Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Isso é meio que geral. É mais fácil fazer um espresso equilibrado de um blend do que de um SO.

Claro que entra o gosto pessoal aí também. Essas regras são sugestões, não obrigações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo Rodrigo.. Mas não entendi porque no coado os café de uma só variedade são mais recomendados... Talvez porque a acidez/amargor não são tão acentuados quanto no espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que sejam mais recomendados. Um café de pontuação alta procura se apreciar isoladamente, identificar suas características únicas, etc, como um bom vinho.

 

No espresso, se faz o blend pra conseguir equilíbrio. Como espresso é concentrado, isso é muito mais crítico e difícil de atingir com um SO. Um café excepcional pode resultar em um espresso medíocre. Fora que tem o problema de equacionar a extração, que nos outros métodos é muito menos crítico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um lugar aqui em Newport de um libanes muito simpatico que tirou um espresso razoavel e tem um otimo papo, numa Rancilio Epoca, nunca tinha visto de perto... grandinha né

Tava pensando naquela que estava a venda ai no BR mas ja desanimei, o trem é grande pacas...

mas o café deu pra amainar a sindrome de abstinencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seleção Campeões de SP 2013 (CEB) no AP. O detalhe é que usei filtro Able fino.

Meu olfato geramente é bem bom, porém de manhã cedo não é o auge do meu dia nesse departamento, mas não consegui sentir muita diferença em relação ao filtro de papel think.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal! Pela manhã decidi seguir o que sugeria na etiqueta do café que comprei na Academia e fiz na French Press. Não sei o que está acontecendo, mas eu não tenho gostado muito dos cafés na FP... acho que o problema pode ser que o moinho está produzindo muitos fines e prejudicando o gosto. O aftertaste parece capim molhado, muito estranhoooo  :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca comi capim molhado pra saber como é o gosto, mas particulados na FP costumam acentuar o amargor (eles super extraem durante a infusão) e deixar a bebida menos limpa.

 

Outros grãos têm deixado retrogosto parecido com esse? Talvez seja uma característica do grão/torra que você não tenha gostado ou que não tenha combinado com o método de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu estava pensando que poderia se característica de determinado grão/torra. Acontece que é o terceiro café que faço na FP que fica com o mesmo gosto no final.

 

Eu tenho bastante convicção que é o moinho, pois acabei de moer 21g e penerei em seguida. Ficou somente 6g na peneira com uma granulometria adequada. Tá na hora de trocar o moinho! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu estava pensando que poderia se característica de determinado grão/torra. Acontece que é o terceiro café que faço na FP que fica com o mesmo gosto no final.

 

Eu tenho bastante convicção que é o moinho, pois acabei de moer 21g e penerei em seguida. Ficou somente 6g na peneira com uma granulometria adequada. Tá na hora de trocar o moinho! 

 

Ia perguntar se não tava muito grosso o pó. Esse gosto de capim molhado poderia ser um café subextraído. Os fines provavelmente amargariam o resultado. Mas você agora com a peneira deveria ter deixado ainda mais com esse gosto de capim molhado. Ou seja, não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem foi dia de vinho, hoje acho que de café!

Já rolou um CEB duplo no cappuccino da manhã, Bukeela antes do almoço e Roma agora. Queria ir pra casa tomar o 360 que deixei descongelando  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...