Ir para conteúdo

É Possível um Moedor de 70 reais fazer um bom Café Espresso?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Caro Pedro,

 

Seja bem vindo.

 

Se você quiser dar um novo salto de qualidade, tão grande quanto esse que você nos relatou, compre café fresco e bem torrado. Hoje há diversos sites que vendem online excelentes cafés, muitas vezes torrados há menos de uma semana. Aqui vão apenas algumas dicas:

 

www.suplicycafes.com.br

www.santograo.com.br

www.ateliedocafe.com.br

www.uniquecafes.com.br

www.nuance.com.br

http://lojadecafes.com.br/curitiba/

www.cafenuance.com.br

 

Abraços,

 

Leo

 

Léo, obrigado pelas dicas. Pra mim é muito problemático comprar café pela net, primeiro pelo frete que é mais caro que o café e segundo pela distância, pois depois de comprado demora uma eternidade para chegar. Mas mesmo assim arrisquei, comprei um Suplicy(torra média) e chegou essa semana.

 

Meus amigos, que diferença drástica de sabor e aroma. O café tem outro nível de qualidade.

 

Mas(como tudo tem o mas) estou com dificuldade em relação a crema. Com o café são braz consigo uma crema bem consistente o café fica ácido e amargo mas com um bom nível de doçura. O suplicy não fica tão ácido, pouco amargo e meio frutado(eu acho que é esse o sabor que eu sinto, apesar de meio péssimo paladar) e um ótimo nível de doçura sem o "trave" inicial do são braz(este trave inicial já experimentei e é constante em cafeterias profissionais) não consigo uma crema considerável no Suplicy ela é bem consistente, com poucas "bolhas de ar" mas se desfaz rapidamente, cerca de 30 segundos depois já praticamente não existe.

 

Será que esse problema da crema é por causa da torra média? Já testei vários tempos de moagem, várias pressões no tamper e não consigo melhorar a crema, não queria passar para um moedor bom de verdade até ficar craque com o equipamento atual. Que aliás mudou completamente meu "prazer" em tomar aquele velho espresso(tem um barista com raiva de mim já de tanto eu dar "pitaco" na hora dele fazer o café"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

O grão do Suplicy é 100% Arabica. Não sei a composição do São Braz que você está utilizando, mas considerando que é um café bem mais velho que o Suplicy recém-torrado e ainda assim faz mais crema eu chutaria que esse blend deve ter grãos Robusta em sua composição.

 

A embalagem do São Braz informa se é 100% Arabica? Se não for está explicada a diferença, pois o Robusta gera um volume de crema muito superior ao Arabica, mantidas as demais variáveis.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Eu comprei esse torra média do Suplicy mês passado e tirei com ele o melhor espresso até hoje na minha máquina. E deu crema bem boa!

Não acredito que seja o grão...

Você disse que já alterou moagem e compactação, mas já tentou alterar a quantidade? 1 grama a mais de pó no porta-filtro faz muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Eu comprei esse torra média do Suplicy mês passado e tirei com ele o melhor espresso até hoje na minha máquina. E deu crema bem boa!

Não acredito que seja o grão...

Você disse que já alterou moagem e compactação, mas já tentou alterar a quantidade? 1 grama a mais de pó no porta-filtro faz muita diferença.

O café é muito bom, bem superior a todos os que fiz anteriormente, já testei várias maneiras diferentes. A crema sai, mas não muito espessa e se desfaz facilmente. Deve ser pelo moedor mesmo. Mas mesmo assim o café é muito muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho interessante como teste, experiência, mas não desejo a ninguém um moinho cadence e semelhantes.

 

Ta bom... minha experiência com um desses moinhos (cuisinart, maldito Dexter) e uma Delonghi com café Toledo e este péssimo barista fizeram um trio imbatível...resultando no que devia ser o pior expresso do planeta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Salve Galera

Resolvi fazer este vídeo, para mostrar que um moedor simples, cadence de 70 reais, pode fazer milagres!

Muitas vezes batemos tanto no coitado e ficamos falando de moedores de 1000 reais para cima e muitos não podem comprar.

