Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Café torrado demais e outro sem desenvolvimento não produzem torra media, resultam no pior desses dois mundos ...

Agora uma torra mais clara, com determinados atributos (digamos que aroma floral e acidez pronunciada) e outra mais avançada (bem doce, achocolatada, muito corpo) quando blendados, podem combinar as características dos dois grãos componentes e produzir um café mais complexo e uma experiência mais gratificante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas práticas de hibridização e blendagem acho até podem até ajudar a se explicarem.

mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa

na hibridização acho possível desenvolver uma variedade com a resistência a pragas de um robusta e o sabor de um arábica, por exemplo...

(se estiver falando bobagens vou responsabilizar a garrafa de concha y toro que tomei sozinho depois do almoço)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hibridação é uma técnica agronômica de melhoramento vegetal, enquanto blendagem é uma forma de combinar atributos sensoriais com o fim de aprimorar o sabor.

O melhoramento genético é um processo longo e muito caro, enquanto a blendagem e rápido, relativamente simples e barato.

 

Normalmente o melhoramento vegetal visa, primeiramente, ao aumento da produtividade e do valor agregado da colheita, seja por resistência a pragas e doenças, precocidade, resistência a fatores climáticos (secas, geadas), adaptação às diferentes regiões, porte (visando alternativas de densidade e manejo agrícola, como ser cultura em renque, irrigação, mecanização, etc.) incremento de quantidade, tamanho, qualidade e uniformidade de frutos comercializáveis, e eventualmente resistência a defensivos agrícolas, conservação dos grãos, teor de açúcares, etc.

 

São contados os casos da utilização do melhoramento genético institucionalizado visando primeiramente o sabor, como no caso da seleção dos Geisha e de alguns Thypica e Bourbons que são, normalmente, conduzidos por alguns produtores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não queria desvirtuar o tópico. Não devia ter feito a pergunta...

Minha dúvida era só quanto à hibridização, se tem a ver com enxertos, por exemplo.

Enfim, deixa pra lá. Depois eu procuro na internet, que tem tudo hoje em dia.

 

Acho que vou fazer uma aeropress com um Fazenda Santana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa esclarecer:

Hibridação e reprodução sexual, a combinação de material genético masculino (pólen) e feminino (óvulo).

A enxertia e reprodução vegetativa, o enxerto é um clone geneticamente idêntico à planta mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bagunça de expresso: restos do finado LH com um pouco de Velvet Touch já velhinho para completar 8,5 no filtro. Blend com notas de nada e predominância de sabor algum.

 

Vou descongelar parte de algum W&S e tomar um expresso bem feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela manhã, coado (torrado na véspera) do Fazenda Condado do Pedro Chaib, safra 2012, torra muito boa e resultou num café elegante e muito equilibrado, pena que consigo perceber um leve sabor de quem já passou da hora ... torço para, que com descanso, o sabor de origem passe a dominar.

 

Da Isabela: meio dia, ristretto do Beninca, bom, e à tarde ristretto do café da Raimunda (é o mais barato do Coffeelab, funciona bem no coado com leite da manhã) um pouco amargo no fundo, mas até que não foi mal, tomaria novamente sem problema,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no trampo, blend da casa (restos de sacos de topázio e de bob o link, que, isoladamente, não resultavam quantidade suficiente para torra). Café honesto para uma tarde despretensiosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um triplo estilo The Matrix: ajustei o Lido 2 pra "expresso", esquecendo que o filtro triplo não é VST. Devo ter esperado uns 3 minutos pro meu ristretto triplo.

Esqueci de identificar: Curto Amendoado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em ajustar Lido, outro dia tentei moer para coado.

Usei o filtro permanente da Bodum.

Resultado nada satisfatório.

As partículas do fundo da xícara davam quase pra ler a sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Quais os prognósticos, ZA? Bons?

 

Desci da plantação do freezer o Fazenda Apucarana em torra clara do W&S que o Sergio me deu de presente. Bonchi bonchi bombombom! :)

 

Para celebrar um pain au levain de centeio hidratado no café morno e com bloqueio de fermentação de umas 20 horas na geladeira. Não fatiei ainda, mas o cheiro promete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moído muito fino.

Estes dias utilizei o Lido1 para FP, método que utilizo pouco, quase sempre em viagens.

Regulado com duas voltas e um quarto deu muitos particulados e pronunciado amargor, mas com três voltas praticamente desapareceram e o sabor ficou muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sim, Sergio, esse eu não havia provado. Deu uma crema linda. Gosto muito bom. Amanhã provar com leite. E o pão de centeio/café.

 

Eu vi que o café chegou. Obrigada, Gui.

 

beijo nos 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk Pois é. .. Também devo ter Origem até o fim do mês. Ou seja, a plantação não vai desaparecer nunca! Tá quase virando erva daninha! SQN =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...