Rodrigues Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Gostaria de verificar com os Adm do fórum a possível criação de um tutorial fixo de técnica de surf, pois assim como eu, muitos tem dificuldade de "domar" a máquina e tirar o melhor do seu equipamento. Eu extrai o procedimento abaixo da net e achei um pouco confuso após a tradução e queria saber do pessoal mais experiente se poderiam verificar se está correto e se possível fazer as devidas correções. Obs. É claro que vai variar dependendo das máquinas, mas creio que no geral não vai fugir muito. (Esse foi no site Rancilio) Desde já agradeço. Aqueça o aparelho por pelo menos 30min. Estado atual: Indicador de luz = OFF Ligue botão de infusão para correr água fria na caldeira até que a luz indicadora está = ONMotivo: água fria faz com que haja queda de temperatura da caldeira e aciona a caldeira para começar de novo quando a temperatura está abaixo de 86 C. Espere até que a luz indicadora = OFF e iniciar imediatamente um cronômetro Agora, a temperatura da caldeira é de 102 C. Precisamente aguarde 30 segundosMotivo: A temperatura interna continua subindo por causa da pressão no interior da caldeira até que a caldeira é desligada. Ela atinge a 116 C. (que é de 30 segundos) e caldeira começa a esfriar por si só. Ligue botão de infusão a correr água fria na caldeira por 5 segundos.Motivo: Este procedimento é chamado de "flush frio" para derrubar a temperatura para 110 C, você deve ver uma grande quantidade de vapor de água em primeiros 3 segundos * Desligue botão de infusão em 35 segundos (a ler cronômetro) Agora, coloque o porta-filtro + copo. (Você tem cerca de 15 segundos de tempo para fazê-lo) Ligue botão bebida aos 50 segundos (leia cronômetro) para amadurecer o seu café. Redefinição de cronômetro e iniciá-lo a partir de 0. Seus espresso deve começar a extrair e deve terminar em 25-30 segundos. Nota: a luz indicadora de caldeira = OFF o tempo todo até o final, a luz indicadora irá ligar automaticamente em cerca de 20 segundos ** Desligue botão bebida em 25-30 segundos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 É que varia de máquina para máquina. Esse texto deveria estar no tópico da Silvia. Melhor na área de tutoriais ter links de surfing indicando a msg no tópico da máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 PUTZ!!! Se eu tivesse de fazer essa Sessão Ritualística pra extrair um "espressinho decente" já teria mudado pras Capsulas! 99% das vezes carrego o PF e extraio! Sai tudo BLz !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 21 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Pois é, mas concorda se a pessoa não souber dominar a máquina, de nada adiantará bom moedor, café fresco, boa compactação, etc? Por isso queria que passasse antes pelo crivo do pessoal expert. De repente tem os "pulos do gato" . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Pois é, mas concorda se a pessoa não souber dominar a máquina, de nada adiantará bom moedor, café fresco, boa compactação, etc? Plenamente de acordo. Só conheço as Silvias de fotos e leitura sobre. Mas será que é preciso realmente isso tudo? A palavra com quem entende: O Usuário! Abraço, 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Anita e Alexandre Velloso (Café expresso Brasil ) sabem tudo sobre essa maquina! Esperemos o veredicto deles! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Achei bastante confuso, ainda mais que a tradução não está ajudando. Eu não surfo há quase 2 anos ( :) ), então preciso resgatar como fazia. Realmente o surf varia de máquina para máquina, cada uma se comporta de um jeito. Se sair um tópico de tutoriais de surf, precisa mesmo indicar a qual máquina se refere: muitas delas derrubam a temperatura após a extração (ou flush), com a chegada da água fria na caldeira. Na Silvia é o contrário: após o expurgo ou extração, a temperatura cai nos primeiros 4 ou 5 segundos e depois sobe horrores, mesmo chegando a água. Neste momento o usuário tem que esperar a miss esfriar a cabeça, ou vai tirar outro shot na sequência fervente. Do surf na Silvia (vou resgatar os detalhes corretos, mas o princípio é - lembrando que se pode surfar de diferentes formas): aquecer a cafeteira por 30 minutos dar um flush luz vai acender esperar luz apagar extrair nos próximos 20 ou 30 segundos após a luz apagar Se deixá-la muito tempo ligada sem extrair, fazer o processo para remover o excesso de água muito quente. Vamos ver se outros usuários de Silvia lembram como surfavam. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 21 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Fico muito grato se os outros puderem me ajudar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 A melhor coisa que vc pode e deve fazer é encomendar um pid. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 21 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Plenamente de acordo. Só conheço as Silvias de fotos e leitura sobre. Mas será que é preciso realmente isso tudo? A palavra com quem entende: O Usuário! Abraço, Também acho demais... até desanima .... Valeu Pedro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 21 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Eu pretendo Sergio, inclusive estou pesquisando junto com o Cletus, mas até lá, terei que aprender a surfar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Não dá trabalho em excesso. Vira rotina depois que você pega prática. No começo parece complicado, mas a parte complexa é memorizar os passos. Depois você nem pensa mais. O chato de tudo é sempre a espera, com ou sem pid, mas ela é inevitável em todas as máquinas que não se recuperam rapidamente entre shots, grande maioria das domésticas. Mas com o pid melhora horrores. Você bate o olho e vê a quantas anda a quentura, no máximo vai expurgar para remover a água quente demais e vai aguardar (sempre o aguardar... ) ela estabilizar. Mas sem a subjetividade do flush, que por mais que seja feito dentro de parâmetros já praticados e experimentados, no fundo você sabe que ela DEVE ESTAR dentro ou perto de tal faixa de temperatura. Poder ler isto na hora no pid é outro universo. E relembro que muita gente nem instala o pid. Passa a vida surfando. Escolha de modo de viver. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Acho que eu vi este algoritmo em algum tópico. Se não me engano foi de uma gringa. Estes 30'' + 5'' +15'' não deu muito certo comigo. Acho que o pico de temperatura (água borbulhando) acontece antes ou depois destes 30 segundos. Quando vasculhei no google encontrei alguém falando pra dar o tiro 30'' após ligar a resitência (é, com a luz ligada mesmo). Pela minha experiência é muito tempo. O que faço é dar flushes pequenos pra evitar de mudar muito a situação dentro da caldeira. Aproveito este tempo para moer o café. 1) Se der tempo eu dou o tiro com a luz acesa +/- 20 segundos após a caldeira ter ligado (quando a caldeira liga dá pra ouvir um zunido da água aquecendo). Como (ou acho) pego a rampa de subida da temperatura, não faço flush antes do tiro nesta situação. 2) Se não dá tempo, eu espero a luz se apagar e mais uns 30'', dando um flash pra verificar se a água esta borbulhando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 ... E relembro que muita gente nem instala o pid. Passa a vida surfando. Escolha de modo de viver. acho que serei um eterno surfista Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Um caso prático entre nós de surfista feliz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Gosto dessa abordagem: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1198-gerenciamento-de-temperatura-com-expurgos-em-maquinas-de-uma-caldeira-nova-tecnica/?hl=%2Bgerenciamento+%2Btemperatura 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 21 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Gostei Rodrigo...bem didático e bem mais simples. Eu achei um no HB que é basicamente isso que vc mostrou ...http://www.youtube.com/watch?v=QhxvDusY3jk Agora minha pergunta nesse vídeo do HB. O tempo que ele leva desde acender a luz da primeira vez até o expurgo antes dele extrair o café é realmente necessário ou o cara tava enrolando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 Esse é o video do Mark Prince que eu citei. O tempo é desnecessário. Ele estava explanando e tal. O importante é deixar terminar o clclo de caldeira (desligar a caldeira) antes de fazer o expurgo. Idealmente, é sempre bom começar o expurgo instantes após o término do ciclo, porque daí se pode aprender o tempo correto dos expurgos com repetibilidade. O expurgo pode demorar o que for necessário, desde que não dê início a um novo ciclo de caldeira. Se isso acontecer, é melhor esperar a caldeira desligar e fazer um novo expurgo um pouco mais curto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Abril 2014 Denunciar Share Postado 21 Abril 2014 O interessante é o manual da Silvia ser bem atento a essa questão do surfing Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 É ....imagino que o manual deve detalhar isso bem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Esse é o video do Mark Prince que eu citei. O tempo é desnecessário. Ele estava explanando e tal. O importante é deixar terminar o clclo de caldeira (desligar a caldeira) antes de fazer o expurgo. Idealmente, é sempre bom começar o expurgo instantes após o término do ciclo, porque daí se pode aprender o tempo correto dos expurgos com repetibilidade. O expurgo pode demorar o que for necessário, desde que não dê início a um novo ciclo de caldeira. Se isso acontecer, é melhor esperar a caldeira desligar e fazer um novo expurgo um pouco mais curto. Entendi Rodrigo. Sempre ao fim do ciclo. Eu acho q é mais questão de prática mesmo, não tem tanto segredo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 No começo vou apanhar um pouco, depois como a anita disse, vai no automático. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Tem que debulhar o manual Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Rodrigues, foi sarcasmo... O manual não fala nada =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Mas pra isso temos o CdC Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Depois sou eu que crio posts de uma linha... O surf na Gaggia já faz parte do procedimento... Da uma expurgada e pronto! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Da uma expurgada e pronto! Não é bem isso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Se alguém se aventurar em fazer um controle para as Gaggias, com adição de um medidor de fluxo, acho que dá para responder bem à entrada de água. O sensor de temperatura e controle mesmo por PID não vai atuar rapidamente, mas estimando a temperatura do tanque em 25°C, dá para atuar a cada ciclo considerando o fluxo medido. Por exemplo, quando medido 2 ml/s, são aproximadamente 70°C de diferença (de 25°C para 95°C), e portanto 2 * 70 * 4,2 = 588W. E por aí vai... Em teoria a alta potência da resistência deveria dar conta de até uns 5 ml/s para esse delta de 70°C. Problema maior é que com OPV o fluxo medido antes da bomba fica maior, exceto se a água que sai da OPV for para um T antes do sensor. Pode-se também comprar um sensor de fluxo das comerciais, que aguenta pressão maior e colocá-lo após a bomba. Como simples teste, também, pode-se fazer uma estimativa do fluxo para as extrações típicas e já atuar mesmo sem medir o fluxo. Normalmente é um pouco maior no início, até encher o bolo, e quando a pressão sobe o fluxo cai (bastante se o bolo estiver muito restritivo). Depois de uns segundos o fluxo volta a aumentar. Aposto que com isso dê para diminuir a variação (talvez não zerar, pelo tamanho da caldeira) e ainda diminuir muito a alteração que se causa no sistema e no controle de temperatura (o que permitiria melhor afinação dos parâmetros P, I, D, sem ficar tentando uma reação tão rápida do controlador pensando nesse distúrbio). Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas