resulta numa bebida mais leve, acidez ressaltada, mas mantendo uma certa doçura. Não cheguei a testar lado a lado, mas me lembrou os expressos do SSP MP. Fiz testes trocando o filtro para o stepdown 58-46 (45 clicks) da Graph em que se moi bem mais grosso. O resultado foi um espresso com mais corpo e equilibrado entre dulçor e acidez, mas mesmo assim ainda fica bem longe de um espresso mais tradicional usando um kinu, K4 ou Niche Zero. Concluindo, gostei bastante das melhorias e entendo ser um ótimo concorrente do ZP6 para coados e tendo a vantagem de moer facilmente para espresso. Considerando que paguei 1200 no Aliexpress e que o ZP6 está cerca de 1600, entendo ser um ótimo custo benefício para coados e expressos mais leves com notas sensoriais mais perceptíveis. Aos outros que forem comprando e testando o k7, compartilhem as opiniões! Abraço! 10 11 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 9 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2025 Olá. Muito obrigado pelo review, @MarcioMO. Pelo que você relatou, o K4 parece realçar um pouco menos a acidez e um pouco mais a doçura do que o de K7, correto? Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 9 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2025 Legal @MarcioMO! Achei que seria um clone do ZP6 por existir aquela conversa que a indústria que fabrica o Kingrinder é a mesma da 1zpresso . Pelo jeito não são o mesmo moedor e muito menos com a mesma performance. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 9 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 9 Novembro 2025 59 minutos atrás, valacomum disse: Olá. Muito obrigado pelo review, @MarcioMO. Pelo que você relatou, o K4 parece realçar um pouco menos a acidez e um pouco mais a doçura do que o de K7, correto? Saudações! Bem mais doçura e bem menos acidez. K4 é mais para o perfil tradicional de espresso encorpado e doce, sem ou com pouca acidez. 55 minutos atrás, Rafa Rocks disse: Legal @MarcioMO! Achei que seria um clone do ZP6 por existir aquela conversa que a indústria que fabrica o Kingrinder é a mesma da 1zpresso . Pelo jeito não são o mesmo moedor e muito menos com a mesma performance. Valeu Não é exatamente um clone, pois as mós internas são diferentes. As externas tambem se parecem. Mas da para dizer que os resultados nos coados são próximos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kevbacca Postado 10 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2025 Muito legal, Pra quem tem um k6 e gustaría de experimentar com moedores com foco em clareza, voce acha que devo partir pra um k7 ou zp6? Haha ou será que alguma alternativa eletrica pode me oferecer mais clareza ainda? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 10 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 10 Novembro 2025 3 horas atrás, kevbacca disse: Muito legal, Pra quem tem um k6 e gustaría de experimentar com moedores com foco em clareza, voce acha que devo partir pra um k7 ou zp6? Haha ou será que alguma alternativa eletrica pode me oferecer mais clareza ainda? Mais clareza possível é o ZP6. O k7 dar coados e espressos mais caros que o k6, com certeza. Se puder gastar um pouco mais, recomendo pietro com mos de coados. Se for para elétricos tem os Df64, cf64 ou T64 com as SSP MP ou brew burrs, ou Sculptor 078 com turbo burrs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Azevedo Postado 11 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 11 Novembro 2025 Obrigado pelo review! Acha que pode-se falar que é o novo custo benefício dos coados? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 12 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 12 Novembro 2025 Acho que não. O preço ainda não é "popular"... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Lima Postado 14 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 14 Novembro 2025 Bom dia. Eu comprei um K7 também e quando chegou eu adorei o perfil que ele dava. Segui tuas recomendações de cliques nos filtrados e ficou ótimo. Mas tive um problema... Depois de alguns dias ele perdeu a regulagem.. O zero (regulagem onde as mós tocam) está no 20 e eu não consigo mudar. Já tentei tirar a mós interna e recolocar, mas não mudou nada. Será que você teria alguma sugestão? Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 14 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 14 Novembro 2025 32 minutos atrás, Igor Lima disse: Bom dia. Eu comprei um K7 também e quando chegou eu adorei o perfil que ele dava. Segui tuas recomendações de cliques nos filtrados e ficou ótimo. Mas tive um problema... Depois de alguns dias ele perdeu a regulagem.. O zero (regulagem onde as mós tocam) está no 20 e eu não consigo mudar. Já tentei tirar a mós interna e recolocar, mas não mudou nada. Será que você teria alguma sugestão? Obrigado Fala Igor! Tranquilo! Só ajustar esse anel da foto para o zero. