Anocarc Postado 4 de Fevereiro Denunciar Share Postado 4 de Fevereiro Se eu quero usar 100 ml de água para 10 gr de café, parte dessas 100 ml de água deve ser usada para o blooming ou primeiro eu faço o blooming e depois despejo as 100 ml? E aproveitando o tópico, no blooming o certo é não passar nenhuma quantidade de água para a xícara, ou não tem problema se cair um pouco de café no recipiente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 4 de Fevereiro Denunciar Share Postado 4 de Fevereiro A água faz parte dos 100ml e não tem problema cair parte da café extraído na xícara. O importante é o primeiro contato com o pó e a liberação dos gases, que iriam para a bebida. Para o blooming eu costumo usar, na maioria das vezes, 3 partes de água para 1 parte de pó, aguardando cerca de 30s - contados a partir do momento que cai a primeira gota no pó - até o próximo despejo. 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 4 de Fevereiro Denunciar Share Postado 4 de Fevereiro Olá. E ao final da extração costuma -se recomendar um leve giro na jarra, para homogeneizar o café antes de servir. Saudações! 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MaLeandrini Postado 13 de Fevereiro Denunciar Share Postado 13 de Fevereiro Em 03/02/2026 at 21:21, Anocarc disse: Se eu quero usar 100 ml de água para 10 gr de café, parte dessas 100 ml de água deve ser usada para o blooming ou primeiro eu faço o blooming e depois despejo as 100 ml? E aproveitando o tópico, no blooming o certo é não passar nenhuma quantidade de água para a xícara, ou não tem problema se cair um pouco de café no recipiente? Importante mencionar, sobre o ´´a agua descer´´, dependendo do metodo que voce for utilizar ela nao vai descer mesmo (exemplo um syphon da Kalita) Utilize de 2,5 a 3 x a quantidade de cafe para o bloom, no seu caso pode usar de 25 a 30 g de bloom, espera uns 30 s e continua a extracao. Qual metodo estaria usando? E qual moedor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anocarc Postado 15 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 15 de Fevereiro Em 12/02/2026 at 21:05, MaLeandrini disse: sobre o ´´a agua descer´´, dependendo do metodo que voce for utilizar ela nao vai descer mesmo (exemplo um syphon da Kalita) Na verdade não estou mais tendo esse problema de passar café pra xícara no blooming. É que recentemente comprei um bule para ferver a água para o café (antes fervia numa leiteira), e como eu não estava acostumado com o bule eu despejava água com muita rapidez e descia um pouco pra xícara. Mas agora despejo com mais calma e isso não acontece. Em 12/02/2026 at 21:05, MaLeandrini disse: Qual metodo estaria usando? E qual moedor? Os métodos são melitta e V60. Moedor é o Havmore G2. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas