Ir para conteúdo

Máquina de expresso + moinho + acessórios


Postagens recomendadas

Caros, bom tarde!

 

A algum tempo adentrei neste incrível mundo dos cafés com uma Aeropress e um moinho manual da Hario. Agora gostaria de ir um pouco mais além comprando minha primeira máquina de expresso e um moinho elétrico.

 

Após dar uma pesquisada aqui no fórum encontrei TANTA informação que até fiquei perdido... Pretendo destrinchar tudo com calma, mas como irei viajar pros EUA na semana que vem, queria pedir a ajuda dos colegas mais experientes para ajudar na minha decisão de quais equipamentos comprar lá (pela variedade e pelo preço, se comparados ao Brasil).

 

Por enquanto estou na dúvida entre os seguintes modelos (baseado no que li em alguns tópicos e outras indicações), ordenados por ordem crescente de preço:

 

Expresso

 

Saecco Poemia

 

DeLonghi EC702

 

Gaggia Espresso Color

 

Moinho

 

Capresso Infinity

 

Baratza Encore

 

Baratza Virtuoso

 

Breville Smart Grinder

 

 

Acessórios

 

Aqui na verdade eu queria saber se vale a pena comprar Tampers (não sei se já vem inclusos nas expressos), Portafilters adicionais (vi que tem toda uma teoria de pressurizados x não-pressurizados), Tamping Stands, ou qualquer outro que seja útil...

 

Por último, vi essa máquina aqui que me pareceu ser excelente, mas também tem um preço "excelente" se comparada às demais e também não sei se compensa o custo beneficio para um iniciante.

 

Breville The Barista Express Coffee Machine

http://www.amazon.co...22YC_B00CH9QWOU

 

 

 

Não vou dizer que não estou limitado a preço, porque não seria verdade, mas também não queria pagar pouco comprando um equipamento mais ou menos e nem queria gastar uma fortuna comprando um equipamento muito sofisticado demais para o meu atual nível de conhecimento. Enfim, toda e qualquer opinião/sugestão (inclusive de outros equipamentos que eu não tenha listado) será muito bem vinda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, seja bem vindo ao Clube.

 

Antes de mais nada, sugiro ler um pouco mais do assunto para você começar a diferenciar os equipamentos. Existem tópicos sobre cada um destes itens que você citou.

 

Bom, outro detalhe importante é sabe o quanto pode gastar. Se estiver com pouco dinheiro (quem tem pouco dinheiro não viaja para os EUA né? rsrsrs) podemos sugerir alguns equipamentos. Porém, se a grana estiver pulando do bolso, podemos citar outras máquinas tops de linha.

 

Quando falei sobre ler mais sobre os equipamentos é porque você citou equipamentos ruins à bons.

 

Dentre as máquinas que você citou, não recomendaria nenhuma. Já que está indo para fora, traga pelo menos uma Rancilio Silvia.

 

Os moinhos da mesma forma. Alguns ruins e outros medianos.

 

Recomendo pelo menos o Vario.

 

Tampers são extremamente necessários.

 

Filtros depende. A máquina que adquirir poderá vir já com os filtros comerciais. Melhores para extrair.

 

Outros acessórios são bons também, caso ainda haja $$$. Um pf naked, por exemplo!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola tudo que Você listou foi no mercado Internacional. Tem o imposto (cerca 60% do total) se não for buscar lá.

 

No mercado nacional sugiro no Walmart a Gaggia Baby e se tiver paciencia; esperar pela Gaggia Twin que esta em falta. Filtros despressurizado, tamper e moinho Baratza no CafeexpressoBrasil.

Tamper que vem com a maquina não presta.

 

Boas compras

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que precisa ser no mínimo um Vario, um Preciso já estaria bom.

E melhor focar em acessórios que são difíceis de conseguir comprar aqui, como o porta filtro naked, o tamper vale a pena comprar com o João.

Mesmo buscando há a chance de pagar 50% de imposto de importação sobre o que exceder 500 dólares, ainda mais que estará vindo dos estados unidos com caixas grandes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AlexandreDavid,

 

Dentro do que falou e citou, eu iria de Baratza Encore e Gaggia Collor. De equipamentos eu tentaria um tamper Rattleware, um portafiltro vazado(da gaggia ou maquina que adquirir) e algo que recomendo muito caso vá de gaggia é comprar um Filtro Rancilio 2 doses ou outra marca recomendada sem ser o da gaggia.

 

Também não acho que no mínimo deveria ser um vario + silvia, caso possa gastar mais um pouco mas não tanto que tal um baratza preciso e uma gaggia classic?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas primeiras respostas!

 

Bom, vamos lá... Essa Rancílio Silvia fica fora do que eu pretendia gastar (entre U$500 e U$600, expresso + moinho), então não seria uma opção no momento. Como estou indo com alguns colegas do trabalho, posso "dividir" os produtos na hora de passar na alfândega, então não estou preocupado com estourar o limite de U$ 500.

 

Pensando nesse limite, essa Breville The Barista seria o ideal (supondo que seja um bom equipamento). No entanto, como eu falei anteriormente, a minha preocupação é investir alto sem ter grandes resultados, pela falta de experiência. Por isso até citei desde a Saeco Poemia, que pelo que li em outros tópicos me pareceu ser um bom começo.

 

Continuando minhas pesquisas, me pareceu que valeria a pena gastar mais num bom moinho do que numa expresso. Dessa forma, eu poderia ter bons resultados num conjunto Saeco Poemia + Vario ou Rocky? Ou compensa balancear mais os dois?

 

A idéia macro é: dentro desse meu limite, ter o melhor custo beneficio possivel. Por exemplo, existiria uma diferença perceptivel entre os modelos Encore, Virtuoso, Preciso e Vario (respectivamente custando U$129, U$229, U$289 e U$449)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que Poemia é besteira trazer de fora.. O preço dela no Brasil já é bem atraente.. Eu mesmo estou vendendo uma novinha com um mês de uso caso se interesse.. Aí poderia investir somente no moinho.

 

Quanto aos Baratzas, a diferença de preços justifica a qualidade. Mas de qualquer forma, um Encore já é um excelente moinho. Um bom kit de entrada de baixo custo seria Poemia + Encore com certeza... Já pensou numa Gaggia Classic ou Baby Twin?

 

Ao invés de balancear os dois.. Preocupe-se mais com o moinho do que com a máquina.. Como eu disse, Poemia + bom moinho já é um bom set...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não fizer questão de um bom braço vaporizador logo de cara, uma Gaggia Classic já dá uma boa história. Na Amazon vendem por 400 usd e acho que na whole latte love tava por 380.

Eu pessoalmente não compraria um moinho elétrico, que você vai ter que dividir com seus colegas, mas um Porlex, um pouco melhor que o seu Hario. Eu tenho um tall e estou super satisfeito. Só trocaria por um Lido 2 ou um Rosco (esse bem caro). Mas enfim, na época que eu pesquisei os elétricos, o Vario me pareceu mesmo a escolha melhor. Boas compras. Pra acessórios, procure no forum por espressoparts que você deve achar comentários e até outros nomes de lojas online.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Minha opinião sobre maquina!

Duas coisas importantes numa maquina : Válvula solenoide 3 vias e porta filtro de 58mm . Coisa imprescindível. Se Você não comprar assim num futuro se continuar a gostar do café vai se arrepender. Vai querer trocar e perder dinheiro !

Gaggia Dose e Color não tem solenoide 3 vias.

Breville é 54mm Porta filtro. (não sei se tem solenoide)

 

Veja, os filtros comerciais e tampers são 58mm. Ou seja Você vai poder usar uma variedade enorme de filtros e será fácil comprar o tamper.

Sem válvula solenoide 3 vias a bomba faz pressão numa mola corta pingo, numa engenharia burra para reduzir custos do fabricante.

 

Compre uma maquina excelente de construção e manutenção no Brasil: Vá de Rancilio Silvia, Gaggia Classic, Gaggia Baby ou Gaggia Baby Twin, questão de preço.

Essas maquinas tem grupo, portafiltro , filtros comerciais e válvula solenoide 3 vias! De extrema importância isso! Imprescindível !

 

Por analogia essas maquinas como a Breville se assemelha ao famoso micro system de áudio, apenas bonitinho, som ruim ! Compre moinho separado da maquina, Linha Baratza ou Rancilio Rocky.

 

Se você não pretende levar pra fazer café onde não tem energia elétrica, tipo uma fazenda no meio do pantanal ou camping, pelo seu bem compre um moinho elétrico!

Exercício é na academia! Pois senão ficarás com um braço mais "bombado" que o outro ! :D :D

 

​Digo isso tudo pois passei por experiencia própria Comprei maquina sem solenoide e moinho Hario Skerton (manual). Duas alegrias uma quando comprei e a segunda, fiquei em êxtase quando vendi! :D

 

Aprender com os erros dos outros é Maestria ! ;)

 

Abraço, boa viagem e compras! :)

 

AH! E adiantando, quando tiveres seu equipamento, não esqueça de um bom café de torra recente, CafeexpressoBrasil, Nuance, Terroar, Café do Moço entre outros!

 

A qualidade do seu café será igual a do elo mais fraco do seu conjunto!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, você me deu uma luz forte agora!!! :D Estava curioso mesmo sobre a diferença entre os porta filtros de 54mm pra 58mm, mas pelo o que você falou eu nem devo considerar qq máquina que não seja 58mm, certo? Isso já reduz as opções... Embora esteja começando a considerar a possibilidade de uma Rancilio Silvia, por conta do preço acho que ainda vai ficar de fora da minha lista. Eu diria que no momento estou tentado no par Gaggia Baby Twin e um moinho Baratza, embora não saiba exatamente qual...

 

José, moinho manual eu já tenho e não vejo a hora de poder aposentá-lo!!! :lol: Quando recebo visitas eu quase desisto de oferecer um café, por conta de ter que ficar horas moendo...

 

Pergunta sobre as Gaggias... Qual a diferença básica entre a Baby e a Baby Twin (a diferença de preço na Amazon é pequena, U$40)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se não me engano, a twin tem tanto uma caldeira (para o expresso), como um termobloco (para vaporizar o leite). Assim em teoria você consegue tirar expresso e vaporizar leite mais seguido.

Eu comprei uma Gaggia Classic porque ao ler as avaliações me pareceu que as outras (babys) davam mais problema de vazamento. Em geral também me pareceu ser mais robusta. Não me arrependo de ter pago mais. Se você tiver disposição (leia-se, dinheiro) para a Rancilio Silvia, me parece melhor que as Gaggias. Quanto ao moinho, vá de elétrico, então e seja feliz (eu deixo as visitas rodarem um pouco a manivela aqui, pra poderem dizer que fizeram o café também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta sobre as Gaggias... Qual a diferença básica entre a Baby e a Baby Twin (a diferença de preço na Amazon é pequena, U$40)?

 

Ola Alexandre,

 

A twin (gemeo) tem uma caldeira pra o espresso e um termobloco pra vapor ! Então você vaporiza o leite pro capuccino e imediatamente extrai o café pra o espresso. Numa Classic por exemplo teria de esperar a temperatura baixar.

A Twin tem um placa eletrônica que permite pre infusão, controla o volume do café nas xicaras com controle apenas por toque e é programável.

 

http://www.gaggia-usa.com/

 

Abraço,

 

Em tempo a Silvia tem reputação de ser mais durável e melhor construída. Mas não há eletrônica embarcada nela. Excelente opção é a Silvia mais um PID ! Aí sim! É Você no controle sem dificuldades ! A Silvia com PID é " O BIXO" ;)

 

http://www.pidsilvia.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então você vaporiza o leite pro capuccino e imediatamente extrai o café pra o espresso. Numa Classic por exemplo teria de esperar a temperatura baixar.

 

A velha discussão de quem vem primeiro: o ovo ou a galinha... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muita besteira trazer uma Poemia de fora :)

 

Se eu fosse comprar uma Poemia , compraria aqui que ainda tem um preço bom e traria um moinho bem legal como um mazzer mini e um portafiltro bottomless c/ filtro profissional para ela , minha opnião ...

 

E quando pudesse comprar uma máquina melhor , teria um belo kit ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a Breville BES900XL do nosso Buscafé é "A MÁQUINA!"

 

Além de bonitinha, portafiltro 58mm e válvula solenóide :lol:

 

Clayton,

 

Pelas especificações esse modelo de Breville : http://www.amazon.com/Breville-BES900XL-Automatic-Espresso-Machine/dp/B005I722YC/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1390391149&sr=8-1&keywords=breville+bes900xl é o "cão chupando manga" !!! :D

Sem duvida é uma senhora maquina ! Tu vistes o preço da bichinha nova ? $1062,99

Só resta saber se é durável. Tem umas mais baratas remanufaturadas. Não achei Silvias remanufaturadas (Refurbished) faz pensar...

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muita besteira trazer uma Poemia de fora :)

 

Se eu fosse comprar uma Poemia , compraria aqui que ainda tem um preço bom e traria um moinho bem legal como um mazzer mini e um portafiltro bottomless c/ filtro profissional para ela , minha opnião ...

 

E quando pudesse comprar uma máquina melhor , teria um belo kit ;)

 

r.lima, pensei em trazer a Poemia inicialmente porque o preço lá fora ainda vale a pena (sai por uns R$200 enquanto aqui está R$500). Ela no momento seria uma das últimas opções, mas pode ser que ela ainda volte pro páreo, dependendo de quanto eu gaste no moinho...

 

Ola Alexandre,

 

A twin (gemeo) tem uma caldeira pra o espresso e um termobloco pra vapor ! Então você vaporiza o leite pro capuccino e imediatamente extrai o café pra o espresso. Numa Classic por exemplo teria de esperar a temperatura baixar.

A Twin tem um placa eletrônica que permite pre infusão, controla o volume do café nas xicaras com controle apenas por toque e é programável.

 

http://www.gaggia-usa.com/

 

Abraço,

 

Em tempo a Silvia tem reputação de ser mais durável e melhor construída. Mas não há eletrônica embarcada nela. Excelente opção é a Silvia mais um PID ! Aí sim! É Você no controle sem dificuldades ! A Silvia com PID é " O BIXO" ;)

 

http://www.pidsilvia.com/

 

Pedro, pelo o que li a Silvia só tem uma única caldeira, é isso mesmo? Então isso seria um "ponto negativo" pra ela, certo?

 

Outra coisa que me chamou a atenção foi um tópico que achei só sobre as Gaggias (aqui no fórum mesmo) que já começa falando sobre o problema dos filtros simples e duplos que vem de fábrica... Isso vale pra todas? Eu precisaria comprar filtros adicionais caso decidisse por uma Gaggia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao filtro da Gaggia, depende, se vier com filtros pressurizados, sim. Se vier com filtro comercial, não.

 

Quanto à Poemia, uma nova custa uns 320 reais.. Uma semi-nova-zero-bala-100%-perfeita-melhor-impossível como a que eu estou vendendo sai muito mais barata! :lol: E ainda vai com um tamper de brinde :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à Poemia, uma nova custa uns 320 reais.. Uma semi-nova-zero-bala-100%-perfeita-melhor-impossível como a que eu estou vendendo sai muito mais barata! :lol: E ainda vai com um tamper de brinde :lol: :lol:

 

Numa pesquisa rápida, nas lojas virtuais "padrões" não achei por menos de R$499... Mas eu queria uma nova mesmo... ;)

 

Eu comprei uma Gaggia Classic porque ao ler as avaliações me pareceu que as outras (babys) davam mais problema de vazamento. Em geral também me pareceu ser mais robusta. Não me arrependo de ter pago mais. Se você tiver disposição (leia-se, dinheiro) para a Rancilio Silvia, me parece melhor que as Gaggias. Quanto ao moinho, vá de elétrico, então e seja feliz (eu deixo as visitas rodarem um pouco a manivela aqui, pra poderem dizer que fizeram o café também).

 

José, estou repensando sobre a Gaggia Twin, de tantas reclamações de vazamento que estou lendo... Não vou conseguir testar lá fora e não quero chegar no Brasil e descobrir que a minha veio com esse defeito... Então estou caminhando pra mesma linha que você, indo de Classic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais duas perguntas a todos:

 

1) Vi que muitos falam sobre a quantidade de café pra fazer 1, 2, 3 doses... mas a maioria dos vídeos que vejo de reviews as pessoas parecem dosar o filtro meio "no olho". Essa precisão em gramas é tão importante assim?

 

2) Porta filtro "naked" tem alguma função especifica? Altera o resultado final ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pedro, pelo o que li a Silvia só tem uma única caldeira, é isso mesmo? Então isso seria um "ponto negativo" pra ela, certo?

 

 

Salve xará David.

 

As respostas às tuas dúvidas são sim e não.

 

A Silvia só tem uma caldeira e isso não é um ponto negativo.

 

Ter uma caldeira apenas é padrão e situação mais comumente encontrada em máquinas de espresso.

Necessário é que tal única caldeira seja capaz de produzir resultados satisfatórios. Para isso deve ter volume, estabilidade térmica, e vários outros detalhes específicos para formar um bom conjunto com os outros sub sistemas que completam a máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AlexandreDavid,

 

Respostas:

 

1) Sim, pois é necessário para ajuste de dose/moagem.

 

2) Sim, verificar se a extração está boa, pois requer mais técnica. Quando menos técnica mais bagunça se faz.. :D E a crema se desfaz menos..

