Ir para conteúdo

Victor D.

Postagens recomendadas

  • Respostas 970
  • Criou
  • Última resposta

Victor, será que há alguma vantagem em embalar os cafés torrados à vácuo, como o Coffeelab faz? O fato é que acho que só eles fazem isso, sabe-se lá por que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, as válvulas das embalagens são de uma via, então em pouco tempo só haverá CO2 dentro da embalagem, já que todo O2 será forçado para fora nas primeiras horas após a torra.

 

Não foi a da Vanessa não, já tenho uma de câmara, comprei uma estilo "clamp" que funciona com embalagens grandes e também é forte o suficiente para selar as novas embalagens com acabamento em kraft.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Mesomeno", todo tempo que tenho eu foco nos cafés, esses detalhes de design de embalagem ainda não conseguimos sentar para discutir.

 

Até temos algumas ideias mas para executá-las precisaríamos encomendar 15 mil embalagens ao custo de quase R$1 cada, o que não rola no momento.

 

Prefiro continuar focando nas torras do que desviar parte do tempo para deixar a embalagem mais bonita, quem sabe agora na minhas férias eu vejo melhor isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O diferencial dos cafés do Victor é que ele tem cafés de altíssima qualidade e acerta a torra 100%, sempre (pelo menos nos cafés que eu já comprei com ele). É muito raro isso! Por causa disso tenho nenhum problema com esses sacos brancos sem rotulo e informação. Mas posso imaginar que clientes novos precisam de um tempo para entender essa abordagem ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não é que eu não me importe com o visual mas tenho pouco tempo disponível para isso. 

 

Poderia deixar tudo mais bonito se me dedicasse menos ao café, aos perfis de torra e mais ao restante, provavelmente até venderia mais, mas não é meu foco. Se eu trabalhasse em tempo integral com isso, com certeza já estaria bem mais desenvolvido mas tenho meu emprego, a faculdade e, principalmente, uma filha de 2 anos para criar.

 

Prefiro um restaurante simples com comida excelente a um restaurante chique com comida mediana.

 

Mas sim, estamos, dentro do possível, melhorando todas as áreas aos poucos. Já trocamos de embalagem dos torrados, estamos embalando todos os cafés verdes à vácuo para manter o frescor por mais tempo, temos serviço de assinatura e já estou fazendo alguns carimbos com, pelo menos, as variedades e uso do café (espresso/coado). Como as embalagens são pequenas, ainda não sabemos como disponibilizar mais informações dos cafés sem que fique feia por excesso de informação. Queremos fazer uma caixa para os correios mas a quantidade para valer a pena é muito grande e ainda não temos esse volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fichinha com as informações do café resolveria o problema da falta de informação. A beleza da embalagem em si é o de menos, mesmo porque compramos pela internet. E eu descarto a embalagem quando a aberto (vai para um pote de vidro hermético). Essa fichinha pode ficar presa a embalagem grampeada ou com um selo adesivo... Para mim, esse esquema da fichinha é excelente, pois posso coloca-la dentro desse pote de vidro depois. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Academia faz exatamente isso. Embalagem padrão para todos os cafés, mas fichas com uma cordinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verei o que consigo fazer, como estava comprando sacas de 20kg, não rolava fazer em gráfica e em casa ficava muito tosco, agora que estou com bastante café, de repente até rola. Irei na gráfica após o almoço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ser nada muito elaborado. Não creio que justifique gráfica, uma fichinha meio A4, com um layout simpático e impressa em impressora caseira mesmo basta. Os cafés vão variar muito para compensar impressão profissional.

 

Melhor bem feitinha em casa, mas com bastante informação. E o formatinho ajuda a colocar na frente do moinho, interior de potes, lousinha etc.

 

Dá para imprimir uma linha Data de torra: e esta preenche a mão ou com aqueles carimbos datadores. Põe a quality control de olhinhos azuis para carimbar.

 

Não esquece de por a folha na folha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece a gráfica!!! O lance é imprimir em casa mesmo. Como a Anita disse, a tiragem vai ser muito pequena e vai variar bastante. E fazendo em casa, vai combinar com o rótulo preto e branco com a folha de pé de café! :) Um carimbo com data da torra fica legal também. Tudo simples e eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não é que eu não me importe com o visual mas tenho pouco tempo disponível para isso. 

 

Poderia deixar tudo mais bonito se me dedicasse menos ao café, aos perfis de torra e mais ao restante, provavelmente até venderia mais, mas não é meu foco. Se eu trabalhasse em tempo integral com isso, com certeza já estaria bem mais desenvolvido mas tenho meu emprego, a faculdade e, principalmente, uma filha de 2 anos para criar.

 

Prefiro um restaurante simples com comida excelente a um restaurante chique com comida mediana.

 

Mas sim, estamos, dentro do possível, melhorando todas as áreas aos poucos. Já trocamos de embalagem dos torrados, estamos embalando todos os cafés verdes à vácuo para manter o frescor por mais tempo, temos serviço de assinatura e já estou fazendo alguns carimbos com, pelo menos, as variedades e uso do café (espresso/coado). Como as embalagens são pequenas, ainda não sabemos como disponibilizar mais informações dos cafés sem que fique feia por excesso de informação. Queremos fazer uma caixa para os correios mas a quantidade para valer a pena é muito grande e ainda não temos esse volume.

 

Se você embrulhasse seus cafés em jornal, eu compraria da mesma forma. Só acho que seu produto ficaria ainda mais valorizado se houvesse uma fichinha singela de informação sobre o grão.

 

E te digo mais: quem tem pouco tempo disponível, geralmente sabe melhor o que fazer com ele. Haja vista o seu café, por exemplo. ;)

 

A única coisa que me irrita, embora eu entenda muito bem qual a motivação de descrever essas notas no cupping pelos produtores/distribuidores que muito exportam, é descrição aromática/gustativa de coisas que não comemos por aqui, como xarope de bordo, p. ex. :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o sabor do xarope de bordo é muito característico, uma mistura de melado com um toque de madeira e esse fundo meio frutado meio resinoso, não tem muito correspondente no mercado brasileiro, e o pior é que quase ninguém conhece maple, então é uma descrição sem muito efeito.

 

Eu disponibilizo as notas sensoriais "oficiais" que me passam, apenas ocasionalmente, se tem algum sabor que eu ache muito característico que não esteja nas notas, eu posso adicionar, afinal as notas são feitas com base no cupping e o café pode mudar bem em uma torra mais escura.

 

A pontuação também é bem relativa e tem muito a ver com a soma dos atributos, um café com mais pontos não é necessariamente melhor que outro com menos mas provavelmente é mais complexo, com melhor acidez, mais corpo etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toranja (ou grapefruit) é outro sabor que não é muito conhecido no Brasil e também difícil de se encontrar substitutos, é um cítrico perfumado, com um leve amargor. Acaba-se desmembrando em outras frutas cítricas e outros sabores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo associar o toranja ao damasco, que, embora lembre ameixas, é um pouco mais azedinho. Esse leve amargor do grapefruit costumo associar ao caramelo, quando se assemelha um pouco a açúcar caramelizado.

 

Já provei  grapefruit. Particularmente, não gosto da fruta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...