Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Posicionamento, sem excluir a possibilidade de incorreção.

A posição do termômetro influencia muito a temperatura medida. Em se tratando de pipoqueira, ainda mais, porque um dos lados é aberto (entra em contato direto com o ar na temperatura ambiente, que rouba o calor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Vou relatar algumas coisas que aconteceram comigo pra ficar como referência caso seja útil pra alguém no futuro.

 

Ultimamente minha pipoqueira estava apresentando um comportamento esquisito e crônico, pois acontecia em todas as torras, sem exceção: no meio de uma torra, quando a temperatura chegava em torno de uns 200°C ela simplesmente despencava até a faixa dos 180°C sem mais nem menos, como se a resistência tivesse desligado por algum motivo. Normalmente, quando isso acontecia, eu simplesmente jogava o dimmer no máximo e rezava pra ela retomar logo, o que costumava acontecer relativamente rápido. Eu nunca cheguei a travar uma torra por conta dessa queda no aquecimento, mas era algo que me incomodava pois me atrapalhava a reproduzir o perfil de torra desejado (controlado pelo app Roastmaster).

 

Analisando as possíveis causas, cheguei a 3 possibilidades: variação de tensão na rede, termostato de segurança da pipoqueira abrindo e/ou dimmer com defeito.

 

A principio cogitei que pudesse ser a variação de tensão na rede, por torrar em horário de pico no prédio e estar com cafeteira, lava-louças e/ou outros eletrodomésticos que consomem bastante energia ligados simultaneamente. Cheguei a testar com tudo na casa desligado e em um horário de pouco uso de energia no prédio e mesmo assim o problema ocorreu, então descartei essa hipótese.

 

Depois, comecei a achar que o culpado poderia ser o termostato de segurança da pipoqueira pelo fato de o "corte" de aquecimento se dar sempre na mesma faixa de temperatura, em torno de 200°C. Abri a pipoqueira e, como fiquei com receio de fazer solda ali, literalmente grampeei o termostato de segurança pra impedir mecanicamente que ele se abrisse:

 

20691889778_db7e016a68_c.jpg

 

 

Testei e o problema continuou a ocorrer mas, coincidentemente ou não, numa faixa de temperatura mais baixa, em torno de 180°C.  Achei que talvez o grampo não estivesse segurando bem e, além de trocá-lo por um mais forte, retirei a mola do termostato e ainda fiz um bypass nele com uma chapa fina de latão "prensada" por baixo dos terminais rebitados (infelizmente não tirei foto). Assim, garanti que ele não teria como cortar a corrente em nenhuma hipótese.

 

Testei de novo e o problema voltou a ocorrer, então só me restou o dimmer. Como já estava ensaiando pra tentar instalar o controle da resistência da pipoqueira via Arduino (pra ir me familiarizando com o próprio Arduino pra um projeto futuro) essa foi a desculpa que eu estava precisando pra comprar tudo e fazer. Com a ajuda do Eliseu daqui de Campinas, que já tinha instalado o controle por Arduino na pipoqueira dele, comprei tudo o que precisava e consegui fazer funcionar sem grandes dramas.

 

Ontem fiz o primeiro teste com café e deu certo. Torrei 4 batches e o problema da queda de temperatura acabou, era realmente o dimmer:

 

20692505549_e7eeab1e06_c.jpg

 

 

Usei o Arduino Nano com o Max6675 para o termopar, mas não usei o termopar que vem com ele e sim o mesmo que eu usava com o termômetro digital (só retirei o plug) pelo simples fato de ele ficar "removível" e ficar mais fácil pra guardar o controlador separado da pipoqueira. Há também um módulo bluetooth que ainda não está operacional.

O suporte é temporário, só pra não ficar tudo solto, ainda vou fazer algo mais decente:

 

20853780286_a9ba92bf9e_c.jpg

 

 

Ainda vou acertar algumas coisas e, quando estiver mais acertado, crio um novo tópico com um passo a passo bem detalhado pra quem quiser montar o Arduino na pipoqueira já ter o "caminho das pedras".

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha teve o mesmo problema. Porém gastei apenas R$1,6 num novo potenciômetro. Mas com certeza se tivesse com disponibilidade de dindin e equipamentos, cairia na mesma tentação. Show de bola o trabalho!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, Mortari! A última coisa que eu iria suspeitar era o dimmer. É aquele do MercadoLivre (do RS, acho)? O meu tá firme e forte, por enquanto...

 

Mas esse esquemão de automatizar no Arduino fica animal, hein. Fica faltando só um coletor de películas pra pipoqueira ficar perfeita! :D

 

Tô no aguardo do caminho das pedras, torcendo pelo seu sucesso!! :ph34r:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Victor, na realidade é relativamente bem barato montar esse esquema. Comprei tudo da China pelo eBay e AliExpress e, pra você ter uma ideia, somando todos os componentes necessários (Arduino + MAX6675 c/ termopar + SSR) deu US$14.47, em torno de R$50,00 hoje (dólar a R$3,60), com frete grátis. Levando em consideração que o dimmer que eu tinha paguei US$7.60 na época, a diferença absoluta não é significativa, não chega a US$10.00.

 

O módulo bluetooth custou US$2.98 com frete grátis também e o dissipador US$2.73, que não são essenciais para o projeto. Eu acabei gastando um pouco mais porque comprei tudo em dobro e também um kit de Arduino Uno + protoboard + jumpers (pra estudar, coisa que ainda não fiz muito), mas se você tiver um pouco de experiência com Arduino ou um passo a passo legal pra seguir, esses itens nem são necessários (alguns jumpers sim, mas o custo é simbólico trazendo de fora).

 

Santiago, meu dimmer comprei no DX, era esse aqui. Eu também estava relutante em culpar ele, cheguei a fazer testes colocando um aspirador de pó direto no dissipador do triac pra evitar que esquentasse e ver se resolveria mas não adiantou. Também não acho que o problema estivesse no potenciômetro em si pois não ocorria exatamente no momento em que eu mexia nele, a queda de aquecimento se dava ao chegar numa faixa de temperatura específica, mesmo com o potenciômetro parado na mesma posição. Bem estranho, mas o importante é que agora resolveu.

 

Minha ideia agora é montar uma caixa controladora mais decente, com uma tomada fêmea pra ligar o cabo da pipoqueira (sem precisar ficar tudo pendurado no meio do caminho) e um conector fêmea padrão pro termopar (igual ao de termômetros digitais e multímetros). Assim, vai ficar algo mais modular, fácil de desmontar pra guardar, além da caixa servir pra controlar outros equipamentos (como forno elétrico ou chaleira elétrica, por exemplo), bastando plugá-los na tomada e utilizar um termopar adequado.

 

O coletor de películas é o que mais tira o meu sono na pipoqueira, mas ainda não consegui imaginar uma solução eficiente, que não inviabilize demais a rotina da torra e nem atrapalhe a percepção sensorial dos grãos (cheiro, cor, barulho etc). Todas as soluções que vi e imaginei até agora não são eficientes, ou bloqueiam demais a visão, ou então são tão complicadas pra implementar que é mais fácil fazer um torrador do zero. Por esse motivo já andei rascunhando um projeto do zero, bem diferente do conceito de câmara redonda da pipoqueira, mas não ainda não tenho nenhuma perspectiva de tirar do papel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rezam os entendidos que os fios do termopar não podem ser soldados (estanhados), pois haveria perda no sinal.

 

Inclusive recomendam não se fazer emendas, mas somente em último caso.

 

Sei que é preciosismo em tratando de torra em pipoqueira, mas como estou sofrendo com interferência em um projeto similar, fica aqui a experiência.

 

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliseu, valeu pela dica, mas já encontrei o conector fêmea no padrão de termopar K na Omega aqui em Cps mesmo, comprei pelo site e depois vou buscar lá pra não pagar frete, fica no Tecnopark. Não é tão barato, mas como tenho meia dúzia de termopares com esse conector macho em casa, achei melhor colocar o fêmea no mesmo padrão pra facilitar.

 

Bem lembrado Weiler, é bom evitar mesmo. No meu caso não teve emenda, usei um termopar igual a esse, apenas soltei os parafusos do conector e prendi os fios diretamente nos parafusos do Max6675. Nos testes que fiz assim não tive problema nenhum com interferência. Quando colocar o conector fêmea precisará de um rabicho entre o módulo e o conector, mas é tudo parafusado também, espero que continue sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xii Mortari agora fiquei me coçando pra comprar tudo. Mas como não sou muito entendido em eletrônica, vou esperar teu "how to".

Minha mulher vai largar mais uma vez aquela frase.. "vc e suas coisinhas de café..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ainda estou decidindo se vou fazer o vidro sob medida (R$ 100,00 a unidade), ou se vou usar uma ou duas unidades de vidro de lampião (R$ 7,00 a unidade). comprei hoje dois vidros de lampião (era o que estava faltando para montar a máquina que vai ficar debaixo da carenagem (esse quadrado da foto). Vou testar com um e com dois vidros. Ver bem a questão do fluxo de ar, movimentação dos grãos. Se ficar adequado, parto para confeccionar as demais peças, que é as chapas de aço que vão formar a carenagem, os anéis que mantém a câmara de torra montada e, principalmente, o coletor de películas (que tem que ser feito obrigatoriamente em fábrica). O resto (eletrônica, elemento de aquecimento, gerador de fluxo de ar etc) tenho tudo em estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a arduino, para os que pretendem modificar pipoqueira. É mais ou menos tranquilo. O grande problema do chip MAX31855 é que ele é bem sensível a eletricidade estática e residual. Esse chip exige um sensor termopar especial - ungrounded - que é bem mais caro (cada sensor beira R$100,00). Esse tipo de sensor, embora possua tempo de resposta com um lag maior, é eletricamente isolado. A Maxin lançou um novo chip que, teoricamente, resolve esse problema, uma vez que tem incorporado um controle linear (com base na frequência da corrente - 50hz ou 60hz), que evita erros ocasionados quando o chip acusa shorted to ground ou shorted to vcc. Para quem for comprar agora, sugiro que já adquira o MAX31856 (Pesquisem no ebay. Já tem um cabra vendendo shields com base nele). É mais caro, porém, repito a palavra: teoricamente, muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, o Max6675 é a primeira versão. Foi substituído pelo MAX31855. A resolução dele é bem menor (o que não interfere muito em se tratando de torra de café). Quanto à interferência, não sei dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não Roberto.

