Ir para conteúdo

Assuntos diversos, preparando para a primeira promoção do Clube em 2014


Guest Anita

Postagens recomendadas

Você faz no coado, José Alex? Eu coo no Hario. Confesso que ainda não fiz um expressinho dele. Nem do Velvet, que também é muito bom. Mais veludinho, literalmente, na boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não conheço o Martins. Talvez no futuro próximo.

Eu gosto de acidez no café, mas não de torras tão cítricas, como parece ter sido o caso do Burny. Esse de Burundi e os etíopes são bons, a meu ver. 

Enfim, amanhã então é o grande dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande dia do coelho. Bruna vai poder participar junto, depende de sua criatividade.

 

Os 2 microlotes do Martins são especiais, de um processo diferenciado que faz com que o café fermente acentuando bastante a acidez, mas que puxa mais pra acidez lática e não para a cítrica.

 

Eu gostei, ou tavez tenha começado a curtir mais os cafés ácidos a partir deles, não sei. :)

 

Eu particularmente acho que vale provar. Ainda mais quem curte provar sempre um café novo, conhecer outras opções.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante que eles falam no site que a principal caraterística da fermentação Colombiana é a acidez. Não sei se eu concordo muito com isso. Sempre achei que a fermentação serve para regular a acidez e muitos cafés Colombianos tem uma acidez bem equilibrada e agradável, nada exagerado. 

 

Não sei se o Acid Lover seria para mim (provavelmente não), mas acho a descrição do Velvet Touch muito interessante. Que pena que eles não vendem separadamente.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa é a questão da acidez fosfórica. Sei que é uma caraterística de cafés Quenianos e Tanzanianos, porque lá tem rochas e solos naturalmente muito ricos em fósforo. Mas acidez fosfórica em cafés brasileiros? De onde vem o fósforo? A única coisa que posso imaginar é que eles fizeram uma adubação absurda e continua dos solos para conseguir essa caraterística no café. É isso? Ou adição de acido fosfórico como na Coca Cola? Porque o papo que isso vem da fermentação não aplica. Micro-organismos não podem produzir acido fosfórico, se eles não tem um substrato rico em fósforo. Alguém sabe?

 

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fermentação é coisa antiga, se utiliza em um monte de produtos, desde queijos, vinhos, cacau, café, chucrute, cervejas e muitíssimos mais, é virtualmente inevitável, o homem só aprendeu a controlar-la, em certa medida, para influir no sabor ou conservação de seu produto.

Acontece naturalmente, em maior ou menor medida no processamento do café, querendo ou não as bactérias e lêvedos executam seu ciclo de vida sem pedir licença, podendo melhorar ou prejudicar a qualidade do produto.

Colocar nutrientes específicos (como N ou P) e inocular com microrganismos selecionados durante o processo e prática habitual - pensa em compostagem, iogurte, roquefort, etc - para controlar o processo.

Porém a matéria prima de base (grãos de café especiais) continua sendo o ingrediente fundamental, a fermentação seria uma forma de "temperar" ou "aromatizar" o grão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas como conseguir uma acidez fosfórica se a matéria prima - o grão brasileiro - não tem um alto teor de fósforo nos tecidos, como p.ex. os cafés da Quênia tem? Grão não é um iogurte, que pode misturar com fosfato etc., é solido. Tenho que tomar um café brasileiro com sabor de um queniano para acreditar essa historia ... 

 

E fermentações podem ter efeitos bem diferentes. Fermentação de chucrute produz acidez, a fermentação (ou o tratamento que eles chamam assim) do Malabar p.ex. acaba com a acidez desse café. O que eu queria dizer é que alta acidez não é o caraterístico principal dos Colombianos que conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rodrigo, o que o Léo e o Martins fazem e o mesmo, só cada um com suas cepas, grãos e método.

Burny, a fermentação do fruto se da no cocho, tulha ou tanque de fermentação, ou até no terreiro, ou seja um período relativamente curto

onde fermentas o fruto e as bactérias e lêvedos produzindo os álcoois, aldeídos, cegonhas, ácidos orgânicos, e demais compostos orgânicos entre estes os aromáticos, que "atacam" o grão conferindo o sabor e aroma característicos de cada microorganismo, bem como da forma de manejo (tempo de exposição, temperatura, conservantes, etc.), e é aqui (no tanque de fermentação) onde Martins faria uma "adubação" com fósforo, colocaria suas cepas de bactérias e lêvedos, em determinada temperatura e tempo.

Desta forma é que podes fazer um Roquefort, um Gorgonzola ou um Bleu, muito parecidos no entanto diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa é a questão da acidez fosfórica. Sei que é uma caraterística de cafés Quenianos e Tanzanianos, porque lá tem rochas e solos naturalmente muito ricos em fósforo. Mas acidez fosfórica em cafés brasileiros? De onde vem o fósforo? A única coisa que posso imaginar é que eles fizeram uma adubação absurda e continua dos solos para conseguir essa caraterística no café. É isso? Ou adição de acido fosfórico como na Coca Cola? Porque o papo que isso vem da fermentação não aplica. Micro-organismos não podem produzir acido fosfórico, se eles não tem um substrato rico em fósforo. Alguém sabe?

 

Abçs

Burny

 

Ótimas questões, Burny. Posso passá-las para o Mariano, do Martins?

 

Grüsse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ruston: Claro pode, só o José Alexandré foi absurdamente rápido.

 

Vamos ver o que ele acha do café, talvez vai rolar uma revisão aqui no fórum. 

Há alguns minutos, estava cogitando de tirar um expresso, toca o interfone...

O carteiro com uma encomenda de Tiradentes MG.

Meu expresso foi o Amaro, que o Burny gentilmente mandou.

Moí 16 gramas no Lido 2, tirei um lungo.

Muito diferente dos cafés aqui do Brasil.

Gostei muito Burny, obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa é a questão da acidez fosfórica. Sei que é uma caraterística de cafés Quenianos e Tanzanianos, porque lá tem rochas e solos naturalmente muito ricos em fósforo. Mas acidez fosfórica em cafés brasileiros? De onde vem o fósforo? A única coisa que posso imaginar é que eles fizeram uma adubação absurda e continua dos solos para conseguir essa caraterística no café. É isso? Ou adição de acido fosfórico como na Coca Cola? Porque o papo que isso vem da fermentação não aplica. Micro-organismos não podem produzir acido fosfórico, se eles não tem um substrato rico em fósforo. Alguém sabe?

 

Abçs

Burny

Olá Burny,

apesar dessa fermentação que eles fazem,

ainda se trata de um café brasileiro, doce

Depois que experimentei o amaro,

percebi que é uma acidez bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José Alexandre,

Exatamente! Tenho as minhas duvidas que é tão fácil mudar as caraterísticas de um cafe tão radicalmente só com a fermentação. Experimentei muitos cafés brasileiros de regiões diferentes e apesar da grande variabiliadade eles sim são diferentes dos africanos, dos indianos etc..

 

Que bom que vc gostou do Amaro! Na minha opinião ele é um bom exemplo do tipo de acidez dos africanos, só nesse caso um pouco mais forte e menos equilibrado do que eu gosto.

 

Abraços

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Bruna comeu meu tutorial!

Parabéns aos que postaram. Vi agora. Achei bacana que várias pessoas se deram ao trabalho de tirar asmpróprias fotos ou fazer o próprio vídeo.

Também achei engraçado ver Guilherme e Gilberto em ação. Imaginava os dois bem diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gilberto parece um amigo meu que mora aqui perto. Mas isso já tinha visto na foto nova do perfil (ou mudou de novo?).

Eu não sou muito bom com essas coisas de edição de foto e vídeo, portanto não me esforcei muito. Sem falar que pra sair legal tem que ter alguém ajudando com a câmera (não tenho tripé).

Enfim, quando abrirem pra tutorial de torra na pipoqueira eu ponho uma torra Macho Preto e uma Caconde Premiadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bom, o tópico da promoção está fechado enquanto o júri decide, então vou colocar os recados aqui:

 

EXCELENTE o nível do material recebido. Sem exceção! Júri sofrendo muito para decidir.

 

Devido ao nível da promoção e dos prêmios, não era possível ser algo fácil, como o simples sorteio que fizemos em algumas ocasiões. Pessoal precisou mesmo dar o sangue, não só para concorrer aos prêmios, mas embarcando na ideia de fazer algo que fosse útil, para o Clube e os colegas novos.

 

Por esta exigência, tivemos apenas 8 participantes, cujas contribuições foram incríveis. Estamos com o coração apertado de selecionar apenas 6.  :unsure:

 

Ruston já solicitou os endereços de todos, apesar de não termos ainda o resultado. Mas para adiantar o expediente. Peço então aos mesmos 8 finalistas que enviem nova (ou para quem ainda não enviou, mande tudo junto) mensagem para cafe.com.vc@gmail.com informando TAMANHO de camiseta (M, G ou GG). NÃO GARANTIMOS que poderemos atender o tamanho selecionado, faremos o possível pois dispomos de tamanhos sortidos. Por favor não briguem se alguém tamanho M receber uma GG (customiza, corta a gola, enfim, adapta do seu jeito).

 

Aguardamos esta informação.

 

Mais uma vez, parabéns a todos. E vamos deixar o júri trabalhar agora. Porque tá difícil decidir.

 

um beijo em cada um dos bravos participantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Comentários sobre a promoção de Páscoa podem ser feitos aqui. Inclusive dos próprios autores e o pessoal do Clube pode contar o que achou de cada material etc.

 

Só sei que está difícil decidir...

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o que posso dizer?

 

Tentei fazer o material da forma como entendo o processo. De início, pretendia fazer o texto e ir pontuando informações de bom sites da internet, citando as fontes, indexando fotos e vídeos, etc. Primeiro pensei a estrutura e fui acrescentando o que me vinha à cabeça pra cada item. Tentei ser o mais didático possível, mas evitando ser superficial.

 

No final das contas, decidi abortar a idéia inicial e usar apenas material meu: texto, fotos e vídeos. Não há citação alguma justamente por isso. Fiquei positivamente impressionado com a quantidade de informação que a gente consegue reter de um assunto que se é apaixonado. E ainda tinha muito o que se podia falar. Espero não ter cometido grandes imprecisões, pois não tive muito tempo pra revisar.

 

Fiz as fotos de noite, com pouca luz e sem me preocupar com a composição, não ficaram grandes coisas. Mas ilustram o necessário.

O vídeo fiz à meia-hora da terça-feira. Eu e minha mulher tomamos o café, era o Ravello do Victor. Ficou muito bom e acabos indo dormir somente às 2h da matina.  :lol:

 

Ah, e as palavras em azul no texto redirecionam para tópicos sobre o assunto dentro do CdC.

 

Enfim, foi bem legal participar. Faz tempo que queria fazer algo assim, precisava apenas de um incentivo. O prêmio foi mais um pretexto. Fiz por puro prazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei em colocar só o método invrrtido da Aeropress, mas acabei resolvendo falar dos filtros também. E para completar coloquei algumas informações do fabricante. As fotos eu não consegui fazer eu mesmo. Até tinha uma intenção de fazer um vídeo. Mas a semana foi meio corrida. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...