Ir para conteúdo

Torrando o Pardinho (safra 2013 - compra coletiva)


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Realmente estes dois cafés da compra coletiva para acertar o sweet spot da torra está bem difícil hein... um pouquinho que passa já se inicia um leve amargor e se tirar antes corre o risco do café ficar cru, bom dessa vez fiz 2 perfis com o pardinho e 2 de um microlote que peguei com o Mario que foi finalista no concurso de Vargem Alta, o Mundo Novo de Caconde ficou para a próxima torra, até o momento da torra anterior que fiz com o Pardinho e Caconde gostei mais deste último, mas como disse passei um pouco do ponto do Pardinho, vou esperar uns dias agora e provar se melhorou, cada torra faço com 230 g e cada vez que invento de torrar é sempre 920g dele cru, menos que isso não compensa nem o trabalho de tirar a tralha toda e o tempo. E o pessoal, estão conseguindo bons resultados com a torra?? e o que estão achando do café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato. Minhas últimas torras, têm passado de 14,5%, beirando a 15%. Estou com uma certa dificuldade tb de acertar o sweetspot. Ainda com receio de colocar calor demais na primeira fase e reduzir durante o crack. Tem ficado gostoso, mas poderia ser ainda melhor. Estou tentando fazer uma carga de calor um pouco mais lenta. A partir de 170 graus, vou aumentando gradativamente 10 graus a cada 60s no início (primeiros 8 minutos) e dois graus por minuto a partir de 200 graus. No último log, o crack veio aos 12min a 212 graus. Encerrei 2 minutos depois, com variação de 2 graus para cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, nas ultimas torras, tenho tentado replicar o perfil vencedor do ultimo campeonato mundial.

Mas os tempos não batem, até porque meu sensor não é nos grãos e sim perto do tambor.

 

O café está desenvolvendo muito bem, o sabor está bom, diria ótimo para o grau de perda de massa.

Agora mesmo, enquanto estou escrevendo, estou tomando o café da manhã, com um coado excepcional do pardinho. Zero amargor, extremamente adocicado e bem aromático. Mas queria um café torrado em um grau agtron 65 e estou obtendo 55 com esse perfil. Faltou um pouquinho de acidez para aparecer melhor a ameixa seca. O difícil é saber exatamente onde mexer para que o crack venha mais cedo, mas em uma temperatura o mais baixa possível de forma a evoluir o café durante o crack, mas, ao mesmo tempo, sem avançar demais a torra. Aí, quando vc tem mais de uma variável para ajustar (além da temperatura, a velocidade do vento), tem que torrar e torrar café até achar o melhor perfil para o seu equipamento.

A partir disso, é só ajuste fino para se adequar o café que está sendo torrado. O difícil é chegar nesse nível de aperfeiçoamento. Ainda mais sem curso. E olha que procuro leitura especializada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Cê tá fraquinho demais.. Até minha Pop Fun Mega Ultra Blaster Coffee Roaster with Roastloager Master já foi capaz de reproduzir o perfil do Victor.. 

 

De loooooooonge, mas ficou igualzinho..  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do tambor é que é muito complicado preaquecer o torrador e depois colocar. Desse jeito nunca da para reproduzir exatamente as mesmas temperaturas. Então parto do forno frio (ele aquece muito rápido). Mas da para usar os parâmetros do Victor a contar de dois minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente estes dois cafés da compra coletiva para acertar o sweet spot da torra está bem difícil hein... um pouquinho que passa já se inicia um leve amargor e se tirar antes corre o risco do café ficar cru, bom dessa vez fiz 2 perfis com o pardinho e 2 de um microlote que peguei com o Mario que foi finalista no concurso de Vargem Alta, o Mundo Novo de Caconde ficou para a próxima torra, até o momento da torra anterior que fiz com o Pardinho e Caconde gostei mais deste último, mas como disse passei um pouco do ponto do Pardinho, vou esperar uns dias agora e provar se melhorou, cada torra faço com 230 g e cada vez que invento de torrar é sempre 920g dele cru, menos que isso não compensa nem o trabalho de tirar a tralha toda e o tempo. E o pessoal, estão conseguindo bons resultados com a torra?? e o que estão achando do café?

Rogério,

 

Tenho conseguido bons resultados, inclusive tenho levado para outras pessoas degustarem em uma cafeteria(colega meu) para ter mais opiniões, sem contar que a extração também é feita em uma máquina profissional.

Sinto falta justamente da troca de experiências reais entre as nossas torras, como um momento de degustação tentando avaliar criticamente os prós e contras de cada torra.

Fiquei de comentar com mais detalhes sobre a última torra, mas acabei pegando um resfriado e agora fica complicado sentir algo. :(

 

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso estou organizando o concurso, para ver se conseguimos uma integração melhor. Claro que o ideal seria que todos provassem e dessem suas notas mas já é um começo. Talvez as pessoas possam organizar encontros locais para os moradores da região, assim como fiz com a degustação em sp.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o concurso.. Mais do que avaliar, no sentido de competição.. É saber a quantas andam nossas torras.. Particularmente não sei avaliar muito bem os cafés que tomo. Ainda mais porque as extrações não tem tido muita repetibilidade. Qualquer variação já sobressai acidez/amagor. E atrapalha um pouco a percepção das nuances só do café..

 

Alguém mais treinado e com melhor equipamento avaliando terá mais precisão na definição..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é saber quem tem um bom lugar pra um encontro no Rio. Aqui em casa mal cabemos nós e a Bruna. Quando sair o resultdo do concurso pelo menos poderemos, em princípio, ver quem torra em nossa cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, eu acho que essa avaliação que busco nem precisava ser no concurso.. Eu queria fazer uma torra do Pardinho por exemplo, que é o que mais tenho aqui, e enviar alguém que possa me orientar como está a torra em relação às fases.. Desidratação, 1C, e tal, considerando o resultado na xícara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem o off topic.

Alguém mais aqui comprou o café cru da última promoção do coador dourado?

O Fazenda Limoeiro. 

Quem comprou é um sortudo.

Acabei de tirar um expresso de uma torra que fiz sábado que me deu vontade de tomar outro.

E olha que fiz na pipoqueira, torra média, agtron 65,em torno de 15.7% de perda.

corpo médio e acidez fantástica.

Quero experimentar torrar no bolinha e ver se fica mais aromático.

abc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...