Ir para conteúdo

Ajustando moinho Vario Home (Mahlkönig/Baratza)


Guest Anita

Postagens recomendadas

Pois é, mesmo 2 moinhos novos saídos das caixas, não é certo que a moagem seja idêntica para o mesmo grão e o mesmo ajuste. Ainda mais com moinhos de idades e desgastes de lâminas diferentes, moendo grãos de origens e idades de torras diferentes. Aí entram tantas variáveis que até a posição do carro na vaga da garagem ou a fase da lua influenciará. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse moinho é show, mas cada café voce tem um trabalho pra acertar.

o MD 40 nisso dava show, era so mudar no max 1 ponto e olhe la.

mas o Vario germanico é show!

comprei na caffe-milano.de

frete para o brasil 90 euros

chega em 15 dias! tributos 600 reais!

preco total 1700, pra ser mais preciso 1702 com os impostos.

vale cada centavo.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mesmo 2 moinhos novos saídos da caixa, não é certo que a moagem seja idêntica para o mesmo grão e o mesmo ajuste. Ainda mais com moinhos de idades e desgastes de lâminas diferentes, moendo grãos de origens e idades de torras diferentes. Aí entram tantas variáveis que até a posição do carro na vaga da garagem ou a fase da lua influenciará. :blink:

 

Alex, ainda bem que o moinho é menino, ou botariam a culpa também na TPM......

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Não sei pq meu moinho desregulou. tava com muito particulados no nivel mais fino tanto macro e micro.

ai fiz uma regulada conforme o video e ficou show!

eu nem forcei tanto no aperto. creioque para encostar a mo tem q realmente dar bastante volta, pois o som mudou pouco.

o que percebi que como ficou tao fino quanto talco, o po sai mais lento, porem antes tava saindo rapido e pra tudo que lado hehe.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu tb precisei regular meu vario...tava td beleza mas de repente ficou mto grosso mesmo no minimo do macro...

 

Confesso que fiquei com medo de apertar muito e nao consegui me guiar elo son...hehe. Apertei 3/4 de volta e ja ficou bom de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao

pelo som tambem nao vi tanta diferenca.

nao sei quanto de volta dei, mas foi o suficiente para o macro 2 e micro H fazer um espresso no tempo.

mas realmente da um medo

esta semana vou ver se retiro a mo pra limpar com aquela ferramenta que o Alex me vendeu.

pelo menos se a mo desgastar o Alex nos vende hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Uma coisa que está me intrigando em relação ao meu Vario com os demais é o tempo de moagem conforme comentei em um tópico da venda do Vario do Victor com o Márcio.

Como esta a relação de moagem/tempo dos que possuem o Vario?

O meu para moer 14g (pesado em uma balança digital) fica na faixa dos 5.8 aos 6.7 segundos, dependendo da densidade e torra do grão, mas nunca cheguei por ex. aos 10 segundos. O moedor foi comprado com o Alexandre e pré testado por ele estando tudo ok e na extração venho utilizando as 14g de pó para em média de 35 a 50g de líquido (ai depende se quero o café mais encorpado ou não) com 25 a 30 segundos de extração, ou seja, a moagem está adequada para o tempo e volume de extração porém tenho a impressão pelos vídeos que já vi no youtube que o meu está moendo mais rápido e gostaria de saber dos users do CDC se procede esse tempo.

O ajuste dele aparentemente está ok pois uso no macro nível 1 ou 2 e no micro A (neste caso A somente com o macro 2) até F, dependendo do grão. O pó está saindo no filtro bem centralizado sem voar pra tudo que é lado pois ai sim seria talvez um indicio de ter algo desregulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve estar OK, Rogério.

 

Ao chegar sua ECM, talvez tenha que afinar o pó, considerando a pré-infusão. Talvez chegue mais perto do mínimo e tenha moagens de 1,5 g/s (10 segundos para uma dose). Também depende, claro, da extração desejada.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Márcio, também estou na espera da ECM pra ver se irá modificar alguma coisa, depois dou um feedback, o importante é estar moendo de forma correta e se estiver moendo rapidamente melhor ainda, nada a reclamar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando mais grossa a regulagem e mais escuros os grãos mais leve e, consequentemente, mais rápida a moagem.

Ainda, normalmente se contam de 16 a 18 chegando até 20gr por dose.

Com mos iguais e mesmo número de rpm as diferenças devem ser mínimas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Bernardo, entendo das variáveis mas já testei inúmeros grãos tanto os torrados que vem do Leo, Café Expresso Brasil, Orfeu dentre muitos outros quanto os vários que já fiz a torrefação em casa, tanto pipoqueira quanto no Gene, em distintos níveis de torras e o que você postou realmente é uma média, mas no meu caso específico está muito mais rápido que na média geral dos proprietários dos Vario, sei que quando chegar a máquina nova dará diferença no tempo de extração e granulometria do pó, mas no caso de 14g pesado em 6,2 segundos no filtro isso continuará a mesma coisa, é isso que estou achando estranho, está moendo muito rápido e não estou percebendo algo errado na moagem, é como se o motor do meu talvez tivesse uma rotação maior, sei lá, vai entender, mas estou tranquilo, enquanto estiver moendo bem :) O posto era mais a nível de curiosidade pra saber a média do pessoal do CDC que possui o Vario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá Roger..

 

Também comprei o Vario com o Alexandre. O meu para moinho demora 9 segundos para moer 11 gramas de café. Pelo menos é o que preciso para encher o porta filtro. Utilizo macro 2 micro M ou N. Ainda estou testando,,

 

Você utiliza qual regulagem para a sua ECM? Para minha Vivaldi estou utilizando esta regulagem.

 

Até mais

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde Alexandre, tudo bem?

Então estou utilizando em uma Breville DieCast com filtro despressurizado, a ECM logo logo chega...

Eu não sei porque pelos relatos aqui o meu mói mais rápido, com 7,5 segundos estou moendo 16g pesado na balança. Dependendo do café utilizo Macro 2 e o Micro até no mínimo, ou seja no A, alguns E ou F, mas a maioria o Macro 2 não está dando conta do recado então estou utilizando Macro 1 e Micro H com um café pouco denso, do vale do caxixe com uma torra City+ feita por mim há uma semana mais ou menos.

E se você estiver utilizando um filtro duplo 11 gramas é pouco, pode fazer de 14 a 16g tranquilamente.

A extração está em torno de 28 segundos para 30g de extração, mas a crema está ficando fantástica todos que chegam aqui e olha ficam admirados eu nunca vi em lugar algum uma crema tão densa dá a impressão que é leite vaporizado, incrível, o sabor também está muito bom, por isso que venho reclamando em uns tópicos aqui no CDC que está difícil se acostumar com o Nespresso no trabalho, justamente por esta falta de corpo e essa crema densa. Futuramente faço uns vídeos e coloco aqui para o pessoal ver.

Um abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Roger

 

Putz,, escrever com pressa dá isso. Pela tua resposta percebi que no meu post anterior faltou informação. Estou utilizando o macro 2 micro M para moer. Acontece que estou utilizando 11 gramas de cafés para para 1 café e 16 gramas ou 17 para o duplo. Para um café menos que 11 gramas não preenche o porta filtro. Sempre pesado na balança

 

Encho o filtro direto no moinho, depois nivelo o pó por cima e faço a compactação. Não se se nivela seu café por cima ou se simplesmente utiliza 7 a 8 gramas e compacta.

 

Tenho percebido meu café com um amargor..mas quando abro a moagem ele fica sem crema...

 

Alguma sugestão?

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Alexandre isso que a Anita disse também é um dos fatores, temperatura elevada, mas creio que a La Spaziale tem um bom controle de temperatura, talvez um flush curto antes da extração ajude. Outro fator pode ser que talvez esteja moendo o pó fino demasiadamente e ultrapassando os 30 segundos de extração. Outra coisa, o café é fresco? Mas creio que talvez o principal motivo para o amargor no seu caso é a torra do café, que café está utilizando?

Eu gosto de um leve amargor no espresso, onde se equilibra com a acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Roger

 

Putz,, escrever com pressa dá isso. Pela tua resposta percebi que no meu post anterior faltou informação. Estou utilizando o macro 2 micro M para moer. Acontece que estou utilizando 11 gramas de cafés para para 1 café e 16 gramas ou 17 para o duplo. Para um café menos que 11 gramas não preenche o porta filtro. Sempre pesado na balança

 

Encho o filtro direto no moinho, depois nivelo o pó por cima e faço a compactação. Não se se nivela seu café por cima ou se simplesmente utiliza 7 a 8 gramas e compacta.

 

Tenho percebido meu café com um amargor..mas quando abro a moagem ele fica sem crema...

 

Alguma sugestão?

