Ir para conteúdo

Onde encontrar moedor para iniciante?


Postagens recomendadas

Não sei dizer com certeza, mas acredito que seja como a Chef Crema antiga (a preta), tem que cortar o fundo do filtro (sem cortar a peneira). Eu fiz isso na minha antiga Chef Crema, não chega a ser algo muito complicado mas você precisa de um mínimo de ferramentas, habilidade e paciência hehehe. Mas é uma alteração que não tem volta, então seria legal comprar um filtro original reserva se um dia resolver fazer. Dá uma procurada no tópico da Electrolux Chef Crema que coloquei fotos de quando fiz.

 

Outra opção é encontrar um filtro que não tenha o pressurizador e que sirva nela. Se ela for 51mm também, me parece que há um da Breville que serve (inclusive venderam um aqui no Cdc esses dias para usar numa Philco PHC19), mas seria bom confirmar.

 

Mas lembre-se que isso não é, nem de longe, essencial para se tomar bons cafés, o mais importante é ter um (bom) moinho pra moer na hora e comprar grãos de qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari

A minha preocupação não é nem tomar um bom café, não pelo menos nos primeiro meses ou até anos [sei lá] pois, pelo que eu venho lendo aqui no site, eu não vou conseguir kakakaka.

Pelo que li talvez eu se quer já tenha tomado um expresso de verdade, mesmo tendo frequentado algumas cafeterias[não muitas].

O fato é que eu provavelmente nem sei o que é um bom café e por isso acho que vou ficar satisfeito [pelo menos inicialmente] com pouca coisa.

Entretanto, a minha preocupação é em afinar este meu gosto e pra isso eu posso vir a precisar treinar em um filtro não pressurizado.

Procurei o manual da electrolux aroma na internet e até encontrei, mas lá não dava especificações do PF. Acho que vou ter que medir com um paquímetro.

O bom seria se tivesse algum jeito de confirmar a possibilidade de comprar um PF + filtro adaptável como já é sabido na chef crema.

Todavia, hoje não fui busca-la porque me faltou tempo, quando vim me desocupar faltava apenas uma hora pro shopping fechar e eu estava longe e o moedor eu estou vendo com Igor a possibilidade de um nemox lux 150g ou um lux 500g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, então vc está começando errado.

Se quer fazer café bom, primeiro tem de saber o que é café bom. Vá em uma boa (obviamente) cafeteria e tome vários espressos para ter uma base. Aí simm vc terá um parâmetro para começar a tentar acertar em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica luciano

Danado vai ser ter referência aqui em Recife. Tem grandes cafeterias, este sábado tomei um expresso no shopping que pra min foi muito bom, mas como saber né ? Falo isso porque todo expresso que já tomei até hoje eu amei ! Até os de beira de estrada.

Na cafeteria são Braz do shopping Recife, onde tomei o expresso de sábado [expresso ou shot ? pode chamar expresso de shot ? Li por ai] tinha na parede um monte de quadro com certificado da Veja: melhor da cidade.
Mas eu confio na veja igual o rato confia no gato, então. . . Talvez aqui eu termine conhecendo uma turminha do Recife que saiba mais do assunto e acabe me apresentando o que há de melhor pelas bandas de cá :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Jorge,

agora que você já revelou o mistério, atualiza a cidade no seu perfil. Assim fica mais fácil recomendar coisas, por exemplo.

Também sugiro que você não se atenha só ao expresso (shot é uma dose dele). O Luw, por exemplo, se não me engano, não tem máquina de expresso em casa. Outro que não tem é o Fernando, daqui do Rio. Eu tenho, mas tem fases em que quase não tomo.

Compra uns cafés da Terroá, que vão ter um frete razoável e são bons (vem da Bahia) e faz no que você tiver (imagino que um Melitta deve ter). Quem sabe você não se anima e não compra um Hario V60 ou uma prensa francesa? Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Fui uma vez a Recife. Em 1983, acho. Tô ficando velho...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Cal, com um bom grão moído na hora, vai aprender rapidinho o que é café bom, mesmo começando pelo Melitta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, eu também era assim: achava que só espresso era bom. Mas isso foi antes de eu aprender a fazer café em casa. Como o Cal citou, não tenho máquina de espresso; só tomo espresso quando vou a cafeterias (sou afortunado, pois tenho uma cafeteria excelente na minha rua, a 700 m do portão). Espresso "top" é difícil tomar em casa sem um considerável investimento. Mas café TOP vc toma fácil e barato. Aprenda a usar algum método de coado, como o V60 (meu favorito) ou o Clever, que quase não tem como errar. E tem ainda Moka, Aeropress, globinho, etc. Café em grão vc acha fácil na web, e desde que vc tenha um moinho razoável dá para fazer altos cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cal

você disse : (imagino que um Melitta deve ter) se for o café eu tenho, no mais não tem equipamento algum pra café excerto uma chaleira e eu costumo tomar sem coar só deixando o pó decantar. Minha mulher odeia o meu café porque ele é bem forte, mas nem sempre foi assim!

Eu não curtia café, só tomava com leite e bem fraquinho até que um dia eu percebi que conseguia ficar muito tempo acordado estudando quando tomava café.

