Ir para conteúdo

Torra do Caconde


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Pois é, quando penso grande, penso grande mesmo kkkkk. Gostaria mesmo é de ter uma torrefação top.

Se ao menos eu morasse naquela cidadezinha e fosse o cabra que levou 107 milhões.... Rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Etiópia é umas 100 vezes o tamanho da Jamaica, sem falar que o café é melhor... Deve ser bem mais cara.

Tem que descontar quanto o cara pagou pelo jogo... 6 reais!

Me lembra a questão do enem toda torta sobre a megassena da última prova de matemática.

Enfim, vamos ver quando chega esse tal caconde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que já estão chegando, assim posso começar o concurso de torra.

 

A saca de Caconde da compra coletiva acabou, agora o restante é pela loja por R$ 30,00 o kg.

 

Em breve meu torrador de 5kg deve chegar e como preciso fazer uns testes antes de usá-lo profissionalmente, deve rolar uma promoção de Caconde torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana... Boa sorte nas torras aí..

 

Pretendo algum dia aprimorar as técnicas de torra.. Mas não demando de dinheiro nem espaço disponível para um torrador destes..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Atilla mesmo, acho o melhor custo benefício. É um Gold seminovo que a própria Atilla vai revisar e pintar, deve ficar pronto em uns 15 dias.

Bacana.

Mas num faz mistério não.

Fala o preço da brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Atilla mesmo, acho o melhor custo benefício. É um Gold seminovo que a própria Atilla vai revisar e pintar, deve ficar pronto em uns 15 dias.

 Desculpe a indiscrição, Victor, mas isso é da ordem de quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal tá acuando nosso empresário do ramo. Victor, não diz. Alega que é segredo industrial. Daqui a pouco vai tar cheio de black bloc na sua porta pra dar um rolezinho contra seus lucros indecentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz uma torra do caconde usando, mais ou menos, o perfil que o Victor utilizou no Quest. Minhas temperaturas foram um pouco mais baixas, girando em torno de 240 graus no início da torra (temperatura ambiente), 220 graus durante, com leve curva crescente para 230 até o início do primeiro crack. Quando isso ocorreu, baixei imediatamente para 205 graus e deixei rolar por 2 minutos. Corri o risco de travar a torra, mas, felizmente isso não aconteceu, uma vez que os estalos continuaram fortes e constantes durante o transcurso desses dois minutos. Se deixasse na temperatura em que começou o primeiro crack, certamente o café teria passado do ponto.

 

Surpreendentemente, a expansão dos grãos não foi tão grande como imaginei que seria (o que é muito bom, por sinal). Resultou 13,4% de perda de massa e um nível mais claro (agora não estou com a tabela da abic em mãos) do que o médio. Ficou saboroso, mas só vou poder confirmar se é o perfil ideal daqui a uns 3 a 4 dias, quando a torra perder mais c02. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ps: estou brincando mais com a velocidade do ar quente. Começo com ele a toda (para facilitar a subida da temperatura). Quando chega em 240 graus, diminuo o fluxo, reduzindo-o pela metade, o que, por si, já é suficiente para que a temperatura baixe para uns 220 graus. Daí, é só deixar o forno se recuperar que ela começa a subir gradativamente até uns 230, quando baixo novamente o fluxo para 1/4 da potência (nesse ponto, o forno já ganhou calor suficiente para não perder temperatura em demasia). Depois disso, é só esperar o primeiro crack para baixar (dessa vez via PID) a temperatura para o nível que eu quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não fiquei expert, de forma que houve uma variação de temperatura maior do que gostaria quando mexi na potência do fluxo de ar (depois posto o log), mas acho que vou chegar lá daqui a umas duas a três torras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que estou fazendo é preaquecer o forno a uns 200 graus antes de introduzir o tambor. Assim, quando começo a torrar, o forno já está a uns 100 graus, facilitando uma subida rápida para a temperatura alvo.

Hoje, quando fui colocar o tambor, desliguei o ar quente e deixei ligadas as resistências, de forma a não perder muito calor e, ao mesmo tempo, não queimar minha mão no ato de introdução do tambor.

Quem me dera eu tivesse conseguido fazer o GTTC com meio tambor.

Tenho umas idéias para um próximo forno, contudo.

Me falta tempo..... :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, realmente, usei o perfil do pardinho. Ficou bom no caconde! rsss.

 

Sérgio, meio tambor é exatamente o que soa, um tambor serrado no meio (que é fixo), sendo que o café é mexido por aletas giratórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, meio tambor é exatamente o que soa, um tambor serrado no meio (que é fixo), sendo que o café é mexido por aletas giratórias.

O eixo é vertical? Tipo aqueles resfriadores de café de torradores grandes? Se não for, tem uma foto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...