Miyamoto Postado 22 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 22 Fevereiro 2014 Também achei bom.. Tenho tentado deixar o Pardinho com temperatura mais baixa após o primeiro crack por um tempo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 23 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2014 Realmente estes dois cafés da compra coletiva para acertar o sweet spot da torra está bem difícil hein... um pouquinho que passa já se inicia um leve amargor e se tirar antes corre o risco do café ficar cru, bom dessa vez fiz 2 perfis com o pardinho e 2 de um microlote que peguei com o Mario que foi finalista no concurso de Vargem Alta, o Mundo Novo de Caconde ficou para a próxima torra, até o momento da torra anterior que fiz com o Pardinho e Caconde gostei mais deste último, mas como disse passei um pouco do ponto do Pardinho, vou esperar uns dias agora e provar se melhorou, cada torra faço com 230 g e cada vez que invento de torrar é sempre 920g dele cru, menos que isso não compensa nem o trabalho de tirar a tralha toda e o tempo. E o pessoal, estão conseguindo bons resultados com a torra?? e o que estão achando do café? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 De fato. Minhas últimas torras, têm passado de 14,5%, beirando a 15%. Estou com uma certa dificuldade tb de acertar o sweetspot. Ainda com receio de colocar calor demais na primeira fase e reduzir durante o crack. Tem ficado gostoso, mas poderia ser ainda melhor. Estou tentando fazer uma carga de calor um pouco mais lenta. A partir de 170 graus, vou aumentando gradativamente 10 graus a cada 60s no início (primeiros 8 minutos) e dois graus por minuto a partir de 200 graus. No último log, o crack veio aos 12min a 212 graus. Encerrei 2 minutos depois, com variação de 2 graus para cima. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Nesses fornos não é possível setar a curva e mandar o forno executar? Tem que ir ajustando manualmente e apenas registrando a torra nos logs? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 O perfil é definido antes, sendo automático. Mas, definir o melhor perfil é que são elas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Por exemplo, nas ultimas torras, tenho tentado replicar o perfil vencedor do ultimo campeonato mundial. Mas os tempos não batem, até porque meu sensor não é nos grãos e sim perto do tambor. O café está desenvolvendo muito bem, o sabor está bom, diria ótimo para o grau de perda de massa. Agora mesmo, enquanto estou escrevendo, estou tomando o café da manhã, com um coado excepcional do pardinho. Zero amargor, extremamente adocicado e bem aromático. Mas queria um café torrado em um grau agtron 65 e estou obtendo 55 com esse perfil. Faltou um pouquinho de acidez para aparecer melhor a ameixa seca. O difícil é saber exatamente onde mexer para que o crack venha mais cedo, mas em uma temperatura o mais baixa possível de forma a evoluir o café durante o crack, mas, ao mesmo tempo, sem avançar demais a torra. Aí, quando vc tem mais de uma variável para ajustar (além da temperatura, a velocidade do vento), tem que torrar e torrar café até achar o melhor perfil para o seu equipamento. A partir disso, é só ajuste fino para se adequar o café que está sendo torrado. O difícil é chegar nesse nível de aperfeiçoamento. Ainda mais sem curso. E olha que procuro leitura especializada. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Bacana... Já tentou reproduzir o perfil do Victor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 O pior é que não. Acho que vou fazer uma tentativa para ver como se comporta no meu equipamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Ah! Cê tá fraquinho demais.. Até minha Pop Fun Mega Ultra Blaster Coffee Roaster with Roastloager Master já foi capaz de reproduzir o perfil do Victor.. De loooooooonge, mas ficou igualzinho.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 O problema do tambor é que é muito complicado preaquecer o torrador e depois colocar. Desse jeito nunca da para reproduzir exatamente as mesmas temperaturas. Então parto do forno frio (ele aquece muito rápido). Mas da para usar os parâmetros do Victor a contar de dois minutos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Realmente estes dois cafés da compra coletiva para acertar o sweet spot da torra está bem difícil hein... um pouquinho que passa já se inicia um leve amargor e se tirar antes corre o risco do café ficar cru, bom dessa vez fiz 2 perfis com o pardinho e 2 de um microlote que peguei com o Mario que foi finalista no concurso de Vargem Alta, o Mundo Novo de Caconde ficou para a próxima torra, até o momento da torra anterior que fiz com o Pardinho e Caconde gostei mais deste último, mas como disse passei um pouco do ponto do Pardinho, vou esperar uns dias agora e provar se melhorou, cada torra faço com 230 g e cada vez que invento de torrar é sempre 920g dele cru, menos que isso não compensa nem o trabalho de tirar a tralha toda e o tempo. E o pessoal, estão conseguindo bons resultados com a torra?? e o que estão achando do café? Rogério, Tenho conseguido bons resultados, inclusive tenho levado para outras pessoas degustarem em uma cafeteria(colega meu) para ter mais opiniões, sem contar que a extração também é feita em uma máquina profissional. Sinto falta justamente da troca de experiências reais entre as nossas torras, como um momento de degustação tentando avaliar criticamente os prós e contras de cada torra. Fiquei de comentar com mais detalhes sobre a última torra, mas acabei pegando um resfriado e agora fica complicado sentir algo. Abraço 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Por isso estou organizando o concurso, para ver se conseguimos uma integração melhor. Claro que o ideal seria que todos provassem e dessem suas notas mas já é um começo. Talvez as pessoas possam organizar encontros locais para os moradores da região, assim como fiz com a degustação em sp. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Acho que o concurso.. Mais do que avaliar, no sentido de competição.. É saber a quantas andam nossas torras.. Particularmente não sei avaliar muito bem os cafés que tomo. Ainda mais porque as extrações não tem tido muita repetibilidade. Qualquer variação já sobressai acidez/amagor. E atrapalha um pouco a percepção das nuances só do café.. Alguém mais treinado e com melhor equipamento avaliando terá mais precisão na definição.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 O negócio é saber quem tem um bom lugar pra um encontro no Rio. Aqui em casa mal cabemos nós e a Bruna. Quando sair o resultdo do concurso pelo menos poderemos, em princípio, ver quem torra em nossa cidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Na verdade, eu acho que essa avaliação que busco nem precisava ser no concurso.. Eu queria fazer uma torra do Pardinho por exemplo, que é o que mais tenho aqui, e enviar alguém que possa me orientar como está a torra em relação às fases.. Desidratação, 1C, e tal, considerando o resultado na xícara... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 Pessoal, desculpem o off topic. Alguém mais aqui comprou o café cru da última promoção do coador dourado? O Fazenda Limoeiro. Quem comprou é um sortudo. Acabei de tirar um expresso de uma torra que fiz sábado que me deu vontade de tomar outro. E olha que fiz na pipoqueira, torra média, agtron 65,em torno de 15.7% de perda. corpo médio e acidez fantástica. Quero experimentar torrar no bolinha e ver se fica mais aromático. abc 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas