Ir para conteúdo

Torra do Caconde


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

eu já escrevi pra abic

e mesmo com aquela régua ou os discos é preciso iluminação apropriada

sei que o critério é grosseiro e precário

mas é melhor que nenhum

não tenho pretensão de precisão nem recomendo a outras pessoas

experimentei mais de um monitor

e comparei com o quadro de tons de torra presente em (MARCELINA p. 90)

não vi nenhuma discrepância entre a percepção sensorial dos grãos e a cor nas torras que tenho feito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito solícita a ABIC. Mandei um email para a divisão de marketing, que pergountou se eu preferia buscar ou receber pelo correio. Disseram agora que vão enviar pro meu endereço. Isso sem cobrar. Quem dera nossas experiências como consumidores, pagando, fosse assim. Agora que o vendedor do meu termômetro quebrado botou no papel (email) que ia ressarcir o frete para ele trocar, acho que vou enviar de volta. Por via das dúvidas, filmei o termômetro que não liga, caso ele invente em dizer que tava tudo ok. Vou enviar o link do vídeo para ele ficar esperto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No capítulo de torra do livro do Edgard Bressani (p. 94-97) também consta uma reprodução da tabela

e um quadro dividindo a torrefação em 16 etapas

bastante elementar, mas bem útil

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei no site deles a divisão de marketing e comunicação, que parecia o mais indicado. Agora espera eu receber minha régua antes de todo mundo pedir :)

Já mandei uns emails para eles e deram um migué de que não tinha nada disso não, se alguém conseguir, por favor, pegue uma para mim.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, como funciona isso? Tem url do produto?

 

Seria uma balança + aquecedor integrado?

Acho que é por condução elétrica mas não tenho certeza. Ele tem um lugar onde se põe os grão até encher, fecha-se a tampa e ele diz a porcentagem de água.

http://www.coffeelabequipment.com/coffeepromoisturemac.html

Editado por Victor D.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o IRC (índice de reprodução de cores) da lâmpada?

 

Não sei dizer ....

Só sei que é uma "Lux Solaris" da Tungsram (húngara) , de vidro azul transparente.

 

José (Cal), foram gentis porque cortesia gera cortesia :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dizia o poeta, "gentileza gera gente lesa" ou era o contrário?

Me lembro da época em que IRC era um proto-messenger para falar com gente mundo afora.

De qualquer modo, é sempre uma surpresa agradável ver que ainda há gente solícita.

Como dizia o ditado, em terra de cego, quem tem um alho... errei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal..

 

Só para informar que acabei de receber a régua da ABIC com as cores do padrão de torra.. :)

 

Já mandei uns emails para eles e deram um migué de que não tinha nada disso não, se alguém conseguir, por favor, pegue uma para mim.

 

Então.. De fato ela existe! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recebi ontem ou anteontem. Eles foram muito solícitos, mas a qualidade de impressão me fez repensar a história de ter uma mesma medida para todos.

Ah, é um ímã de geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm.. Imaginei.. Vou usar a régua hoje para comparar...

 

A propósito, eu havia feito uma pergunta mas acho que o povo não viu...

 

O Victor disse que o Caconde está com 11,4% de umidade. Isto é bom ou ruim? Para quais as faixas de umidade devemos atentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E qual a faixa de umidade compreende o "bom"?

 

E quando você diz que não precisará de nada "especial" está referindo ao tempo na fase de desidratação não é?

 

Se tiver menos umidade a fase tem que ser mais rápida, e se tiver mais umidade seria melhor prolongar mais esta fase...

 

Isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o Victor falou que o caconde era difícil de torrar, ele estava absolutamente certo.

O café é muito gostoso, bebida mole e tudo mais.

O aviso de não passar de 14,5% de perda faz muito sentido.

 

Tenho uma tese (depois os mais experientes confirmem se estou ou não certo).

 

Pelo que tenho observado, o caconde possui grãos de tamanhos (e alguns até aspectos) diferentes.

 

Em razão disso, durante a torra (já variei fluxo de ar, calor etc e meus dois kilos que recebi estão quase no final, lembrando que torro bachs de 200g como regra - roasting addicted :ph34r:), tenho observado que uns grãos ficam um pouco mais torrados do que os outros - daí: desuniformidade.

 

Se você moi tudo, chega a determinado grau da escala agtron, mas isso não reflete a realidade, uma vez que o que se obtém, em verdade, é um blend de cafés torrados em pontos diferentes.

Por isso, quem passa de 14,5%, por exemplo, 15% (que seria ótimo para espresso), deve notar um amargor um pouquinho mais pronunciado do que deveria ocorrer.

exemplifico isso com a foto (não é a melhor, sorry :unsure: ) de dois grãos de um mesmo bach cortados no meio:

 

12365813043_957618a01d_b.jpg

 

12365865985_8843a718ba_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não torrei o Caconde, mas isso já me aconteceu com outro cafe, e minha impressão foi a mesma.

Em outro caso (nada a ver com Caconde), os grãos eram da mesma peneira, mas de densidades diferentes (deviam ter misturado lotes de várias alturas, talvez até de propriedades diferentes) e a torra também foi muito irregular, metade dos grãos bem homogêneos (densidade mais baixa) e a outra metade (mais densos) todos "pintadinhos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Isto acontecerá sempre e inevitávelmente.

Se fores a uma lavoura de café, escolheres a planta mais carregada de cerejas, colheres à dedo todas as cerejas da planta, as de baixo, as do meio e as de cima, e doravante tratares todos os frutos colhidos da mesma maneira, sempre juntos, passando por lavagem, despolpamento se for o caso, seca, limpeza, tulha e beneficiamento, ainda assim os grãos apresentarão diferenças.

Pois não se deverá esquecer que cada grãos é uma semente, portanto um indivíduo. E por mais semelhantes que sejam, guardarão diferenças entre si. Mesmo a sementes do mesmo fruto são diferentes.

 

Ao se misturar cerejas de diferentes posições na mesma planta com as de plantas diferentes e de talhões diferentes e até mesmo de produtores diferentes, estas diferenças serão mais facilmente perceptíveis.

O que se constata na torra é apenas a revelação final destas diferenças.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa.

 

Quando torro, sempre gosto de depois fazer uma catação dos grãos díspares em excesso. Não apenas os muito claros ou muito escuros, mas também os muito menores ou irregulares e com defeitos na formação, que certamente torraram de modo muito diferente do desejado. Pro meu consumo individual, acho que não dá trabalho e melhora o resultado na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Alexandre, com a ressalva de que em alguns cafés a disparidade é maior, em outros, quase não perceptível.

Cito um exemplo. O YIRGACHEFFE, catado manualmente e secado terreiro na Etiópia, quando torrado, possui uma disparidade muito grande entre os grãos, que possuem tamanho e até naturezas diferentes (mais de um tipo de café). Nas torras que fiz dele, sempre tive que desprezar alguns grãos que, seja por defeito ou até mesmo outra causa, não chegaram ao primeiro crack.

 

O que verifico no caconde é que essa disparidade não se apresenta em alguns grãos, mas em vários, o que torna difícil separar. Parece um blend. Nada que prejudique contudo, desde que a torra dos mais escuros não seja muito avançada. Dai o máximo de 14,5% de perda aconselhado pelo Victor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...