Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Quais os prognósticos, ZA? Bons?

 

Desci da plantação do freezer o Fazenda Apucarana em torra clara do W&S que o Sergio me deu de presente. Bonchi bonchi bombombom! :)

 

Para celebrar um pain au levain de centeio hidratado no café morno e com bloqueio de fermentação de umas 20 horas na geladeira. Não fatiei ainda, mas o cheiro promete.

Prognósticos? 

Acertar a moagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O processo de extração é lento, feito a frio: o café é moído e fica em infusão por 18 horas em água fria e com temperatura controlada a 17 graus. O resultado é uma bebida com 67% a menos de acidez e 33,3% menos cafeína, suave e rica em aromas e sabores."

 

Dura vários dias na geladeira (não lembro exatamente, mas algo como 2 ou 3 meses). Talvez eu tenha dado azar ou realmente não faça o meu gosto. Por isso queria uma segunda opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Pão italiano é mesmo, duro Cal.... o famoso pão de peito. Kkkkkkkkk

 

Fazenda Apucarana no latte jr. Mas gosto mais dele purinho. Bom no coado, melhor no expresso. Farei mais uns pra ver se é isto mesmo.

 

A extração gelada quero fazer pingando. Na Silverland. Devagar, devagarinho. Deixa esquentar mais. Acho que será uma coisa de desenvolver o paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fazenda Santana, pelo menos a minha torra, fica ótimo na prensa.

Pra quem tem o F1, recomendo. Rampa de 240s de 150 a 160 (pré-aqueço a 150), depois rampa de outros 240s até 230 ou 240 e aí manter nessa temperatura até o 1C. Com um minuto após o início do 1C, tiro o tambor. Um escândalo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fazenda Santana, pelo menos a minha torra, fica ótimo na prensa.

Pra quem tem o F1, recomendo. Rampa de 240s de 150 a 160 (pré-aqueço a 150), depois rampa de outros 240s até 230 ou 240 e aí manter nessa temperatura até o 1C. Com um minuto após o início do 1C, tiro o tambor. Um escândalo!

 

Legal! Não é pouco tempo de desenvolvimento? Só 1 min depois do 1C?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cal sorte sua, no ano passado eu acabei mmordendo o meu provisorio e quebrou o dnete acabei tendo que fazer o canal e pode ser que tenha quebrado a raiz estamos esperando pr ver se sobrevive o dente...

 

um triplo ristreto de faz pessegueiro que demorou mais de um minuto mas ficou muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

V60 - 1 do Fazenda Condado 2012, do Paulo Chaib, agora apareceram os sabores de origem, e desenvolveu ainda mais o aroma floral, e praticamente sumiu o saborzinho de guardado.

Esse foi um achado do Márcio e a torra saiu muito boa, o café brasileiro mais complexo e elegante que possa lembrar, entre os melhores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fazenda Apucarana no latte jr. Ontem provei o Obatã e o FAF 322, no expresso. Já trouxe os meus. A princípio gostei mais do 322. Mas voltarei a eles com calma. Obatã é... diferente. Provei também o novo blend que a Origem está desenvolvendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em unique Orgânico...

tomando agora um coado da torra que fiz ontem.

Amargor zero.

Acho que essa vai ficar melhor no expresso.

Ficou entre média clara e média, 14.28% de perda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Burny,

eu deixo no máximo 1:20 após o início do 1C. Se deixar mais, fica com gosto ruim. Eu começo a contar quando começa a pipocar mais com vontade. Os primeiros poucos estalos eu ignoro.

Também retiro o tambor imediatamente. Não deixo resfriando dentro, mas vai pro escorredor e depois freezer, por uns 6 minutos.

 

Guilherme, posta em algum lugar o perfil dessa torra do UO que você diz que foi a melhor. Ainda tenho mais de 500g dele aqui.

 

Hoje só tomei os 3 Curto Frutados na La Marzocco do Curto Café (tavam excelentes) e antes disso 300g no Hario Jr do Fazenda Santana. Era pra ser 200, mas tava ainda acordando e pesei mais do que devia. Ainda bem que acordei antes de por a água.

 

Lisca/Babbo, ontem mesmo colei o bloco de volta. Quando cheguei, a dentista achou que tinha quebrado com pino dentro, mas quando viu a boca, ele tava lá. É que eu levei o bloco como estava e ainda tinha pão grudado na base dele. Tem que durar uns 10 dias agora, quando entra o definitivo.

 

Esse negócio de dente é um saco. Que inveja dos meus colegas que só tem até hoje uma, no máximo, duas obturações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé, o perfil se perdeu em face de um mal contato na porta USB. Tive que fazer na mão mesmo, depois de desconectar e reconectar. Te plagiando: A torra como ela é :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs podem me ajudar com uma duvida? Li que mesmo para torras claras um tempo de desenvolvimento > 2 min seria desejavel, e que é possivel fazer isso diminuindo a ET pouco antes do 1C. Tambem entendi alguns posts do Guilherme assim. Agora o Cal explica acima que as torras deles ficam melhor com 1 min de desenvolvimento. O que tá certo? Depende do café e do torrador? Onde posso achar informações sobre isso?

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,

Vai depender da quantidade de calor sendo fornecida e o quanto os grãos já absorveram de calor. Se for uma torra bem quente, há grande probabilidade de o primeiro crack acontecer de forma violenta, pipocando quase todos os grãos logo no início, existindo, inclusive, risco de emendar com o segundo crack.

 

O cabra pode fazer também uma abordagem diferente, estilo escandinavo.

 

Veja o que o Carneiro falou há bastante tempo atrás:

 

"I have the opportunity to drink coffee from a friend that likes to roast similar to this. Long time to reach first crack (for instance, 12:15) and finish about 3 to 3:30, without too much heat and without too much crack. The beans look ugly and stay dense, it requires updose on the espresso, but it can give a wonderful shots, very sweet and acid."

 

Agora há pouco, unique orgânico no coador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...