Eu sou técnico de telecomunicações e também sou estudante universitário, estudo Ciência da Computação na UFRPE. Ai estudava/trabalhava, tomava café estudava/trabalhava até que um dia percebi que já estava fazendo por prazer.

Comecei então a entrar em cafeterias quando tinha oportunidade e daí então resolvi me informar pra ter um expresso em casa e cá estou eu !

Agora mudando um pouco de assunto: o Recife de 83 pra cá, Nossa acho que era outro mundo. Nem sei pois eu só tinha 6 anos em 83, mas uma coisa eu te garanto devia ser melhor de viver aqui naquela época, alias no pais inteiro [o mundo esta muito caótico ].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luw

Privilégio mesmo viu ! a 700 m de casa uma cafeteria e boa ? Legal.

O Recife é um lugar quente, então a população não tem muito gosto por bebidas quentes [excerto cachaça] kakakakak.

Quando visitei Curitiba tomei sopas maravilhosas em casas especializadas, bastante vinho no inverno e gostei de tudo isso, aqui não se vê estas coisas com facilidade. até deve ter mas não em cada esquina.

Já andei em alguns lugares no Brasil mais a maioria aqui no nordeste. Do resto do país já fui em Curitiba, Rio e belo Horizonte, Gostei de todas.

Tem um cidade a 120 Km daqui chamada Gravata que fica na serra, lá tem desses coisas e ficou tão visada que a ricarada do Recife esta tudo fazendo de lá  uma cidade de fim de semana. Só "Casona" precisava ver.

Entretanto não é porque se mora no calor que não vai se gostar de coisas boas kakakaka.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal,

 

Só brincando o fato de você dar um ótimo conselho, com o fato de você ter feito aniversário, como se tivesse adquirido maturidade... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Jorge, no Recife vá ao café que fica dentro da Joaquim Nabuco. Se pedir um curto, nem precisa ficar explicando, eles logo sabem do que se trata. Fica ao lado do cinema.

 

Seguimos uma ou duas outras no IG. Se lembrar te falo.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

até onde eu sei existe a faculdade Joaquim Nambuco o cine Joaquim Nambuco [também conhecido como o cinema da fundação] e a própria sede da Fundação Joaquim Nambuco que fica em um bairro chamado poço da panela que é praticamente um bairro dentro do outro que se chama casa forte [bairros de gente rica]. De onde você esta falando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isso, da Fundação. Estive lá ano passado. Não sabia que tinha vários Joaquins. :)

 

Do Brennand (Francisco), vale a pena visitar o café para ver a louça linda desenhada por ele. O café é ruinzinho. :( Mas aquele lugar mágico é maravilhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Shopping Recife, tem um café com uma La Cimballi nova. Quando estive estavam começando e utilizavam café bom, não consigo lembrar qual, mas era especial, e acho que estavam experimentando com várias marcas. Os baristas eram jovens e o café foi bastante bom e bem tirado. A São Braz tem canjicas, bolos e outros "comes" bons, mas o café não é o forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha ai ta vendo ana ! é isso que estou dizendo: eu moro próximo ao museu de Brennand e na cafeteria de lá eu já fui e pra min o café foi ótimo por isso que eu acho que de início qualquer café vai me agradar, se bem que quando experimentei o café de lá eu não estava nesse lance de avaliar café, foi antes de começar esta nova paixão. Inclusive eu nem lembrava disso[tem uma cafeteria a 3 km de minha casa :D].

No cinema da fundação que fica no centro do Recife eu nem sabia que tinha cafeteria, Também nunca fui àquele cinema, os filmes que passam lá não fazem o meu gênero.

Tenho um amigo que vive lá, ele é leitor compulsivo, talvez goste de café, vou perguntar a ele se ele já foi lá na cafeteria.

Agora um fato: Brennand realmente é show, entretanto só se dar valor ao que tem quando se perde. Eu vi aquele lugar pela primeira vez em uma foto no orkut de uma colega e perguntei a ela onde ficava [na esquina da minha casa, dia aí !].

Fui lá uma única vez, e minha esposa mora aqui no Recife há 7 anos e nunca foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode fazer toda, ha uma questao do tempo de infusao entre varias outras coisas, o resto da turma pode falar melhor pois sou mais do espresso mas sei que tempo em contato com a agua faz muita diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso

Ta fogo mesmo, o tópico é: onde encontrar moedor de café para iniciantes

então aqui vai:

Estou aguardado as instruções de Igor reis sobre compra de nemox.

O Lux 150 g é mais baratinho, mas é 110v teria que usar um transformador, a vantagem dele acho que seria a revenda pois acredito que nas terras do 110v [sul, sudeste] há mais apreciadores da coisa.

Já o lux 500 g é mais caro um pouco, R$120 reais mais caro, entretanto é 220 v e pelo que me informei ele tem um temporizador além de pegar 500 g de café !

Ele é mais adequado pra min por conta da tensão, mais esse temporizador nem sei se é tanta vantagem assim e o fato de pegar 500g de café não é vantagem alguma ja que eu só vou moer o suficiente pra um ou dois shots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...