Ir para conteúdo

Torrando o Pardinho (safra 2013 - compra coletiva)


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

18% é muito.!

A escolha do perfil é um grande dilema, mas, em se tratando de Pipoqueira em que a temperatura sobe muito rápido e tende a torrar mais por fora do que por dentro, acho que uma fase inicial com menor calor ajudaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Só se a pipoqueira do Miyamoto for japonesa, cheia dos controles... :P

E mesmo com mods, penso eu que, pelo alto fluxo de ar, torras com a pipoqueira não devem ser tão extensas quanto as de forno de tambor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada sô.. É Harlen Shake + Liga-desliga. Dá para fazer umas variações bem bacanas no perfil da torra. Claro que não há uma precisão muito grande com a temperatura mas da para medir com uma variação de 5°C.

 

Aproveitando o post... Post de número 1000!!

 

Kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado pra não chocar a torra, Miyamoto. De qualquer forma, o tempo de desidratação não é torra propriamente dita.

 

E, Miyamoto, estou com mais likes que você tem de posts. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

fiz uma torra bem clara do caconde

moído a cor bateu com o disco 95 da escala agtron

a crema é evanescente, apesar de uma cor ótima

mas o que me impressionou foi a acidez, uma delícia

acidez me agrada muito mais que doçura

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° Torra do Pardinho 27/12/2013- Soprador térmico e Máquina de pão

 

11693722083_6576e49e7b_o.jpg

 

11693848934_eb4eec5a7e_o.jpg

 

Gráfico da curva de torra (300g com aproximadamente 14% de perda)

 

 

11693479335_b5e012862b_o.jpg

 

Extração realizada hoje 01/01/2014

 

OBS: A torra poderia ter ficado mais clara, mas ficou bacana no espresso (boa acidez lembrando limão, aroma de frutas secas, aroma floral logo no primeiro contato com a xícara, o qual ficou mais evidente no aeropress. Um leve amargor que não incomoda exageradamente).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de provar uma torra que fiz há dois dias e gostei, foi um pouco além do que estava fazendo antes, 14,5% de perda, para mim ficou no limite. Ficou muito doce e com bem pouco gosto de torra que, neste café, eu não curto. Segue o perfil:

11708187673_e0f09ca916_b.jpg

Tenho encurtado um pouco o tempo de todas as minhas torras, na MCAL só dá para fazer ristrettos duplos de 80% ou mais, então as torras mais longas ficavam mais balanceadas, na LM tenho chegado mais perto de normale o que ameniza um pouco os sabores deixando as torras um pouco mais rápidas mais interessantes.

As curvas de ET e ATderal algumas alterações estranhas, provavelmente por causa de rajadas de vento que interferiram na leitura do termômetro mas a BT está correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem alguns pontos de queimado visíveis. Talvez o amargor venha daí.

 

Rodrigo,

 

Eu também desconfio disto... Irei tentar uma nova torra tentando deixar mais clara. O problema da torra mais clara é ficar com gosto de cru ou muitas vezes muito ácida. Se alguém quiser dar sugestões a partir dos dados que postei... Estou aceitando !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não parece ser tanto do grau de torra quanto da desuniformidade. Isso é um problema difícil de contornar em certos métodos de torra, em que alguns grãos podem ficar tempo demais em contato com o metal aquecido, causando "queimaduras" em pontos específicos. Na pipoqueira também não é incomum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na pipoqueira e no torrador bolinha

com o pardinho e o caconde

em torras claras e mais escuras

notei também pontos queimados

numa torra do pardinho cuja cor ficou mais próxima do cartão 65 da escala agtron não notei amargor, ficou ótima pra expresso

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é minha segunda torra do Pardinho. A primeira foi pro lixo, parei cedo demais.

 

16% de perda de massa. Provavelmente muito escura para meu gosto.

 

Ostuh4F.jpg

 

O log do RoastLogger que está apenas lendo a temperatura. Meu programa que roda em paralelo comanda o forno. A temperatura segue bem o profile desejado.

 

ttI41C1.png

 

A temperatura está bem longe da dos grãos, não sei exatamente pq. O sensor foi calibrado usando água fervendo e gelo, talvez o erro deve ser pelas medidas estarem longe dos pontos de calibração. Confiei na curva de um PT100 mas vai saber se esse meu segue corretamente.

 

Ou talvez o sensor está marcando certo mas a distância dos grãos do sensor gera essa diferença...

 

A primeira torra segui o perfil abaixo, que foi mudando com o passar da torra. A temperatura realmente me atrapalhou, até saiu da escala. Nesse caso mostro ela no meu programa.

 

VHLbS3R.png

 

E ela no RoastLogger.

 

0nLnGd7.png

 

Acabei de moer, deixei liberando CO2 durante 20 minutos no filtro antes de compactar e fazer o espresso. Achei estranho o gosto mas bebi tudo =) Vamos ver daqui 4 dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

Os grãos expandiram bastante, o crack deve ter sido violento e com certeza não ficará com gosto de torra crua. Eu tiraria apenas alguns grãos que ficaram muito escuros, mas creio que vai ficar bacana no espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de voltar de minha viagem de férias. Levei alguns cafés que torrei em 26/12 e fiz na french press todos os dias pela manhã. O pardinho (14,5% de perda de massa) ficou ainda mais excepcional a partir do dia 5/01, o que revela que esse café, depois de torrado, leva mais tempo para chegar ao seu máximo de sabor na xícara. Pena que acabou hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Afinal consegui tempo para testar a torrefação do Pardinho. Substitui a resistência auxiliar do Titã e necessitava testá-la.

Fiz torra visando espressos, com o 1° estalo pleno e corte de energia antes de seu final. A expansão dos grãos foi surpreendente. A fragrância muito agradável.

Agora vou deixá-lo descansar por 5 dias antes de começar a prová-lo diariamente.

 

11894713203_80345ba60c_c.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...