 

Respostinhas brinde:

3) A Poemia vive em promoção! Vá por mim.. 320 reais é fácil de achar... E a minha tem apenas 1 mês de uso. Nem se vê diferença em uma nova..

4) Se vier problema de vazamento, é só apertar uma abraçadeirazinha.. Nenhum sacrifício..

 

B) B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre David,

 

Sim, é muito importante.

 

Você provavelmente, depois que acertar, vai querer repetir esse espresso bom várias vezes.

 

Para isso, é só repetir as seguintes variáveis, mantendo a moagem igual:

 

- temperatura, ou seja deixar a máquina na mesma temperatura inicial pré extração

- massa de pó no filtro

- massa de café na xícara

 

Veja que é importante uma balancinha digital. Tem que ter!

 

Sobre o porta filtro sem fundo é legal para aprender, via visualização, a fazer a preparação e compactação do pó. Mas a balança é mais importante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Gaggia Classic, que é pro mercado dos EUA, veio com os dois filtros pressurizados comuns no Brasil (pros modelos vendidos aqui) e *adicionalmente um duplo despressurizado*. Veio um panfleto dizendo que era algo somente para o mercado americano. Por isso e pelos vídeos de lojas americanas que vi, as gaggias compradas lá costumam vir, sim, com ao menos um filtro duplo despressurizado.

 

Eu achava que não precisava de balança, mas depois de ter dificuldade de acertar qual medida não travava a máquina, comprei uma. Especialmente para moinho manual, não dava pra nivelar por volume (enchendo até transbordar e eliminando o excesso): era muito pó e travava (acho que dava uns 19-20g).

 

O portafiltro sem fundo não vai alterar o resultado. No máximo você vai ter um pouco mais de crema, mas nem mesmo isso é algo tão marcante assim. Agora, permite você ver se não canalizou e tentar corrigir a próxima extração. Lembrando que quando canaliza, o gosto não vai ser ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

r.lima, pensei em trazer a Poemia inicialmente porque o preço lá fora ainda vale a pena (sai por uns R$200 enquanto aqui está R$500). Ela no momento seria uma das últimas opções, mas pode ser que ela ainda volte pro páreo, dependendo de quanto eu gaste no moinho...

 

 

 

 

Sim , mas tem o trabalho de trazer , se fosse me ocupar com isso optava por um moinho bacana . Mas nada contra a sua opção da Poemia :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal

 

Trava até com pouco pó qualquer máquina depende de quão fino você moe, é só engrossar a moagem que dá para usar na gaggia 19 g :)

 

Sei que fica difícil usar o método de encher e nivelar usando manuais

 

E o portafiltro sem fundo tem uma vantagem sim ! Além de ser bonito , você pode postar no tópico de belas extrações =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola David,

 

Sugestão é que você "ataque os problemas" a medida que forem surgindo. Sim Gaggias tem muita chance de vir com o filtro pressurizado! Então Você compra o da Silvia despressurizado, ou compra um VST ou email pro representantes da Gaggia no Brasil Imeltron e faz a troca com eles. Sim vi gente aqui mesmo reclamando que comprou e tava vazando, mas me parece que esse colega foi "premiado".

Agora se estás preocupado e queres acertar sem nenhuma duvida compre a Silvia e mande instalar um PID. Vá de Silvia mais PID. Quanto ao numero de boilers o Alexandre já respondeu e é certo que existem outros fatores que acho uma Silvia com PID um pouco acima da Twin.

Veja bem pra quem esta iniciando o PID na Silvia é importante ! Não é cosmético, não ! É verdade que tem uns FERAS aqui que através de técnica de expurgos entre outras, conseguem gerenciar e obter excelentes extrações sem PID. Pense na Silvia sem PID como um carro superesportivo com "trocentos" HP onde Você vai fazer curvas em velocidade só com sua habilidade. Com PID o mesmo só auxiliado por controle eletrônico EBD, ESP ABS, 4WD e etc. Agora os experientes as vezes desligam tudo só por prazer de fazer no "hard way", mas controlando tudo.

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AH! Quanto ao PF Naked, Eu deixaria pra um "segundo estágio" . Quando Você estiver tirando um espresso decente e continuando interessado no hobby, apesar da sujeira e trabalho, então penso que chega hora do Naked, medidor de pressão, torrar em casa e etc. Pense nisso como um curso que existe em São Paulo de direção defensiva, onde é ensinado derrapagem controlada, spin de 360° e etc...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...