 

Obrigado

 

Alexandre

 

Tente com 14g o duplo. Depois me conte. Está extraindo em que temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gambiarrei meu Vario, pois ele é do modelo antigo e não tem a escala. Agora dá para falar (mais ou menos) a mesma língua dos demais varianos, com pouca diferença, já que a escala micro do meu tem 3 pontos a menos (devem ser pontos intermediários):

 

2013-09-14230144_zps7abf9ed2.jpg

 

2013-09-14230207_zpsf47c3726.jpg

 

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da "gambiarra" Anita, agora ficou bem prático quando falar nos níveis, legal a sua ideia :)

Acho que vou deixar sempre no macro 1 e ir regulando conforme o grão, torra, idade... no nível 2 geralmente está dando um trabalho maior pra acertar.

E a propósito o meu está regulado com a mesma granulometria que o seu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

Quanto a temperatura a máquina está regulada para para extrair o café á 95ºC. Roger, sempre dou o flush antes da extração. O Café que estou utilizando é um brinde que veio com a própria máquina, marca da própria representação da marca la spaziale, não tenho histórico do mesmo mas posso afirmar que é torra média.

Quanto a gramas,, Rodrigo se eu colocar 14 gramas de pó não conseguirei nivelar por cima o pó no porta porta filtro. Preciso de 16 gramas.

 

E agora?

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora?? Coloca açucar e seja feliz :)

Falando serio, e a torra é nova? Se for torra velha terá gosto ruim mesmo ainda mais se abriu o pacote e fica tempo parado.

Se fosse você tentaria com um outro bom grão e com torra nova. E faça uns testes tente extrair com 93º c ou 90º quem sabe da uma amenizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Roger e amigos.

 

Eu já havia pensado que poderia ser o café, mas perguntei para tentar não influenciar. Na verdade não sei de quando é a torra, mas o pacote já está aberto a uns 15 dias. Quinta feira chega um Unique Frutado que minha cunhada comprou para mim numa cafeteria em Florianópolis.

 

Será uma luta injusta eu sei,, mas poderei extrair o café após regular o moinho para este novo grão.

 

Estou preocupado com uma coisa,, começamos a falar de café amargo, que poderia ser do moinho e depois começas a trabalhar outras possibilidades. Estas outras possibilidades ganharam espaço na discussão e a regulagem do moinho foi abandonada por acreditarmos que não seria este o problema. Então, o que fazer? Afinal estamos falando de temperatura, de grão, de torra etc no tópico moinho. Como novato fico preocupado se não estou desvirtuando o foco do assunto. O que fazer nestas horas, continuar a conversa? ir para outro fórum? conversar por MP?

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a gramas,, Rodrigo se eu colocar 14 gramas de pó não conseguirei nivelar por cima o pó no porta porta filtro. Preciso de 16 gramas.

E agora?

Alexandre

 

E agora o quê? Por que você precisa fazer isso? Basta uma chacoalhadela e nivelar com o tamper antes de calcar, oras.

Aliás, nivelar jogando café fora fica bonito em vídeo e em cafeterias, mas em casa não tem muito motivo. Prefiro jogar um pouco de café fora purgando o moedor entre extrações mais espaçadas do que pra nivelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Roger e amigos.

 

Eu já havia pensado que poderia ser o café, mas perguntei para tentar não influenciar. Na verdade não sei de quando é a torra, mas o pacote já está aberto a uns 15 dias. Quinta feira chega um Unique Frutado que minha cunhada comprou para mim numa cafeteria em Florianópolis.

 

Será uma luta injusta eu sei,, mas poderei extrair o café após regular o moinho para este novo grão.

 

Estou preocupado com uma coisa,, começamos a falar de café amargo, que poderia ser do moinho e depois começas a trabalhar outras possibilidades. Estas outras possibilidades ganharam espaço na discussão e a regulagem do moinho foi abandonada por acreditarmos que não seria este o problema. Então, o que fazer? Afinal estamos falando de temperatura, de grão, de torra etc no tópico moinho. Como novato fico preocupado se não estou desvirtuando o foco do assunto. O que fazer nestas horas, continuar a conversa? ir para outro fórum? conversar por MP?

 

Obrigado

 

Alexandre

 

Dá pra abrir um tópico específico. No seu caso, por que não "parâmetros de extração na Vivaldi" ou algo do gênero?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alexandre.

Para retomar o assunto original, não é necessário nivelar o pó pela borda do filtro. Se a quantidade correta está abaixo do nível da borda, como disse antes o Rodrigo, dê umas batidinhas com o parta-filtros na bancada, apenas para "acamar" o pó e proceda o calcamento normalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...