Ir para conteúdo

Instalação de controlador de temperatura PID na Rancilio Silvia

Postagens recomendadas

• 3 weeks later...
  • 10 months later...

Qual seria a diferenca do kit da auberins que tem com pre-infusao para o kit do pidsilvia.

ambos tem preco girando em 230 dolares.

alguem tem ai o manual para enviar?

abs

Márcia comprou o da Auber, me parece que ela tem.

beijo

Eu comprei o

KIT-RSPb, o PID Retrofit kit for Rancilio Silvia w/ pre-infusion. Ruston, me manda seu e-mail por MP que eu te envio o material de que disponho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 9 months later...

Continbuando o papo sobre pid do topico da Silvia .

Bernardo vc pode se não quiser ter o trabalho que eu e o cara do HB tivemos , simplesmente extraia com o PID em 105 e 102 e escolha o melhor espresso (sabor , cor da crema e etc.) de qualquer maneira 3C de diferença na caldeira , não serão tão significativos no PF , talvez varie meio grau .

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário

...

PS: se achar essa dança muito hipnótica, ou alegre demais, avise que eu a tiro do ar...dancing_banana.gif

Onde anda o LUW? Sem mencionar o Cabral, claro.

Relendo o tópico, com ela ligada mas muito tempo parada, temperatura baixa (mas o nariz pega fogo, flush normalmente sai fervente).

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Só atualizando o tópico, pois acabo de receber minha Silvia de volta com o pid instalado exatamente conforme o esquema deste tópico. Assim, se alguém ler o tópico no futuro (mensagem cápsula do tempo) o esquema é muito viável e fica ótimo!

A única coisa que fizemos de diferente foi usar uma termoresistência PT-100 no lugar do termopar. E programamos o offset em -9. Explico porque.

Ainda antes de baixar o offset para -9, nos nossos testes iniciais, programando uma temperatura de 92 graus, por exemplo, ela ficava em torno de 101. Com a máquina parada muito tempo a temperatura do grupo cai cerca de uns 10 graus, chegando a 82 graus C. Os testes então apontaram de 90 subindo a 92.

Ainda em testes, aguardando estabilizar um tempo (cerca de 3 minutos, pelo menos), o grupo já reaqueceu e começa em cerca de 91, subindo um grau depois.

Por isto optamos por deixar o offset em -9 graus C, pois o máximo a que ela chegará será a medida que programamos no PID. Só ficará quente demais se extrair outro logo na sequência. O ideal é aguardar pelo menos os 3 minutos, por isto comentei no outro tópico de fazer o ritual com calma, bater papo com a visita, para dar tempo de estabilizar.

E se ficar muito tempo com ela ligada, mas sem extrair, novamente: a temperatura cai. Então dê um flush para reativar o grupo e subir o calor.

Ainda, outra coisa que eu quero fazer, estou estudando como, é uma caixa para proteger o pid. Ele está bem instalado próximo ao braço, preso com fita dupla face. Não cairá, mas se não mover o braço com cuidado esbarra na caixinha do pid e ela se move, com o tempo ou algum movimento mais brusco pode mesmo descolar. Ainda estou vendo como fazer isto, não sei como prender a caixinha ali.

Mas o esquema é ÓTIMO!!

attachicon.gifpid_instalado.jpg

Imagino que essa termoresistência PT-100

também possa ser utilizada na baby.

Vou procurar.

Link para o comentário

Por curiosidade, procurei por PID no AliExpress... Retornou um número grande de possibilidades, com preços bem acessíveis. Alguém já usou algum destes?http://m.aliexpress.com/search.htm?keywords=digital+pid+temperature+controller&shippingCountry=BR

Link para o comentário

Sim, vem completo e com instrução. É só montar. O de 230 regula também a temperatura do vapor e tem pre-infusão. Eu comprei o mais simples. Particularmente acho pre-infusão sem vantagem alguma. A propósito, você já comprou a máquina ? 

Link para o comentário

Sim, vem completo e com instrução. É só montar. O de 230 regula também a temperatura do vapor e tem pre-infusão. Eu comprei o mais simples. Particularmente acho pre-infusão sem vantagem alguma. A propósito, você já comprou a máquina ?

Estou lendo no site mas não entendi se esse modelo de usd 150,00 também dá pra setar o tempo de infusão igual o modelo mais caro. ?

(Tipo, aperta nele e ele dispara a maquina por 25 seg e para)

Link para o comentário

Mericlis, segue o vídeo da Gail explicando o funcionamento do PID com pre-infusão. Eu comprei o KIT RSRTDNb. Se você for comprar uma Silvia nova, você tem que comprar esse idêntico ao meu ou o kit -RSNSb ou RSPb. Não compre o kit RSRTD, que é próprio para Silvias feitas entre 2000 e 2006. Os modelos de USD 152 e USD 187, não tem pre-infusão.

Link para o comentário

Mericlis, eu comprei o meu no auberins. O PID Silvia é mais caro. Recebi em 10 dias e eu mesmo instalei. Boa sorte! 

http://www.auberins.com/index.php?main_page=product_info&cPath=6&products_id=36

Foi tributado?

Acho que marquei bobeira de não comprar um kit semelhante para a minha baby.

Comprei as peças separadas.

Link para o comentário

Bernardo, mas lembra se o auber declara o valor integral pra fedex ( sem entrar no mérito do que certo ou errado) pq se ele declarar os usd150 não vejo pq a receita não cobrar o imposto de importação!

Tenho um colega q vai passar 7 dias em los angeles essa semana. To na duvida se vale mais a pena mandar entregar la no hotel dele ou mandar vir direto pro brasil!

Pra vc ter idéia, o frede pela fedex dentro dos eua fica em 30 usd, ou seja, é bem caro também!

Link para o comentário

Mericlis, A Ana está correta. Não compensa pagar mais para ter o controlador do vapor. Basta o de temperatura. Lembrando uma coisa importante: verifique a data de fabricação de sua máquina para não comprar o PID errado.

Link para o comentário

• 2 years later...

ressuscitando  o tópico... 

Para instalação de um PID para controle único de temperatura ( sem controle de pre infusão ) ,

em qual dos 2 termostatos ( esquerda e direita ) devo desconectar para ligar no rele SSR ????

Qual a função dos 2 termostatos exibidos na foto ?

Obrigado

W2lGh4c.jpg

Link para o comentário

• 3 years later...
ressuscitando  o tópico... 
Para instalação de um PID para controle único de temperatura ( sem controle de pre infusão ) ,
em qual dos 2 termostatos ( esquerda e direita ) devo desconectar para ligar no rele SSR ????

Qual a função dos 2 termostatos exibidos na foto ?

Obrigado

W2lGh4c.jpg

Olá amigo, teria que pesquisar o circuito pois não conheço em detalhe a Rancilio Silvia.
Recentemente instalei na minha black&decker Em5 e percebi que um termostato é de menor temperatura (~120 graus) e este serve para aquecer e manter a esta temperatura para o espresso.
O segundo termostato é para 140 graus e ele desarma quando se aperta a chave de vapor, ou seja, a resistência fica protegida pra não passar de 140 graus com a botoeira apertada.

Eu inutilizei o termostato menor, de 120, pelo ssr e assim o pid vai comandar a resistência para manter a temperatura que eu quiser e não o limite de 120 graus. Entendeu?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário