Ir para conteúdo

Torrando o Pardinho (safra 2013 - compra coletiva)


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

A minha última torra foi de 2 lotes de 250 grs seguidos, um com 14,8% e outro com 15,5, misturei os 2 que viraram 1, ficou muito bom, embora eu já acho que o fator surpresa é algo bacana também, fique do jeito que ficar, escolhe-se o método apropriado e pronto, seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de torrar o Pardinho duas vezes de 100 g. Coloquei o sensor na parede direita do forno e agora as temperaturas estão mais perto das dos grãos.

 

Ambas usando o mesmo perfil, na primeira após o 1C dei 1:10 para começar a esfriar o forno (sem abrir a porta) e na segunda dei 30 segundos.

 

15.2% perda de massa:

8lzUc1n.jpg

 

13.7% perda de massa:

hCfMaPT.jpg

 

Perfil da 1a torra:

MjHxQM1.png

 

No momento o forno está assando castanha portuguesa =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, não segui um perfil para a castanha. Deixei 250 g de molho em água morna durante 20 minutos, fiz os cortes em volta para facilitar descascar (mesmo assim as vezes é difícil tirar a pele, se souber um macete para isso...).

 

Aí no forno foram 20 minutos com potência a 50% seguido do resfriamento com porta fechada.

 

Posso logar a temperatura na próxima vez já que ainda tenho mais 250 g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em casa fazemos na panela de pressão com água, mas lembro de ter comido em Milão de uns carrinhos na rua onde a castanha era assada na brasa, como se fosse uma estufa e queria tentar repetir o resultado, os dados que você passou já são suficientes, vou tentar, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

A fragrância da castanha sendo tostada é talvez tão agradável quanto a da torrefação do café.

É, senão a única, das poucas coisas prazerosas em andar nas ruas de Paris ou NY durante os meses de inverno. Bem, em NY há o cheiro das carrocinhas de hot dog, que também é "da pesada".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em casa fazemos na panela de pressão com água, mas lembro de ter comido em Milão de uns carrinhos na rua onde a castanha era assada na brasa, como se fosse uma estufa e queria tentar repetir o resultado, os dados que você passou já são suficientes, vou tentar, obrigado.

 

Salve

A fragrância da castanha sendo tostada é talvez tão agradável quanto a da torrefação do café.

É, senão a única, das poucas coisas prazerosas em andar nas ruas de Paris ou NY durante os meses de inverno. Bem, em NY há o cheiro das carrocinhas de hot dog, que também é "da pesada".

 

Não é só Milão e NY , em Londres no inverno tinha esses vendedores de rua assando castanha, menos que em NY, mas , tinha , realmente o gosto é unico .

Infelizmente , castanha assada no momento é apenas um sonho , ontem a sensação termica aqui no Rio foi 47 graus , relativamente ameno se comparado aos 50 graus da semana passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que em toda europa é comum castanha assada na rua (na Alemanha com certeza, mais que em NY até).

Dá pra fazer no forno (acho que na pipoqueira não ficaria bom). Com já disseram, basta fazer uma cruz na parte plana da castanha pra ajudar, mas de fato algumas são difíceis de abrir.

Cozida não é ruim, mas assada é bem melhor. Vamos ver se nosso colega baiano fala como amendoim cozido é melhor que assado (pelo menos quando eu ia pra lá com a minha mãe na infância, era o comum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A casca é fácil de tirar, o problema é a pele em algumas. Vou tentar fazer a cruz antes de deixar no banho morno de 20 minutos. Também, descascar com ela o mais quente que seja viável.

 

José, minha esposa é baiana e acha que amendoim cozido é melhor que o torrado. Gosto, mas prefiro o torrado =)

 

Afff, minha única frase sobre a castanha degringolou o tópico do pardinho. Não sei como o Rodrigo não puxou nossas orelhas ainda ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal que tem torrado o pardinho

ontem fiz uma torra de 70 gramas na pipoqueira

me impressionou o aroma de leite pouco depois de torrado

hoje o aroma foi mais para avelã

que impressões estão tendo nesse quesito?

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal,

 

Seguem os detalhes das minhas últimas torras. Foram as primeiras torras tentando fazer log. Então me desculpem se não ficou bom, mas eu chego lá!

 

Torra do Pardinho 01

15,5% de perda

1C - 7:05

Fim da torra: 8:12 - +-250 °C

 

Perfil

 

12159124184_10226b6d40_z.jpg

 

Foto da torra

 

12158892563_4b99950034_z.jpg

 

 

Torra do Pardinho 02

16,3% de perda

1C - 6:37

Fim da torra: 10:30 - 208 °C

 

Perfil

 

12159388146_d8ffa79121_z.jpg

 

Foto

 

12159068004_6defc291da_z.jpg

 

Acho que apesar da iluminação, as duas torras ficaram um pouco escuras. Eu diria um FC.

 

Como era minha primeira vez, me baguncei um pouco na hora de registrar as temperaturas e os tempos.

 

A próxima prometo que ficará melhor!

 

Abraço a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse dado é bom, vou começar com 200 em vez de 210-220°C, como tinha pensado originalmente.

Hoje fiz o Caxixe, acho que errei quando medi densidade, fiz uma torra um pouco mais agressiva e o resultado foi uma torra um tanto irregular, com 15,5%, vamos ver no que dá (não achei grande coisa o que veio torrado, espero que este fique melhor um pouco).

O problema é que estou com gripe e pouco ânimo para torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

Tive impressão semelhante. Depois do pardinho e do caconde, achei o caxixe com um amargor um pouquinho mais pronunciado do que o desejável. O corpo tb fica exaltado um tico a mais. Talvez seja a torra. Tb não gostei do torrado. Não estou muito satisfeito com a minha - 15,05% de perda. Acho que é um café que deve ser torrado um pouco mais claro. Não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem interessar, o Pardinho está com 10,7% de umidade.

 

Victor, explica aí basicamente o que a umidade influencia. Durante a torra a fase de desidratação tem que ser mais demorada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Victor pode esclarecer melhor. Se não estou enganado, um café com maior umidade vai exigir uma desidratação mais demorada. Um com menos, não pode ser muito demorada, sob risco de o sabor do café ficar um pouco apagado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que apesar da iluminação, as duas torras ficaram um pouco escuras. Eu diria um FC.

 

O Pardinho é aquele tipo de café que bobeou, queimou...

 

Já torrei duas vezes e nas duas ele ficou em Full city e eu achando que estava em City...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto.

Para uma semente não brotar, e se conservar por mais tempo, deve ser secada.

Normalmente 12% e a umidade para conservação de sementes (o grão de café também é uma semente), e a umidade que se procura secar o café é de 11,5%.

Se a umidade estiver acima na torra, a fase de desidratação demandará mais tempo ou mais temperatura, se estiver abaixo vai precisar de uma desidratação menos agressiva.

Secando demais faltará água durante as reações de torra, e com umidade demais o grão cozinha em vez de torrar.

Victor informou que o Caconde esta com 11,5% por tanto esta com a umidade perfeita! e o Pardinho esta com 10,5, umidade baixa que pede uma desidratação mais suave.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...