Em termos de eletrônica e elétrica, estimo que o custo de fabricação (o custo que tenho que arcar para construir) ficará em torno de R$640,00.  Esse valor, no entanto, é só para as peças internas e não considera carenagem e demais peças necessárias para completar o conjunto, que ainda orçarei junto à fábrica. Acho que, provavelmente, vai ficar entre R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este termômetro ficaria funcional na pipoqueira?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694038198-termmetro-para-forno-angular-de-0-a-350c-visor-de-50-cm-_JM

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, eu também acho que não dá certo, não. Acredito que o tempo de resposta desse termometro aí deva ser muito lento.

 

Dá uma olhada nesse post meu que eu consolidei os itens utilizados na modificação que eu fiz na minha Pop Fun. Aliás, no tópico Modificações na PopFun tem um passo a passo bem útil para quem quiser se aventurar em separar a alimentação da resistência da alimentação do ventilador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a pipoqueira acaba sugando um pouco do chaff, e esse chaff para na resistência

 

Ontém fui fazer uma torra, e durante a mesma o fluxo de ar diminuiu do nada. Achei que a pipoqueira tava começando a ir dessa pra melhor, mas resolvi prosseguir a torra. Má idéia. Começou a sair um fumacê absurdo. Desliguei e quando fui ver os grãos do fundo tavam french, e tinha uma poça de óleo no fundo do tambor.

 

Sem muitas esperanças, abri a bichinha e fui limpando tudo e testando p/ ver se tinha algum mau contato, porque desligando e ligando ou às vezes quando dava umas batidas ela voltava. Já tinha quase perdido as esperanças quando alguma coisa "pulou" no meu braço. Era um pedaço de um dos diodos da ponte retificadora. Troquei o diodo e a pipoqueira ressucitou, foi muita sorte.

 

Durante a limpeza, ao abrir o conjunto da resistência, tinha muito chaff parado lá, bem fininho. Fazia uns 6 meses que não abria ela. Devo ter torrado uns 2 kg pra menos nesse tempo.

 

E falando em modificação, uma coisa que já pensei em fazer é um novo tambor, com as saídas de ar apontando pra cima e levemente pro lado, de forma a fazer os grãos de café subirem pela lateral do tambor e descerem pelo centro, como uma fonte ao contrário, e com um leve giro também.

 

Caro Lucas,

 

Um dos diodos da minha pipoqueira também abriu o bico, preciso trocá-lo. Qual o modelo? Número de série? Ou seja lá o que eu preciso saber pra comprar outro(s)?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

As peças que comprei da China (AliExpress e eBay) enfim chegaram. Junto com elas, chegaram minhas férias! :D

 

Então consegui avançar na automação da pipoqueira. Ainda falta torrar ( :ph34r:), dominar melhor o RoastLogger e o controle via PID. O Mortari me passou as dicas e irei descrever aqui depois. Assim como ele fez, eu montei tudo numa caixa de PVC de disjuntor para deixar o conjunto mais organizado e seguro. Ainda não fixei os componentes, mas já dá pra fazer isso. Outro detalhe é fazer a comunicação com o notebook via bluetooth. Apesar de eu já ter conseguido comunicar o Arduino com meu celular, eu não tenho bluetooth no meu notebook, então não avancei nesse aspecto.

 

Provavelmente o gráfico oscilou tanto assim porque preciso ajustar os parâmetros P I D para a PopFun e também por ter feito o teste sem grãos.

 

0AjE38Sl.png

 

Amanhã eu devo fazer uma torra usando o controle manual do RoastLogger para validar o controle do SSR pelo Arduino.

 

 

Assim está a bagunça, ainda sem fechar a caixa:

 

iPr1CIql.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe legal que só descobri muito tarde é que o conjunto termopar + módulo MAX6675 + Arduino Nano para ler a temperatura e passar os dados diretamente para o RoastLogger não é tão caro quanto eu imaginava. Ainda por cima, o conjunto é super simples de ser montado:

 

Pevc6xnl.jpg

 

MAX6675: ~R$13

Termopar tipo K: ~R$15

Arduino Nano: ~R$11

 

Total: ~R$39

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse valor é na cotação de dólar da época que vc comprou neh?

Estou pensando seriamente em vez de pagar 50,00 num termômetro +- já comprar esse kit aki no Brasil mesmo para a pipoqueira que sai uns 85,00,

comprar tudo de uma vez só, vão ser 35,00 a mais só que com o Roastlogger pra 'desenhar' perfis de torra e ter um controle melhor.

Igual vc tinha me indicado mesmo Santiago.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...