Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

A balança chegou hoje. Estou em dúvida: Orgânico de Patos de Minas ou Faz. Califórnia do Paraná...

 

Acho que vou comprar uns saquinhos e fazer doses de 18g pra poder congelar kkkkkk assim posso tomar o café que eu quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem querer fiz um baita espresso de um grão bem mais ou menos

 

comprei um pacote de Café do Mercado enquanto minhas encomendas não chegam (o PAC parece estar especialmente lento esse mês...)

 

moí, coloquei o café no filtro, distribuí, apertei o bolo, fiz o expurgo, encaixei o porta filtro e iniciei a extração.

 

Só então percebi que a luz da resistência ainda não estava acesa, acabei extraindo com uma temperatura menor sem querer e isso parece que beneficiou a torra mais escura do café. Ficou sem amargor e cremoso.

 

Vou tentar repetir mais tarde e dar uma fuçada por aqui em algum material 'temperatura x torra'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tomei desse hoje, Valmor. Coado no pano. É um bom café. Mas essa seleção não me encantou muito. Talvez seja meu modesto paladar que não percebe muita coisa.

 

Na rua em Perdizes tomei um expressinho em um lugarzinho simpático chamado Bookafé. Muito bem tirado, crema bem escura, mas muito bom sabor.

 

Mistura de cafeteria com livraria.

 

Deixei um pendente pago com um bilhetinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje saiu mais um latte de Mitsuo Nakao; dessa vez consegui achar o ponto certo para vaporização do leite na Poemia.

 

Até tentei uma arte, mas saiu apenas um borrão no meio do café......um dia chego lá.

 

E como diz um amigo aqui, toca a xcr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos cappos matutinos, FSJ - DaTerra - Ateliê, com 6 meses no freezer.

 

Nos espressos pós almoço, Piatã (BA) - Vento Norte da Terroá.

 

Agora, Frutado da Seleção do Mário (Zardo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orgânico sul de minas torrado pelo leo moço do barista coffee bar de Cwb.

18g/27s/42g achei que deixei passar muuuuito, mas ainda assim, não estou conseguindo tirar o aroma do café. Esta um café sem gosto de café, sem crema... Não sei no que estou errando :( mas não estou tendo tempo de pedir ajuda. De qualquer forma amanha pela manha vou tentar repetir mas com 36g pra fazer 50% de brew ratio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio que no repeteco... pra que mexer em time que tá ganhando? ;)

 

Nos cappos matutinos, FSJ - DaTerra - Ateliê (criogênico)

 

Nos espressos pós almoço e agora pouco, Piatã (BA) - Vento Norte da Terroá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Catuaí amarelo da assinatura da Origem no espresso. Muito bom. Não jogam esse no freezer. Ele realmente não merece isso!

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ihhhhh... Já joguei. :(

 

Agora à noite: Mundo Novo Campo Místico coado no expresso. Depois Mundo Novo CM no expresso. Daí foi um MN CM com wdt na Gaggia. Por fim um curto com wdt muito bem extraído na Gaggia.

 

Tudo isto na sede paulista do Campo Místico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, se não for beber rápido, é a melhor alternativa.

Sei Rodrigo, muitas pessoas fazem (eu incl.) e defendem isso. Mas eu acho cada vez mais que os cafés perdem muito. A ultima encomenda na Terroá minha é um bom exemplo. Quando chegou achei o Vento Norte uma delicia, agora depois de umas semanas no freezer ainda é bom, mas nada demais.

 

O que queria dizer é que esse Catuaí amarelo está tão fresco e cheiroso e tão bom no espresso. Posso imaginar que ele perde muito no freezer.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E perde muito nos depósitos dos Correios...

Puxa, estou editando, é a segunda vez que o taptalk publica apenas a primeira apenas a primeira frase do post.

Sobre o congelar, cheguei a conclusão que vale apenas para não ter que jogar café fora. Comprei 500g do Jonathan em 25.02, com dois dias de torra, e só agora estão acabando, mas ainda me parecem em sua plenitude. Creio que se tivesse congelado, perderia muito.

Hj pela manhã saiu AP com 8% de r.p., com fazenda ninho da águia late harvest. Muito bom, tomara que o Jonathan ainda tenha estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, ainda acho a perda no freezer pouca.

 

Como eu consumo devagar, certamente a perda seria muito, mas muito maior do café no ambiente do que congelado.

 

Mas eu concordo que é uma heresia congelar logo lindos cafés. :)

 

Mas é isto ou desperdiçá-los.

 

Bom dia a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí um teste cego interessante. Café da mesma safra e mesmo perfil de torra, torrados v.g. há dez dias, congelados há um mês depois de dez dias de torra, e assim sucessivamente... Vou fazer o dia que torrar os meus próprios cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...