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kevbacca Postado 16 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2025 Cara, não da pra ler direito as imagens que postou sobre a distribuição de particulas. Sera que pode explicar um pouco melhor o grafico. Qual seria o eixo y? E porque tem 2? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 16 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 16 Novembro 2025 3 horas atrás, kevbacca disse: Cara, não da pra ler direito as imagens que postou sobre a distribuição de particulas. Sera que pode explicar um pouco melhor o grafico. Qual seria o eixo y? E porque tem 2? Fala. O eixo y é o % de partículas para conseguir entender o gráfico de distribuição acumulada que vai aumentando até chegar em 100%. As barras são para ter noção de onde (tamanho eixo x) estão concentrados a maior parte das partículas( médias, boulders e fines). E abaixo mostra-se os decis, mediana, médias e desvios padrão. Tem dois justamente porque estou comparando k7 com zp6. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Azevedo Postado 21 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2025 Mestre, queria comprar um moedor ainda esse ano. Eu pensava no K6. Vamos falar que consigo ele HOJE por 1000 reais. O k7 estaria 1300. Acha que há uma melhora substancial de um para o outro? Como não tem muito conteúdo sobre o K7 não consigo achar muitas informações. Qual a sua opinião? Obs: Penso que dps do k6 ou 7 partir para um elétrico, em alguns anos... Mas aqui são apenas especulações do futuro nesse mundo do café... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Karl Popper Postado 21 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2025 6 horas atrás, Gerson Azevedo disse: Mestre, queria comprar um moedor ainda esse ano. Eu pensava no K6. Vamos falar que consigo ele HOJE por 1000 reais. O k7 estaria 1300. Acha que há uma melhora substancial de um para o outro? Como não tem muito conteúdo sobre o K7 não consigo achar muitas informações. Qual a sua opinião? Obs: Penso que dps do k6 ou 7 partir para um elétrico, em alguns anos... Mas aqui são apenas especulações do futuro nesse mundo do café... A pergunta não foi pra mim, certamente Márcio tem maior expertise. Eu tenho o K6 e acho ótimo para coados e funciona bem no espresso também, apesar de que não utilizo mais para esta última finalidade, pois tenho o DF54. Eu não paguei e nem pagaria 300 ou 400 reais a mais pelo K7 (preferi pegar o zp6 para coados nessa promoção). O que eu faria? Pegaria o K6 para coado e esse dinheiro que você economizou, gastaria num futuro starseeker 55 (elétrico e ótimo para espressos) que nesta black friday esteve por 900 reais. O K6 é bem coringa, serve bem pra coados e espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 21 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2025 9 horas atrás, Gerson Azevedo disse: Mestre, queria comprar um moedor ainda esse ano. Eu pensava no K6. Vamos falar que consigo ele HOJE por 1000 reais. O k7 estaria 1300. Acha que há uma melhora substancial de um para o outro? Como não tem muito conteúdo sobre o K7 não consigo achar muitas informações. Qual a sua opinião? Obs: Penso que dps do k6 ou 7 partir para um elétrico, em alguns anos... Mas aqui são apenas especulações do futuro nesse mundo do café... Olá! Depende do que você considera como melhora. Se for no sentido de mais claridade nas notas, o k7 vai nesse caminho, mas diminui corpo, doçura e "complexidade" por consequência. Se gostar mesmo de claridade, recomendo economizar e comprar o ZP6. Mas lembra que tirar espressos nele é sofrido e as vezes nem rola. Elétricos recomendo o Df64 porque vc pode trocar as mós e tem mais de uma dezena delas... Mas não é barato.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
vitus Postado 22 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2025 Em 11/12/2025 at 10:06 AM, MarcioMO disse: I don't think so. The price isn't "affordable" yet... IMHO at current price if bought as a long term grinder the difference with the trusted zp6 or even k ultra with black friday discount is not enough to justify the purchase. Thanks for sharing the detailed analysis 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Azevedo Postado 22 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2025 Comprei o K6 hoje, irmãos. Esperando chegar. Quando eu tiver experiencia suficiente nele, voltarei. Obrigado pela ajuda! Motivo de não ter sido o k7 ou zp6... : Bom, minha esposa gosta de café mais doce, com maior corpo, sem tanta preocupações nas notas, mesmo que aprecie. No fim, são 2 tomando o café diariamente Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 22 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 22 Novembro 2025 1 hora atrás, Gerson Azevedo disse: Comprei o K6 hoje, irmãos. Esperando chegar. Quando eu tiver experiencia suficiente nele, voltarei. Obrigado pela ajuda! Motivo de não ter sido o k7 ou zp6... : Bom, minha esposa gosta de café mais doce, com maior corpo, sem tanta preocupações nas notas, mesmo que aprecie. No fim, são 2 tomando o café diariamente Ok. O k6 não é exatamente um que dá bastsnte corpo e doçura. Mas tem um bom equilíbrio. Eu ainda gosto mais do kinu para coados e espressos mais tradicionais encorpados e doces com pouca acidez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
linhadefuga Postado 24 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2025 Muito boa a sua análise! Estou querendo comprar um K7 nessa promoção atual... 1. Desde que criou esse post você teve mais comparações interessantes? (com outros cafés, outras receitas...) 2. Tem algum ponto negativo do moedor? 3. Sempre me incomodei com a facilidade de desencaixar a manivela da estrutura do moedor no K6 - é assim no K7 também? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
linhadefuga Postado 24 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2025 Outra questão, pq vc disse que o K7 tem menos complexidade em relação ao K6? Nessa lógica, o ZP6 tem menos complexidade que o K7? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 24 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Novembro 2025 4 horas atrás, linhadefuga disse: Muito boa a sua análise! Estou querendo comprar um K7 nessa promoção atual... 1. Desde que criou esse post você teve mais comparações interessantes? (com outros cafés, outras receitas...) 2. Tem algum ponto negativo do moedor? 3. Sempre me incomodei com a facilidade de desencaixar a manivela da estrutura do moedor no K6 - é assim no K7 também? Fala! Não fiz muitos mais testes... só com alguns outros grãos de torra média e perfil frutado com caramelo, rapadura. Mesmos resultados contra o zp6. Para cafés perfis caramelo chocolate nos coados fica praticamente igual ao zp6. Pontos negativos, o preço que está um pouco alto ainda e poderia ter um imã um pouco mais forte para prender a alavanca no eixo (já respondendo o 3). 4 horas atrás, linhadefuga disse: Outra questão, pq vc disse que o K7 tem menos complexidade em relação ao K6? Nessa lógica, o ZP6 tem menos complexidade que o K7? Porque o Zp6 faz as notas ficarem mais.claras e mais fáceis de se identificar separadamente. Então, descrevo o k7 com mais complexidade no sentido de mistura das de notas. O ZP6, turbo burrs do sculptor 078 e pietro são mais claros ainda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
krebsf01 Postado 13 Dezembro 2025 Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2025 Estou em dúvida se troco o meu K6 pelo K7 ou pego o X-Ultra da 1zpresso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 13 Dezembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2025 Xultra tem perfil parecido com k6 e k ultra, não vale muito trocar...para ter notas mais claras vai para o k7 ou junta um pouco mais e pega o zp6. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
davi_j Postado 17 de Fevereiro Denunciar Share Postado 17 de Fevereiro Belo post Márcio. Qual opção recomenda para este perfil? V60/aeropress, foco primário em torras médias/claras mas com consumo esporádico de cafés mais encorpados. Cada review vai numa direção, estava certo pela versatilidade do K-Ultra, agora me direciono ao K7. Vi poucas menções ao Pietro, o que sugere? Obs.: upgrade para timemore c3. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 17 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 17 de Fevereiro 14 minutos atrás, davi_j disse: Belo post Márcio. Qual opção recomenda para este perfil? V60/aeropress, foco primário em torras médias/claras mas com consumo esporádico de cafés mais encorpados. Cada review vai numa direção, estava certo pela versatilidade do K-Ultra, agora me direciono ao K7. Vi poucas menções ao Pietro, o que sugere? Obs.: upgrade para timemore c3. Olá, se gostar de claridade, leveza nos cafés coados, é o Pietro e ZP6, mas os 2 não são amigaveis para moer espresso. O k7 é o melhor custo benefício, o k ultra também é muito bom, mas mais caro e melhor construído. Pra mim, o mais versátil ainda acaba sendo o k ultra, porque geralmente gosto mais do perfil dele e do C40 para as torras médias que uso. Em termos de upgrade, qualquer um deles vai ser um saltão em relação ao C3. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas