Ir para conteúdo

Espresso em casa: dúvida basicamente básica


LUW

Postagens recomendadas

Uma pergunta besta para quem tem uma máquina de espresso razoável em casa e um bom moinho: vc consegue tirar um shot de espresso tão bom quanto um espresso de uma boa cafeteria think.gif?

 

Obviamente se vc tem uma GS/3 em casa se souber direito o que está fazendo sai espresso tão bom quanto qualquer cafeteria, sei bem disso. Mas e utilizando uma máquina não-profissional, uma máquina que não custe o preço de um carro? Usando coisa que dá para comprar sem precisar recorrer ao BNDES, não modelo profissional para uso doméstico? Se vc acha que o seu shot não é tão bom quanto o de uma boa cafeteria, vc diria que ele chega bem perto ou o seu shot é fraco mas vc insiste em tomar espresso em casa porque é teimoso e gosta de mexer na dita máquina?

 

confused.gif

 

Pergunto isso porque por "máquina de espresso razoável em casa e um bom moinho" pelo que vi estamos falando em 7 a 8000 reals fácil :o. Se vc consegue equiparar seus shots aos de uma (boa) cafeteria na minha ótica de apreciador de café o investimento se justifica. Mas se para vc tomar um bom espresso/cappuccino vc tem de sair de casa, será que vale? De forma alguma estou criticando ou quero julgar quem investiu esse valor ou mais, mas gostaria de ouvir a opinião de quem tem máquina+moinho para ter uma base se um investimento desses valeria para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor é o primeiro. Mas o Preciso dá excelente resultado num preço acessível.

 

Já as máquinas dão mais trabalho se requerem surfar etc. Mas ainda assim, pode conseguir, veja que o grupo da Silvia é tão bom quanto os comerciais da Rancilio, e o da Gaggia é muito bom. Um controle de temperatura pode dar a repetibilidade na boa extração.

 

Como aqui também não é fácil encontrar bom café na rua, mesmo que tenha um ou dois a contento, enjoa ir no mesmo café sempre. Em casa tem todo o potencial da experimentação, do preparo, e isso não tem preço. Certamente que se o café é apenas um pequeno detalhe (mas importante) do dia, como é por exemplo pros italianos, nada bate a rapidez e praticidade "del caffè al bar".

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luciano,

anos atrás eu comecei com uma Gaggia Evolution e um moedor manual do Zassenhaus. O conjunto custou mais ou menos 900 $R. Fiz bons espressi em casa - de vez em quando um muito ruim ou muito bom, inicialmente sem saber porque - mas mais importante, gostei e aprendi muito. Com o Vario, a qualidade e consistência de bons shots melhorou bastante e com o conjunto atual (Vario e Unica PID) estou totalmente feliz, não preciso de uma GS/3 (objetivamente), mas claro, a peste ruiva é forte.

 

Para responder a sua pergunta: Pode sim, porque vc vai aprender qual café vc gosta e como vc gosta ele, um barista em uma cafeteria não conhece o seu paladar. Com essa vantagem, vc faz um ótimo espresso em casa, mesmo com "uma máquina de espresso razoável e um bom moinho".

 

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu complementaria o Carneiro dizendo que além de que um conjunto basico plus tipo gaggia e baratza que da pra ficar perto de 3000 ou menos se conseguir bons negócios usados, ja permitem com alguma pratica e porque não um pouco de sorte chegar bem perto se não for melhor que um sem numero de opções externas.

mas principalmente a capacidade de se ter um sem numero de opções diferentes de grão, torra, etc, "não tem preço" dificilmente nos cafés fora você pode variar muito de um tipo por dia no espresso, nem no coffee lab por exemplo onde tem todos aqueles maravilhosos cafés e blends, ou no Otávio e se bem me lembro no sofá também não se varia o grão no expresso no dia. em geral se quer variar só nas diferentes formas de coado, o que pra mim que prefiro espresso e como o próprio tópico diz o assunto aqui é espresso...

 

ops demorei muito... tambem concordo com o burny  

Editado por Lisca / Babbo
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu conselho de compras é uma gaggia qualquer, um Hario Skerton, uma porca autotravante (8mm), uma Pop Fun e um dimmer.

Com isso você só precisa de café crú. Eu sugeriria plantar, mas aí tem que ter terra...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, mesmo com pouca experiência, e com uma gaggia baby twin e um rancilio rocky, comprados usados por 2000 dilmas, já tiro expressos melhores que as automáticas e melhores que cafés comprados em muitos lugares em que eu achava o café muito bom. (isso é problema, vc fica enjoado). Outra coisa importante é que vc vai gastar mais um pouquinho comprando cafés bons e gastando eles até acertar bons shots. Por exemplo, meio quilo de unique eu paguei R$ 37, um kg do orfeu, R$ 55. Mas o melhor nem é o café, é a brincadeira. Cada dia vc quer tirar um café melhor, diferente, um dia vc quer um café mais delicado, um dia vc quer um mais encorpado, fica mexendo nos parâmetros. Ganha assunto para discutir aqui no fórum, para conversar com os amigos, e aí vai.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, MUITO legal ler a experiência de vcs! E o link que o Fábio forneceu é excelente! Era bem isso o que eu queria saber: é possível tirar um bom espresso em casa sem ter uma GS/3 e um moinho equivalente? Indiscutivelmente a farra de se brincar em casa conta (e bastante!) pontos nessa equação, mas eu queria saber mais exclusivamente sobre o objetivo final, ou seja, tirar um bom espresso. Não que se eu conseguir tirar consistentemente um espresso nota 100 em casa eu vou deixar de frequentar cafeteria (acredito que NUNCA seria a mesma coisa), mas quero conseguir um espresso como estou (quase) conseguindo com V60, AP, Moka, etc para ter mais uma opção de bom café bem tirado em casa.

 

Estou bem ciente que o meu pobre Encore não é exatamente um bom moinho para espresso, e fatalmante vou ter de investir aí também, mas depois de saber que a Lucca está usando uns três ou quatro na loja deles para alguns dos cafés que dispõe para espresso (e olha que têm uma Strada!), acredito que daria para pensar em uma máquina de espresso sem imediatamante pensar em upgrade de moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vc está bem com o Encore. Um upgrade no moedor não seria mau, mas com ele você não precisa pressa. Acho que o melhor custo/benefício em moedor viria de um bom manual ou de algum usado de cafeteria, como alguns colegas tiveram a sorte de comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, não me canso de ser chato, mas quando comprar, compra uma máquina que tenha repetibilidade do perfil de temperatura. :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho imprescindível uma GS/3 :P

Brincadeira dá para ter sim, café excelente em casa com equipamentos mais baratos. Como o Márcio falou, o moedor é o mais importante, acho que um Preciso ou Rocky já são mais do que suficientes para um ótimo espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, se de imediato não é preciso um upgrade de moinho, isso ajuda bastante. Ou pelas minhas contas uma "economia" de 30% do valor total necessário. Sinceramente, se não desse jeito, se um Vario ou no mínimo um Precisio fossem sine qua non, aí acho que eu tentaria me conformar de apenas tomar espresso em cafeteria :(. Vcs já devem ter notado que gosto bastante de café, mas para tudo há um limite, e eu chegaria nesse limite fácil se fosse para investir esse montante todo ainda esse ano apenas para ter bom espresso em casa.

 

Luciano, não me canso de ser chato, mas quando comprar, compra uma máquina que tenha repetibilidade do perfil de temperatura. :-)

PID, certo? Por tudo que tenho lido até agora o tal do PID parece ser imprescindível para consistência. E para mim, consistência é a palavra de ordem; tirar bons espressos por acidente não me interessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, qualquer máquina que usa originalmente termostato (existem termostatos bons, mas são caros, o que não é o caso) poderia substitui-lo por PID. Dentre elas, as Gaggias, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Luw, é por aí: pessoal já te explicou que, considerando que na maioria das cidades você terá poucas cafeterias a te oferecer um pretinho básico top, você:

 

ficará restrito a elas

 

você realmente vai começar a extrair em casa algo muito próximo ou semelhante a estas tops, com os extras de poder brincar como quiser: variar temperatura, dosagem, fazer ritual de xícara grande, pequena, naked, montar um ritual e maneira tua de servir pros teus amigos e família etc. Em que cafeteria você consegue estes bônus todos na hora em que quer? Isolados ou todos de uma vez?

 

Eu vivo conversando em pvt com um ou outro, sempre tem alguém batendo papo comigo. E com quase todos temos falado que na esmagadora maioria o café que fazemos em casa é melhor do que o que toleramos na rua. Aqui em Sampa, tirando aquela lista pequena das tops conhecidas, o resto dá medo. E das boas, mesmo sem uma GS/3 em casa, dá para fazer um café bem próximo ao delas, com os brindes que citei acima, mencionados também pelo Márcio.

 

A questão é a repetibilidade - garantir sempre bons shots repetidos E esperar. PID uma das melhores opções para te dar uma consistência para extrair, mas tenha consciência de que o fator tempo está envolvido: você PRECISA esperar entre extrações. Incorpore isto no ritual e enrole suas visitas enquanto aguarda a máquina (re)estabilizar.

 

Isso acontece com Silvia, Gaggias, Poemia, Chef Crema, C08 etc.

 

Se teu problema é repetibilidade, PID vai ajudar horrores. Mas se você acha um absurdo ter que aguardar a máquina esfriar a cabeça entre shots, vai precisar pensar em investir mais.

 

Seu moinho está de excelente tamanho, muito bem servido pela linha Baratza. Depois é considerar o que te incomodará mais para escolher sua cafeteira de expresso: estabilidade térmica para garantir repetibilidade (contornável pelo PID) ou tempo de recuperação.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então estamos falando em quais máquinas? CC1, Silvia "PIDada" e qual mais?

 

Não é assim não, vc pode começar com uma Gaggia usada sem PID, e com preço bem mais razoável. Vc vai aprender "temperature surfing" etc. e só assim vc vai valorizar o PID da maquina que vai comprar em alguns anos  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Crossland não requer PID, tem controle de temperatura digital, muito eficiente.

 

Basicamente: as maquinas boas, porém mais simples, requerem mais experiência para obter resultados consistentes, que com as mais sofisticadas são bem mais simples de se obter.

 

Evidentemente que existe uma série de conhecimentos básicos, como dosagem, moído, vazão, manutenção, etc. que são imprescindíveis em todos os casos, até para não estragar o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar que você pode comprar uma gaggia e resolver comprar uma pipoqueira e aí enveredar por esse caminho, cotando preço de Quest, encomendando GTCRsodoijfojfsad com o Guilherme... Ou seja, talvez seja uma boa ideia citar o título de um filme do Herzog: Auch Zwerge haben klein angefangen (até os anões começaram por baixo, numa tradução livre).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou por baixo: em casa só tomo V60, Moka e AP.

O que eu quero é dar um pulo o mais longe que eu puder usando as minhas próprias pernas e chegar em qualidade nota 90 (pelo menos) sem ter de fazer isso em dois pulos ;). Não me importo em esperar alguns meses e também não quero ter de desperdiçar dinheiro com upgrades a curto prazo.

 

Por isso que perguntei: dá mesmo, verdade verdadeira, para fazer espresso no mínimo muito bom em casa sem precisar gastar os tubos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUW.. Não sei quais cafeterias você costuma frequentar..

 

Mas mesmo ainda no começo do aprendizado e com meus equipamentos classe C, eu já consigo espressos melhores que 80% da cafeterias que já fui. Digo 80%, mas na verdade queria dizer até mais...

 

A grande diferença não é os equipamentos que possui, é a vontade que você tem de aprender.

 

Esse povo de cafeteria só faz o básico, aperta botão, aperta botão, coloca a xícara ali, e dá pro cliente. Não se interessam em saber o porque das coisas e talvez nem saibam comparar os resultados de um bom espresso e um ruim.

 

Triste realidade...  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...