Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Hoje à tarde, tomei um espresso de uma torra escandinava que fiz do BOB O LINK.

14 minutos de torra, baixei a temperatura quando se iniciou o primeiro crack e deixei desenvolver em uma temperatura um pouco mais amena por 3 minutos, semelhante à técnica descrita no seguinte post do homebarista:

 

 

 

It seems people are talking about "the nordic approach", as a scandinavian/nordic roast-style. The New York Times had an article on this recently,

It is said about this style that the coffee has barely left the first crack, that the last phase can last for about 1.5 to 2 minutes. This is normally the RD for a cupping roast. So what is the secret behind getting a balanced cup roasting this light. Is it a longer drying-phase than normal, or is it the phase before first crack that is longer than normal. Or is it a combination? Do they almost stall the roast entering first crack?

 

Aliás, lendo sobre essa técnica, vi que o Carneiro a aprovou já em 2011. Cito:

 

 

by Carneiro on Nov 15, 2011, 7:29 am I have the opportunity to drink coffee from a friend that likes to roast similar to this. Long time to reach first crack (for instance, 12:15) and finish about 3 to 3:30, without too much heat and without too much crack. The beans look ugly and stay dense, it requires updose on the espresso, but it can give a wonderful shots, very sweet and acid. The roaster he uses is a commercial one, Diedrich IR-12.

 

Obviamente, meu GTTC1 não é um Diedrich, mas deu para quebrar o galho. Ficou muito bom, uma abordagem diferente ao BOB O LINK, que já havia provado em uma amostra que o Bernardo me presenteou (valeu Bernardo).

 

Pela foto, dá para perceber que os grãos não expandiram muito, o que dificultou a moagem manual.

 

14243675391_41f65871c6_o.jpg

 

O café ficou com crema bem rala e a extração foi um pouco mais rápida do que eu gostaria (culpa do barista caseiro, que não quis ter o trabalho de regular o kyocera para extrair esse café e ter que voltar a regulagem para o outro que estou tomando aqui no trampo - topázio - que está mais para uma torra média do que para uma torra clara)

 

14060441630_304f16878c_o.jpg

 

Mas, para um final de tarde, praticamente um café coado, até que ficou saboroso :D .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que a torra tá velha.

ZA, toma logo essa garrafa de café ruim pra encher de café bom.

Take no prisoners!

 

 

Nada, ZA. Bota um vaso de pimenteira na mesa olhando de volta pra garrafa (capaz das pimentas secarem... ).

Encher aquela garrafa de café bom é desperdício.

O povo taca açúcar e não ta nem aí.

Devia ter levado minha FP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho nenhum preconceito quanto à adoçar. Cada um com seu paladar e gosto. Às vezes tomo com açúcar, outras não, depende do dia e do meu estado de espírito. Claro que, para realizar prova, sempre tomo sem açúcar (que altera o sabor do café) e procuro (nem sempre consigo, seja em razão da falta de experiência, seja por incompetência mesmo) replicar as técnicas de prova.

 

Mas, adoçar o café na garrafa alheia, isso é sacanagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho nenhum preconceito quanto à adoçar. Cada um com seu paladar e gosto. Às vezes tomo com açúcar, outras não, depende do dia e do meu estado de espírito. Claro que, para realizar prova, sempre tomo sem açúcar (que altera o sabor do café) e procuro (nem sempre consigo, seja em razão da falta de experiência, seja por incompetência mesmo) replicar as técnicas de prova.

 

Mas, adoçar o café na garrafa alheia, isso é sacanagem.

A garrafa não é minha.  :D

é a que é servida para o pessoal no intervalo.

Se fosse ia ter um café passável.

Eu também não tenho nada contra açúcar.

Que aliás não da pra tomar café tradicional sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fui buscar hoje o FAF 355, mais conhecido como Sítio Canaã e que entrou agora na loja da Origem. Torra para coado, de 20.05.14.

 

É um café elegante no Harito, um corpo médio (na minha opinião), que não se prolonga demais, mas também não passa em nuvens brancas.

 

Tem personalidade. É cereja, mas não lavado.

 

Muito diferente do 360 (ainda meu preferido). Mas vale a pena.

 

Acho que vou fazer mais um. Ou um fermentado do robô. Hoje ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Cal, eu me esforço para não coar na Silvia. Muito desperdício de muita coisa pra fazer um coado no expresso. Acontece mais na mudança de grão no moinho.

 

Se for pra coar na ruiva, vendo tudo e fico só coando nos ruivinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro, claro. Coar na máquina de expresso tem que ser algo inesperado. Senão não tem graça.

No máximo as torras escandinávas (chique, hein?). Ou recentes (mais o meu caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Torras escandinavas... acho que nunca extraí nenhuma. Talvez começando agora, já que pedi umas torras louras pra Origem e pro William & Sons (e considerando que os fermentados do Martins só faço coado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torras escandinavas... acho que nunca extraí nenhuma. Talvez começando agora, já que pedi umas torras louras pra Origem e pro William & Sons (e considerando que os fermentados do Martins só faço coado).

O Canaã foi torrado assim.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra escandinava ficou realmente muito boa.

Fazendo um coado agora do BOB O LINK. Que aroma! Acho que sobressaiu muito mais.

Realmente, para torras bem claras ela funciona muito bem, você tem o café claro sem o gosto de cru mas, às vezes, acho que ela pode deixá-lo sem graça e uma torra rápida tem efeito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem disse que o café do trampo tem que ser ruim.

Blend do Bob o Link (60%) com o caconde (40%) no melitão (devidamente modificado para a extração fluir mais rápida).

 

14272831363_8513caa512_o.jpg

 

 

Uma DILÍCIA :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...