Ir para conteúdo

Victor D.

Postagens recomendadas

  • Respostas 970
  • Criou
  • Última resposta

Oi Victor, vai por aqui mesmo, sei lá o que acontece com as MP...

Então, acho que vc esqueceu de colocar um pacotinho do Obatã na minha caixa. .. veio 250g dele e 250g do blend, mas eram 500g do Obatã.

Vê pra mim, por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Valmor, ouvi falar bem do seu café versão 2014.

 

Infelizmente não existe nenhum estudo ou consenso sobre o assunto. Eu não congelo logo após a torra, espero uns dias para sair o CO2 e melhorar o sabor. Já tomei café com até 6 meses de freezer que ainda estava bebível mas já tomei outros com bem menos tempo que estavam horríveis, cada café é um café. Eu esperaria uns 10 dias antes de congelar e deixaria no máximo uns 3 meses no freezer.

 

Existem tópicos aqui mesmo no clube do café que discutem as experiências do pessoal.

 

Grande Abraço

 

Obrigado Victor , 

Abs

Valmor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, tomei o obatã no final de semana. Pela primeira vez a Silvia conseguiu extrair com perfeição um delicioso duplo. Fiquei tão animado que junto com minha mulher acabamos praticamente com 250 gramas pela manhã. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, é um café realmente especial (sem intenção de trocadilhos), um pouco chato de se extrair corretamente mas vale a pena o esforço. Pena que acabou.
 

Já entrei em contato com alguns produtores e tem muito café excelente por aí, em quantidade bem mais limitada que 2013 mas tem. Está demorando um pouco pois vários desses melhores foram mandados para os concursos e, até o resultado do concurso, os fazendeiros não disponibilizam os cafés para a venda.

 

Estou com um estoque limitadíssimo de queniano que, por algum motivo, não consigo disponibilizar na loja, quem tiver interesse, por favor mande MP.

 

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei agora um espresso do Obatã (9g no LM1) com mais do que um mes da torra. Ficou muito bom. Tenho a impressão que ele melhorou ainda, mas não sei com certeza porque troquei a bomba e o chuveiro da minha maquina. Alguem notou uma coisa parecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o Obata Victor, abri hj e mesmo torra recente da um otimo expresso. Vou separar um pouco pra esperar ele descansar bem. Pena ter acabado seu estoque, é um ótimo café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei hoje a extrair os cafés, comei com o YC. Alguém tem um ideia de medida para expresso? Tentei 14g e depois 17g para um expresso duplo. O segundo ficou melhor, mas, para o meu paladar, faltou acidez, bem diferente de tudo que provei... a primeira impressão foi: é café??? O D. comparou aos chás ingleses, os mais fortes. Nem tentei fazer filtrado, tenho impressão de que o sabor vai sumir. Retrogosto bem suave... floral.. não senti o frutado... cereja. Mas, o mais estranho, quando fui limpar o filtro, senti um baita cheiro de azeitona. :) Acho que meu olfato foi lá longe... nem tinha azeitona em casa! Bom, valeu a experiência, depois do frango ao curry, foi uma joia para finalizar a noite! Dica, com uma pérola de chocolate amargo fica ouro!

 

Ansiosa pelo Obatã...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Rodrigo. Então, também queria muito ter sentido a acidez, mas, não veio nada. Já estou achando que minha cafeteira não presta. Bom, crema que é bom, nada... acidez, nem se fala. Fiquei um pouco decepcionada. Vamos seguir com os testes. Coloquei 17g e calcei pacas, mas, não adiantou. Amanhã vou tentar filtrado, mas, se no expresso já não consegui uma boa extração... estou com medo de sumir no coado. Dicas?

 

 

Estou tomando antibiótico... será que meu paladar está muito afetado???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O yirgacheffe não é super ácido mas não sentir acidez é realmente estranho, principalmente no espresso. Esse café tem uma torra clara (não super clara) para acentuar o floral dele e manter a acidez. Tente fazer um ristretto para acentuar a característica mais ácida do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Victor. Hoje fiz no coado e fiquei surpresa, achei que perderia muito no sabor, mas, não, na verdade senti até a acidez... bem suave, mas, senti. Vou fazer um ristretto e ver se acho o ponto de acidez que gosto. Gostei dele, tem um sabor bem peculiar. Não esquenta, estou meio afetada por conta da amidalite e sinusite... pelo jeito, estou melhorando... rs. O Obatã será o próximo da lista... talvez encontre o que estou procurando... mas, já estou triste, li que não tem mais dele, né? Vai cair na situação de um outro café que tenho congelado... é tão bom que não quero usar... sei que não tem mais depois. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em fazer isso... mas, não vai passar do ponto? Tenho medo dele ficar velho e não poder aproveitar o tanto que ele merece.  Posso devolver ele pro congelador ou deixo ele quietinho fora mesmo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Obatã acabou mesmo, era o restinho do restinho, mas não se preocupem, já estou recebendo várias amostras da safra 2014 e em breve teremos coisa nova aí e, melhor ainda, bem frescos!

Café fresco é outra coisa, eu recomendo a compra (não necessariamente da Origem) logo que aparecerem. Para vocês terem uma ideia, o Obatã logo após a safra tinha nota 93.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias fiz uma torra de café antigo. É bem decepcionante mesmo.

 

Quanto ao período ideal de descanso de café torrado e os processos envolvidos, há discussões legais no HB. O palpite dominante parece ser o de que o café torrado contém substâncias que agregam vários tipos de sabores e aromas, dentro os quais há também aqueles indesejáveis. Logo após a torra, tudo estaria em um ponto máximo, coisas ruins e boas, e com o tempo elas iriam se perdendo. Haveria um ponto, portanto, em que a razão entre a degradação/volatilização das substâncias desagradáveis (que gostaríamos de maximizar) e a degradação das substâncias desejáveis (que queremos manter) chega em um ponto ótimo. No espresso acaba sendo mais crítico pela concentração da bebida.

 

Acho essa tese mais aceitável do que a do "amadurecimento" do café torrado, em que iriam se formando componentes de sabor e aroma após a torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Obatã acabou mesmo, era o restinho do restinho, mas não se preocupem, já estou recebendo várias amostras da safra 2014 e em breve teremos coisa nova aí e, melhor ainda, bem frescos!

Café fresco é outra coisa, eu recomendo a compra (não necessariamente da Origem) logo que aparecerem. Para vocês terem uma ideia, o Obatã logo após a safra tinha nota 93.

 

Victor, vc vai vender café verde da nova safra de novo na loja?

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei ainda. Vender cafés verdes era uma cortesia para os amigos torradores do grupo mas não é nem nunca foi o objetivo da loja, seria que nem um restaurante que vendesse a carne crua para você grelhar em casa.

 

A ideia era que as pessoas comprassem os verdes junto com os torrados mas não foi o que aconteceu, quem compra verde raramente compra os torrados, e pior, tem gente que compra o verde, torra errado e depois reclama que o café é ruim, desencorajando outras pessoas de comprar os torrados.

 

Ainda acho que compra coletiva é mais negócio para vocês e, para não dizer que me esqueci dos amigos torradores, eu posso ajudá-los a encontrar uns cafés legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntei exatamente por causa disso. É muito útil ter um exemplo bem torrado de um café verde. Não esperei que vc vende seus melhores microlotes como café verde, mas talvez pode fazer um kit homeroaster para cafés que vc tem em maior quantidade; tipo 250g de café torrado + 1kg verde + umas dicas para a torra como pacote.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...