Para mostrar o quanto um moedor pode ser poderoso fiz este vídeo simples utilizando 18g de cafe em graos Bruzzi com torra de 14 dias, moedor cadence de lâminas e uma Rancilio Epoca Stank, a minha máquina.

Claro que existe um viés nesta demonstração, que é a Rancilio Epoca, uma máquina de espresso profissional, mas mostra o quanto um injustiçado "moedorzinho" pode sim dar conta do recado, na minha opinião.

Ai eu faço uma pergunta: Será o moedor tão vilão assim?

abs a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ainda estou, desde sexta-feira, em busca de um moedor que possa usar de imediato com a Gaggia Dose. Gostaria de opiniões acerca dos seguintes moedores (frisando que pretendo em breve comprar um fora do Brasil, de boa qualidade):

 

http://www.euroferra...=190&cprod=3741 - Gaggia

 

http://www.dabee.com...374/10877/10876 - Hamilton Beach

 

http://www.dabee.com...m-8/10873/10872 - Cuisinart Supreme Grind

 

http://www.cafefacil...espressione-785 - Expressione Java

 

http://www.extra.com...arador-_-405891 - Expressione Titan

 

http://www.delgrani....canister---120g - Hario Canister

 

 

http://www.delgrani....io-column---40g - Hario Collumn

 

http://www.comprafac...AFE+ARBEL+MCF55

 

Este último nem sei se é o mais adequado para uso em máquina de café expresso. Pela loja que encontrei os dois moinhos Hario, me informaram que está chegando modelo novo.

 

Conto com a resposta de vocês.

 

Obrigada,

 

N Mou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N Mou,

 

Vou dar pela última vez meu pitaco nessa tua busca pelo Santo Graal. Na minha opinião, os moedores que citaste são caros e vão te decepcionar pra espresso. As opções no Brasil são poucas e escassas, e nessa faixa de preço mais baixa só um manual mesmo é capaz de cumprir. Acho que o pessoal do forum sabe quem vende Hario aqui no Brasil (tem um representante, esqueci quem é). Se você estivesse em POA, te emprestava o meu Hario provisoriamente até você ter o seu moedor definitivo, como já fiz com o Gustavodz. Elétrico, talvez o Krups que o pessoal cita cumprisse esse papel, mas parece estar esgotado.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N Mou,

 

Vou dar pela última vez meu pitaco nessa tua busca pelo Santo Graal. Na minha opinião, os moedores que citaste são caros e vão te decepcionar pra espresso. As opções no Brasil são poucas e escassas, e nessa faixa de preço mais baixa só um manual mesmo é capaz de cumprir. Acho que o pessoal do forum sabe quem vende Hario aqui no Brasil (tem um representante, esqueci quem é). Se você estivesse em POA, te emprestava o meu Hario provisoriamente até você ter o seu moedor definitivo, como já fiz com o Gustavodz. Elétrico, talvez o Krups que o pessoal cita cumprisse esse papel, mas parece estar esgotado.

 

Abraço!

 

Acabei de adicionar aos links, dois modelos do Hario que havia encontrado. Se puder, dê uma olhada e me fala se é tão bom quanto o Mini. Gostaria muito do link do site ou contato da pessoa que vende. o Krups esgotou em todos os locais. Se tiver algum endereço em Sampa também será válido, pois tenho uma amiga que está até sexta por lá.

 

Mais uma vez, obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Olá NMou (não sei seu nome), bem-vinda ao Clube! Mais uma menina, eba!

 

Hario, você encontra no Martins Café (se ainda tiver e mais caro) e no Ateliê do Grão, em Goiânia (este é o representante oficial que Rodrigo falou).

 

Gilberto tinha umas coisas de Hario para vender, alô Gil, nada de mini mill??

 

NMou, comprar este tipo de coisa no Brasil doi no bolso. O Krups seria um bom temporário para você, mas aqui por Sampa está esgotassímo. Nem no ML se encontra. Imagino que no país todo esteja assim. Quem comprou, comprou. Ele custava na faixa de 100 reais.

 

Eu estou montando meu kit viagem, mas ao invés do Hario, preferi o Porlex Mini. Ele custa cerca de 54 dólares e levou exatos 30 dias para chegar. Um mini mill da Hario custa mais ou menos isto, a diferença entre eles será pouca. E o mesmo tempo médio para chegar. Já comprando por aqui ele vai te sair mais de 230 reais.

 

Portanto o preço será uma das variáveis que você vai ter que considerar, mas não a única.

 

Se os demais moinhos provisórios também saírem caros, os manuais são bons para levar em viagem (o Porlex mini cabe direitinho dentro da Aeropress - sem a alavanca, claro). Os demais, mais caros ou baratos, não tem muitos outros atrativos.

 

E se aguentar mais 30 dias sem moinho, compre um dos minis fora. Ou é pagar mais do que o dobro aqui. Complicado.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá NMou (não sei seu nome), bem-vinda ao Clube! Mais uma menina, eba!

 

Hario, você encontra no Martins Café (se ainda tiver e mais caro) e no Ateliê do Grão, em Goiânia (este é o representante oficial que Rodrigo falou).

 

Gilberto tinha umas coisas de Hario para vender, alô Gil, nada de mini mill??

 

NMou, comprar este tipo de coisa no Brasil doi no bolso. O Krups seria um bom temporário para você, mas aqui por Sampa está esgotassímo. Nem no ML se encontra. Imagino que no país todo esteja assim. Quem comprou, comprou. Ele custava na faixa de 100 reais.

 

Eu estou montando meu kit viagem, mas ao invés do Hario, preferi o Porlex Mini. Ele custa cerca de 54 dólares e levou exatos 30 dias para chegar. Um mini mill da Hario custa mais ou menos isto, a diferença entre eles será pouca. E o mesmo tempo médio para chegar. Já comprando por aqui ele vai te sair mais de 230 reais.

 

Portanto o preço será uma das variáveis que você vai ter que considerar, mas não a única.

 

Se os demais moinhos provisórios também saírem caros, os manuais são bons para levar em viagem (o Porlex mini cabe direitinho dentro da Aeropress - sem a alavanca, claro). Os demais, mais caros ou baratos, não tem muitos outros atrativos.

 

E se aguentar mais 30 dias sem moinho, compre um dos minis fora. Ou é pagar mais do que o dobro aqui. Complicado.

 

Um abraço

 

Obrigada pelo feedback. Você tem o link de onde comprou o seu Porlex? Até ontem tinha achado o Krups por R$ 200,00, mas fiquei buscando informações e quando fui ver, estava esgotado.

 

Achei um site que tem dois modelos do Hario, porém indisponíveis, mas eles informaram que deve chegar por esses dias e com modelo novo. O valor variando entre R$ 180,00 e R$ 250,00. Mas não sei se são adequados, pois todos aqui citam o Hario Mini, que é com o corpo graduado.

 

Mais uma vez, obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Respondi do link lá no outro tópico.

 

Não sei se o corpo graduado do Hario faz diferença. Li vários reviews e opiniões aqui no Clube, comparando Hario e Porlex e pelos relatos acabei optando pelo Porlex. Ele pode amassar, já o Hario pode rachar. Mas o principal problema é que o Hario é mais chatinho de ajustar, girando a porca até achar o ponto correto.

 

Mas se quer o Hario e topa pagar uns 250, o Ateliê do Grão deve ter para entrega imediata.

 

Da quantidade a moer, pegue uma balancinha digital com o Alex ou ML. É baratinha.

 

Um abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Ola td bem??? Sou novo no blog e tenho uma duvida, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, comprei na italia uma cafeteira la pavoni stradivari e nao comprei o moinho, qual seria recomendado para ela, sou iniciante, mais quero me aprofundar e aprender a apreciar um bom cafe. Vi que existem varios modelos, e me disseram que para uso domestico nao seria necessario o uso de um moinho profissional, somente um que tivesse como escolher a granulometria do cafe, lembro que utilizarei somente nos finais de semana, pois tenho uma nespresso que utilizo no dia dia, pela praticidade. Agradeco toda ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Neto Wapa.

Ainda que utilize o moinho 1 única vez por semana, ou por mês ou por ano, a cada vez que o for utilizar, ele deverá necessariamente ser capaz de prover pó com a correta granulometria. Moinhos elétricos de qualidade o fazem consistentemente.

Os preços começam a partir de R$ 900.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando os colegas.

A Pavoni e capaz de preparar excelentes espressos mas e uma máquina bem sensível e que exige atender vários detalhes (temperatura, pressão, etc) e nao é fácil de atender, demanda um tempo de aprendizado e um moinho de boa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao tempo de espera eu nao me incomodo, vou ficar julho inteiro fora, entao, possivelmente dará o tempo certinho, voltarei e o produto ainda nao tera chegado, rsrs..

as ultimas 2 compras que eu fiz no ebay demoraram em média 45-60 dias pra chegar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu sempre acompanhei esse tópico com uma certa atenção e entusiasmo por conta da ideia ser muito contrária as técnicas aqui abordadas no fórum em relação a moagem do café, onde sempre o melhor equipamento se sobressai sobre os desse tipo, porém nem sempre é certo se dizer que uma coisa é ruim antes de se testar a fundo do que ela realmente é capaz e esse post demonstra isso que podemos sim obter resultados satisfatórios.

Mas depois que o post foi criado não vi mais ninguém tentando reproduzir novamente o feito que foi relatado aqui, mas porque ?? Será que o resultado é assim tão ruim, tão complexo para ser novamente feito ?

Eu sinceramente gostaria que fossem feitos aqui mais testes para alavancarmos essa nova técnica, acredito que hoje existem no mercado moedores melhores moedores esses que facilitam o trabalho por conta da tecnologia empregada, mas não devemos deixar de lado outras tecnologias que podem sim ser aprimoradas e adaptadas ao nosso uso diário, aconselho aqui para que seja feita uma lista das principais vantagens e desvantagens nesse processo e todos os pontos sejam estudados analisando o melhor grão para ser utilizado nesse método os resultados obtidos para assim criarmos uma base de dados para comparação e estudo em todo esse processo.

Agora tenho algumas dúvidas que gostaria de serem explicadas para mim que nunca utilizei esse processo de moagem e diga - se de passagem não possuo nenhum moinho visto que ia comprar um Krups porém não se encontra mais em lugar nenhum aqui no Brasil principalmente em 110 volts.

 

1º Visto que o pó se aquece durante o processo de moagem qual seria o impacto que isso causa no resultado final na bebida pronta ?

2º A inconsistência da moagem é devido ao que ? Tempo, Formato de lâminas ou grão utilizado ?

3º Quais melhores resultados obtidos, tempo de moagem grão utilizado e equipamento utilizado

4º Existem modelos melhores do qual foi usado aqui vejo no mercado que existe um Cuisinart DCG20, seria melhor ?

 

Estou me preparando para comprar esse equipamento para poder testar alguns resultados aqui em casa, visto que o mercado de moedores aqui no Brasil está mais voltado para equipamentos que sempre ultrapassam os R$600, que para alguns é um empecilho se tratando de algo relativamente sem importância dentro da cozinha somente sendo utilizado poucas vezes que é o meu caso que somente utilizo 2 ou três vezes ao dia para fazer um café para mim e para a esposa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto desse tópico. Nunca gostei. Ele dá a idéia falsa de que um moedor de lâminas pode ser um par para uma máquina de espresso, o que não é verdade.

 

O motivo pra isso é bastante simples: não há garantia de repetibilidade. Isso só se resolve com um moedor de mó.

 

Se o problema é grana, parta pra um moedor manual. Dá algum trabalho, mas faz o serviço como tem que ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto deste topico kkk

afinal eu que criei kkk :)

bom, vamos la.

a maquina epoca ajudou e muito, o cafe tambem.

eu por falta de tempo nao repeti essa experiencia, mas posso dizer que quando levava a mypressi e o cadence, fazia um expresso muito bom.

Mas concordo com o rodrigo. nao sei se teremos repetibilidade. eu tb nao usei alguma tecnica etc. apertei por 1 min o botao e deixei moendo. quando fiz lembro que ficou boa a granulometria, nao me lembro se ficou tao heterogeneo.

hj uso o cadence para fazer coados e sem muita pretensao de repetir o resultado.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...