Ir para conteúdo

Torrando o Pardinho (safra 2013 - compra coletiva)


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

O Pardinho é aquele tipo de café que bobeou, queimou...

 

Já torrei duas vezes e nas duas ele ficou em Full city e eu achando que estava em City...

 

Valeu

Deve ser por isso que a torra que eu achei estar clara começou a soltar óleo dois dias depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Miyamoto, aquela caida na temperatura da segunda torra é meio suspeita.

Por essas e outras que eu ainda não me aventuro a desligar a pipoqueira durante a torra.

Pelo menos eu estou conseguindo ir de 60g a 51g com alguma consistência, mesmo com tempos diferentes (a primeira torra demora mais, em geral um minuto ou mais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal acabei de extrair um pardinho que teve mais ou menos 14.3% de perda de massa na pipoqueira

interrompi a torra antes do segundo "pipoco"

70 gramas de grãos crus

60 gramas depois de torrados

crema fantástica

acidez maravilhosa

amargor zero

assim da gosto de torrar

abc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha falado isso lá atrás, para não passar de 14,5% de perda.

Eu tinha lido Victor e por incrível que pareça essa torra está soltando óleo, descaradamente.

Más ficou boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não torrar duas vezes seguidas complica. Eu torro e depois misturo as torras. Ao menos eu tenho conseguido ir de 60g a 51g nas outras torras também. O que eu faço é logo que o 1C acaba eu desligo. A coisa é tão rápida que isso já é uma torra full city.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não notei diferença entre a primeira e segunda. Visualmente idênticas e perda idêntica também. Na hora de moer também não é duro, que indicaria uma torra crua (olha o manual mostrando serviço aqui!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que não dá pra considerar os primeiros estalidos nem os últimos. Esses são grãos anômalos ou que não absorveram o calor com a uniformidade dos demais. É como fazer pipoca. Se for desligar o fogo somente quando 100% dos grãos estourarem, provavelmente a maioria que já estourou já vai estar queimando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fiz uma torra do pardinho hoje de manhã.

Iniciei com 190ºC, baixei em dois minutos para 120ºC e depois fui subindo gradualmente até chegar a 219ºC no decorrer de doze minutos.

Ao invés de reduzir o fornecimento de calor um pouco após o primeiro crack, deixei o forno programado para ir subindo bem lentamente a temperatura durante essa fase.

O resultado foi um café com 15,2% de perda de massa.

Hoje a tarde, não resisti (sei que é muito cedo, mas nunca respeito os tais 4 dias de prazo hehe - aliás, quando chega lá meu café já está acabando, se não já acabou kkkkk).

Me surpreendeu. Ficou parecendo aqueles blends italianos, com um super corpo, doçura e excelente sabor de chocolate com ameixas.

Fico imaginando esse café num capu. Acho que de hoje a noite não passa hehe.

Não ficou a mais bonita que eu fiz, mas acho que vou repetir o profile.

 

12442594583_ea9d1ebcde_b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...