Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Ocaso, café sustenible. Torra velha, já moído e feito na cafeteira elétrica. Apesar de não ser muito fino, fiz 10 xícaras com 8 medidas do Hario V60, o que "travou" a cafeteira. Tive que mexer com colher.

Ficou ok. O café não é o melhor colombiano que já tomei de longe, mas é bom pra variar (e melhor que o PIlão que tava aqui).

Minha colega de sala achou ruim, salgado.

Meu colega gostou.

A vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a noite fui obediente e fiz o Blend para Coados da Has Bean no v60! É bom ter uns cafés de fora para variar as vezes. O sabor é bem diferente do que estamos acostumados mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz 322 torrado por mim. Tentei chegar numa aparência parecida com a do Victor, mas ficou um pouco mais claro, ainda assim excelente.

 

O 322 é bem melhor que o bob-o-link, mas diria que são perfis diferentes de café. No meu gosto o bob entraria numa comparação com o blend expresso brasil e o café do morato, ainda assim o bob é perde pra eles eles. Sempre tem a chance da minha torra não tirar o melhor do café também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei agora um duplo com uns 20% de faf 322 e 80% de bob-o-link, de 16,8%. A torra do bob-o-link vai ter que ser em menor proporção pra não amargar. Acho que no máximo 50%. Enfim, vivendo e aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu tomei um espresso extraído de uma torra media escura do FAF 322 e ele se saiu excepcionalmente bem. Muito saboroso. Tem já pouco mais de uma semana de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu tomei um espresso extraído de uma torra media escura do FAF 322 e ele se saiu excepcionalmente bem. Muito saboroso. Tem já pouco mais de uma semana de torra.

 

qual foi a perda? O FAF 322 eu estou tentando fazer pra coado. Se bem que acho que uma torra que eu goste de expresso teria que combinar a minha pra coado com uns 10% de uma dessas de 16,8%. Muito trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em torno de 15,5% de perda. Finalzinho do primeiro crack, quase no limiar do segundo.

 

Ontem fiz uma torra do bob o link que adentrou no segundo crack. Fui atender um pedido do meu filho e quando voltei o primeiro crack estava rolando violentamente. Como não tinha marcado o início da fase de desenvolvimento, optei por deixar pelo menos um minuto. A ET estava bem alta (coisa de 260ºC) e, mesmo tendo aumentado drasticamente o fluxo de ar, os grãos já haviam ganhado calor em excesso (a torra saiu completamente do meu controle). Na hora que despejei, os grãos ainda pipocavam na peneira. Demorou bem uns 15 segundos para, com o fluxo de ar frio, deixarem de continuar a se desenvolver. Surpreendentemente, o cheiro, embora evidencie torra mais avançada, com deterioração das células, ainda remete notas aromáticas do café.

 

De qualquer forma, moí para coado e vou presentear os porteiros.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora o primeiro duplo com a torra do etíope. Ficou bom. Bem ácida. Em parte porque saiu quase um ristretto. De qualquer modo, no expresso acho bem legal o africano oriental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Sumatra de 16% de ontem no Hario Jr.

Esse é honey processed, que imita o estilo de secagem dos etíopes. Até que tem algo que lembra um etíope, mas bem de longe.

Não achei ruim. Na verdade, assim coado, acho que prefiro ele ao etíope de macho. No expresso é que os sabores loucos do etíope ganham uma vida própria. Não sei se vai sobrar do Sumatra pra expresso, porém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Sumatras normalmente tem um ótimo corpo e são bem achocolatados. O último que tomei (Permato Gayo) foi bem assim. Ótimo no cappuccino.

 

No momento temos o "café e fruta" da Terroá no moinho. Bem gostoso mas pouco encorpado. Gosto como ristretto duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi arriscar um single do Sumatra. Saiu super rápido. No final, lembra mesmo o etíope. Não chega a ser tão intenso, mas lembra claramente o gosto exótico de mirtilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piatã duplo seguido por um Latte do House Blend da CEB... vou aproveitar que a máquina ainda está ligada e preparar mais um duplo... estou na dúvida entre um Cerrado Mineiro que torrei e o Sul de Minas do Alexandre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mulher não quis saber nada de horas ...

Fui "obrigado" a fazer um coado de 355 (Sítio Canaã) do Victor (o restinho que guardo fica ótimo no coado).

Fiquei tão revoltado que só dei uma xícara a ela e bebi todo o resto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

etíope no duplo. Perfeito. Extração bonita e ótimo gosto. 

 
Ethiopia Kebel Kercha Guji Natural no Visa: 5,60 GBP + frete
Dizer que fui eu que torrei esse duplo: priceless!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...