José Cal Neto Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 Resolvi variar: fez mais sujeira que a última torra. Até que funcionou bem, mas sem nenhuma gordura, a pipoca fica muito sem gosto. Tive que botar muito mais sal também, já que o sal não gruda direito. Enfim, a vida como ela é. Pelo menos sei que não fica com gosto de café (espero que o café não fique com gosto de pipoca). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 Minha pipoqueira aguentou um ano torrando café e queimou depois da terceira remessa de pipoca... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 Pois é, eu lembrava de uns relatos assim. Acho que vou fazer pipoca com muita parcimônia nela. Até porque o gosto deixa muito a desejar. Ah, aproveitando que desviei um pouco o assunto, alguém sabe o que quer dizer esse Alerta logo abaixo do número de posts no meu perfil aqui ao lado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 O alerta não esta visível em minha tela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 Hmm. Você vê alerta no seu perfil? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 Agora que vi, no meu perfil tmbém aparece. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 Sobre o sal na pipoca, talvez aquele sal liquido em spray funcione bem, se não murchar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 10 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2014 No México eles põem molho de pimenta. Gosto de pipoca com pimenta, mas o molho murcha tudo. Surreal. Para as frutas eles até costuma ter a opção de molho ou pó, mas para pipoca não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 12 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2014 Tomei agora o Uno e o Sombreado como expresso. Achei com uma acidez boa. Um expresso interessante. Talvez dê até pra passar de 6 minutos da próxima vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Torrei agora com uma potência mais baixa via dimmer. O primeiro crack demorou e acho que se não tivesse dado um gás no final não tivesse vindo. De qualquer modo, veio. O que é uma pena é não ter controle separado pra ventoinha. Fiz 100g do Sombreado da Nuance com perda de 16% em 14:15. Achei que o resultado ficou bem mais uniforme do que as torras sem dimmer e mais rápidas. Olha aí a foto: Vou esperar esfriar a bichina e aí torro um pouco mais do Unique Orgânico pra ver como fica em 14 minutos. Fiz agora um gráfico com as temperaturas: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Parece que ficou muito bom. O crack veio em quanto tempo e qual temperatura? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Tente reduzir a perda com maior calor a partir de oito minutos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Acho que o primeiro crack veio só lá pelos 12 minutos. Isso seria 220C segundo a minha tabela de dados. Mas fica difícil dizer com certeza. Ele começou tímido. No final, quando eu aumentei a potência (não pus toda, mas como nas torras que duravam 8:30) ele ficou mais reconhecível. Torrei agora 100g do Unique Orgânico em 13:32. A perda foi 15%. Eu tentei aumentar a potência pra ver se chegava ao 1C em 9 minutos, mas de novo demorou bem mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Eu levaria tudo igual você fez até o 8º minuto, colocaria no máximo até o inicio do 1º crack, aguarde 15 s e volte a regulagem psra onde estava anteriormente, deve fechsr com 15,2 % de perda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Não parece mau. Tire uma foto do pó se puder pra vermos como ficou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Na empolgação torrei 100g do café de Burundi da Has Bean. A perda foi alta: 17%. E isso que eu parei bem antes da outra torra, em 12:30. De qualquer modo, visualmente não ficou como a macho preto (acho que era 20%): O log foi assim: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Meu palpite é que essa torra do Burundi dará um excelente café Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Engraçado... Para 17% não parece tão escura.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Pois é. Eu até pensei em parar antes. Não pela cor, mas porque o primeiro crack já parecia ter acabado (e de fato tinha acabado). Mesmo assim não chegou a entrar no segundo. Esse café é claramente (sem trocadilho) diferente dos da Nuance que vinha torrando. Ou até mesmo do da Unique. Esses em 14 minutos terminavam em torno de 15-16%. Vamos ver como fica na hora de tomar. Eu vou tentar esperar um dia ao menos e aí faço um coado ou aeroprenso ele. Até lá vou tomando os outros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Um pouco de cuidado com balança de 1 g de resolução e pouco café. Supondo pesos exatos de 100 g cru e 85 g torrados. Realidade: 1-(85/100) = 15% de perda Azar de leitura errada num sentido: 1-(86/99) = 13.1% Azar de leitura errada no outro sentido: 1-(84/101) = 16.8% 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Concordo. Muito pouco preciso né sergio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Mais razoável o erro máximo de 0,5 g, assumindo que valores são arredondados para o grama inteiro mais próximo. Com isso, estaríamos entre 1-85,5/99,5 ~14% e 84,5/100,5~16%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Sem falar que para termos esses valores extremos, os erros teriam de ter sinais opostos nas duas leituras, o que também não é tão provável. Talvez um dia arrume uma balança mais precisa, mas até lá, vai assim mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Mas vc está admitindo que sua balança tem só o erro de arredondamento (resolução). Só que ela tem também erro de exatidão. Ela pode achar que esta pesando 14.4 g, mostrar 14 g, mas como ela é fuleira, em cima dela na realidade tem 15.6 g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Eu não sei os detalhes de como essas balanças são construídas, mas imagino que haja algum processo de calibragem. Com isso esse exemplo é meio sci-fi. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Balança chinesa tem calibragem? Kkkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Imagino que em algum nível, uma matriz seja calibrada ou sei lá como eles fazem essas coisas. Vocês é que são engenheiros. Comigo a história é mais como uma camiseta que vi outro dia num congresso: "ok, but tell me how this works in theory?". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Cal, eu tinha uma do ML de 1g, talvez foi minha a peça, mas era bem pior que 0.5 g. E não era linear na faixa dos 0-50 g. Bem fuleira mesmo. Era igual aquela que ta na foto da degustação na gs3 (perdoe-os) =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 Salve. Para conferir a precisão da balança, use uma moeda nova e limpa de R$ 1,00 cuja massa é de exatos 7 gramas, segundo exposto na página do Banco Central do Brasil. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2014 A não linearidade era de se esperar. Pelo menos nas de mola a coisa funciona melhor em um intervalo restrito de valores. Enfim, a vida como ela é. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas